collapse

Autor Tópico: Pressão atmosférica  (Lida 8859 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Pressão atmosférica
« Responder #30 em: 03:22 Segunda, 21 de Maio de 2018 »
Mal entendido desnecessário, e tenho pena que o fishermen deixe de participar no forum,porque apesar do seu estilo de escrita, nota-se que tem conhecimentos sobre este nosso hobbie, e quando assim é, é sempre vantajoso a sua participação e a partilha de experiencias.

peace :fixe:
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #31 em: 03:45 Segunda, 21 de Maio de 2018 »
Companheiros
Agradeço do coração as vossas palavras e peço-lhes sinceras desculpas da minha atitude. Reconheço q algumas vezes deixei-me levar emocionalmente de forma q posso ter, involuntariamente mas vejo agora de modo mais clarividente (e revolto-me comigo mesmo), magoado algum dos nossos queridos companheiros de Fórum ou sido um pouco arrogante (mas nunca tive tal intenção) ao ser confrontado com alguns temas e afirmações plasmadas em alguns posts. Na verdade, essa reação foi o "espelho" do meu desespero (de q me vou "reciclar") em querer mto induzir maior proatividade, razoabilidade e melhoria nessas temáticas e aprofundar e abordar mais minuciosa e cientificamente certos temas, pois sou assim com tudo e principalmente na pesca (o q por vezes tb deixa meus companheiros de pescarias a "deitar fumo" das meninges- LOL). Sobre isso, vai ser um pouco mais difícil pois como diz o ditado "burro velho já não aprende línguas", mas se quero (e adoro!) participar neste excelente Fórum vou ter q me moderar e quando não me agradar o q leio, sigo o sensato e avisado conselho (fala a experiência!) do companheiro Filipe e desligo o PC e/ou faço outras coisas (isso não vai ser difícil, tenho sempre mil e uma tarefas em carteira - risos) e depois regresso calmo, descontraído e super compreensivo. Mas atenção, não sou nenhum "Pro" nem "la crème de la crème" de coisa nenhuma, mto menos da pesca ou do surfcasting onde sou permanente aprendiz e assim serei. Ainda nesta sexta levei p'ra casa mais uma "gloriosa" grade (não foi a única nem será a última) após 7 horas de pesca de praia mesmo cansativas e algo desmotivantes, mas mto em breve lá estarei de novo no mmo pesqueiro pronto para outra ou talvez concretizar a pescaria do ano, quem sabe? Tenho q perceber o porquê disso, se o pesqueiro está "estragado", se errei alguma coisa, vou analisar tudo de novo, pois estudei antes a pesca ao pormenor, desde coeficientes, horas e alturas de ondas e maré, correntezas, ventos, pesqueiro, metereologia, levei vários iscos, etc... e não correu bem. Por isto, estão a ver a "natureza do bicho, eu" teimoso como burro (sem desprimor para o animal) mas penso q tento q seja no bom sentido, o de aprender sempre mais e mais, pois na pesca nunca saberemos tudo. Cá estarei pois futuramente a participar (com vossa simpática anuência) nas nossas "discussões" interessantes ou por vezes até menos, mas agora com outra visão e atitude de quem se começa a habituar a "estar" numa rede social, q para mim tem sido outra importante aprendizagem. Obrigado por tudo e um até breve. Abraço e saudações desportivas. Fisherman 
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, dpeneireiro, DGuerra

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pressão atmosférica
« Responder #32 em: 07:50 Segunda, 21 de Maio de 2018 »
Companheiro, a grade faz parte, não conseguimos controlar grande parte das coisas mesmo com muita preparação. Este fim de semana tambem foi desesperante para mim, começei a noite numa numa praia e por volta das 5h da manha arrumei tudo e fui para outra praia 12 kms mais a oeste para ser pior ainda. Quem me conhece sabe que detesto, pela logistica que implica, andar com o material de praia em praia...

Faz parte, hoje é outro dia  :)
Nelson Peres
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Pressão atmosférica
« Responder #33 em: 11:35 Segunda, 21 de Maio de 2018 »
Boas

Fisherman

quando me pronunciei num post mais acima,não me pronunciei num âmbito focado e direccionado exclusivamente a ti ou há tua pessoa
pronunciei-me num sentido generalizado ao que penso que deva ser a a maneira de estar num Fórum seja neste ou noutro qualquer
o que essencialmente me levou a emitir a minha opinião foi que sei de fonte segura que certas maneiras de escrever e de utilizar algumas palavras acabam por descambar em posts menos agradáveis,penso que isso se deva a que a escrita só por si só  é uma forma de expressão impessoal e cada um a interpreta de uma forma própria e por vezes descontextualizada

quanto ao cabo e ao resto e quanto a mim o mais importante
no sábado fui até Carcavelos á noite e também de lá vim com a grade está cheio de peixe miúdo,alguns nem ao palmo chegam, como é que conseguem mamar anzois inteiros nº 2/0 é que a mim me faz uma certa confusão, ainda que devolvido ao mar alguns já devem de ir com danos irreparáveis!!!
valeu pela musica porque está a decorrer a semana académica em Carcavelos o que significa musica durante toda a noite o que muito provavelmente tenha feito com que os peixes tenham preferido ir há festa em vez de estarem no mar como é costume  :D
Abraço
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #34 em: 12:36 Segunda, 21 de Maio de 2018 »
As grades fazem parte da pesca. Se nós todas as vezes que vamos há pesca apanhasse-mos peixe as peixeiras iam á falência. Eu fui há quinze dias (normalmente gosto de fazer enchentes de manhã)  há pesca fui desde o pontão do saiza até há marina .E foi lá que brinquei um bocadinho. Era tirar e mandar outra vez para dentro. Muito peixe miúdo. Vamos lá ver este fim de semana.
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Pressão atmosférica
« Responder #35 em: 14:05 Segunda, 21 de Maio de 2018 »
e a pressão atmosférica? como estava?  ;D
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #36 em: 14:39 Segunda, 21 de Maio de 2018 »
Já não me lembro isto foi dia 12 de maio Só sei que até ás 11 horas parecia um dia de Verão e depois das 11 o vento virou de Oeste e o mar encarneirou logo.  Esperei até há enchente  toda nas esperança de apanhar alguma coisa de jeito, mas como disse ,era peixe fora ,peixe dentro.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #37 em: 15:53 Segunda, 21 de Maio de 2018 »
Este sábado vais estar,  dizem eles, 14-23  Logo se vê. Mas também como isto tem  a ver com a humidade do ar vamos esperar para ver.Como a pressão atmosférica depende da gravidade do local podemos ,  considerar que a latitude não seja responsável  pelas variações da pressão atmosférica.Temos 4 factores que podem ter influência.
1ºTemperatura : Quanto menor a temperatura ,maior pressão atmosférica.
2º Humidade do ar:Quanto maior a humidade do ar menor a pressão.
3º Densidade do ar.Quanto maior  a densidade do ar, maior a pressão
4º Altitude: Quanto maior a altitude , menor a pressão atmosférica.
Nós como pescamos junto ao mar só temos que nos orientar pelos 3 primeiros parâmetros. Espero ter ajudado alguma coisa  e  esclarecer algum pessoal do forum, é por isto que nós vemos por vezes em diversos sites, que os peixes andam com muita ou pouca actividade.Até em nós esta gaita do tempo tem influência.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #38 em: 06:11 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Boa noite, companheiros
Ah, Carcavelos (moro perto) já foi (em tempos q havia peixe em barda) praia "pesqueira", uma vez fiz lá uma "faena" e peras, 22 cachaços e um robalo de mais de 2 kgs e o companheiro q foi comigo pescou menos um cachaço e o de 2 kgs, viemos embora a dar peixe pois acabou-se o casulo! Vento S/SW, mar certo mas "picadinho" (1 a 1,5 m)e chuva miudinha, em frente à agora Pastorinha. Por esta altura entravam as Douradinhas, sem ser as da IGLO - LOL (400 a 600 grs - hum, deliciosas na grelha!) anzol nº2 Mustad 520 G (já não fabricam) haste mto curta e redondos, saiam aos pares de brincos só com uma cabecinha de casulo a tapar o anzol. Há um da VMC tb mto bom para elas (7250?). Mas, companheiro, anzol 2/0 em Carcavelos? Nunca usei, no máximo 1/0 e mmo assim não ficavam! Conforme vos disse regressei esta tarde/noite ao pesqueiro onde levei na 6ª feira a "grade"( tanto de teimoso como de curioso) o pesqueiro está todo diferente, a coroa mais perto, os cabeços a ficar + pequenos e mar a "meter" areia nas horas, tinhamos q estar sempre a pau com a chumbica! Não vai durar mto mais.  Mas, mar sobre o manso (talvez demais), vaga larga e espelhado, dia fosco e abafado, umas pitadas de vento S/SE, tá claro.. cheirou-me logo a Douradas. Um companheiro q ficou ao meu lado q me disse ter-se iniciado há pouco tempo, mas sendo muito inteligente e diligente (topa-se à légua) e gente boa, muito educado e cordato, desenrascou-se mto bem: Pôr-do-Sol sobre a preia-mar e uma Douradona de perto de 3 kgs e depois vários cachaços e sargotes e... eu a vê-los a passar! Ok, no heart feelings - LOL. Não levei a grade por um triz, mas foi como se tivesse (1 cachaço minúsculo!) Ou tenho q ir à bruxa, a Fátima, acender uma velinha, fazer umas rezas, sei lá... tou com um azar do kilé! Foi-me lá uma das bigs (com caranguejo mole) e atirou-me a cana e até a estaca ao chão, mas...não ficou! Ganhei o Shimano todo molhado e cheio de areia e delas ...nem raspas! Never mind, há mais marés q marinheiros e ganhei ar puro, descontração e são convívio com o tal companheiro mta bacano da Douradona q por sinal tb está neste Forum mas q não revelo o nome...isso, jamais! Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Pressão atmosférica
« Responder #39 em: 09:56 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Boas

Fisherman

umas fotos desses relatos é que eram a cereja no topo do bolo

quanto a Carcavelos a praia está muito desassoreada na vazante quase que dá para ir até ao bugio a pé está com poucos ou nenhuns fundões 
Abraço
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20045
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pressão atmosférica
« Responder #40 em: 10:02 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Desassoreada ou assoreada?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Pressão atmosférica
« Responder #41 em: 10:13 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Boas

desassoreada na vazante andas como se tivesses em certas praias do algarve
há muita areia (assoreada) mas em cima do paredão (circuito pedonal) ao pé dos campos de voleibol e futebol
Abraço
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #42 em: 12:47 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Boas . Sobre a pressão ainda vou dar mais uma informação, em vez de estarmos a fazer contas ,podemos ver o tempo para um determinado local e ver essa informação. Por ex: em Oeiras este fim de semana  a PA está 1012. Valores normais  para a pesca  segundo os entendidos:
1014 a 1020 Ideal
1013 a 1008 irregular
1007 a 995 ruim
 Quero dizer com isto que este fim de semana para a pesca naquele lugar é zero( PA 1012). Aliá pelo dia de hoje nota-se  que  existe uma pressão relativa(nem alta , nem baixa).Espero com isto ter tornado mais fácil  escolher os melhores dias para a pesca(se os há).
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 480
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #43 em: 20:50 Terça, 22 de Maio de 2018 »
então um dos factores a ter em conta entre muitos outros...
é a pressão e com essa, quantos aos números se ela for uma pouco mais elevada ou mais baixa há "possibilidades" de correr melhor a pesca? segundo o k entendi...
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pressão atmosférica
« Responder #44 em: 22:54 Terça, 22 de Maio de 2018 »
É isso mesmo scarreira. Penso também que poderá a ver falhas. A pressão muda conforme muda o tempo. O tempo,é inconstante. Tu podes ir com um tempo,bom para a pesca e passado um bocado de lá estares o tempo muda radicalmente. Isto acontece muito no Oeste principalmente em Peniche
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por FilipePC [20:47 Quarta, 27 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]

Cana Spinning Amostras 18gr a Zagaias +/- 40gr - Praia - Pelos 100€ por Alexandre81 [17:56 Segunda, 25 de Março de 2024]