collapse

Autor Tópico: CONSERVAR TEAGEM DE NOVO  (Lida 765 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ladarios

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 363
  • Agradecido: 56 vezes
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 09 de Novembro de 2015
CONSERVAR TEAGEM DE NOVO
« em: 12:00 Sexta, 11 de Maio de 2018 »
Boas pessoal,
como tenho reparado em alguns posts sobre como conservar teagem, venho de novo dar o meu contributo:
Bom dia,
Deixo aqui uma dica como conservar a teagem (bicha da pedra, bicha do mar, bicha de espinho... é conhecida por vários nomes...).

NO MAR: Quando se vai apanhar a bicha leva-se o balde onde se coloca areia (quanto mais fina, melhor), aí uns dois ou três dedos de altura, e água do mar. por cima coloca-se o crivo ( pode ser um pano de serapilheira ou um crivo de lavar o arroz ). à medida que se apanha a bicha vai-se colocando no crivo. A maior parte da bicha ferida ou partida não irá passar o crivo. Depois, no final da apanha, ainda no mar muda-se a água.

EM CASA: Uma vez em casa, ligam-se de imediato o oxigenador que deve ser bem potente, se não o for devem ligar-se dois ( este aspeto é importante) deixa-se ficar umas horas até a bicha boa ter passado toda do crivo para a areia. Depois muda-se novamente a água (às vezes nem é necessário, pois, a água está limpinha e cristalina). Deve acrescentar-se água do mar ( por experiência 3 ou 4 litros de água são o suficiente, mas quanta mais melhor, claro).
Depois é ir vigiando, vendo se a água continua cristalina, se não há bichas fora da areia... se virmos bichas por cima da areia é sinal que estão feridas e devem retirar-se de imediato do balde. Se virmos a água a ficar amarelada deve-se imediatamente mudar a água ( dica para mudar a água sem desafazer a areia: Corta-se uma tampa de um balde de modo que entre no balde da bicha com pouca folga. depois segura-se essa tampa contra a areia e despeja-se a água. Para acrescentar água, deita-se a água por cima da tampa. Assim, a areia fica sempre intacta). Quando mesmo mudando a água, ela volta a ficar amarelada (sinal de que há bichas feridas ou mortas debaixo da areia), faço o seguinte: com jeitinho, meto os dedos debaixo da areia e vou retirando as bichas para outro balde com areia e água novas, rejeitando as bichas feridas, partidas ou mortas. Depois começa tudo de novo.
Quando vou novamente à bicha não a misturo com a que já tenho. fica noutro balde. Já cheguei a ter em casa 3 e 4 baldes de bicha (tenho vários oxigenadores, um com quatro saídas).
Com este método conservo bicha em casa por vários mêses. Já cheguei a ter um balde de bicha em casa durante seis mêses e a bicha sempre de boa saúde.
Depois quando vou à pesca, meto os dedos cuidadosamente por baixo da areia e tiro apenas a quantidade que imagino mais ou menos vou gastar. e coloco-a em rapilha (as algas que se apanham no local onde se apanha a bicha). No mar vou-a lavando de vez em quando, ou então encho o balde de água e mudo de vez em quando. No final a bicha que sobra, deito-a outra vez no balde de onde a tirei.
Claro que também se pode levar o balde completo com a areia, mas torna-se incómodo por causa do peso.

Gosto de dar estas dicas porque entendo que é quase um crime apanharmos um monte de bicha para, ao fim de dois, três ou quatro dias, deitar tudo fora, como já tenho visto. Devemos respeitar o que o mar, natureza,  nos dá. Nada é inesgotável...

Ladarios
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: duas, Abade, Nuno S.

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: CONSERVAR TEAGEM DE NOVO
« Responder #1 em: 12:26 Sexta, 11 de Maio de 2018 »
Obrigado pela partilha companheiro
Dica muito útil, trabalhosa mas nada em condições se faz sem trabalho
Ainda para mais para comprar fica caríssimo essa isca e assim consegue-se conservar para ao mesmo tempo não desperdiçar o que a Natureza nos dá
Boa dica  :fixe:
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]