collapse

Autor Tópico: lubrificador externo carretos shimano  (Lida 1573 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #15 em: 15:02 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


EDIT: embora use os sprays, li (agora) que se recomenda para lubrificação óleo SAE 80 ou 90. Ora esse óleo está muito distante da consistência da massa.


Esse óleo SAE 80/90 é o utilizado nas caixas de velocidades e nas transmissões dos veículos de 2 e 4 rodas.  Para que o lubrificação das engrenagens dos carretos se fizesse com esse óleo era necessário que o interior dos carretos tivesse uma quantidade de óleo para banhar as engrenagens, e os carretos não são estanques. Basta pôr oleo dentro do carreto que ele começa a sair. Isto penso eu.
 

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #16 em: 15:02 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Enviei MP para não prolongar o offtopic das duas rodas. ;D

Relativamente ao assunto em discussão e nunca tendo aberto nenhum dos meus carretos de surfcasting, posso dizer que, pelo menos nas correntes das motos, que óleos finos acabam por dissolver óleos mais espessos e fazê-los despegar da própria corrente.
Por esse motivo, a explicação do Voron faz sentido para mim e nunca retirei o tal parafuso.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #17 em: 15:04 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Zé, pelo que tenho lido, óleo não é só para competição - a maior parte dos lubrificantes para tempo seco está na casa dessas viscosidades.

Esses SAE 80-90 são mais viscosos que o 10W40, como dizes, e são indicados para as correntes com o-rings.

E até faz sentido, pois a ideia é que o óleo penetre no o-ring, tanto que é aconselhado a retirar o excesso (evita-se que projete esse excesso e que vá agregar poeiras).

É verdade que a massa cria uma película protetora também à água, daí me parecer correto que, para tempo chuvoso, seja recomendado um lubrificante mais viscoso.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #18 em: 15:06 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


EDIT: embora use os sprays, li (agora) que se recomenda para lubrificação óleo SAE 80 ou 90. Ora esse óleo está muito distante da consistência da massa.


Esse óleo SAE 80/90 é o utilizado nas caixas de velocidades e nas transmissões dos veículos de 2 e 4 rodas.  Para que o lubrificação das engrenagens dos carretos se fizesse com esse óleo era necessário que o interior dos carretos tivesse uma quantidade de óleo para banhar as engrenagens, e os carretos não são estanques. Basta pôr oleo dentro do carreto que ele começa a sair. Isto penso eu.
A shimano recomenda uma gota de óleo de 2 em 2 pescas, concordante com a tua afirmação.

Mas atenção que eu uso massa no interior dos carretos. Embora antes de cada pescaria coloque uma gota de óleo em vários pontos do carreto (como o recomendado), estou muito mais descansado com o interior, dado que tem massa. De vez em quando, entre lubrificações que implicam abrir os carretos para limpar/ renovar a massa, lá coloco uma gota de óleo pela porta de manutenção.
« Última modificação: 15:19 Sexta, 06 de Abril de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #19 em: 15:14 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


EDIT: embora use os sprays, li (agora) que se recomenda para lubrificação óleo SAE 80 ou 90. Ora esse óleo está muito distante da consistência da massa.


Esse óleo SAE 80/90 é o utilizado nas caixas de velocidades e nas transmissões dos veículos de 2 e 4 rodas.  Para que o lubrificação das engrenagens dos carretos se fizesse com esse óleo era necessário que o interior dos carretos tivesse uma quantidade de óleo para banhar as engrenagens, e os carretos não são estanques. Basta pôr oleo dentro do carreto que ele começa a sair. Isto penso eu.
A shimano recomenda uma gota de óleo de 2 em 2 pescas, concordante com a tua afirmação.


Pois eu penso que essa gota de óleo vai fazer com que a massa não fique seca.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #20 em: 15:14 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esses SAE 80-90 são mais viscosos que o 10W40, como dizes, e são indicados para as correntes com o-rings.
Nope, como disse:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E atenção que esses graus (SAE 80-90) são numa escala diferente dos de óleo de motor (tipo 10W40).

Tirado de um site qualquer (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
Viscosidade 10W40: de 4.1 mm^2/s  a 12.5 mm^2/s
Viscosidade SAE 80- 8.2 mm^2/s
Viscosidade SAE 90- 13.13  mm^2/s

Pelo que um óleo 80 anda ela por ela com o 10w40 e o SAE 90 é menos viscoso.


E parece-me que anda aí um mito, o da "massa seca". A massa não seca, senão não servia para nada. Se estiver numa zona em que faça o seu trabalho (entre engrenagens) dura muito tempo. O que pode é degradar-se por causa de contaminação externa. O óleo se tem algum efeito pode ser em diluir a mesma e fazê-la fluir (lentamente) de volta para onde saiu, mas com as suas propriedades degradadas, nesse caso pela contaminação do óleo. Mas nesse caso também pode fluir para longe de onde devia estar.
« Última modificação: 15:20 Sexta, 06 de Abril de 2018 por Zé Maria »
 

Online nelson sampaio

Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #21 em: 15:29 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
a minha ideia é simples
óleo para os rolamentos (tipo óleo de maquina) e massa para engrenagens (uma EP-2)
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #22 em: 16:39 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esses SAE 80-90 são mais viscosos que o 10W40, como dizes, e são indicados para as correntes com o-rings.
Nope, como disse:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E atenção que esses graus (SAE 80-90) são numa escala diferente dos de óleo de motor (tipo 10W40).

Tirado de um site qualquer (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
Viscosidade 10W40: de 4.1 mm^2/s  a 12.5 mm^2/s
Viscosidade SAE 80- 8.2 mm^2/s
Viscosidade SAE 90- 13.13  mm^2/s

Pelo que um óleo 80 anda ela por ela com o 10w40 e o SAE 90 é menos viscoso.


E parece-me que anda aí um mito, o da "massa seca". A massa não seca, senão não servia para nada. Se estiver numa zona em que faça o seu trabalho (entre engrenagens) dura muito tempo. O que pode é degradar-se por causa de contaminação externa. O óleo se tem algum efeito pode ser em diluir a mesma e fazê-la fluir (lentamente) de volta para onde saiu, mas com as suas propriedades degradadas, nesse caso pela contaminação do óleo. Mas nesse caso também pode fluir para longe de onde devia estar.

Pelos dados que avanças não há dúvida, tens razão, mas eu tenho "dificuldade" em conseguir informação "comparável", dado que estamos em classes diferentes de óleos (multi e mono) e dado que a temperatura influencia muito a viscosidade (especialmente nos multi).

Tinha a ideia que um 0W30 quando comparado com um 10W40 é melhor para arranque a baixas temperaturas pois um 0W seria mais fluido a baixa temperatura do que um 10W. Mas o 10W aparece-me numa tabela que consultei como sendo mais fluido... no entanto a tabela só apresenta "alta temperatura" (100 ºC). Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fico na dúvida como se comportará a 40 ºC, por exemplo. Não posso extrapolar conclusões de forma tão linear... neste caso dava jeito ter aqui um e outro para ver como é à temperatura ambiente :)

A comparação do SAE 80/90, a 100 ºC, é fácil, porque estão na mesma tabela que consultei. O 80 é mais viscoso, como referes.

Bem, fiquei curioso com esta coisa... um destes dias lá vou eu perder um bocado para tentar perceber melhor os óleos...

Pessoal, isto é um bocado "off-topic", mas eu não gosto de deixar "à toa" alguém que perdeu um bocado a reunir informação para contrariar uma afirmação errada (ou imprecisa ou até correta que eu tenha feito).
« Última modificação: 16:43 Sexta, 06 de Abril de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2297
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #23 em: 17:27 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Voron que modelos falas?
O XSD ainda tem o parafuso

Pois, não conheço todos carretos, mas naqueles que vi não tem.
O que escrevi em cima foi baseado nalguma experiência que tenho e as dicas que me deram os técnicos duma oficina Shimano na Rússia. Quando carretos da gama média começaram ter um rolamento no apoio do pinhão (x-ship), oficina ficou cheia dos carretos com esses rolamentos gripados. Chegaram a conclusão que gente estava carregar com óleo que vem com carreto para dentro de tal buraco. Óleo chegar ao rolamento altera características da massa própria e acaba com ele.
Quando se fala que massa fica dura.. já li aqui no fórum que muita gente usa massa qualquer e fica satisfeito. Enfim não é bem assim . Depois começam carregar com óleo para carreto ficar XPTO.. Ok, cada um sabe que faz e paga do seu bolso.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #24 em: 17:38 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
boas

penso que este link seja útil para esclarecer alguns pontos

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]