collapse

Autor Tópico: Nós de travamento (stoppers)  (Lida 3425 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #15 em: 15:23 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em relação ao nó é assim que o faço!... mas fica a correr muito  ??? ??? ???


Aperta bem o nó! Não tenhas dó, já que é no shock leader(partindo do princípio que não é menos que 0.40).

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #16 em: 15:37 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os de compra que conheço usam o "nail knot", em que as duas pontas saem de dentro do nó:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre




Tambem gosto desse, mas o outro para mim é mais pratico...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #17 em: 16:02 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal! Eu tb faço parecido, mando vir os stoppers do AliExpress e passo todos para uma linha 0.30 +/-, passa a ser a minha linha dos stoppers, um palmo de linha leva 50 stoppers, e atiro para o lixo aquele monte de arames. Depois tb os coloco no chicote 0.57, mas não onde ele é 0.57, dou-lhe ali um metro ou mais onde ele já é 0.50 ou menos.
Boas,

Consegues meter 50 stoppers todos numa linha em argola?
Como fazes isso? (se não for segredo é claro...) ;D
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #18 em: 17:02 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal! Eu tb faço parecido, mando vir os stoppers do AliExpress e passo todos para uma linha 0.30 +/-, passa a ser a minha linha dos stoppers, um palmo de linha leva 50 stoppers, e atiro para o lixo aquele monte de arames. Depois tb os coloco no chicote 0.57, mas não onde ele é 0.57, dou-lhe ali um metro ou mais onde ele já é 0.50 ou menos.
Boas,

Consegues meter 50 stoppers todos numa linha em argola?
Como fazes isso? (se não for segredo é claro...) ;D
Boas,

Entretanto pus-me aqui a puxar pelos neurónios e acho que já descobri como se faz...
Até que é fácil, não sei como não pensei logo nisto...
Como uma argola dobrada ao meio consegue-se meter os stoppers todos na mesma argola de fio, não pode é ser um fio muito grosso, porque 4 fios de 0,30 já não é fácil passar no stopper M...
Logo já experimento com um multi 0,18 ou 0,20 para ver se resulta ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #19 em: 17:21 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Cuidado com o multi que para cortar um stopper é muito fácil.  Humedecer bem o mesmo e nada de movimentos bruscos  ;)
 

Offline brunom

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 564
  • Agradecido: 23 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:01 Sexta, 30 de Setembro de 2016
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #20 em: 18:19 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal! Eu tb faço parecido, mando vir os stoppers do AliExpress e passo todos para uma linha 0.30 +/-, passa a ser a minha linha dos stoppers, um palmo de linha leva 50 stoppers, e atiro para o lixo aquele monte de arames. Depois tb os coloco no chicote 0.57, mas não onde ele é 0.57, dou-lhe ali um metro ou mais onde ele já é 0.50 ou menos.
Boas,

Consegues meter 50 stoppers todos numa linha em argola?
Como fazes isso? (se não for segredo é claro...) ;D
Boas,

Entretanto pus-me aqui a puxar pelos neurónios e acho que já descobri como se faz...
Até que é fácil, não sei como não pensei logo nisto...
Como uma argola dobrada ao meio consegue-se meter os stoppers todos na mesma argola de fio, não pode é ser um fio muito grosso, porque 4 fios de 0,30 já não é fácil passar no stopper M...
Logo já experimento com um multi 0,18 ou 0,20 para ver se resulta ;)

Depois, se puderes partilha a tua experiencia.
Abraço
 

Offline Marco Rocheta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quarteira/Loulé
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:59 Domingo, 01 de Novembro de 2015
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #21 em: 19:38 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Porquê 4? Dobro o fio ao meio são só 2, para um stoppers M um 0,30 ao meio dá bem, o M é suficiente para o shock leader 0,57 (fica apertadinho). Se for para stoppers S é diminuir de 0,30 para um 0, 25 ou talvez menos. Depois partilho uma foto de como guardo os meus, e para passa-los para o chicote é igual a se tivesse no arame, com uma diferença, o 0,30 aguenta mais força que o arame, e a pega onde faço força é bem maior.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #22 em: 19:49 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Porquê 4? Dobro o fio ao meio são só 2, para um stoppers M um 0,30 ao meio dá bem, o M é suficiente para o shock leader 0,57 (fica apertadinho). Se for para stoppers S é diminuir de 0,30 para um 0, 25 ou talvez menos. Depois partilho uma foto de como guardo os meus, e para passa-los para o chicote é igual a se tivesse no arame, com uma diferença, o 0,30 aguenta mais força que o arame, e a pega onde faço força é bem maior.
Boas,

Se não percebeste a minha questão é porque não costumas enfiar mais de 1 stopper em cada argola de fio...

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Normalmente, cada argola de arame só trás 1 ou 2 stoppers, para enfiares mais do que isso numa argola de fio, não consegues a não ser dobrando essa argola ao meio, ficando 4 fios a passar por dentro do stopper...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #23 em: 19:51 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Porquê 4? Dobro o fio ao meio são só 2, para um stoppers M um 0,30 ao meio dá bem, o M é suficiente para o shock leader 0,57 (fica apertadinho). Se for para stoppers S é diminuir de 0,30 para um 0, 25 ou talvez menos. Depois partilho uma foto de como guardo os meus, e para passa-los para o chicote é igual a se tivesse no arame, com uma diferença, o 0,30 aguenta mais força que o arame, e a pega onde faço força é bem maior.

É isso mesmo, é indiferente passar os stoppers do arame para o 0,30/0,25, seja o que for. Qualquer das medidas de fio aguenta muito melhor passar para o 0,57mm do que passar dos arames para um 0,57mm, considerando que ainda é dobrado ao meio. Eu passo na boa o S para o 0,57mm passando primeiro o stopper S para um 0,25mm (ou menos até) e depois para o chicote.

Eu não os passo todos para o fio, deixo.os na embalagem e só faço isso quando preciso, mas isso é irrelevante.
Nelson Peres
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #24 em: 19:55 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Beto, eu tambem não estou a perceber nada da tua ideia  ??? ;D

 4 fios a passar por dentro do stopper ?!! Não estamos a falar/pensar no mesmo !
Nelson Peres
 

Offline brunom

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 564
  • Agradecido: 23 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:01 Sexta, 30 de Setembro de 2016
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #25 em: 20:06 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Já não percebo nada disto. Mas o que estão a falar é para reaproveitar os stoppers?  Ou passar diretamente para a ponta 0.57 do chicote?
Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #26 em: 20:24 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já não percebo nada disto. Mas o que estão a falar é para reaproveitar os stoppers?  Ou passar diretamente para a ponta 0.57 do chicote?

É a segunda hipótese. É muito difícil passar um stopper S para um chicote a terminar em 0,57mm, certo ?! Acontece com frequência partir o arame e é isso que se está a falar aqui.
Nelson Peres
 

Offline brunom

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 564
  • Agradecido: 23 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:01 Sexta, 30 de Setembro de 2016
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #27 em: 20:28 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já não percebo nada disto. Mas o que estão a falar é para reaproveitar os stoppers?  Ou passar diretamente para a ponta 0.57 do chicote?

É a segunda hipótese. É muito difícil passar um stopper S para um chicote a terminar em 0,57mm, certo ?! Acontece com frequência partir o arame e é isso que se está a falar aqui.

Obrigado Nelson pela explicação.

Abraço
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #28 em: 23:34 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Boas

Eu percebo que haja prai alguma confusão...
O companheiro Marco disse que colocava 50 stoppers num palmo de fio e isso ficou me a fazer confusão porque, ao passares um stopper para uma argola de fio (um pedaço de fio dobrado para depois colocares no chicote) já não consegues passar mais stoppers para essa mesma argola, a não ser que dobres novamente os fios e ficares então com dois fios a passar no arame do stopper, ou seja, ficares com 4 fios a passar dentro do stopper... bruta confusão que prai vai! ;D
Isto é só por uma questão prática de ficares com vários stoppers já colocados numa argola de fio e prontos a enfiar no chicote ;)

Ficam aqui uma imagens para ver se percebem o que pretendo dizer.
Aqui só enfiei 2 na mesma argola, mas com este processo podes colocar os que quiseres.
O fio que estou a usar é um multi que, apesar de ser de 8 linhas e bastante macio, vê-se que arranha um pouco o stopper, daí talvez ser preferível usar um mono, mas tem de ser fininho para passar os tais 4 fios dentro do stopper.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Argola já com um stopper enfiado

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Argola a passar no arame, segunda dobra, ou seja, o stopper vai passar por 4 linhas

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Segundo stopper enfiado
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: duas

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nós de travamento (stoppers)
« Responder #29 em: 07:54 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Que confusão Beto !! Os 50 stoppers, 100 ou 1000 stoopers para sair do arame passam por 2 linhas sim e depois ficam guardadas numa linha só até ter necessidade de os usar.

Aí sim, se te entento, quando passar desse unico fio para o chicote o stopper passar por 2 vezes o 0,25mm e 2 vezes o 0,57mm. Se é isto que queres dizer, é isso mesmo. Mas passa bem porque os monos são muito mais resistente que qualquer arame dos stoppers. Podemos usar linhas mais finas se fizer confusão, eu uso 0,24mm ou 0,22mm é o que tiver mais á mão. ;)
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]