collapse

Autor Tópico: Pesca de peixes de pequeno porte  (Lida 2970 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #15 em: 19:40 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
(LOL). Infelizmente, vê-se ainda mto a mentalidade que pescador é um predador arrasador de peixes dos oceanos e.. arredores (ganda título!), para depois se vangloriarem das razias que praticam, mas aumentando sempre no tamanho e peso dos peixes para serem o "herói da fita", o superior a todos os outros. Também há os q com ganância do peixe espezinham tudo e todos, não respeitam distâncias entre pescadores e para eles vale tudo, até estragarem boas amizades. Ambos, são tão tristes como tadinhos coitados! Para q não comecem já as confusões, isto não se refere ao companheiro q pôs a questão, pois pareceu-me ser brasileiro e sei que por lá não ligam mto a tamanhos, mais certo é ele, naturalmente, não conhecer a nossa legislação. A "carapuça" não era para ele, mas para mtos gananciosos q p'raí andam a destruir tudo e a chatearem os outros! Saudações desportivas.


É raro a jornada em que não venha um abutre colar-se, sem respeitar minimamente o espaço que estou a ocupar (ao menos perguntava se me importava)!

OBS: Os mergulhadores a mesma coisa!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Tózé

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 237
  • Agradecido: 39 vezes
    • Gondomar - Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:20 Terça, 05 de Abril de 2016
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #16 em: 20:05 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
É raro a jornada em que não venha um abutre colar-se, sem respeitar minimamente o espaço que estou a ocupar (ao menos perguntava se me importava)!

Concordo e discordo, Ricardo Ramos, discordo, pois há locais, (como o molhe aqui na foz do Douro), que se respeitarem as distancias, só lá pescam uma duzia de pescadores, e o molhe é comprido... com boa vontade, e é o normal aqui, na altura do carapau, pesca-se praticamente ombro com ombro, e sim, também concordo, pois muitos, nem licença pedem, colocam-se e pronto.. eu quando posso, tento ir cedo durante a semana, mas muitas vezes, ás 17h30, já não há lugar em cima., então ao fim de semana nem se fala, chegam a ir depois de almoço, para pescar à noite. (o pessoal que pesca no molhe, sabe como é). Por issso, com boa vontade e com educação, todos consseguem pescar, e tirar uns peixitos
 

Offline Tózé

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 237
  • Agradecido: 39 vezes
    • Gondomar - Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:20 Terça, 05 de Abril de 2016
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #17 em: 20:06 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É raro a jornada em que não venha um abutre colar-se, sem respeitar minimamente o espaço que estou a ocupar (ao menos perguntava se me importava)!

Concordo e discordo, Ricardo Ramos, discordo, pois há locais, (como o molhe aqui na foz do Douro), que se respeitarem as distancias, só lá pescam uma duzia de pescadores, e o molhe é comprido... com boa vontade, e é o normal aqui, na altura do carapau, pesca-se praticamente ombro com ombro, e sim, também concordo, pois muitos, nem licença pedem, colocam-se e pronto.. eu quando posso, tento ir cedo durante a semana, mas muitas vezes, ás 17h30, já não há lugar em cima., então ao fim de semana nem se fala, chegam a ir depois de almoço, para pescar à noite. (o pessoal que pesca no molhe, sabe como é). Por issso, com boa vontade e com educação, todos consseguem pescar, e tirar uns peixitos
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É raro a jornada em que não venha um abutre colar-se, sem respeitar minimamente o espaço que estou a ocupar (ao menos perguntava se me importava)!
« Última modificação: 20:08 Sexta, 27 de Abril de 2018 por Tózé, Motivo: faltava insrir citação »
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #18 em: 21:26 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Companheiros, claro que quando é gente conhecida ou pelo menos que conhecemos de ali pescarem dá-se sempre um jeitinho com boa vontade e educação e aos carapaus os ajuntamentos são normais e quase ombro a ombro. Refiro-me é aos gananciosos e mal educados que estão p'raí a 100 mts numa praia e nos veem tirar um peixe e vem logo a correr à ganância meter-se em cima de nós e às tantas é só fios embaraçados e peixes grandes perdidos e depois nem eles pescam, nem nós. Um destes dias perguntei a um que fez isso e chegou e nem boa tarde nem boa noite me disse, se ía ali para sentar-se ao meu colo, de tão perto que se meteu. Claro que o "mangas" respondeu com a desculpa esfarrapada do costume e q já me mete nojo " O mar é de todos!" Na volta, quando me embaraçou novamente a linha (nem lançar sabia!), peguei no corta-unhas e... zás, lá se lhe foi a ponta, os anzóis e a chumbada na rebentação. Pirou-se dali caladinho q nem rato mas a resmungar (e eu tão ralado!) e nunca mais o vi. Mas agora vamos à pesca para nos chatearmos ou para curtir aqueles bons momentos? Era isso a que me referia e q tem q acabar, pela lei até já dá multa (a menos de 10 mts sem nosso consentimento) mas ainda assim não aprendem! Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1082
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #19 em: 20:56 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
[quote author=fisherman link=topic=19252.msg266888#msg266888 date=dinhos cpois pareceu-me ser brasileiro e sei que por lá não ligam mto a tamanhos, mais certo é ele, naturalmente, não conhecer a nossa legislação.
[/quote]
Aqui a coisa não é 100% mas também não é essa zona toda não .
Repetindo, estou a falar de espécies pequenas
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #20 em: 23:28 Sábado, 28 de Abril de 2018 »
Aqui tambem há mas é mais a malta da competição que pesca a esses peixes :)
Claro que há especies dentro dessas medidas, cavala, safias, alcorazes, sargos, e outras mais que toda a gente diz que não leva mas acima de 22 cm a malta leva. Não estou a ver devolverem cavalas e safias, por exemplo, não me refiro a douradas, corvinas e robalos que são peixes que se fazem grandes....
Nelson Peres
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1082
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #21 em: 13:12 Quarta, 02 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui tambem há mas é mais a malta da competição que pesca a esses peixes :)
Claro que há especies dentro dessas medidas, cavala, safias, alcorazes, sargos, e outras mais que toda a gente diz que não leva mas acima de 22 cm a malta leva. Não estou a ver devolverem cavalas e safias, por exemplo, não me refiro a douradas, corvinas e robalos que são peixes que se fazem grandes....

Então, aqui no Brasil ha muitas especies de pequeno/médio porte, e é o principal pescado ...
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #22 em: 16:31 Quarta, 02 de Maio de 2018 »
Em relação à distância entre pescadores nunca liguei muito a isso apartir do momento em que haja respeito, já me "enfiei" em sítios com pouco espaço por ser a única forma de pescar nesses locais (pequenos molhes) perguntando sempre primeiro se não havia problema e falando sempre um pouco com o pessoal que já lá está à mais tempo, além disso sempre cuidado nos lançamentos (principalmente ao fundo) e na recolha de linhas ajudar sempre com calma no caso de encruzilhamento
Também já me aconteceu o mesmo vindo perguntar se não havia problema ao que respondi que claro que não e até me cheguei para o lado para nos "ajeitarmos", desde que haja respeito tudo se arranja
Também já me aconteceu o contrário onde só não mandei um à água para não haver problemas (coincidência ou não esse pesqueiro ficou proibido de pescar tempos depois devido a confusões com alguns tiros para o ar, enfim estragam assim bons pesqueiros)
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

 

* Tópicos Recentes

Carapaus por Pedro Gonçalves [Hoje às 20:05]

chicote surfcasting ?? por duas [Hoje às 16:55]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [Hoje às 12:00]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]