collapse

Autor Tópico: Linha Surfcasting para pescar directo  (Lida 6056 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #30 em: 11:42 Sábado, 21 de Abril de 2018 »
Boas

qual é o mal que vem ao mundo por pescar com fio mais grosso ?
acredito que pela zona de Lisboa e arredores 70/75% das pessoas o façam e não é por ai que os resultados correm pior
Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #31 em: 12:56 Sábado, 21 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isto é q foi fartote de me deitarem abaixo, apenas porque disse a PURA DA VERDADE! Se falávamos de surfcasting a ideia apresentada, apesar de respeitável como todas, não me pareceu ter pés nem cabeça, permitam-me (se isso não vos afligir muito) ter achado estranho alguém insistir na ideia de pescar numa praia ou num fundo só de areia, a lançar com chumbadas pesadas com fio direto depois de vários companheiros (e muito bem!) terem explicado repetidamente os inconvenientes decorrentes e o rotundo falhanço que isso seria. Não se tratou de qq arrogância ou altivez da minha parte, quem sou eu afinal para me arrogar a tal propósito e com que fim, se nem conheço o companheiro, respeito-o como a todos os outros e jamais tive tal intenção? Quem me conhece sabe q jamais faria tal coisa, sempre respeitei as mais diversas opiniões e se (como parece) isso foi entendido por vós, peço a todos humildemente desculpas, principalmente ao companheiro que pôs a questão. Deve ser defeito meu, confesso q por vezes me custa certas discussões que, com todo o respeito, me parecem não levar a lado nenhum e até nos fazerem (quase) desaprender e ficar confusos, principalmente quando se insiste num tema q parte de um pressuposto totalmente errado. Eu quando não sei (e acreditem q é mmo tanto!) escuto quem sabe, informo-me por outras vias e depois tiro as minhas ilações ou então experimento e logo vejo no que dá, mas cada um procede como achar melhor, todo o respeito nesse sentido. Agora, eu.. arrogância? nã...tanto na pesca como na vida, serei sempre e apenas um humilde e eterno aprendiz porque é isso q me faz feliz e sentir-me vivo. Saudações desportivas

Viva, o companheiro no seu post inicial refere que em praias com fundo de areia pesca com 0,22mm mas a opinião que ele pretende é sobre locais com pedra e onde prende com facilidade. É sobre isso que o companheiro quer opiniões e é nesse sentido que todos tentamos ajudar. A sua opinião não foi construtiva, talvez não tenha lido bem o tópico do companheiro mas isso já são aguas passadas. :)

Tenho a certeza que não foi com intenção de botar a baixo, as intervenções que têm tido até aqui têm sido sempre de boa onda, de partilha de conhecimentos e de opiniões de alguém que adora pescar e falar de coisas mais complexas a respeito de pesca. É isso que se espera. No forum temos desde aprendizes a grandes e experientes pescadores todos imbuídos num espírito. Eu, por exemplo, se estiver na fase de aprender os melhores nós para empatar bem um anzol quero chegar aqui e estar á vontade para postar a minha duvida sem receio de nenhum tipo.  :sim:

É também isto que faz de nós o melhor forum de pesca nacional. :fixe:
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tbotelho

Offline Couto

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Agradecido: 25 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 28 de Junho de 2017
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #32 em: 13:14 Sábado, 21 de Abril de 2018 »
Pessoal eu por exemplo aqui no Alto Minho 90 por cento do pessoal só pesca direto pois aqui os mares são brutos mas mesmo brutos eu se pode se pescava fino mas sei que na maioria das vezes ao tentar trabalhar o peixe iria o perder dai opto por usar 0.35 da yuki kenta e este ano fiz uma pescaria de luxo no qual aqui mencionei  a maioria usa multifilamento quem for daqui de cima sabe bem o que falo mas eu não sou adepto do multifilamento por várias razões não interessa agora  enquanto vocês aí em baixo utilizam chumbadas de 150 o máximo nos aqui apanhamos poucos dias para pescar assim se eu pode se pescar mais fino sem sombra de dúvida que pescaria mas aqui não me convence em relação em pescar directo com linhas boas para surfcasting aconselho a yuki kenta cor de cereja e a trabuco boas pescarias
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #33 em: 16:22 Sábado, 21 de Abril de 2018 »
Por exemplo eu tenho usado um 0.30 nas minhas investidas ao molhe de VRSA. Meto um chicote de 0.45 com cana e meia de comprimento para lançar e faço sempre fusível para a chumbada.

O 0.30 aguenta resmas de pancada e o 0.45 aguenta muito bem aqueles lançamentos mais vigorosos e dá extra resistência nos metros finais da pesca que são aqueles que regra geral fazem mais contacto com a pedra.
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #34 em: 19:55 Sábado, 21 de Abril de 2018 »
Caro companheiro Nelson Peres, tem toda a razão talvez por estar nesse dia algo aborrecido com coisas da vida (terrenea e não "marítima") me tenha excedido um pouco sem sequer me aperceber de quanto o fiz. Peço a todos e principalmente ao companheiro q pôs a questão em apreço mil desculpas se fui demasiado incisivo, mas nunca por nunca quis ser do tipo "bota abaixo". Estou neste N/fórum apenas para saborear e discutir temas, aprender sempre e nunca com intuitos de me tentar sobrepor ou sobrevalorizar quem quer q seja. Por certo, naquele dia para mim particularmente aborrecido deixei-me ir atrás das primeiras impressões, li o texto apenas de viés e precipitei-me na sua apreciação, parece-me que foi isso depois de pensar e nalisar sobre o assunto. Mea tremenda culpa, tentarei ser mais calmo e ponderado nas minhas análises e sobretudo nas opiniões, pois quero que saibam, acima de qualquer dúvida, que as respeito todas sejam quais forem, mesmo não concordando com algumas. Um forte abraço, mil desculpas e saudações desportivas. P.S. Hoje o mar caiu bastante e está mmo ideal (1,4/1,2 mts vaga, vento 0 e período 10) p uns pexitos, façam-se a eles!
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, Nelson Peres

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #35 em: 20:12 Sábado, 21 de Abril de 2018 »
Boas

as praias aqui pela zona de Lisboa Cascais estão cheias de algas
Abraço
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #36 em: 06:30 Domingo, 22 de Abril de 2018 »
Bem sei, por isso nem me aproximei delas. Fui a outro local (respeitando meus companheiros de pescaria só vos posso dizer q foi numa praia conhecida) mas eu bem vos tinha dito q era noite de peixe, caramba! Tenho aqui vários almoços e jantares de rei, robalos fresquinhos com olho a brilhar alguns + de 1Kg, um ainda chegou vivo a casa, mas vão-me dar um trabalhão do kilé a amanhar (uuufff!!!). A noite soberba, amena, vento Sul, SE mto fraco e mar a cair para vaga de 1,2 mts. Da grande chuva prevista, uns pinguitos. Ao lado outros companheiros q não conhecia, mas era tudo malta porreira e fartaram-se de enfardar (à vontadinha + de 30 kgs de peixe!) e conversamos bastante (qd o peixe deixava!). Não apanhei mais pq foi a estreia da minha nova Vega potenza premium 120-300 nano-carbono) autêntico pau de vassoura q me deu cabo das costas e fez-me lançar quase nikles. Qd estiver mais "feita" e me habituar a ela então vai ser um tiro, mas ontem com 0,18 nem chegava sequer perto onde eles atingiam. O sac... do peixe andava longe e bem longe! Era para ter levado mais uma outra cana (burro!), mas não tive pachorra. Isco - casulo; Anzois Sasame Super X 2/0, empates curtos de fluorcarbono 0,45 com chumbinho 2 grs no de baixo (enrolava mto), chicote Daiwa red + ou - 15 mts 0,23/0,57 e fio 0,18 Kali Kunnan Cyclone côr de salmão, chumbada 150 grs com haste e montagem com 2 destorcedores (anzol cima e em baixo), stoppers manuais, missangas e micro-missangas. O q me tramou foi mmo a cana, mas há mais marés q marinheiros e a vingança vai chegar, ela terá q dar o litrinho (e pagar-se) ou então é despedida !(LOL,LOL). Fiquei sem sono, mas está a chegar. Até amanhã. Abraço e saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline DaPraia

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
  • Agradecido: 1 vezes
  • "Cana em seco não tira peixe"
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Sábado, 11 de Agosto de 2018
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #37 em: 10:33 Domingo, 09 de Setembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

as praias aqui pela zona de Lisboa Cascais estão cheias de algas

Sem querer reativar quaisquer discrepâncias gostaria de dizer que em fundo de areia, no mesmo sítio, pesco de duas maneiras diferentes consoante a altura do ano.

De inverno com 0,20 e cabresto e no verão direto com 0.35.
A razão é somente uma: no verão temos muito mais lixo, limos e algas na água e quando pescamos com nós ficamos com esse material preso na linha a quando da recuperação até ao momento que esse amaranhado no nó chega ao primeiro passador.
Ora se tivermos peixe temos duas soluções, ou vamos até ao primeiro passador para tirar o lixo de modo a que o nó passe livremente, ou vamos recuando os metros que faltam até conseguirmos retirar o peixe da água sendo que em ambas as situações estamos muito sujeitos a perder peixe, principalmente ser for de maior porte.
A ser vício que seja saudável
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]