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Autor Tópico: lubrificador externo carretos shimano  (Lida 1586 vezes)

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Offline Renato Maquarte

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lubrificador externo carretos shimano
« em: 17:32 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Alguns modelos de carretos shimano vem com um "parafuso", que retirado nada mais é que um furo para injeção de lubrificantes ...
Alguém usa esse furo para tal ?
Lubrificar através deste furo é suficiente em se tratando de engrenagens ?
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Offline voron

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #1 em: 17:40 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Eles tem vender carretos novos . Para isso os vendidos não devem durar ;)
Este parafuso serve para isso.
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Offline Abade

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #2 em: 17:46 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Voron boa perspectiva lool
Em todas as maneiras de facto é mais um ponto que pode entrar "algo" para o carreto sem querer mas ainda assim uso apenas ás vezes para deitar 2/3 pingos de óleo fino e dou umas maniveladas para amolecer a massa que tem e lubrificar
Mas isto não é propriamente uma lubrificação, apenas o faço por exemplo 2 vezes entre as manutenções, porque para lubrificar asério esquece lá esse parafusinho, tem mesmo de ser aberto para fazer um trabalho em condições
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline duas

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #3 em: 18:18 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Existe uma lubrificante  da shimano próprio para meter nesse buraco. É uma massa numa lata de aerosol com um tubo fino para inserir lá.

Já partilhei isso aqui há uns tempos. Vou ver se desenterro.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline voron

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #4 em: 19:00 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
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Existe uma lubrificante  da shimano próprio para meter nesse buraco. É uma massa numa lata de aerosol com um tubo fino para inserir lá.

Já partilhei isso aqui há uns tempos. Vou ver se desenterro.

Amigo já reparou que esse buraco fica a frente do semfim  e o veio? Além que semfim deve levar uma massa diferente de coroa, pinhão e veio só óleo..  esse buraco  serve para lubrificar o que?.. Lubrificantes utilizados nos carretos não precisas ser diluídos. Alguém imagina deluir lubrificantes nos rolamentos, partes móveis dos carros durante anos de uso?
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Offline duas

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #5 em: 20:21 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
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Existe uma lubrificante  da shimano próprio para meter nesse buraco. É uma massa numa lata de aerosol com um tubo fino para inserir lá.

Já partilhei isso aqui há uns tempos. Vou ver se desenterro.

Amigo já reparou que esse buraco fica a frente do semfim  e o veio? Além que semfim deve levar uma massa diferente de coroa, pinhão e veio só óleo..  esse buraco  serve para lubrificar o que?.. Lubrificantes utilizados nos carretos não precisas ser diluídos. Alguém imagina deluir lubrificantes nos rolamentos, partes móveis dos carros durante anos de uso?

Epá, não sei bem... mas a Shimano diz que é assim:

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Nunca vi à venda mas se vir sou capaz de comprar.
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Offline Pedroko

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #6 em: 23:54 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Nesse buraco o mestre Alan hawk diz que só massa em spray e não óleo.

Noutros buracos outras coisas 😁
 

Offline duas

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #7 em: 07:51 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Encontrei. É engraçado que eles alteraram o video, tiraram a parte do chuveiro.

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Offline voron

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #8 em: 10:22 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
E nos modelos recentes já não tem buraco com parafuso ;)
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Offline A_G_A

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #9 em: 12:06 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Link para site europeu da shimano, página de manutenção: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Para os modelos com porta de manutenção aconselham a deitar 1 gota de óleo por cada duas vezes de pesca.

Eu não percebo muito (nada??) de óleos, manutenção e massas, por isso podem dar na cabeça à vontade  C:-) (poderiam sempre  ;D) que pelo menos a malta aprende :D

Então o óleo não lubrifica adequadamente engrenagens? Se calhar lubrifica... como é com os motores??... tem é que lá estar.

Mesmo as correntes de mota já levam lubrificação muito fluída quando comparada com a massa consistente (especialmente se for para tempo seco, para tempo chuvoso é mais pastosa) e são engrenagens muito expostas.

Possivelmente o uso da massa permite manutenções mais espaçadas no tempo, dado que a sua viscosidade mantém essa massa agarrada à peça. Com o óleo é necessário lubrificar mais vezes.
É possível que a shimano coloque óleo para manutenção porque quer vender mais carretos, como diz o Voron, mas eu apostava mais na suavidade... é que se os carretos começarem a durar meia dúzia de pescas a malta deixa de comprar...

Atenção que eu coloco essencialmente massa, mas não vejo mal nenhum em usar a porta de manutenção de acordo com o que eles referem.

Já agora, nos ultegra XSC e nos Bulls 9100/120 o óleo vai cair na roda de coroa.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Abade

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #10 em: 12:23 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Voron que modelos falas?
O XSD ainda tem o parafuso
Apenas coloco umas pingas de óleo exatamente porque noto logo mais suavidade nas próximas pescarias, especialmente se o carreto estiver parado muito tempo a massa enrije-se sempre um pouco por muito boa que seja
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline meritoon

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #11 em: 12:49 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Boas.
Quem já abriu um carreto, com certeza reparou que a maior parte da massa lubrificante foi deslocada, pelo movimento das engrenagens para "cantos" dentro do carreto, onde não lubrifica nada.
Estes depósitos tendem a "secar" e a introdução do óleo fino, pretende "amolecer" estes depósitos de massa, de maneira a que com o movimento do carreto eles se desloquem, e cheguem novamente às engrenagens que devem lubrificar.
Isto é um efeito de curto prazo, de eficácia duvidosa e não substitui as acções de lubrificação que devemos efectuar.
Acho que no máximo melhora um pouco a qualidade da lubrificação, entre períodos de manutenção.
Não devemos abusar destas injecções de óleo fino, sob pena de ficarmos com o carreto "seco".
També acho que a massa em spray deverá se mais eficaz.
 

Offline AJorge73

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #12 em: 14:13 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
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Mesmo as correntes de mota já levam lubrificação muito fluída quando comparada com a massa consistente (especialmente se for para tempo seco, para tempo chuvoso é mais pastosa) e são engrenagens muito expostas.

Isso não é exactamente assim. É verdade que é mais liquida ao aplicar mas apenas por uma questão de penetração nos O-Rings que as correntes modernas levam. Veja como fica esse liquido ao fim das 6 a 12 horas que eles aconselham  a ter a mota parada após aplicação.
Nalgumas marcas é ainda mais consistente que a própria massa que se usava antes.




 

Offline A_G_A

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #13 em: 14:25 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
É verdade que está relacionado com a penetração nos o-rings.

Mas eu não noto que fique tipo massa consistente mesmo passadas umas horas, à exceção da que uso para "tempo chuvoso" que é muito mais consistente e fica uma "pasta" tipo massa consistente (estou a falar concretamente na WD-40).

De qualquer forma, com o lubrificante mais fluido (para tempo seco) também não interessa que fique em grande quantidade por fora (como disseste interessa que penetre nos o-rings). É esse que eu uso mais e, mesmo depois de "secar" (desaparecer o propulsor e um ou outro componente volátil), não noto grande consistência - presumo que dentro dos o-rings ainda esteja menos consistente. Neste caso estou a falar da Castrol.

EDIT: embora use os sprays, li (agora) que se recomenda para lubrificação óleo SAE 80 ou 90. Ora esse óleo está muito distante da consistência da massa.
« Última modificação: 14:33 Sexta, 06 de Abril de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Zé Maria

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Re: lubrificador externo carretos shimano
« Responder #14 em: 14:52 Sexta, 06 de Abril de 2018 »
Onde já vão.
A massa além de lubrificante tem efeito protetor. No caso das correntes como levam com pó, chuva, areia e sei lá mais o quê interessam as massas. O
oléo é usado para lubricar correntes mas pelo que sei é usado em competição, em que a longevidade não interessa mas qualquer pequena vantagem (neste caso menos atrito) pode dar umas décimas que nesse ambiente fazem a diferença. Mas se meteres numa mota de estrada caga-te a jante e mota toda e vais ter de adicionar com muita mais frequência. E atenção que esses graus (SAE 80-90) são numa escala diferente dos de óleo de motor (tipo 10W40).

Nas engrenagens de um carreto é preferível a massa. O efeito lubrificante é para uma situação de pouca velocidade e esforços elevados, onde as massas são mais adequadas que os óleos (o mais rápido dos pescadores não deve passar de umas 3 rotações por segundo, menos de 200rpm na manivela). E se entrar um bocado de água ou impurezas pode servir de barreira.
 

 

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