collapse

Autor Tópico: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?  (Lida 2215 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ivan

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:38 Sexta, 27 de Abril de 2018
Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« em: 22:56 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Boas!

Sou um tremendo maçarico na pesca como revela desde já a minha pergunta. Gostava de saber se ao colocar um peixe aranha no balde com os outros peixes pode acontecer ele picar os outros peixes contaminando-os e assim, correr o risco de ao comer o belo robalo que apanhei ficar com uma valente dor de barriga.
 

Offline joseferreira77

Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #1 em: 23:37 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Boa pergunta, mas porque por o aranha no balde? Liberta o bicho! Eu sei que é  chato, mas ele não sabia que estava lá um anzol!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ivan

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 569
  • Agradecido: 63 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #2 em: 00:01 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Deita o bicho para a agua , sem te picares e looonge do balde !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ivan

Offline Ivan

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:38 Sexta, 27 de Abril de 2018
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #3 em: 00:02 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Eu guardei o bicho no balde com os robalos e as douradas porque para além de ser um belo exemplar de 30cm, sempre ouvi dizer que é óptimo frito, para além disso, é menos uma picadela do inferno no verão que se avizinha.

Já a caminho do carro com o balde na mão é que me ocorreu esta hipótese. Segundo li, temperaturas altas “destroem” o veneno, mas também li que pode parar o sistema respiratório e levar à morte. Também sei agora que o melhor é cortar logo a cabeça separando os três espigões que o bicho tem ( no dorso e em ambos os lados).

Sei que a minha questão pode ser bastante idiota, daquelas que dá vergonha alheia, mas a trágica verdade é que sem ter a certeza não vou comer os outros peixes que pesquei. :(
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #4 em: 00:32 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Companheiro, nunca se preocupe em fazer todas as perguntas de que tem dúvidas, o site existe também para isso e ninguém nasce ensinado (apesar de alguns acharem k sim). Mas grato pela sua franqueza e humildade, isso é que é mmo de HOMEM! Relativamente à sua dúvida confesso q nunca me passou p'la cabeça porque não trago peixe aranha para casa, é mto perigoso amanhar o peixe (p'lo menos p mim) pois o perigo de picar-se nos bicos é grande, mmo depois de morto pode injetar veneno. Não se iluda, é bichinho mmo perigoso principalmente se for alérgico ao veneno (sabe se é?) e tem bicos na barbatana dorsal (3 de cor preta) mas tb em cada opérculo (um de cada lado) perto da boca. Ao tira-los do anzol é quando corre maior perigo, pelo q aconselho q os segure com a bota ou sapato e puxe pelo empate p sair anzol, os bicos furam facilmente o pano, e depois empurre-os com a bota até ao mar, gentilmente pois tb são seres vivos. As picadas são dolorosas e a pesca acaba logo ali pelas tantas dores. O risco de se picar e sofrer acho q não vale a recompensa pois pouco tem de comer. No Algarve comem-nos (chamam-lhes aranhiços) e gostam, provei mas não achei nada do outro mundo, carne branca de lasquinha mas teriam q ser mtos para nos encher a barriga (LOL). Por isso companheiro, água com eles e sem lhes tocar com as mãos! Pior é o Ratão (família da raia) tem aguilhão na ponta da cauda q injeta veneno q pode ser  mortal e lançam a cauda com rapidez contra nós, se não estamos a pau podemos ter sérios problemas (hospital logo e sem ir a conduzir!). Bem vindo, abraço e saudações desportivas. 
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ivan, AnaCG

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #5 em: 00:57 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Companheiro, desculpe mas esqueci-me da sua outra dúvida, sobre anulação dos efeitos do veneno pelo aumento da temperatura: Na realidade com aumento SÙBITO e ENORME da temperatura o veneno decompõe-se e vai perdendo efeitos maléficos para nós (chama-se a isso terolabilidade), mas é apenas quando somos picados e se apenas na primeira meia-hora (30 mts) introduzirmos a parte picada em água mto quente, quente no máx. q aguentarmos, o veneno decompõe-se e alivia dores. Ou se chegarmos a chama de um cigarro aceso o mais próximo da picada que conseguirmos aguentar. Depois de 30 mts o veneno já entrou no sangue e as dores amainam mas não passam logo. A temperatura ambiente nunca decomporá o veneno pois não é súbita nem é suficiente para isso. Se me permite um conselho de quem já pesca desde os 6 anos e vai fazer 67 sempre a "dar neles", esqueça apanhar para comer peixe aranha e faça-se mas é a peixes mto menos perigosos e maiores e mais saborosos. Caramba, também ninguém o obriga a ter que "rapar" tudo, deixe por lá alguma coisinha tb para mim! (atenção, estou apenas a brincar consigo). Saudações desportivas. 
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JT, Ivan

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #6 em: 02:27 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Viva, eu não tenho resposta para a questão. Eu guardo os aranhas, fritos são muito bons. Por norma corto logo a cabeça para fora juntamente com os espigões, nunca tive problema.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ivan

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #7 em: 03:14 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva, eu não tenho resposta para a questão. Eu guardo os aranhas, fritos são muito bons. Por norma corto logo a cabeça para fora juntamente com os espigões, nunca tive problema.

Faço exactamente o mesmo. Até porque mesmo em casa ao amanhar o peixe, um descuido e nos picamos a dor é a mesma ..

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #8 em: 05:51 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Companheiros, pesquem-nos, levem-nos para casa e comam-nos, até me fazem grande favor pois sempre são menos uns e arrisquem-se a ser picados já que a dor em casa ou na pesca é a mesma (deve ser mto agradável passar a noite à pesca cheio de dores). Eu é que não quero nada com esses "pestinhas" e quando tenho azar de apanhar um, vai logo direitinho p'ra água sem lhe fazer mal mas também sem lhe tocar com las manitas. Fui picado no Algarve num pé quando estava a tomar banho e sei bem o que dói e depois no tratamento com a ponta de um cigarro aceso (ui,ui,uff, uff!) e como não sou herói nem masoquista, prefiro não ter encontros com eles nem arriscar picadas. Por outro lado, não são nenhum pitéu assim tão extraordinário e tem tão pouco onde meter o dente que para mim não valem o risco. Mas respeito todas as opiniões, quem gosta, gosta, quem quer arriscar, arrisca, os japoneses até arriscam morte certa ao comerem um peixe balão altamente venenoso pelo qual pagam milhares. Por outro lado, quando os apanho fico logo "estragado", pois pela experiência, geralmente, é sinal que vou levar mais uma "grade". Contudo, acho que devo alertar o pessoal que quem for alérgico ao veneno, pode vir a ter problemas graves e antes de sermos picados nunca temos a certeza se somos ou não alérgicos, não é assim? Saudações desportivas.
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ivan, AnaCG

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #9 em: 06:48 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Ah, companheiros, sem querer ser chato ainda me esqueci de dizer umas coisinhas: Há em Portugal duas espécies de peixe aranha, o Trachinus vipera mais comum do tamanho de um caboz e o Trachinus draco muito maior que o primeiro e cuja picada não é de menosprezar, quer pelas fortes e mais duradouras dores, grande inchaço e  eventuais mais gravosas consequências. Uma noite à pesca no porto de Sines capturei um peixe sobre o comprido com cores lindas, dourado com riscas castanhas e barriga branco metalizado que nunca tinha visto. Quando o ia tirar do anzol, veio um senhor que me impediu de o fazer aos gritos. Era um homem batido da pesca profissional que me disse que se tivesse sido picado p'lo aranha "gigante", então ia ver o que era "bom p'ra tosse" pois segundo ele, as dores são lancinantes e como são maiores (mto mais) injetam mto mais veneno e os espinhos  também são mto maiores que os do outro e se vão até ao osso da mão desfazem-no todo por dentro. Fiquei-lhe mil vezes agradecido e o tal "pestão" foi logo direitinho p'ra água, ele é q o tirou do anzol nem me deixou mexer mais nele. Tudo isto é apenas para que todos os companheiros tenham noção exata do mal que estes "pestinhas" lhes podem vir a causar, nada mais do que isso. Saudações desportivas.
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ivan, AnaCG

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #10 em: 08:22 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Corta-lhe a cabeça por trás do ferrão e depois cozinha como quiseres.
Vais ter uma agradável surpresa.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5089
  • Agradecido: 390 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #11 em: 09:36 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Eu acho que não há problema nenhum.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #12 em: 10:47 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Os peixes aranha para quem está habituado a lidar com eles é como um outro peixe qualquer ;D, não tenho qualquer tipo de problema a lidar com eles. Como disse anteriormente assim que o apanho a cabeça com os espigões vai a toque de faca e apartir daí...um peixe normal. Nasci com o mar perto, avô pescador que dizia que tudo o que o mar dá é bom. Eu prefiro uns aranhas que umas grades  ;D e vejo mais risco em aleijar na grade que no peixe aranha  >:D  :hahaha: :hahaha:.

P.S.- Nunca fui picado por nenhum mas estou sujeito a que aconteça a qualquer momento numa investida á praia  :)
Nelson Peres
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #13 em: 15:09 Segunda, 30 de Abril de 2018 »
Não tenho grande opinião neste assunto, mas também não quero nada com esses peixes até porque já fui picado num pé na praia e digo-vos que não é nada bom
Bastantes dores e fiquei com o pé todo inchado tive de levar uma injeção de penicilina e andei uns dias com o pé a desinchar e aquele incómodo
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline Fisherboy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
  • Agradecido: 13 vezes
    • Odivelas/Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:09 Sexta, 30 de Setembro de 2016
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #14 em: 15:16 Segunda, 30 de Abril de 2018 »
Boas pessoal  :olaaa:
Já algumas verdades foram ditas aqui. Mas também foram ditas outras, que são mito (menos verdades). Mas vamos por partes.

Sim, o peixe aranha não sendo venenoso, dispõe na sua morfologia/genes a libertação de veneno que usa como defesa.
Esse veneno não é mortal para o ser humano * Excepto se tiver alergia ás picadas, como acontece com as abelhas, por exemplo...

Quando o veneno é injectado no ser humano, este irá sentir por algum tempo, dores mais ou menos fortes consoante a quantidade de veneno injectado (peixe maior= mais quantidade).
Essa dor será localizada na zona onde sofreu a picada, e não causa dor de barriga nem diarreia nem problemas respiratórios (a não ser se for alérgico...).
Mesmo depois de morto, o veneno pode ser injectado ao o manusearmos.
Se o "veneno" for injectado noutros peixes que estejam no balde, nunca nos afectará se comermos os outros peixes.

Por isso, apanhem e comam se assim o entenderem. Só tem de ter cuidados no seu manuseamento.
Cortar apenas a cabeça, não resolve totalmente o "perigo", pois o peixe-aranha dispões de espigões também nas costas, que por sinal, são bem maiores do que os que estão nos operculos.
Quanto à sua gastronomia, pessoalmente adoro cozidos ou numa massada de peixe (os grandes, como é evidente).  :302:

Quanto ao mito de sermos picados na praia, só os peixes mais pequenos (+/-< 5cm), é que podem ser encontrados nas zonas onde temos pé.
Os maiores, como o que apanhou, estão a profundidades que nunca temos pé.

Espero ter ajudado
Abraço
Fisherboy
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]