collapse

Autor Tópico: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar  (Lida 5348 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« em: 12:19 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Os tipos de chumbadas (quando os devo utilizar e porquê?) são técnicas importantes na pesca... como muitas outras mais...

Os tipos que mais utilizo no surfcasting são:

Turcana e bomba - para atingir longas distâncias, com o mar calmo.

Bico de pato - para atingir longas distâncias, com o mar agitado.

Estrela e Pirâmide - para distâncias médias com o mar bastante agitado.

Agora um tema que me tem suscitado alguma curiosidade são pintar ou plastificar... e quais as cores a utilizar?

Já viram este video?... Tem lógica!... O que acham? Quem o costuma fazer o que têm a dizer sobre o mesmo?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quais as cores que utilizam nas vossas chumbadas? de noite e de dia e o PORQUÊ?



Afonso
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #1 em: 12:35 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Basicamente utilizo os mesmos modelos que tu, embora o facto de viver no Algarve com mares muito mais calmo acabo por utilizar em larga maioria a chumbada bomba/brasileira, como queiram.

Em termos de cores, não ligo a isso. Há uns anos comecei a usar para ver se surtia algum efeito adicional e cheguei á conclusão que é puro marketing, há sempre alguem a arranjar coisas novas e diferentes para o pescador, neste caso, gastar dinheiro.

Nunca estabeleci relação causa/efeito nas cores pelo que deixei de usar pintadas/plastificadas porque, para alem de sair mais caro, não me traz qualquer proveito a não ser estético. Concerteza que é muito mais gira uma chumbada de cor  :) mas a mim o fator principal em qualquer material é fazer ou não diferença.

Para mim não faz. :)
Nelson Peres
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #2 em: 12:45 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Sim o que interessa é mesmo a eficácia!...

No meu caso seria eu próprio a pintar/plastificar... daí a questão!  >:D

Pelo menos devem poluir menos (acho eu!!!)  ::)
Afonso
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #3 em: 12:50 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
De qualquer das formas é fácil de fazer, pintadas será ainda mais fácil para qualquer um de nós, já que para plastificar tens que aquecer bem a chumbada, não vai fazer isso no fogão senão a Maria dá-te com a colher de pau. Por norma a malta usa um soprador de ar quente.
Nelson Peres
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #4 em: 14:00 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Há aí Malta a tirar  cada burra com chumbada cor de chumbo....sou amigo da ideia do Nelson.

 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #5 em: 15:36 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Ouvi dizer que a chumbada com cor é mais chamativa para o peixe de noite, de dia é indiferente! Mas como não pratico essa pesca (ainda) desconheço!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #6 em: 16:41 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Nunca usei uma chumbada plastificada ou pintada. Nunca senti necessidade e acho uma mariquice.

A razão que ele diz no vídeo a mim não faz grande sentido. As chumbadas para mim nunca chegam a desgastar as arestas porque perco muitas.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline johnteixeira

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #7 em: 17:55 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Uso chumbadas pintadas e por acaso já utilizava a técnica desse vídeo, mais por uma questão económica pois o termoplastico é demasiado caro.

Ate agora tenho visto resultados de dia com chumbadas de cores vivas para sargos e infelizmente bogas :S.

Como ainda uso cores a pouco tempo ainda não tirei grandes conclusões.

Imagino que resulte mais para peixes como carapau, bogas, sargos, douradas, peixes curiosos que procuram contrastes/ algo chamativo.

Já peixes predadores como robalos e bailas não deverá ter grande efeito, tendo em conta que os mesmos atacam por investida.



 

Offline jtc

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
  • Agradecido: 3 vezes
    • sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Sábado, 13 de Janeiro de 2018
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #8 em: 19:07 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Eu prefiro as pintadas/plastificadas. A grande vantagem a meu ver é saber onde anda a chumbada ao sair da agua, a pintura torna mais fácil a sua identificação.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #9 em: 21:20 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Pura demagogia!!
 

Offline johnteixeira

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #10 em: 21:26 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pura demagogia!!

Não acho pedro.

Muitos peixes procuram contrastes no fundo do mar em busca de anelideos, carangueijos, ect. a chumbada de uma certa cor pode bem atrair o peixe a se chegar por curisidade ficando mais perto do nosso estralho.

Se assim não fosse, para quê a importancia de iscas com flurescencia como casulo, teagem, ect...

Cumps ;)
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #11 em: 21:40 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Tenho chumbadas plastificadas e as normaos, de chumbo... Posso dizer que não consigo estabelecer qualquer relação entre capturas e chumbada...

Na minha opinião, a cor da chumbada poderá influenciar durante o dia, com sol e água pouco profundas...

A minha explicação para isso passa essencialmente por de noite o peixe não vê... De dia, se tivermos a pescar a uns 10/12 mts de profundidade e sem sol, posso dizer que não se consegue distinguir cores... Eu faço mergulho por diversão e lá em baixo nessas profundidades, as cores são todas muito idênticas... E se o peixe tem pior visão do que nós, ainda menos vêem... Mas admito que com sol possa se ver e fazer diferença, mas não sei de nada que consiga corroborar a teoria...
 

Offline johnteixeira

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #12 em: 21:45 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho chumbadas plastificadas e as normaos, de chumbo... Posso dizer que não consigo estabelecer qualquer relação entre capturas e chumbada...

Na minha opinião, a cor da chumbada poderá influenciar durante o dia, com sol e água pouco profundas...

A minha explicação para isso passa essencialmente por de noite o peixe não vê... De dia, se tivermos a pescar a uns 10/12 mts de profundidade e sem sol, posso dizer que não se consegue distinguir cores... Eu faço mergulho por diversão e lá em baixo nessas profundidades, as cores são todas muito idênticas... E se o peixe tem pior visão do que nós, ainda menos vêem... Mas admito que com sol possa se ver e fazer diferença, mas não sei de nada que consiga corroborar a teoria...

Se o peixe vê melhor ou por não sei. =D Mas concordo consigo, as cores a fazerem alguma diferença em principio será mais de dia e não de noite.

Cumps
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #13 em: 23:07 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Companheiros, qq dia há chumbadas pintadas com cores do FCP, SLB e Sporting, pode ser q os peixes conforme sejam de uma clube ou outro se atirem mais a uns iscos com elas q a outras (mas não iscas, com elas LOL!)  Puras tonterias, como dizem os vizinhos espanhóis, mas andam entretidos. Que tal pensarem em assuntos sobre pesca muito mais importantes e decisivos numa pescaria? Isso não passa de "pinas" como dizia o Jorge Jesus otxochientos e oitxentxa LOL, LOL,LOL.  Enquanto discutem cores das chumbadas, eu vou apanhando uns pexinhos, ontem na minha zona foram só 11 Sargos, fora os que voltaram ao mar por demasiado pequenos. Ao almoço foram dois dos maiores (700 grs + ou -) no forno, com batatinhas pequenas, cebolinhas e bem temperadinhos com vinho branco, estavam uma delícia. Coreano e lingueirão com agulha + arma secreta q descobri e FUNCIONA na perfeição, mal lá cai é certinho (se lá andarem, claro). Hoje quem lá foi (eram mtos à gosma!) levou com o mar, isso eu sabia por isso fui lá ontem!! Isto não terá mto mais interesse q chumbadas pintadas ou plastificadas? As de ontem eram cor de chumbo e o peixe não se importou nada  com isso LOL,LOL
Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline Marco Rocheta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quarteira/Loulé
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:59 Domingo, 01 de Novembro de 2015
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #14 em: 23:29 Domingo, 15 de Abril de 2018 »
Sinceramente acho que não influencia nada... Nem dia nem noite... Nada mesmo. Talvez as pintadas/plastificadas tenham influencia no vôo, ou seja menos atrito com o ar, mas em contrário menos atrito com a areia e prendem menos a pesca ao fundo. Eu faço as minhas próprias chumbadas e pinto-as, mas apenas porque acho que voam mais  :o :o :o , 10 pescas depois estão todas amassadas com falta de tinta. Quando o mar está a correr uso as "não pintadas" porque acho que prendem mais na areia, devido a serem mais ásperas  :-\ mas isto sou eu...não sei!
« Última modificação: 23:32 Domingo, 15 de Abril de 2018 por Marco Rocheta »
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20152
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #15 em: 11:13 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Pessoalmente não acho qualquer vantagem em pescar com chumbadas plastificadas / pintadas.
Acho que o conjunto deve ser o mais discreto possível.
Se acham que as cores atraem os peixes por porque não usam estralhos coloridos, em vez de fluor quase invisível.
Bem sei que para carapaus, cavalas, bogas, besugos, linguados, usam alguma cor / brilhantes junto ao anzol, mas a maioria de faz surfcasting o objectivo é douradas, robalos e sargos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #16 em: 11:14 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Luminescentes para andar ao candeio!!!
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #17 em: 11:20 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Então porque não camufla-las???

Se os fios vermelhos sao os que menos se vêm??? Porque não utilizar essa teoria? Segundo o espectro visível...

Teorias para discutir e chegar a uma conclusão...

As opiniões de todos são mto importantes e válidas! Opinem ;)
Afonso
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #18 em: 13:33 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Ha chumbadas de todas as cores, sobre chumbadas ja dei a minha opinião , sobre os fios....compro o fio sem ligar minimamente á cor. Tal como nas chumbadas acho que nao tem influencia nenhuma a cor da madre. Como tambem nao uso fluorcarbonos e apanho douradas... Haja mercado para tudo porque haverá tambem clientes para tudo.
Nelson Peres
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #19 em: 13:40 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ha chumbadas de todas as cores, sobre chumbadas ja dei a minha opinião , sobre os fios....compro o fio sem ligar minimamente á cor. Tal como nas chumbadas acho que nao tem influencia nenhuma a cor da madre. Como tambem nao uso fluorcarbonos e apanho douradas... Haja mercado para tudo porque haverá tambem clientes para tudo.

Completamente de acordo ;) ...
Afonso
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #20 em: 14:12 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Quando eu deixo cair uma chumbada na areia ela enterra-se e mal se vê.

Eu penso que quando elas caem no fundo do mar acontece a mesma coisa enterram-se no fundo e desaparecem. A única coisa que fica à mostra deve ser a haste. Por vezes enterra-se tanto que nem as conseguimos tirar... os malditos assoreamentos.

Eu acho que os peixes nem vêm se a chumbada é pintada ou não.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline pantao

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #21 em: 14:32 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Eu utilizo todas plastificadas, por a gd razão de não estar em contacto com o chumbo diretamente nas mãos.
Este é absorvido por a nossa pele, e já me passaram mts kilos por elas.
A nível de pesca em praia nunca notei vantagem nenhuma, já em embarcada as fotoluminescentes em alguns dias fazem diferença.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Afons0

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #22 em: 15:22 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então porque não camufla-las???

Se os fios vermelhos sao os que menos se vêm??? Porque não utilizar essa teoria? Segundo o espectro visível...

Teorias para discutir e chegar a uma conclusão...

As opiniões de todos são mto importantes e válidas! Opinem ;)

Sem dúvida, o vermelho é o que menos se vê... Porque não utilizar estralhos vermelhos em vez de fluorcarbono? São ideias que parecem estranhas, mas que pela ciência poderá ter lógica... Pessoalmente não uso fluo, uso um sufix knot, muito bom, resistente e muito barato...

Mas em contra partida, se o vermelho é o que menos se vê, qual é a explicação de ao corrico  as amostras vermelhas darem melhores resultados (experiência própria)? Simplesmente pelo movimento? Se fosse só pelo movimento 2 amostras iguais (só variando a cor) iriam ter resultados idênticos, coisa que não acontece de todo...

Peço desculpa por mudar um pouco o assunto, mas acho muito interessante e de relevante abordar os assuntos das cores e a sua influência quer seja em chumbadas, anzóis, fios, amostras, etc...
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #23 em: 16:37 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Esse mito continua.

O facto é que o vermelho é a primeira cor a desaparecer.  Mas isso não implica que fica invisível! A ausência de cor não é a invisibilidade. O que acontece é que se torna impossível de distinguir de uma outra linha com a mesma transparência e reflexividade, mas de cor neutra. Conhecem o ditado "De noite todos os gatos são pardos"? É a mesma coisa, ser humano com pouca luz perde a sensibilidade à cor e parece tudo cinzento, distingue-se o que é mas é impossível adivinhar a cor. Mas vê-se na mesma!

Para ser invisível é preciso que seja um material transparente e que tenha um índice de refração semelhante ao da água, e nesse caso o fluorcarbono é que ganha.

 

Offline johnteixeira

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #24 em: 17:20 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Penso que se está a negligenciar outro factor. A visão humana em nada tema ver com a visão de um peixe no seu habitat.

Cada espécie está adaptada ao seu habitat para aquilo que melhor o irá ajudar na sobrevivência.

Desta forma, só experimentando é que se pode concluir se funciona ou não.( e não é experimentar 2 a 3 vezes)
Agora vejo que muitos ainda se regem pela típica moda portuguesa, a mínima mudança, toca de torcer o nariz e começar logo a estranhar.

Aparecem canas híbridas, isso não vale nada, parte depressa, a tubular bem me chega.
Aparece o flurocarbono, a linha é toda igual, isso não serve para nada.
Fio fino, isso é modernices, com o meu 0.35 /0.40 também sempre tirei peixe.

Resumindo, sem experimentar de forma rigorosa, não se obtêm resultados. O mesmo que diz isso "chumbada com cor não serve para nada," é o mesmo que diz, "nunca comas laranja durante a pesca, não vais apanhar nada".

Cumps.

 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #25 em: 21:09 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aparecem canas híbridas, isso não vale nada, parte depressa, a tubular bem me chega.
Aparece o flurocarbono, a linha é toda igual, isso não serve para nada.
Fio fino, isso é modernices, com o meu 0.35 /0.40 também sempre tirei peixe.

E quando se está ao pé de um velhote com material de há 20 anos e nós com material recente e estamos a zero e ele a tirar peixe .

Pergunto : é do material ou é sabedoria ?

Que diferença faz o material?
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline johnteixeira

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #26 em: 21:42 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aparecem canas híbridas, isso não vale nada, parte depressa, a tubular bem me chega.
Aparece o flurocarbono, a linha é toda igual, isso não serve para nada.
Fio fino, isso é modernices, com o meu 0.35 /0.40 também sempre tirei peixe.

E quando se está ao pé de um velhote com material de há 20 anos e nós com material recente e estamos a zero e ele a tirar peixe .

Pergunto : é do material ou é sabedoria ?

Que diferença faz o material?


A meu entender : 70% Saber ler o mar e todas a condições da jornada, e é neste aspecto que muitas horas de pesca são necessárias para colocar em prática os saberes e separar o certo do errado.
                          20% Material
                          10% Sorte

O velho sabe onde o peixe anda,em que alturas, em que condições, viu o que funcionou, com o que funcionou, e em que dias funcionou. Ou seja, errou e aprendeu.

Mas nem todos têm a capacidade de aprender com o erros e isso diferencia o bom do mau pescador.

As chumbadas de cor, é como qualquer outro tópico, trata-se de algo que se está a ver se funciona ou não, porem, como qualquer outro tópico de algo novo, há malta que gosta logo de disser ( a boa moda portuguesa) "isso não serve para nada". Mas a questão é, como base em quê ? Usaram durante varias jornadas e tiraram conclusões que queriam partilhar com os restantes pescadores ?

Ou é só naquela de "Epa nunca usei mais isso não serve para nada pá"

Foram duas pessoas da velha guarda que me sugeriram as chumbadas de cor, um da 1º Divisão da FPPD e um colega de pesca com 56 anos, um jovem diga-se.

Com isto, há quem tente alargar horizontes, há quem por desconfiança ou teimosia diga, o que faço chega me, tentar algo novo não é para mim. Nada disto tem a ver com idade, são maneiras de estar na vida.

Com isto repare-se, o tópico é "Chumbadas de cor , plastificar ou pintar", e com base em muitas respostas parece ser. "chumbadas de cor funciona?"

« Última modificação: 21:46 Segunda, 16 de Abril de 2018 por johnteixeira »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: franciscopt

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #27 em: 22:07 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Concordo com as várias opiniões...

Mesmo que pesquemos muito... temos sempre algo para aprender, algo para estudar, conhecer e aplicar!... É por este mesmo motivo que os materiais, as técnicas, entre outras coisas foram evoluindo... o conhecimento é continuo...

Exemplo: a quantidade de peixe foi diminuindo ao longo dos anos, as estações do ano estão a modificar-se, o seu alimento também (obriga o homem a estudar um pouco mais as suas técnicas e materiais para obter o êxito mais facilmente)... isto não quer dizer que as técnicas antigas, os materiais antigos não funcionem!?... Claro que a sabedoria e a experiência são o melhor caminho para o sucesso (passou de gerações, para gerações e comprovaram que aquelas "invenções" para alguns na altura viessem a comprovar a sua eficácia).

As descobertas devem-se às novas experiências!!! (com a continuidade, os resultados suportam ou refutam a hipótese sugerida.)

Contudo não estou a dizer que "as cores das chumbadas" influenciam na pesca!!! Até de uma zona para outra os resultados podem ser diferentes!!!


« Última modificação: 22:11 Segunda, 16 de Abril de 2018 por Afons0 »
Afonso
 

Offline johnteixeira

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #28 em: 22:17 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Concordo com as várias opiniões...

Mesmo que pesquemos muito... temos sempre algo para aprender, algo para estudar, conhecer e aplicar!... É por este mesmo motivo que os materiais, as técnicas, entre outras coisas foram evoluindo... o conhecimento é continuo...

Exemplo: a quantidade de peixe foi diminuindo ao longo dos anos, as estações do ano estão a modificar-se, o seu alimento também (obriga o homem a estudar um pouco mais as suas técnicas e materiais para obter o êxito mais facilmente)... isto não quer dizer que as técnicas antigas, os materiais antigos não funcionem!?... Claro que a sabedoria e a experiência são o melhor caminho para o sucesso (passou de gerações, para gerações e comprovaram que aquelas "invenções" para alguns na altura viessem a comprovar a sua eficácia).

As descobertas devem-se às novas experiências!!! (com a continuidade, os resultados suportam ou refutam a hipótese sugerida.)

Contudo não estou a dizer que "as cores das chumbadas" influenciam na pesca!!! Até de uma zona para outra os resultados podem ser diferentes!!!




Ora nem mais.

Cumps ;)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #29 em: 22:45 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O velho sabe onde o peixe anda,em que alturas, em que condições, viu o que funcionou, com o que funcionou, e em que dias funcionou. Ou seja, errou e aprendeu.

Chegámos onde eu acho que está o cerne da questão que coloquei.

E observe-se que o velho continua a usar o material de há uns quantos anos... será que o material será assim tão importante ou mais importante que um bom conhecimento do que se referiu atrás?


NOTA:  eu aproveitei este comentário para lançar a discussão e nada tem a ver com questões pessoais ok camarada? longe disso. É apenas um ponto de vista que acho talvez mais importante que o material em si.
Até  porque dou razão ao que foi dito,não devemos ter cepticismo em usar e experimentar material para que possamos dar uma opinião mais válida. ;)

Nesta casa prevalece sempre a partilha e a discussão saudável dos assuntos derivados deste nosso desporto.

Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline johnteixeira

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #30 em: 23:00 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nesta casa prevalece sempre a partilha e a discussão saudável dos assuntos derivados deste nosso desporto.

"Nesta casa prevalece sempre a partilha e a discussão saudável dos assuntos derivados deste nosso desporto. "

É e por isso que tanto gosto deste forum, e alias, muito aprendi com ele. Por se debater ideais, aprendizagens, ect. ;)

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #31 em: 23:15 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
boas

na minha opinião as chumbadas pintadas tem por objectivo a melhor visualização ao saírem da agua principalmente na pesca nocturna

as chumbadas plastificadas(pintadas) o mesmo objectivo acrescentando a tentativa de preservar a chumbada durante mais tempo no seu formato original

o fio vermelho que tantos usam o seu objectivo primário e para o qual foi desenvolvido foi para que o pescador o veja melhor tendo uma melhor percepção da colocação/direcção da pesca na pesca diurna há até quem use amarelos e outras cores igualmente garridas com o mesmo objectivo

todo este material é direccionado há visão humana e não para atrair ou afugentar qualquer tipo de espécie de peixe



Abraço
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #32 em: 23:18 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nesta casa prevalece sempre a partilha e a discussão saudável dos assuntos derivados deste nosso desporto.

"Nesta casa prevalece sempre a partilha e a discussão saudável dos assuntos derivados deste nosso desporto. "

É e por isso que tanto gosto deste forum, e alias, muito aprendi com ele. Por se debater ideais, aprendizagens, ect. ;)




E é para isso que cá estamos.
Não só nós -gestores mas todos os que participamos e partilhamos opiniões.

Abraço John.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #33 em: 23:19 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Concordo com o que aqui foi dito pelos companheiros anteriores. Há que experimentar coisas diferentes e ver se funcionam. A este respeito, das chumbadas, falo de cadeirinha por experiência própria e em tudo aquilo em que opino é por experiência própria. Utilizei chumbadas de várias cores em tempos. Alternei cores, pesquei com cores e com as normais e nunca consegui associar capturas ás chumbadas.

Certo é que tive capturas com as cores, como é evidente, se pescar só com cor vermelha, preta, as bolinhas de qualquer cor  :) algum dia vou apanhar alguma coisa...

Há uns 2 ou 3 anos que deixei de usar chumbadas pintadas e continuo a capturar. Não quer dizer que alguém não associe capturas a cores de chumbadas ou a outra coisa qualquer. Cada um de nós têm que seguir as suas convicções. Nunca direi que chumbadas de cor não funcionam, digo sim que EU, nos anos em que testei essas chumbadas não estabeleci qualquer relação com capturas por isso não as uso.

Nunca tive a capacidade de ir dentro de agua e verificar o chumbo, a posição em que está, se está enterrado ou não  ;D . Nos simples testes que já fiz á mão, á beirinha, a chumbada enterrava...pelo que sempre me preocupei mais com o conhecimento do spot, com iscos, por exemplo. Interessa-me muito mais o modelo que a cor do chumbo.

Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: johnteixeira

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 568
  • Agradecido: 62 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #34 em: 23:42 Segunda, 16 de Abril de 2018 »
Também penso,que as chumbadas de cor, teem tanto de atrativo , como de desconfiança,e como sabemos que há peixes muito desconfiados a comer,  eventualmente nem se aproximam, já fiz vários testes pescando com varias cores e não vi resultados em relação as normais.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #35 em: 16:10 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Achas para a fogueira seus malandrecos!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #36 em: 16:14 Terça, 17 de Abril de 2018 »
isso a ser completamente verdade
o melhor continua a ser o transparente ou translucido!!!
Abraço
 

Offline pantao

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #37 em: 16:38 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Tudo depende de como querem usar as chumbeiras.
Se as querem camufladas ou como atrativo.
Camufladas para mim é treta, o peixe esta tão habituado a ver lixo que nem liga.
Como atrativo, é sabido que para planos o vermelho funciona, e as glow funcionam para profundidade.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #38 em: 16:51 Terça, 17 de Abril de 2018 »
sei que não é o tema do tópico por isso peço desculpa o que eu quis dizer referia-se ao fio no tópico mais acima

quanto ás chumbadas normalmente e no caso do surfcasting costuma-se usar estralhos bastante cumpridos o que por esse motivo não vejo vantagem da chumbada para atrair ou repelir os peixes por outro lado é suposto que a chumbada fique enterrada na areia para fixar a pesca por isso tanto faz ser vermelha,  amarela ou cinzenta penso eu
Abraço
 

Offline pantao

Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #39 em: 16:55 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
quanto ás chumbadas normalmente e no caso do surfcasting costuma-se usar estralhos bastante cumpridos o que por esse motivo não vejo vantagem da chumbada para atrair ou repelir os peixes por outro lado é suposto que a chumbada fique enterrada na areia para fixar a pesca por isso tanto faz ser vermelha,  amarela ou cinzenta penso eu

Talvez por o surfcasting que faz use estralhos compridos.
Se for aos planos linguados, solhas, etc, em surfcasting também usa estralhos compridos?
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #40 em: 17:17 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Burn baby burn.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A questão do chumbo enterrar dependerá bastante do tipo de solo. Reparem bem neste chumbo do espaço!
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #41 em: 18:24 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
quanto ás chumbadas normalmente e no caso do surfcasting costuma-se usar estralhos bastante cumpridos o que por esse motivo não vejo vantagem da chumbada para atrair ou repelir os peixes por outro lado é suposto que a chumbada fique enterrada na areia para fixar a pesca por isso tanto faz ser vermelha,  amarela ou cinzenta penso eu

Talvez por o surfcasting que faz use estralhos compridos.
Se for aos planos linguados, solhas, etc, em surfcasting também usa estralhos compridos?

olá pantao

faço essencialmente pesca nocturna direccionada a robalos bailas ou corvinas

por vezes e caso saia um ou outro pregado que dos peixes planos aqui pela minha zona penso que seja o mais frequente,o que costumo fazer é colocar uma chumbadinha de oliva ou de aperto perto do anzol
Abraço
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #42 em: 20:42 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A questão do chumbo enterrar dependerá bastante do tipo de solo.

É isso. Quando o fundo está rijo, para mim, é sinónimo de grade.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #43 em: 20:55 Terça, 17 de Abril de 2018 »
Talvez a chumbada vermelha e a preta sejam as mais indicadas para noites de lua nova!!! é tão escuro que nem a chumbada se vê (fica camuflada)  >:D - vou passar a utilizar a vermelha porque fora de água com o frontal se vê melhor!!!  >:D ;D

Quanto as outras cores, vou fazer o teste!... porque sou eu que as vou pintar!!! e assim isolam mais o chumbo (contacto com) ...
Afonso
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #44 em: 13:07 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nunca usei uma chumbada plastificada ou pintada. Nunca senti necessidade e acho uma mariquice.

A razão que ele diz no vídeo a mim não faz grande sentido. As chumbadas para mim nunca chegam a desgastar as arestas porque perco muitas.

Desculpem a minha intervenção. Parece que foi despropisitada mas não.

Esse gajo têm outro vídeo que explica a principal razão pela qual ele pinta a chumbada que eu também vi, logo de seguida. Depois misturei tudo.

Aqui está ele:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 13:10 Quarta, 18 de Abril de 2018 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #45 em: 18:14 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Os nossos vizinhos espanhóis (Humberto Gacio e Raúl Mário) usam chumbeiras de cor com a explicação de que pode despertar curiosidade aos peixes, a Dourada é um peixe que vê mal em relação a predadores, por exemplo robalo, não tendo a certeza mas por lógica posso dizer que o contraste da cor entre a chumbada e a areia pode despertar a Dourada a aproximar-se e consequentemente cheirar melhor o isco. No caso de boa visão, secalhar vê-se melhor ao longe e desperta curiosidade
Não é um fator que ache muito relevante mas pode ter a sua percentagem de influência
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #46 em: 19:13 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Assim sendo aqui vão as da minha safra xcom destrocedor  incorporado e tudo.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas de Surfcasting - Cores, pintar ou plástificar
« Responder #47 em: 20:02 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
também já pintei umas ...  ;) vamos ver o efeito!!!  >:D
Afonso
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]