collapse

Autor Tópico: Pesca em Benavente  (Lida 2954 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline HugoS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:09 Sexta, 20 de Abril de 2018
Pesca em Benavente
« em: 11:20 Sexta, 20 de Abril de 2018 »
Olá Pessoal  ;) ;),

Tenho uma dúvida e gostaria que me pudessem ajudar. Eu mudei-me recentemente para Alenquer e tenho pesquisado zonas aqui perto para me ir divertir juntamente com uns amigos e o meu rapaz.

Descobri que Benavente tem uma pista de pesca e pode ser muito interessante porque fica apenas a 30min de distância mas não sei bem que espécies se apanham por lá.

A pista fica na margem do rio Sorraia, mas mais acima existe também um pontão muito giro e que quero ir explorar.

Podem ajudar-me e dizer-me quais as espécies que se pescam por esta zona?

Cumprimentos, Hugo
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca em Benavente
« Responder #1 em: 11:51 Sexta, 20 de Abril de 2018 »
Bom dia Hugo.No Sorraia  tens como espécies, o Achigã,,Barbo, Carpa ,Enguia,Boga Pimpão  entre outros. Agora tens que ver o período do defeso de cada espécie. Via dando noticias ,.Um abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HugoS

Offline HugoS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:09 Sexta, 20 de Abril de 2018
Re: Pesca em Benavente
« Responder #2 em: 12:11 Sexta, 20 de Abril de 2018 »
O defeso deixa-me algumas dúvidas, eu enviei um email à câmara de Benavente para ter mais informações e eles responderam o seguinte "A pesca pode sempre ser efectuada mesmo em tempo de defeso, desde que não retenha o peixe nem o capture. Praticando a modalidade sob o lema “pescar e libertar”, ".

Depois, por outro lado também ouvi dizer que tinha saído uma legislação nova e que algumas espécies deixaram de ter defeso (como por exemplo o achigã) mas não encontro essa legislação em lado nenhum.

Ou seja, fico ali na dúvida se devo ir ou não...

 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca em Benavente
« Responder #3 em: 12:24 Sexta, 20 de Abril de 2018 »
Hugo pelo sim pelo não, se puderes dá uma vista de olhos pelo Decreto lei 222/2015 diário da Républica nº197/2015 1ºsérie. Penso que te esclarecerá,. Sabes que estas leis estão sempre a mudar  só para nos complicar as coisas
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca em Benavente
« Responder #4 em: 12:26 Sexta, 20 de Abril de 2018 »
O periodo de defeso do achigã  é de 15 de Março a 15 de Maio. Eu em relação ao achigã não arriscava mesmo nada.
 

Offline HugoS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:09 Sexta, 20 de Abril de 2018
Re: Pesca em Benavente
« Responder #5 em: 12:29 Sexta, 20 de Abril de 2018 »
Ok Ok obrigado
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca em Benavente
« Responder #6 em: 12:34 Sexta, 20 de Abril de 2018 »
Geral
Lei n.º 21/2015 - Diário da República n.º 53/2015, Série I de 2015-03-17
Assembleia da República
Autoriza o Governo a alterar a Lei n.º 7/2008, de 15 de fevereiro (Lei da Pesca nas Águas Interiores), que estabelece as bases do ordenamento e da gestão sustentável dos recursos aquícolas das águas interiores e define os princípios reguladores das atividades da pesca e da aquicultura nessas águas
 Hugo vê também esta lei
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HugoS

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em Benavente
« Responder #7 em: 23:25 Sexta, 20 de Abril de 2018 »

A pista de pesca de Benavente tem fataças, barbos, pimpões, carpas e muitos alburnos ou abletes, que lixam a pesca a quem queira pescar com asticot.

É uma pista com pouquissímo peixe, muito menos que no rio a juzante do açude que origina a pista (só que a juzante o rio sofre influência das marés e à maré vazia - aliás bastante tempo antes -  fica sem água para pescar). E não há tabela de marés para o Sorraia em Benavente.
 
É uma pista com corrente considerável, indicada para pescas à francesa, ou seja com canas de encaixes bastantes compridas, com máximo até aos 13 metros, pois são as que permitem manter a bóia no mesmo sítio, dado a ponteira ficar a escassos cms. da bóia.

Também é apropriada para a pesca com feeder, com o senão de dar apenas um peixe ou outro.
 
É, segundo as minhas experiências, a pista menos produtiva que conheço e provavelmente a menos produtiva de todo o país, facto agravado com o senão da corrente considerável.

No inverno, está sujeita a grandes correntões que impossibiltam a pesca, quando das descargas das barragens a montante, designadamente do Maranhão e Montargil.

No verão fica em grande parte coberta de jacintos.

Em resumo: Só quem pesca muito bem e queira  treinar em sítios com condições muito difíceis é que para lá vai.

Ou então aquele pessoal que se está borrifando para a pesca e quer é saber do petisco para a almoçarada. Daí que o espaço junto a uma árvore sensivelmente ao meio da pista, esteja sempre cheio de restos de comida e lixarada.

Um abraço

JMET

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HugoS

Offline HugoS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:09 Sexta, 20 de Abril de 2018
Re: Pesca em Benavente
« Responder #8 em: 00:45 Sábado, 21 de Abril de 2018 »
Hmmmm ok, sendo assim terei de ver outras hipóteses ali perto.

Algum conselho?
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Pesca em Benavente
« Responder #9 em: 01:00 Sábado, 21 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em Benavente
« Responder #10 em: 01:15 Sábado, 21 de Abril de 2018 »
 
Amigo Hugo, perto de Benavente tem a barragem de Magos.

Estive lá a semana passada. Está com boas condições e fartei-me de apanhar pimpões, ao feeder.

Mas, está claro, é preciso saber pescar, seja qual for a modalidade escolhida. Estavam lá mais pescadores e nem por isso, alguns deles, tiraram peixe.

É um local agradável, a barragem está cheia e a água ao pé das árvores.

Se for para lá não se esqueça de levar um saco de plástico para no fim recolher o seu lixo e o dos seus amigos. 

Outra opção é ir experimentar o tal pontão a montante da pista de Benavente. O rio tem muito peixe. A excepção é mesmo a pista.

Divirta-se.

JMET
 

Offline davper

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Samora Correia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:14 Sábado, 30 de Junho de 2018
Re: Pesca em Benavente
« Responder #11 em: 12:24 Sábado, 30 de Junho de 2018 »
Olá a todos, como está a pista de Benavente?  Consegue-se tirar abletes com facilidade? E peixe graúdo, está a sair?
Muito obrigado!
 

Offline davper

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Samora Correia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:14 Sábado, 30 de Junho de 2018
Re: Pesca em Benavente
« Responder #12 em: 20:25 Quinta, 05 de Julho de 2018 »
Ninguém tem passado pela pista de Benavente?

Abc
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]