collapse

Autor Tópico: Pesca Apeada - Colete "flutuante"  (Lida 10965 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #15 em: 20:03 Terça, 17 de Abril de 2018 »
O meu tbm me foi vendido a dizer que era salva vidas e que era na boa usar no barco, nem me lembrei da homologação na altura, quando do me lembrei falei com a PM que disse que era um auxiliar de flutuação mas que não era homologado portanto não seria o legal para usar numa embarcação de Mt. Voltei há loja e expus a questão, ao que me foi respondido :em Peniche não ligam a isso, só mesmo os de Cascais.fiquei com ele para a apeada.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #16 em: 20:17 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Eu quando comprei, expliquei bem que queria um colete que estivesse dentro das normas para pescar de barco. Se não o posso fazer, não está correto !
Nelson Peres
 

Offline joseferreira77

Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #17 em: 21:42 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Homologar é tramado cá em Portugal. Temos uma carrada de fábricas de capacetes e nem 1 laboratório capaz de homologar.

Temos que recorrer a homologação por equivalência ao que se faz lá fora na Europa. De certo que seria o mesmo para a Barros homologar. 

 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #18 em: 22:56 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Boas.O colete que o Nelson não está amolgado para barco.Os coletes amolgados para barco,são iguais aos da poolicia marítima. Agora há dois modelos. À uns que entram em contacto com a a água salgada ficam logo insuflados ,e há outros que tem uma botinja de ar comprimido,na qual se puxa um gatinho e o colete fica logo,insuflado.Estes coletes são mais caros aí uns 40 euros em relação aos outros,este é o primeiro ponto,o segudo ponto ,botinja usada é preciso comprar outra.custo mais ou menos 25 euros.
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #19 em: 23:39 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Ambos não são iguais!...  8) Colete salva vidas e auxiliar de flutuação!!!

Um auxiliar de flutuação é um colete, peça de vestuário ou outro dispositivo detentor de uma capacidade de flutuação que ajuda o seu utilizador a manter-se à superfície da água.

Um colete salva vidas é um colete, peça de vestuário ou dispositivo que, quando utilizado dentro de água, proporciona ao utilizador uma capacidade de flutuação específica (coloca e mantém qualquer pessoa e respectivas vias respiratórias fora da água, mesmo se este estiver inconsciente (está preparado para virar uma pessoa, mesmo que inconsciente mantendo a sua posição sempre correcta)), aumentando assim a sua probabilidade de salvamento. Daí terem que estar homologados (comprovar essa eficiência).  >:D Em alto mar devem ser de 150 Newton.

« Última modificação: 23:47 Terça, 17 de Abril de 2018 por Afons0 »
Afonso
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #20 em: 00:01 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Normalmente são de fácil identificação!!!   8) são esteticamente feios  >:D Na pá de bolsos  >:D >:D >:D

Uma parte atrás da cabeça e o resto à frente... tipo chouriço  ;D ...

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Quase tudo o resto são auxiliares de flutuação!!!
« Última modificação: 00:03 Quarta, 18 de Abril de 2018 por Afons0 »
Afonso
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #21 em: 13:53 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Honestamente para as vezes que pesco de barco um laranja serve e são cerca de 10 euros, e parabéns não é show não faz. All enquanto dura faz figura!!! E vêem me ao longe kkkkk
 

Offline pgonca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:29 Terça, 08 de Maio de 2018
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #22 em: 01:33 Sexta, 29 de Junho de 2018 »
Faz todo o sentido.
Os coletes em discussão são flutuantes não são salva vidas, existe muita diferença entre eles.
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #23 em: 11:46 Quinta, 21 de Novembro de 2019 »
Boas,

Pois bem, após ponderar muito, mandei vir o seguinte colete do Aliexpress (Lixada float fishing vest) ( Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ).

 A segurança não tem preço! Mas por vezes optamos por opções mais baratas...
 Pesco há mais de 20 anos, sempre com colete de pano, e quase sempre ao nível da água (onde por vezes é onde acontecem mais acidentes), mas sempre com extrema cautela, pois prefiro não apanhar peixe, que estar em perigo...
Tinha a opção do colete da Barros (cerca de 50€), o da Vega (cerca de 60€), ou o que eu preferia mesmo o da Shimano Nexus (cerca de 350€), mas como a carteira anda em maré baixa, optei por experimentar o da Lixada por 18€ que é uma espécie de clone do Nexus...
Ainda não o experimentei em acção de pesca, e espero nunca o experimentar a nível de "auxiliar de sobrevivência", mas que fico com a cabeça mais descansada se o estiver a usar lá isso fico, ainda por cima com a frequência de noticias de companheiros que o mar vem reclamar as almas...

Vestido, acho justo, e um pouco curto, e é o tamanho XL, tendo em conta que peso 76Kg e tenho 1,70mt de altura, certamente será só uma questão de adaptabilidade, pois aquilo tem "espuma" para ajudar a flutuar em todo o lado, mas tem 4 bolsos de fora para colocar tretas que uso na pesca á boia, mais 2 interno (1 talvez para o telemovel e outro para a carteira...), de um modo geral gostei...

Quando o usar depois volto cá a colocar o feedback...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, SponGSI, antoniopereira, Ricardo Nunes

Offline Alex64

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 372
  • Agradecido: 2 vezes
  • So sei que nada sei
    • Vau, Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:34 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #24 em: 16:00 Terça, 21 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Pois bem, após ponderar muito, mandei vir o seguinte colete do Aliexpress (Lixada float fishing vest) ( Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ).

 A segurança não tem preço! Mas por vezes optamos por opções mais baratas...
 Pesco há mais de 20 anos, sempre com colete de pano, e quase sempre ao nível da água (onde por vezes é onde acontecem mais acidentes), mas sempre com extrema cautela, pois prefiro não apanhar peixe, que estar em perigo...
Tinha a opção do colete da Barros (cerca de 50€), o da Vega (cerca de 60€), ou o que eu preferia mesmo o da Shimano Nexus (cerca de 350€), mas como a carteira anda em maré baixa, optei por experimentar o da Lixada por 18€ que é uma espécie de clone do Nexus...
Ainda não o experimentei em acção de pesca, e espero nunca o experimentar a nível de "auxiliar de sobrevivência", mas que fico com a cabeça mais descansada se o estiver a usar lá isso fico, ainda por cima com a frequência de noticias de companheiros que o mar vem reclamar as almas...

Vestido, acho justo, e um pouco curto, e é o tamanho XL, tendo em conta que peso 76Kg e tenho 1,70mt de altura, certamente será só uma questão de adaptabilidade, pois aquilo tem "espuma" para ajudar a flutuar em todo o lado, mas tem 4 bolsos de fora para colocar tretas que uso na pesca á boia, mais 2 interno (1 talvez para o telemovel e outro para a carteira...), de um modo geral gostei...

Quando o usar depois volto cá a colocar o feedback...
Ola boas
A segurança nunca é demais o colete da Barros salvou uma vida,
Um tipo que caiu,desmaiou e esteve 2HORAS à espera de um barco que o resgatou
(Barco privado chegou ao mesmo tempo que o oficial 😱🥵👿🤬)
O companheiro e o feedback do colete aliexpress??
Abraço
A vida e uma Soda, Focrates
 

Offline pedrosa1975

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 936
  • Agradecido: 132 vezes
  • Eu bem tento....
    • Castelo Neiva - Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:57 Segunda, 31 de Maio de 2021
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #25 em: 09:33 Quarta, 22 de Dezembro de 2021 »
Bom dia amigos, comprei este no Ali e estou contente, é flutuante tem bué de bolsos, super prático, no entanto só faço apeada. Custou à volta dos 21€

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Boas ondas!
Contemplar as águas, ter paciência na espera, saber o momento exato de puxar o anzol: eis a minha verdadeira meditação.
 

Offline Alex64

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 372
  • Agradecido: 2 vezes
  • So sei que nada sei
    • Vau, Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:34 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #26 em: 10:34 Quarta, 22 de Dezembro de 2021 »
E quanto a flutuabilidade?
Já tiveste oportunidade de.comparar
Com o Barros ou Vega ou outra marca conhecida??
Obrigado amigo Paulo
Abraço
A vida e uma Soda, Focrates
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #27 em: 11:40 Quarta, 22 de Dezembro de 2021 »
Viva,


Na minha modesta opinião, que vale o que vale, se o interesse é mesmo a segurança, um colete que é apenas um auxiliar de flutuação não é suficiente. Especialmente para pessoas que pescam com vadeadores, ou que não sabem nadar bem, ou que gostam de se aventurar nas rochas quando o mar não aconselha a que façam isso ou, que como eu, simplesmente não sabem nadar. Nesses casos, o indicado é mesmo um colete salva-vidas, como por exemplo, um Crewsaver Crewfit 165N (que se arranja por menos de 100€).

Eu raramente pesco nas pedras e quase sempre evito praias rasas durante o inverno desde que uma vez na Praia da Cresmina, em Cascais, estando eu a seco, numa questão de segundos fiquei com água pela cintura (tive muita sorte nesse dia e aprendi a lição). É raro o ano em que não morre alguém nesta zona enquanto pesca com um mar mais forte.

Digo mais, se no lugar de estuários, eu pescasse nas rochas / praias rasas com com frequência, especialmente fora dos meses do verão, não hesitaria em utilizar um colete salva-vidas.

O meu conselho é darem uma olhadela ao blog do Henry Gilbey (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre), ele tem bastantes artigos sobre o uso de colete:

- Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
- Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
- Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
- Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
- Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Dito isto:

- como pesco em zonas de estuário, utilizo para o spinning o mesmo colete que utilizo para a pluma, um Patagonia Hybrid Vest (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)

- se um dia me quiser dedicar mais a pescar em locais mais arriscados, simplesmente comprarei um Crewsaver e utilizarei a bolsa de cintura para levar o material necessário


Cumprimentos e Boas Festas,

Filipe

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex64

Offline Alex64

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 372
  • Agradecido: 2 vezes
  • So sei que nada sei
    • Vau, Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:34 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #28 em: 14:40 Quarta, 22 de Dezembro de 2021 »
Compreendo e aceito a sugestão, mas o objetivo é juntar o útil ao agradável
Ter um colete prático que ao mesmo tempo nos POSSA DESENRASCAR numa
situação de perigo Inesperada. Uma vaga maior , uma Queda etc.
Os coletes aqui falados são (creio eu) para esse fim claro que num barco não é o mesmo.
Podemos usar um martelo num parafuso , mas não faz bem o trabalho.
O colete que publicaste parece ser um espetáculo pena que não flutue  :D :D :D
« Última modificação: 14:42 Quarta, 22 de Dezembro de 2021 por Alex64 »
A vida e uma Soda, Focrates
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Pesca Apeada - Colete "flutuante"
« Responder #29 em: 17:08 Quarta, 22 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Compreendo e aceito a sugestão, mas o objetivo é juntar o útil ao agradável
Ter um colete prático que ao mesmo tempo nos POSSA DESENRASCAR numa
situação de perigo Inesperada. Uma vaga maior , uma Queda etc.
Os coletes aqui falados são (creio eu) para esse fim claro que num barco não é o mesmo.
Podemos usar um martelo num parafuso , mas não faz bem o trabalho.
O colete que publicaste parece ser um espetáculo pena que não flutue  :D :D :D

Claro, eu apenas dei a minha opinião pessoal puramente de um ponto de vista de segurança, eu sei que o que a malta quer é algo mais versátil :)

Eu achei que devia escrever mensagem anterior, pois acho que com a segurança não se brinca (seja a pescar num barco, seja a pescar apeado) e acho que qualquer compra deve ser informada. Pessoalmente, acho que não se deve ir a correr comprar um colete destes que se têm estado a referir aqui a pensar que é isso que nos garantidamente (nenhum garante, mas quanto maior a flutuabilidade melhores as hipóteses) vai safar de uma situação de perigo inesperada. Já agora, eu nem sequer consigo encontrar em lado algum a informação se os coletes Barros, Vega, ou outros, são homologados como auxiliares de flutuação (norma ISO 12402-5:2006), nem tão pouco consigo saber qual a flutuabilidade dos mesmos (que deveria ser no mínimo 50 Newton para um auxiliar de flutuação). No meu caso, que não sei nadar (e não devo ser o único nesta situação), os coletes como os que estão a referir não me servem de nada pois os auxiliares de flutuação (se é que se pode chamar isso a esses coletes) são recomendados para serem usados em águas protegidas (mais calmas), onde exista ajuda por perto e por alguém que de facto sabe nadar (e já agora que não esteja a usar roupa / calçado que diminua a flutuabilidade ou dificulte a natação). Considerem as minhas mensagens como apenas referências caso alguém um dia queira algo que dê mais segurança  ;)

A opção que apresentei seria a que eu usaria se fosse fazer pescas mais arriscadas (acho sinceramente que um colete salva-vidas moderno, em conjunto com uma bolsa de cintura, não atrapalha - basta ver as fotos, mal se dá por ele - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre). Certamente não sou o único com essa opinião e aliás, se inclusive fosse sozinho para locais arriscados e isolados, não só levaria colete salva-vidas, como levaria também um PLB  ;)


Cumps.,

Filipe











« Última modificação: 17:12 Quarta, 22 de Dezembro de 2021 por xcelsior »
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]