collapse

Autor Tópico: lubrificador externo carretos shimano  (Lida 1582 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1081
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
lubrificador externo carretos shimano
« em: 17:32 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Alguns modelos de carretos shimano vem com um "parafuso", que retirado nada mais é que um furo para injeção de lubrificantes ...
Alguém usa esse furo para tal ?
Lubrificar através deste furo é suficiente em se tratando de engrenagens ?
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #1 em: 17:40 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Eles tem vender carretos novos . Para isso os vendidos não devem durar ;)
Este parafuso serve para isso.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #2 em: 17:46 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Voron boa perspectiva lool
Em todas as maneiras de facto é mais um ponto que pode entrar "algo" para o carreto sem querer mas ainda assim uso apenas ás vezes para deitar 2/3 pingos de óleo fino e dou umas maniveladas para amolecer a massa que tem e lubrificar
Mas isto não é propriamente uma lubrificação, apenas o faço por exemplo 2 vezes entre as manutenções, porque para lubrificar asério esquece lá esse parafusinho, tem mesmo de ser aberto para fazer um trabalho em condições
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #3 em: 18:18 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Existe uma lubrificante  da shimano próprio para meter nesse buraco. É uma massa numa lata de aerosol com um tubo fino para inserir lá.

Já partilhei isso aqui há uns tempos. Vou ver se desenterro.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #4 em: 19:00 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Existe uma lubrificante  da shimano próprio para meter nesse buraco. É uma massa numa lata de aerosol com um tubo fino para inserir lá.

Já partilhei isso aqui há uns tempos. Vou ver se desenterro.

Amigo já reparou que esse buraco fica a frente do semfim  e o veio? Além que semfim deve levar uma massa diferente de coroa, pinhão e veio só óleo..  esse buraco  serve para lubrificar o que?.. Lubrificantes utilizados nos carretos não precisas ser diluídos. Alguém imagina deluir lubrificantes nos rolamentos, partes móveis dos carros durante anos de uso?
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #5 em: 20:21 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Existe uma lubrificante  da shimano próprio para meter nesse buraco. É uma massa numa lata de aerosol com um tubo fino para inserir lá.

Já partilhei isso aqui há uns tempos. Vou ver se desenterro.

Amigo já reparou que esse buraco fica a frente do semfim  e o veio? Além que semfim deve levar uma massa diferente de coroa, pinhão e veio só óleo..  esse buraco  serve para lubrificar o que?.. Lubrificantes utilizados nos carretos não precisas ser diluídos. Alguém imagina deluir lubrificantes nos rolamentos, partes móveis dos carros durante anos de uso?

Epá, não sei bem... mas a Shimano diz que é assim:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nunca vi à venda mas se vir sou capaz de comprar.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #6 em: 23:54 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Nesse buraco o mestre Alan hawk diz que só massa em spray e não óleo.

Noutros buracos outras coisas 😁
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #7 em: 07:51 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Encontrei. É engraçado que eles alteraram o video, tiraram a parte do chuveiro.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #8 em: 10:22 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
E nos modelos recentes já não tem buraco com parafuso ;)
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #9 em: 12:06 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Link para site europeu da shimano, página de manutenção: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Para os modelos com porta de manutenção aconselham a deitar 1 gota de óleo por cada duas vezes de pesca.

Eu não percebo muito (nada??) de óleos, manutenção e massas, por isso podem dar na cabeça à vontade  C:-) (poderiam sempre  ;D) que pelo menos a malta aprende :D

Então o óleo não lubrifica adequadamente engrenagens? Se calhar lubrifica... como é com os motores??... tem é que lá estar.

Mesmo as correntes de mota já levam lubrificação muito fluída quando comparada com a massa consistente (especialmente se for para tempo seco, para tempo chuvoso é mais pastosa) e são engrenagens muito expostas.

Possivelmente o uso da massa permite manutenções mais espaçadas no tempo, dado que a sua viscosidade mantém essa massa agarrada à peça. Com o óleo é necessário lubrificar mais vezes.
É possível que a shimano coloque óleo para manutenção porque quer vender mais carretos, como diz o Voron, mas eu apostava mais na suavidade... é que se os carretos começarem a durar meia dúzia de pescas a malta deixa de comprar...

Atenção que eu coloco essencialmente massa, mas não vejo mal nenhum em usar a porta de manutenção de acordo com o que eles referem.

Já agora, nos ultegra XSC e nos Bulls 9100/120 o óleo vai cair na roda de coroa.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #10 em: 12:23 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Voron que modelos falas?
O XSD ainda tem o parafuso
Apenas coloco umas pingas de óleo exatamente porque noto logo mais suavidade nas próximas pescarias, especialmente se o carreto estiver parado muito tempo a massa enrije-se sempre um pouco por muito boa que seja
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline meritoon

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 290
  • Agradecido: 9 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:57 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #11 em: 12:49 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Boas.
Quem já abriu um carreto, com certeza reparou que a maior parte da massa lubrificante foi deslocada, pelo movimento das engrenagens para "cantos" dentro do carreto, onde não lubrifica nada.
Estes depósitos tendem a "secar" e a introdução do óleo fino, pretende "amolecer" estes depósitos de massa, de maneira a que com o movimento do carreto eles se desloquem, e cheguem novamente às engrenagens que devem lubrificar.
Isto é um efeito de curto prazo, de eficácia duvidosa e não substitui as acções de lubrificação que devemos efectuar.
Acho que no máximo melhora um pouco a qualidade da lubrificação, entre períodos de manutenção.
Não devemos abusar destas injecções de óleo fino, sob pena de ficarmos com o carreto "seco".
També acho que a massa em spray deverá se mais eficaz.
 

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #12 em: 14:13 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mesmo as correntes de mota já levam lubrificação muito fluída quando comparada com a massa consistente (especialmente se for para tempo seco, para tempo chuvoso é mais pastosa) e são engrenagens muito expostas.

Isso não é exactamente assim. É verdade que é mais liquida ao aplicar mas apenas por uma questão de penetração nos O-Rings que as correntes modernas levam. Veja como fica esse liquido ao fim das 6 a 12 horas que eles aconselham  a ter a mota parada após aplicação.
Nalgumas marcas é ainda mais consistente que a própria massa que se usava antes.




 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #13 em: 14:25 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
É verdade que está relacionado com a penetração nos o-rings.

Mas eu não noto que fique tipo massa consistente mesmo passadas umas horas, à exceção da que uso para "tempo chuvoso" que é muito mais consistente e fica uma "pasta" tipo massa consistente (estou a falar concretamente na WD-40).

De qualquer forma, com o lubrificante mais fluido (para tempo seco) também não interessa que fique em grande quantidade por fora (como disseste interessa que penetre nos o-rings). É esse que eu uso mais e, mesmo depois de "secar" (desaparecer o propulsor e um ou outro componente volátil), não noto grande consistência - presumo que dentro dos o-rings ainda esteja menos consistente. Neste caso estou a falar da Castrol.

EDIT: embora use os sprays, li (agora) que se recomenda para lubrificação óleo SAE 80 ou 90. Ora esse óleo está muito distante da consistência da massa.
« Última modificação: 14:33 Sexta, 06 de Abril de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #14 em: 14:52 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Onde já vão.
A massa além de lubrificante tem efeito protetor. No caso das correntes como levam com pó, chuva, areia e sei lá mais o quê interessam as massas. O
oléo é usado para lubricar correntes mas pelo que sei é usado em competição, em que a longevidade não interessa mas qualquer pequena vantagem (neste caso menos atrito) pode dar umas décimas que nesse ambiente fazem a diferença. Mas se meteres numa mota de estrada caga-te a jante e mota toda e vais ter de adicionar com muita mais frequência. E atenção que esses graus (SAE 80-90) são numa escala diferente dos de óleo de motor (tipo 10W40).

Nas engrenagens de um carreto é preferível a massa. O efeito lubrificante é para uma situação de pouca velocidade e esforços elevados, onde as massas são mais adequadas que os óleos (o mais rápido dos pescadores não deve passar de umas 3 rotações por segundo, menos de 200rpm na manivela). E se entrar um bocado de água ou impurezas pode servir de barreira.
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #15 em: 15:02 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


EDIT: embora use os sprays, li (agora) que se recomenda para lubrificação óleo SAE 80 ou 90. Ora esse óleo está muito distante da consistência da massa.


Esse óleo SAE 80/90 é o utilizado nas caixas de velocidades e nas transmissões dos veículos de 2 e 4 rodas.  Para que o lubrificação das engrenagens dos carretos se fizesse com esse óleo era necessário que o interior dos carretos tivesse uma quantidade de óleo para banhar as engrenagens, e os carretos não são estanques. Basta pôr oleo dentro do carreto que ele começa a sair. Isto penso eu.
 

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #16 em: 15:02 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Enviei MP para não prolongar o offtopic das duas rodas. ;D

Relativamente ao assunto em discussão e nunca tendo aberto nenhum dos meus carretos de surfcasting, posso dizer que, pelo menos nas correntes das motos, que óleos finos acabam por dissolver óleos mais espessos e fazê-los despegar da própria corrente.
Por esse motivo, a explicação do Voron faz sentido para mim e nunca retirei o tal parafuso.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #17 em: 15:04 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Zé, pelo que tenho lido, óleo não é só para competição - a maior parte dos lubrificantes para tempo seco está na casa dessas viscosidades.

Esses SAE 80-90 são mais viscosos que o 10W40, como dizes, e são indicados para as correntes com o-rings.

E até faz sentido, pois a ideia é que o óleo penetre no o-ring, tanto que é aconselhado a retirar o excesso (evita-se que projete esse excesso e que vá agregar poeiras).

É verdade que a massa cria uma película protetora também à água, daí me parecer correto que, para tempo chuvoso, seja recomendado um lubrificante mais viscoso.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #18 em: 15:06 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


EDIT: embora use os sprays, li (agora) que se recomenda para lubrificação óleo SAE 80 ou 90. Ora esse óleo está muito distante da consistência da massa.


Esse óleo SAE 80/90 é o utilizado nas caixas de velocidades e nas transmissões dos veículos de 2 e 4 rodas.  Para que o lubrificação das engrenagens dos carretos se fizesse com esse óleo era necessário que o interior dos carretos tivesse uma quantidade de óleo para banhar as engrenagens, e os carretos não são estanques. Basta pôr oleo dentro do carreto que ele começa a sair. Isto penso eu.
A shimano recomenda uma gota de óleo de 2 em 2 pescas, concordante com a tua afirmação.

Mas atenção que eu uso massa no interior dos carretos. Embora antes de cada pescaria coloque uma gota de óleo em vários pontos do carreto (como o recomendado), estou muito mais descansado com o interior, dado que tem massa. De vez em quando, entre lubrificações que implicam abrir os carretos para limpar/ renovar a massa, lá coloco uma gota de óleo pela porta de manutenção.
« Última modificação: 15:19 Sexta, 06 de Abril de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #19 em: 15:14 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


EDIT: embora use os sprays, li (agora) que se recomenda para lubrificação óleo SAE 80 ou 90. Ora esse óleo está muito distante da consistência da massa.


Esse óleo SAE 80/90 é o utilizado nas caixas de velocidades e nas transmissões dos veículos de 2 e 4 rodas.  Para que o lubrificação das engrenagens dos carretos se fizesse com esse óleo era necessário que o interior dos carretos tivesse uma quantidade de óleo para banhar as engrenagens, e os carretos não são estanques. Basta pôr oleo dentro do carreto que ele começa a sair. Isto penso eu.
A shimano recomenda uma gota de óleo de 2 em 2 pescas, concordante com a tua afirmação.


Pois eu penso que essa gota de óleo vai fazer com que a massa não fique seca.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #20 em: 15:14 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esses SAE 80-90 são mais viscosos que o 10W40, como dizes, e são indicados para as correntes com o-rings.
Nope, como disse:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E atenção que esses graus (SAE 80-90) são numa escala diferente dos de óleo de motor (tipo 10W40).

Tirado de um site qualquer (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
Viscosidade 10W40: de 4.1 mm^2/s  a 12.5 mm^2/s
Viscosidade SAE 80- 8.2 mm^2/s
Viscosidade SAE 90- 13.13  mm^2/s

Pelo que um óleo 80 anda ela por ela com o 10w40 e o SAE 90 é menos viscoso.


E parece-me que anda aí um mito, o da "massa seca". A massa não seca, senão não servia para nada. Se estiver numa zona em que faça o seu trabalho (entre engrenagens) dura muito tempo. O que pode é degradar-se por causa de contaminação externa. O óleo se tem algum efeito pode ser em diluir a mesma e fazê-la fluir (lentamente) de volta para onde saiu, mas com as suas propriedades degradadas, nesse caso pela contaminação do óleo. Mas nesse caso também pode fluir para longe de onde devia estar.
« Última modificação: 15:20 Sexta, 06 de Abril de 2018 por Zé Maria »
 

Offline nelson sampaio

Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #21 em: 15:29 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
a minha ideia é simples
óleo para os rolamentos (tipo óleo de maquina) e massa para engrenagens (uma EP-2)
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #22 em: 16:39 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esses SAE 80-90 são mais viscosos que o 10W40, como dizes, e são indicados para as correntes com o-rings.
Nope, como disse:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E atenção que esses graus (SAE 80-90) são numa escala diferente dos de óleo de motor (tipo 10W40).

Tirado de um site qualquer (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
Viscosidade 10W40: de 4.1 mm^2/s  a 12.5 mm^2/s
Viscosidade SAE 80- 8.2 mm^2/s
Viscosidade SAE 90- 13.13  mm^2/s

Pelo que um óleo 80 anda ela por ela com o 10w40 e o SAE 90 é menos viscoso.


E parece-me que anda aí um mito, o da "massa seca". A massa não seca, senão não servia para nada. Se estiver numa zona em que faça o seu trabalho (entre engrenagens) dura muito tempo. O que pode é degradar-se por causa de contaminação externa. O óleo se tem algum efeito pode ser em diluir a mesma e fazê-la fluir (lentamente) de volta para onde saiu, mas com as suas propriedades degradadas, nesse caso pela contaminação do óleo. Mas nesse caso também pode fluir para longe de onde devia estar.

Pelos dados que avanças não há dúvida, tens razão, mas eu tenho "dificuldade" em conseguir informação "comparável", dado que estamos em classes diferentes de óleos (multi e mono) e dado que a temperatura influencia muito a viscosidade (especialmente nos multi).

Tinha a ideia que um 0W30 quando comparado com um 10W40 é melhor para arranque a baixas temperaturas pois um 0W seria mais fluido a baixa temperatura do que um 10W. Mas o 10W aparece-me numa tabela que consultei como sendo mais fluido... no entanto a tabela só apresenta "alta temperatura" (100 ºC). Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fico na dúvida como se comportará a 40 ºC, por exemplo. Não posso extrapolar conclusões de forma tão linear... neste caso dava jeito ter aqui um e outro para ver como é à temperatura ambiente :)

A comparação do SAE 80/90, a 100 ºC, é fácil, porque estão na mesma tabela que consultei. O 80 é mais viscoso, como referes.

Bem, fiquei curioso com esta coisa... um destes dias lá vou eu perder um bocado para tentar perceber melhor os óleos...

Pessoal, isto é um bocado "off-topic", mas eu não gosto de deixar "à toa" alguém que perdeu um bocado a reunir informação para contrariar uma afirmação errada (ou imprecisa ou até correta que eu tenha feito).
« Última modificação: 16:43 Sexta, 06 de Abril de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #23 em: 17:27 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Voron que modelos falas?
O XSD ainda tem o parafuso

Pois, não conheço todos carretos, mas naqueles que vi não tem.
O que escrevi em cima foi baseado nalguma experiência que tenho e as dicas que me deram os técnicos duma oficina Shimano na Rússia. Quando carretos da gama média começaram ter um rolamento no apoio do pinhão (x-ship), oficina ficou cheia dos carretos com esses rolamentos gripados. Chegaram a conclusão que gente estava carregar com óleo que vem com carreto para dentro de tal buraco. Óleo chegar ao rolamento altera características da massa própria e acaba com ele.
Quando se fala que massa fica dura.. já li aqui no fórum que muita gente usa massa qualquer e fica satisfeito. Enfim não é bem assim . Depois começam carregar com óleo para carreto ficar XPTO.. Ok, cada um sabe que faz e paga do seu bolso.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #24 em: 17:38 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
boas

penso que este link seja útil para esclarecer alguns pontos

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]