collapse

Autor Tópico: Carta de marinheiro  (Lida 4258 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline madeirense99

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 36
  • Agradecido: 2 vezes
    • Fernao Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:20 Segunda, 10 de Julho de 2017
Carta de marinheiro
« em: 09:50 Terça, 08 de Maio de 2018 »
Bom dia pescadores :),

uma duvida que me assiste, ja tentei pesquisar, mas ainda nao consegui resposta concreta.
Estou a pensar comprar um pequeno barquito, 3 a 4 metros, para pesca de mar, perto da costa, nada de longe, todos os barcos necessitam carta de marinheiro ou existem algumas excepçoes para andar com uma licença ou algo do género?

Obrigado a todos :)
Cumprimentos,
Peter Santos
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Carta de marinheiro
« Responder #1 em: 10:33 Terça, 08 de Maio de 2018 »
Boas madeirense,.Acho que quem te pode responder sobre isso é o ferreira77 , pois ele tirou a dele há pouco tempo,é capaz de estar dentro do assunto.  :fixe:

                                                 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: madeirense99

Offline madeirense99

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 36
  • Agradecido: 2 vezes
    • Fernao Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:20 Segunda, 10 de Julho de 2017
Re: Carta de marinheiro
« Responder #2 em: 10:54 Terça, 08 de Maio de 2018 »
Obrigado Antonio :)
Cumprimentos,
Peter Santos
 

Offline joseferreira77

Re: Carta de marinheiro
« Responder #3 em: 11:43 Terça, 08 de Maio de 2018 »
por acaso tirei a carta porque me foi oferecida como prenda de ficar velho. pesca de barco para quem não tem experiência nem alguém para nos apontar é coisa para queimar muitas horas de combustível no mar.  no que diz respeito a barcos, eu gosto mesmo é do vento!

a mais básica das cartas é a de marinheiro:

A Carta de Marinheiro habilita o titular ao comando de uma ER (Embarcação de Recreio) até 7 m de comprimento, em navegação diurna à distância máxima de 3 milhas da costa e de 6 milhas de um porto de abrigo, com os seguintes limites:

· De 14 aos 18 anos: embarcação de recreio de comprimento até 5m, com potência instalada até 22,5 kW;
· Mais de 18 anos: embarcação de recreio de comprimento até 7m, com potência instalada até 45kW;
· Mais de 16 anos: Motos de Água e pranchas motorizadas (Jet Ski) independentemente da sua potência.


posso estar enganado, mas se tem motor precisas no mínimo desta.  depois consoante a carteira podes ver se não será melhor o salto para patrão local, que é a primeira e obrigatória habilitação de passagem para as qualificações superiores.  pode valer a pena se for para seguir esse rumo.

kayaks, canoas, e coisas com remos, até 300m da costa não é necessário.  o Pantão seguramente dará uma melhor ideia da legislação. ele é o pró.  O ricardo na materia dos kayaks dá cartas também.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: madeirense99

Offline pantao

Re: Carta de marinheiro
« Responder #4 em: 11:58 Terça, 08 de Maio de 2018 »
Madeirense

Não te esqueças de uma coisa, barquito de 3-4m é mesmo um barquito para não lhe chamar banheira, o ali perto da costa, é somente a zona mais perigosa.
Só estão isentos de licença as embarcações com comprimento inferior a 5 m e potência inferior a 4,5 kW, sem licença só podes fazer navegação diurna  dentro de um porto de abrigo, e não podes sair para a costa. Já não falo da palamenta obrigatória para sair de um porto de abrigo.
Se for numa barra em que tenhas corrente forte das marés com esse motor nem te vais mexer.
Vais por a tua vida em risco por falta de conhecimentos por cento e poucos euros??? Tira mas é a carta de marinheiro e compra um motorzeco com mais uns cavalitos. Por muito caro que os euros estejam com algum espirito de sacrificio e poupança é um valor prerfeitamente alcançavel para quem deseja mesmo um barquito com o minimo de condiçoes para fazeres o que pretendes.
Dsc a sinceridade mas é uma perfeita estupidez ir para a costa sem condições e hablitações.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: madeirense99

Offline pantao

Re: Carta de marinheiro
« Responder #5 em: 12:02 Terça, 08 de Maio de 2018 »
P.S. no mar não sejas como o Guedes o tal que o medo não lhe assiste ;-)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: madeirense99

Offline Ernesto Lima

Re: Carta de marinheiro
« Responder #6 em: 12:34 Terça, 08 de Maio de 2018 »
Boa tarde madeirense99

100% de acordo com o Pantão.

Barcos de 3 a 4 metros para pescar junto à costa..., faz-me lembrar o pessoal que compra uns barquinhos pequenos para andar aqui no Rio Sado, em Setúbal. Quando apanham com um SW moderado, querem logo despachar o barco e comprar um maior. Isto porque o maior perigo é mesmo encostado às docas.

Pense bem..., na volta mais vale gastar um bocadinho mais.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: madeirense99

Offline madeirense99

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 36
  • Agradecido: 2 vezes
    • Fernao Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:20 Segunda, 10 de Julho de 2017
Re: Carta de marinheiro
« Responder #7 em: 14:37 Terça, 08 de Maio de 2018 »
Obrigado a todos e percebo o que me estao a dizer, sim, nao tenho muito conhecimento nem experiencia para me aventurar assim.
Por isso perguntei aqui para tentar aprender com quem certamente sabe mais do que eu. Vou concerteza ter isso em conta, e estou a ver que o melhor será mesmo tirar a carta de marinheiro ou mesmo a outra acima.
Acima de tudo, é preciso respeitar o mar e realmente entrar no mar, mesmo que a distancias pequenas não é brincadeira muito menos com uma "banheirinha" :) . Obrigado a todos pelos vossos conselhos. :)

Cumprimentos,
Peter Santos
 

Offline pantao

Re: Carta de marinheiro
« Responder #8 em: 16:25 Terça, 08 de Maio de 2018 »
Se queres barco pequeno por questões de mobilidade e segurança  para o que queres opta sempre por semi rígido e no mínimo dos mínimos uns 25 a 50cv .Eu quando comecei esperei, poupei e adquiri  um zebro de 4.5m e 50cv e fartei-me de me divertir com o barco, tendo incorrido em algumas "loucuras" próprias da idd :-)
Uma situação que eu considero perfeitamente plausível é partilhares a aquisição com um amigo que partilhe da mesma paixão.
Provavelmente serão poucas as vezes que vais pescar sozinho, os custos serão metade e podes conseguir uma coisa melhor.
Quanto a carta tens promoções a rondarem os 150 euros para a de marinheiro e patrão cerca de 400.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: madeirense99

Offline madeirense99

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 36
  • Agradecido: 2 vezes
    • Fernao Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:20 Segunda, 10 de Julho de 2017
Re: Carta de marinheiro
« Responder #9 em: 16:48 Terça, 08 de Maio de 2018 »
Pensei que os valores andassem mais na ordem de carta de marinheiro por 350 euros, pelo menos é o que vi.
Por esses valores opto mesmo pela outra carta. :)
Começo a gostar das vossas opinioes e conselhos. Agradeço imenso :)
Cumprimentos,
Peter Santos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Carta de marinheiro
« Responder #10 em: 19:28 Terça, 08 de Maio de 2018 »
Na minha zona 350 de marinheiro e a minha de patrão local (recentemente) ficou em 600 paus.
Nelson Peres
 

Offline Ernesto Lima

Re: Carta de marinheiro
« Responder #11 em: 20:28 Terça, 08 de Maio de 2018 »
290 € aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A de Patrão Local custa 380€
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pantao

Re: Carta de marinheiro
« Responder #12 em: 23:20 Segunda, 14 de Maio de 2018 »
Tens aqui a de marinheiro 89.99€
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Scortrix

Offline Scortrix

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ferreira do Zêzere
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:38 Domingo, 02 de Setembro de 2018
Re: Carta de marinheiro
« Responder #13 em: 02:05 Domingo, 02 de Setembro de 2018 »
Onde posso tirar a carta mais barata, a de marinheiro?
Cumprimentos
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]