collapse

Autor Tópico: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca  (Lida 3356 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« em: 13:19 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Olá,

este é um tema interessante, aberto a diferentes opiniões  práticas e teóricas  na utilização da vaselina liquida durante as jornadas de pesca e isso que se pretende com este tópico, que a malta se debruce sobre o tema e dê a sua opinião. O relato do pargo do Filipe despoletou curiosidade na malta a respeito do que era aquele frasquinho. Calculei que fosse vaselina liquida mas poderia ser outra coisa qualquer, sei lá… hoje em dia há tanta novidades…

Eu já usei vaselina liquida durante a jornada de pesca, não se trata aqui de aplicar vaselina depois de limpar o material para ajudar a conserva-lo, nada disso. É mesmo ter cuidado, ou não, com os fios. Mais tarde conclui que não estava a ter cuidado :-\. Há uns anos atrás, talvez 5 ou 6 não sei precisar, um amigo que frequentava muito os mesmo spots que eu um dia apareceu com um spray e volta e meia aplicava aquilo nas linhas. Eu como nunca tinha visto perguntei o que era e ela explicou-me que era para lubrificar/tratar a linha para a sua durabilidade ser maior.

Ele fazia competição e estava sempre uns passos á frente e eu perante a sua explicação passei a utilizar também. Comprei  vaselina liquida numa drogaria e com o mesmo método do spray ia durante a jornada lubrificando as linhas do carreto. A linha ficava muito mais sedosa, muito mais macia, até fluía melhor nos passadores a cada lançamento. Tempos mais tarde cheguei á conclusão que a vaselina acelarava a degradação da linha e o efeito que eu pensava ter, tinha precisamente o efeito contrário. A linha ficava mais rapidamente ressequida, perdia a elasticidade e a resistência mais rapidamente e deixei de usar !

É claro que não deixei de ter esse problema, pesco 98% das vezes de dia, o calor no Algarve dura largos meses e em alguns é forte, sol mesmo muito forte e vou ter sempre esse problema só que só vou ter mais tarde, as linhas têm aguentado mais sem aplicar o produto, claramente. Hoje as linhas também têm mais qualidade, a sua durabilidade é maior, são mais suaves, algumas siliconadas…

A vaselina que aplicamos entranha no fio acamado e é nele que se mantém, a cada lançamento a vaselina que estava no fio que sai da bobine sai com a agua salgada e volta tudo á estaca zero. Convêm ter cuidado, para quem quer experimentar, com o que compram. Há vaselina liquida e há parafina liquida.

Na drogaria onde comprei disseram-me que o produto é precisamente igual, muda apenas a embalagem com o nome do produto. São um derivado do petróleo e danificam as linhas, foi isto que conclui com o uso de alguns meses. Tentem arranjar vaselina liquida usada nos hospitais, procurem nas farmácias, essa vaselina têm outras propriedades segundo me disseram. Experimentem e depois digam o que acharam. Volto a referir que a minha análise foi feita sob as condições em que pesco, 6/7 horas de sol cada jornada.

Hoje não aplico nada na linha durante a pesca,  não sou muito cuidadoso com o material apenas faço a limpeza do material de mês a mês e aí sim aplico spray de silicone no fio. E apenas o faço para completar a limpeza, não que tenha confiança que aquilo proteja a linha e como é só uma vez de vez enquando…até vai. É certo que o salitre corroi tudo e convem tratar bem das linhas mas, na minha opinião, nada como limpar o fio com agua doce, o melhor produto de todos.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: antoniopereira, Rafa, Micaelk.

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #1 em: 14:26 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
(...) Comprei  vaselina liquida numa drogaria e com o mesmo método do spray ia durante a jornada lubrificando as linhas do carreto. A linha ficava muito mais sedosa, muito mais macia, até fluía melhor nos passadores a cada lançamento.
Eu não sei dizer se a vaselina ataca/ degrada o nylon.

No entanto, no que escreves, pronuncio-me sobre a parte que citei e que está relacionado com a fluidez da linha/ redução de atritos.

Em determinados locais poderá ser muito importante conseguir mais uns metros no lançamento e aí a lubrificação das linhas pode ser importante, mesmo que estas se degradem mais depressa.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1081
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #2 em: 14:32 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Comprei recentemente uma spray especial para linhas, vou usar nos multis, porem em casa na forma de manutenção.
Esses spray levam um produto que é prejudicial as monos, porem existem alguns que não tem esse produto, mas não lembro o nome.
Nas monos, uma ou duas vezes por ano, retiro a linha das bobinas com o auxilio de uma parafusadeira a bateria, e com o auxilio de uma pano úmido, seguro a linha que ao passar pelo pano, vai saindo uma "meleca" .
Na volta para as bobinas, novamente uso o pano úmido e a linha ja volta quase 100% limpa.
Durante a pescaria não aplico nada nem faço algo relacionado a manutenção de nada
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #3 em: 15:00 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Deixo o link para um quadro de compatibilidade do nylon. À falta de melhor informação, é a que se arranja:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Vaselina é uma marca, pelo que procurei por "parafin", "petroleum" e "petrolatum".

No caso do "petrolatum" há razões para preocupação.

Agora não tenho tempo para confirmar, há alguma ambiguidade, mas relacionadocom vaselina aparecem palavras relacionadas com "parafin", mas também petrolatum: Petroleum jelly, petrolatum, white petrolatum, soft paraffin/paraffin wax or multi-hydrocarbon.

Aquilo é uma mistura de hidrocarbonetos, daí existir alguma ambiguidade.

Depois vejo melhor.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #4 em: 15:31 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Simplesmente não sei se a vaselina corroi o fio... Normalmente uso silicone para fazer a manutenção da linha... Mas quando não tenho silicone utilizo vaselina liquida e do que me recordo é que tem resultados igualmente bons quando comparado com o silicone (apesar de eu preferir silicone)... Na minha opinião, a vaselina não faz mal pois também é utilizado pelas pessoas para a pele e afins (se não estou em erro)

De qualquer forma, o que eu faço é passar as bobines por água corrente durante uns 30 segundos, deixo secar e coloco silicone... Faco isto sempre no fim de cada jornada... De forma a proteger a linha mais funda da bobine, a cada 4/5 jornadas no fim, faço um lançamento só com a chumbada e depois despejo águia no fio, enrolo uns 50 metros, meto mais água, enrolo mais um bocado e mais água e assim sucessivamente, e quando chego a casa faço o tratamento habitual...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #5 em: 15:55 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Só passo as bobines por agua doce depois de cada jornada de pesca ( com uma inclinação de +/- 45º ).
E não me tenho dado mal.
Já usei vaselina há uns anos atrás, e não notei diferença.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #6 em: 15:56 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Boa tarde.
No meu caso utilizo, esporadicamente, ao fim de 4 ou 5 pescas vaselina liquida nas linhas e carretos e até hoje nunca tive problemas.
"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #7 em: 16:19 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Boa A_G_A!
Espicaçaste-me a curiosidade e o que descobri é uma confusão. Vaselina é marca, não nome do produto, e é uma geleia de parafina (a parafina "só" é sólida, a das velas), e é tudo derivado de petróleo.

Quanto à versão liquida, pelo que entendi o nome genérico é "óleo mineral". É na mesma um derivado do petróleo, um composto de  cadeias de hidrocarbono de vários tipos, e não há uma formulação única, e há várias formas de obter os mesmos, pelo que depende muito da marca/fabricante o que se está a comprar.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #8 em: 16:55 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha opinião, a vaselina não faz mal pois também é utilizado pelas pessoas para a pele e afins (se não estou em erro)


Atenção, é preciso que fique claro que a vaselina liquida utilizada no sistema de saúde NÃO É a mesma vaselina que se encontra nas drogarias. Por alguma razão é, certo ?! Derivados do petróleo...  Experimentem ir à farmácia comprar vaselina líquida, é dificil de encontrar, ou era... As outras...bem fácil. E analisem as características de cada uma.
« Última modificação: 17:00 Quarta, 09 de Maio de 2018 por Nelson Peres »
Nelson Peres
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #9 em: 17:13 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
É tudo derivado de petróleo, a diferença para as medicinais costumam ser os cuidados de higiene para evitar contaminações com bactérias e afins.
Uma ficha técnica qualquer tirada do google:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nome é  "Vaselina Liquida", mas logo a seguir " IDENTIFICADOR DO PRODUTO: Óleos minerais brancos"; "UTILIZAÇÕES IDENTIFICADAS: Relevantes:
Óleo   de   vaselina   atende   aos   requisitos   de   qualidade   estabelecidos   pela   Farmacopeia  Europeia  pelo  que  pode  ser  usado  em  várias  aplicações  da  indústria  alimentar, farmacêutica e de cosméticos"
E se procurares pelo CAS (um código da substância  quimica): Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
"A highly refined petroleum mineral oil ..."
« Última modificação: 17:18 Quarta, 09 de Maio de 2018 por Zé Maria »
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #10 em: 17:22 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Agua doce..
Antes de vir embora de um pesqueiro , fazer um lançamento e recolher a linha, passando-a por um pano com agua doce.
Tudo o resto parece-me ser desperdício de dinheiro...
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #11 em: 18:14 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha opinião, a vaselina não faz mal pois também é utilizado pelas pessoas para a pele e afins (se não estou em erro)


Atenção, é preciso que fique claro que a vaselina liquida utilizada no sistema de saúde NÃO É a mesma vaselina que se encontra nas drogarias. Por alguma razão é, certo ?! Derivados do petróleo...  Experimentem ir à farmácia comprar vaselina líquida, é dificil de encontrar, ou era... As outras...bem fácil. E analisem as características de cada uma.

Exatamente... A que eu uso/usava é a que se vende nas farmácias... E nunca tive problemas com ela...
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1081
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #12 em: 19:12 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agua doce..
Antes de vir embora de um pesqueiro , fazer um lançamento e recolher a linha, passando-a por um pano com agua doce.
Tudo o resto parece-me ser desperdício de dinheiro...


Nem isso eu faço.
Não invisto $$$ nem tempo em manutenção de material de consumo.
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #13 em: 20:00 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Companheiros, em vez de me por aqui a dar conselhos a quem quer q seja (quem sou eu para tal!) digo-vos antes como eu procedo e depois se acharem q tenho razão ou não, decidem: Quando acaba a pesca, faço um lançamento só k a chumbada e enrolo a linha fazendo-a passar por um panito húmido de água doce com q seguro. Em casa, debaixo de uma torneira faço correr apenas um fiozinho de água e vou rodando sobre a linha na bobine sem molhar o carreto e principalmente o drake. Fica a secar e no dia seguinte aplico-lhe spray de óleo de silicone toda à volta da linha na bobine para q se infiltre bem para debaixo dela. Deixo secar e passo-lhe depois superficialmente com um paninho seco. Nas linhas mais grossas (já pouco as uso) não se nota grande diferença, mas nos 0,18, 0,20 e mmo 0,25 vão ver como a linha faz mtas mais pescas perdendo poucas importantes propriedades (nas mto finas, a elasticidade é difícil de recuperar, principalmente se rebocaram peixes grandes ou...infelizmente, altas carradas de LIXO -  LOL! Um companheiro diz q não trata nada dos consumíveis, respeito isso claramente, mas com linhas caras como a Skyline ou outras de preços idênticos, eu como sou "pobrezito" tenho sempre cuidados extremos. Qto ao carreto e cana, pincel para retirar todas as areias, pano húmido para tirar o salitre (inevitável à borda de água), secar com pano seco e macio e depois spray de óleo de silcone para cima, isto  sem "afogar" o carreto e a cana (só passadores e porta-carretos) nele. Qto a vaselina líquida é excelente se estivermos a pescar na costa sul do Algarve com forte levante (SE) q cresta as linhas todas. Lá tenho sempre um frasquinho dele na mochila. Mas o óleo de silicone puro é menos agressivo para as linhas q a vaselina líquida que "cola" as várias camadas enroladas, até pq nas modernas linhas o silicone faz parte de uma capa existente na maioria delas e como tal não será nem tão incompatível nem agreste. Bem sei, dá um pouco de trabalho, mas sem ele nada se consegue na vida, acho eu! Saudações desportivas.
 
Fisherman
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1081
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Tratamento das linhas durante a jornada de pesca
« Responder #14 em: 22:18 Quarta, 09 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Companheiros, em vez de me por aqui a dar conselhos a quem quer q seja (quem sou eu para tal!) digo-vos antes como eu procedo e depois se acharem q tenho razão ou não, decidem: Quando acaba a pesca, faço um lançamento só k a chumbada e enrolo a linha fazendo-a passar por um panito húmido de água doce com q seguro. Em casa, debaixo de uma torneira faço correr apenas um fiozinho de água e vou rodando sobre a linha na bobine sem molhar o carreto e principalmente o drake. Fica a secar e no dia seguinte aplico-lhe spray de óleo de silicone toda à volta da linha na bobine para q se infiltre bem para debaixo dela. Deixo secar e passo-lhe depois superficialmente com um paninho seco. Nas linhas mais grossas (já pouco as uso) não se nota grande diferença, mas nos 0,18, 0,20 e mmo 0,25 vão ver como a linha faz mtas mais pescas perdendo poucas importantes propriedades (nas mto finas, a elasticidade é difícil de recuperar, principalmente se rebocaram peixes grandes ou...infelizmente, altas carradas de LIXO -  LOL! Um companheiro diz q não trata nada dos consumíveis, respeito isso claramente, mas com linhas caras como a Skyline ou outras de preços idênticos, eu como sou "pobrezito" tenho sempre cuidados extremos. Qto ao carreto e cana, pincel para retirar todas as areias, pano húmido para tirar o salitre (inevitável à borda de água), secar com pano seco e macio e depois spray de óleo de silcone para cima, isto  sem "afogar" o carreto e a cana (só passadores e porta-carretos) nele. Qto a vaselina líquida é excelente se estivermos a pescar na costa sul do Algarve com forte levante (SE) q cresta as linhas todas. Lá tenho sempre um frasquinho dele na mochila. Mas o óleo de silicone puro é menos agressivo para as linhas q a vaselina líquida que "cola" as várias camadas enroladas, até pq nas modernas linhas o silicone faz parte de uma capa existente na maioria delas e como tal não será nem tão incompatível nem agreste. Bem sei, dá um pouco de trabalho, mas sem ele nada se consegue na vida, acho eu! Saudações desportivas.
 

Carretos e canas vão comigo para debaixo do chuveiro, bastante água e bucha com sabão (o mesmo que uso no banho).
Deixo secar bem a vão para os devidos sacos.
Faço a anos e nunca tive nenhum problema.
uma observação no que faço é, apertar o drag dos carretos e tampar com o dedo a cana para não molhar a parte interna pois parece não secar nunca mais.
Outro detalhe, no meu material não vai areia, nunca foi ...
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]