collapse

Autor Tópico: Pesca de peixes de pequeno porte  (Lida 2954 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Pesca de peixes de pequeno porte
« em: 14:38 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Não vejo relatos ou debates técnicos sobre pesca de peixes de pequeno porte no surf casting, peixes em torno de 20 a 25cm por exemplo.
Não ha interesse nestes peixes ou não ha muitas especies desse porte ?
« Última modificação: 14:39 Quinta, 26 de Abril de 2018 por Renato Maquarte »
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline pantao

Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #1 em: 15:09 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Devem ser os que mais se apanham! mas como não cumprem as medidas não contam.
Isto aqui não é o Brasil :-)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #2 em: 15:41 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Eu acho que a maioria dos pescadores aqui direcciona as suas pescas para peixe de bom porte que dê para alimentar a família. Em Portugal come-se muito peixe... o que não sei se acontece aí no Brasil.

Quem direcciona para os peixes mais pequenos são pescadores em competição, acho eu.

Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #3 em: 16:53 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Os peixes de menor porte são para devolver... Douradas só apartir de 30cm...robalos apartir dos 40...sargo, os poucos que apanho precisam de ter pelo menos 25 cm...

Não compensa minimamente levar peixe pequeno, para alem de ter pouco de comer, estamos a hipotecar a possibilidade de no futuro apanharmos uma grande.

Poderá ser apenas coincidência, mas há uns anos atrás eu soltei um robalo de palmo e meio e infelizmente o labio ficou rasgado... Devolvi.o à água e perto de 1 ano depois apanhei um robalo com o labio identicamente rasgado e con 1,5kg...poderá ser outro qualquer, mas eu gosto de acreditar que era o mesmo... O que tiver de ser nosso será e não há necessidade de matar seres pequenos e impedi.los de se reproduzir e prolongar a existência da espécie.
 

Offline nelson sampaio

Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #4 em: 17:06 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os peixes de menor porte são para devolver... Douradas só apartir de 30cm...robalos apartir dos 40...sargo, os poucos que apanho precisam de ter pelo menos 25 cm...

Não compensa minimamente levar peixe pequeno, para alem de ter pouco de comer, estamos a hipotecar a possibilidade de no futuro apanharmos uma grande.

Poderá ser apenas coincidência, mas há uns anos atrás eu soltei um robalo de palmo e meio e infelizmente o labio ficou rasgado... Devolvi.o à água e perto de 1 ano depois apanhei um robalo com o labio identicamente rasgado e con 1,5kg...poderá ser outro qualquer, mas eu gosto de acreditar que era o mesmo... O que tiver de ser nosso será e não há necessidade de matar seres pequenos e impedi.los de se reproduzir e prolongar a existência da espécie.

são esses pormenores que nos levam a soltar os peixes mais pequenos
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #5 em: 17:39 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Já me aconteceu assorear uma chumbada, partir a linha ao tentar safá-la e depois pescar tudo mais tarde, com um peixe nunca me aconteceu.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #6 em: 18:19 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
eu julgo que o Renato se refere a espécies de peixe de menor porte(ex: cavala) e não fora da medida.. ;)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #7 em: 18:29 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já me aconteceu assorear uma chumbada, partir a linha ao tentar safá-la e depois pescar tudo mais tarde, com um peixe nunca me aconteceu.

Já me aconteceu mais que uma vez, apanhar tudo e com peixe.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #8 em: 10:48 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os peixes de menor porte são para devolver... Douradas só apartir de 30cm...robalos apartir dos 40...sargo, os poucos que apanho precisam de ter pelo menos 25 cm...

Não compensa minimamente levar peixe pequeno, para alem de ter pouco de comer, estamos a hipotecar a possibilidade de no futuro apanharmos uma grande.

Poderá ser apenas coincidência, mas há uns anos atrás eu soltei um robalo de palmo e meio e infelizmente o labio ficou rasgado... Devolvi.o à água e perto de 1 ano depois apanhei um robalo com o labio identicamente rasgado e con 1,5kg...poderá ser outro qualquer, mas eu gosto de acreditar que era o mesmo... O que tiver de ser nosso será e não há necessidade de matar seres pequenos e impedi.los de se reproduzir e prolongar a existência da espécie.

Aì um gajo pensa mesmo "ainda bem que o libertei". Apesar de provavelmente um robalo de palmo e meio não ter tempo de crescer até 1.5kg, penso que eles demoram muito tempo a crescer

Em todo o caso para não fugir ao tópico, também se vê peixes de 25cm, mas não robalos claro, Sargos com 25cm já são bons
Mas peixe de pequeno porte só trago quando morrem ao tentar tirar o anzol, sei que posso levar multa na mesma mas estou mais preocupado em não matar peixe pequeno do que propriamente na multa, e não fazia sentido já que o peixe está mais morto que vivo meter à água
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #9 em: 11:33 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Acho que o Renato refere-se ao peixe adulto pequeno!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Russo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 133
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:11 Domingo, 24 de Julho de 2016
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #10 em: 11:49 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Peixe adulto de pequeno porte, e na pesca que normalmente faço no Tejo, só levo alcorrazes quando estão gorditos!

Peixe sem medida que engole o anzol, corto o fio o melhor que puder e devolvo à água mesmo com o anzol...
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #11 em: 12:16 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Eu costumo trazer as bailas de palmo e meio para fazer "Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre".
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #12 em: 15:32 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu julgo que o Renato se refere a espécies de peixe de menor porte(ex: cavala) e não fora da medida.. ;)

Exatamente ...
Por aqui temos muitas especies que não crescem e nem tem medidas
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #13 em: 16:11 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
Um peixe pequeno que o pessoal pesca é o carapau. Há muita gente a pescar exclusivamente ao carapau.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Pesca de peixes de pequeno porte
« Responder #14 em: 19:34 Sexta, 27 de Abril de 2018 »
"Não compensa minimamente levar peixe pequeno, para alem de ter pouco de comer, estamos a hipotecar a possibilidade de no futuro apanharmos um grande", é assim mesmo companheiro, não somos predadores infanticidas e pescar não é ter que acabar com tudo o que mexa, qtas vezes só para mostrarem à esposa que estiveram mmo à pesca (LOL). Também comungo e sou totalmente adepto desse pensamento, tudo o que seja abaixo das medidas legais ou mmo até um pouco mais, regressa à água tirado com todo o jeitinho do anzol para machucar o mínimo possível e até costumo dizer "Vai-te lá embora crescer, reproduzir e mais tarde falamos "(LOL). Infelizmente, vê-se ainda mto a mentalidade que pescador é um predador arrasador de peixes dos oceanos e.. arredores (ganda título!), para depois se vangloriarem das razias que praticam, mas aumentando sempre no tamanho e peso dos peixes para serem o "herói da fita", o superior a todos os outros. Também há os q com ganância do peixe espezinham tudo e todos, não respeitam distâncias entre pescadores e para eles vale tudo, até estragarem boas amizades. Ambos, são tão tristes como tadinhos coitados! Para q não comecem já as confusões, isto não se refere ao companheiro q pôs a questão, pois pareceu-me ser brasileiro e sei que por lá não ligam mto a tamanhos, mais certo é ele, naturalmente, não conhecer a nossa legislação. A "carapuça" não era para ele, mas para mtos gananciosos q p'raí andam a destruir tudo e a chatearem os outros! Saudações desportivas.
Fisherman
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]