collapse

Autor Tópico: ajuda por favor.  (Lida 553 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline coval

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 35
    • lourosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:20 Sábado, 12 de Maio de 2018
ajuda por favor.
« em: 01:04 Terça, 15 de Maio de 2018 »
ola pessoal. coml ja referi comecei a uma semana a pescar tenho ido varios dias para crestuma e nada ja experimentei minhoca, asticot, camarao, e ate vinis que comprei hoje na fishisco que disseram que usavam la..
e nada. por isso preciso de ajuda nao sei se ando montar cana bem ou entao aquilo nao tem peixe.
comprei cana de surfcasting de 4metros  foi barata.
que recomendam pesca a boia ou ao fundo? podem me mandar fotos e medidas das vossas montagens nas canas?
tanto para uma como para outra e opnioes sobre numero dos anjois e linhas. basicamente tudo desculpem sou novato nisto mas esta semana que comecei e adorei o desafio por isso nao vou desistir. se alguem poder ajudar. ou ate marcar ai uma pescaria pela zona de aveiro ou porto para poder tirar uns apontantamentos agradecia. todas as segundas estou diaponivel quem andar por ai que avise obrigado
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: ajuda por favor.
« Responder #1 em: 08:54 Terça, 15 de Maio de 2018 »
Boas!

De facto não se pode esperar perceber um mundo como a pesca ao final de uma semana. Companheiro eu pesco há muitos anos desde que me lembro de ir em pequeno com o meu pai, claro que umas alturas dedicava-me mais, outras menos, mas nunca tanto como me dedico agora. Neste momento tenho três amores, a minha familia, a minha namorada e a pesca. Para sermos bem sucedidos temos de amar a pesca porque a quantidade de grades que nos esperam pela frente, se realmente não amarmos este desporto, acabamos mais cedo ou mais tarde por desistir. Repare que eu apesar de já praticar há uns quantos anos, sei que tenho muito pouco conhecimento, conhecimento esse essencial para sermos bem sucedidos.

O meu concelho, devora completamente este forum, está repleto de informação preciosa é só procurar, que te vai ajudar imenso a iniciar. A pesca de facto é um mundo e requer muita dedicação caso queiramos ser bem sucedidos regularmente. Algo muito importante tambem é sabermos ler/entender o estado do mar (coroas, fundoes agueiros...) condição da praia, fase lunar, mais luz menos luz, aguas abertas/tapadas, tudo isto entra na equação da jornada de pesca, a qual deve ser preparada desde casa, porque não se pode ir à pesca em qualquer dia, é preciso ir nos dias que nos dão possibilidade de sucesso (as ultimas 4/5 pescas que fiz gradei porque fui em dias maus, com mar bruto periodo alto correntes que não deixavam segurar a pesca, claro que um gajo assim grada FÁCIL).

Espero ter dado umas luzes,

Um abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: coval

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ajuda por favor.
« Responder #2 em: 09:28 Terça, 15 de Maio de 2018 »
O meu conselho é mesmo marcar uma pescaria com alguém mais experiente.

Inserir Citação (seleção)
porque não se pode ir à pesca em qualquer dia, é preciso ir nos dias que nos dão possibilidade de sucesso

Aqui discordo, tirando dias de temporal, devemos ir á pesca sempre que podemos, ás vezes podemos ter uma surpresa. Aprendemos sempre algo de novo, ganhamos mais experiencia, e  ( para mim ) mais um dia a desfrutar junto á agua.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: coval

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: ajuda por favor.
« Responder #3 em: 09:38 Terça, 15 de Maio de 2018 »
Sugiro.te a dar uma vista de olhos aqui pelo site fórum, há imensa informação sobre tudo, desde o formato das chumbadas, às montagens, como trabalhar o peixe, até ao final da pescaria onde se cuida do material... Se tiveres dúvidas concretas acerca de surfcasting ("fundo" ) ou Spininng (é um genero de corrico com amostras e sem chumbada) coloca que eu tento esclarecer dentro dos meus conhecimentos... Sobre boia e outros tipos de pesca, haverá certamente outros companheiros que percebem da coisa e estão prontos a ajudar....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: coval

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: ajuda por favor.
« Responder #4 em: 09:45 Terça, 15 de Maio de 2018 »
Se quiseres pescar ao fundo, podes usar casulo/navalhas/caranguejo, para mim estes 2 ultimos são iscos obrigatórios numa jornada (não gosto de casulo, mas a maioria dos pescadores também o considera obrigatório)...

A nivel de montagens de fundo, podes começar por usar um laço duplo, meter um clip e a chumbada... Colocas o estralho dentro do laço... O estralho varia de 1m a 3m, dependendo do mar.... Anzois tens os chinu da sasame que são polivalentes (tamanho consoante o peixe/isco)...

Para te iniciares, podes usar uma madre (linha do carreto) 0,35/0,40 direto... Com o tempo, o normal é usar diâmetros muito mais finos, mas é preciso experiência...

Qualquer coisa diz.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: coval

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: ajuda por favor.
« Responder #5 em: 09:48 Terça, 15 de Maio de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
porque não se pode ir à pesca em qualquer dia, é preciso ir nos dias que nos dão possibilidade de sucesso

Aqui discordo, tirando dias de temporal, devemos ir á pesca sempre que podemos, ás vezes podemos ter uma surpresa. Aprendemos sempre algo de novo, ganhamos mais experiencia, e  ( para mim ) mais um dia a desfrutar junto á agua.
[/quote]


Concordo, se estiver à espera do dia perfeito, com todos os elementos alinhados não saía de casa, a pesca não é só apanhar peixe (se bem que é o mais importante) também é terapia :D
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: coval

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: ajuda por favor.
« Responder #6 em: 09:50 Terça, 15 de Maio de 2018 »

Inserir Citação (seleção)
Aqui discordo, tirando dias de temporal, devemos ir á pesca sempre que podemos, ás vezes podemos ter uma surpresa. Aprendemos sempre algo de novo, ganhamos mais experiencia, e  ( para mim ) mais um dia a desfrutar junto á agua.

Sim concordo só no terreno é que se aprende. Apenas queria passar a mensagem que nem todos os dias oferecem a mesma possibilidade de sucesso na jornada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: coval

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ajuda por favor.
« Responder #7 em: 10:31 Terça, 15 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Inserir Citação (seleção)
Aqui discordo, tirando dias de temporal, devemos ir á pesca sempre que podemos, ás vezes podemos ter uma surpresa. Aprendemos sempre algo de novo, ganhamos mais experiencia, e  ( para mim ) mais um dia a desfrutar junto á agua.

Sim concordo só no terreno é que se aprende. Apenas queria passar a mensagem que nem todos os dias oferecem a mesma possibilidade de sucesso na jornada.


Para quem têm a possibilidade de ir quando quer ( vive junto á agua, o emprego permite, desempregado, reformado, etc..) aí sim têm a possibilidade de escolher o/os dias "perfeitos". Quem têm só os fds, folgas, etc... sujeita-se ás condições.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: coval

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: ajuda por favor.
« Responder #8 em: 10:53 Terça, 15 de Maio de 2018 »
O melhor mesmo é ir marcando pescarias com o pessoal, sempre que fores à pesca e tiver por lá pescadores meter 2 dedos de conversa e tentar esclarecer algumas dúvidas e claro ler aqui o fórum e ir tirando as dúvidas nos tópicos respetivos
Uma semana de pesca é mesmo insignificante para perceber os fatores que influenciam a pesca, com calma vais ver que começas a tirar uns peixinhos
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: coval

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: ajuda por favor.
« Responder #9 em: 10:57 Terça, 15 de Maio de 2018 »
Boas, tu estas a pescar em rio , junto á barragem, experimenta vir mais para o lado do mar e pescar ao fundo com bicha do rio , no rio o que tem dado mais resultados e segundo os videos de o João Pinto, são pescas com amostras. Tens que saber se queres pescar em aguas interiores ou se queres pescar em aguas maritimas, vai até a foz do Douro, vais ver que lá tiras uns peixinhos :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: coval

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por inc.pt [Hoje às 20:09]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [Hoje às 14:58]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]