collapse

Autor Tópico: Sugestão para poupar uns €  (Lida 1073 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Sugestão para poupar uns €
« em: 02:05 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Boa noite, venho aqui deixar uma sugestão para conseguir poupar uns euros nas linhas para os carretos.

No meu caso, uso linhas finas nos carretos (0.20 e 0.25mm), e normalmente estas linhas são caras, as de qualidade, claro...

Aquilo que eu faço, e não tenho tido qualquer problema, é reutilizar a linha... Ou seja, meto cerca de 350 mts de linha no carreto e a cada 6/7meses viro a linha, ou seja, a linha que estava no inicio passa Para o fim numa outra bobine e vice.versa...porque cerca de 150 mts nunca saiem do carreto, logo estão bons...
Sugiro é que não deixem passar dos 7meses e claro, que tenham os habituais cuidados com o fio

Tudo bem que podem dizer que em vez de meter 350 e depois virar, mete.se só 150 (por exemplo)  e Troca.se depois... Tudo bem, é uma opção válida, contudo Não me sinto confortável em ter apenas 150/200mts da mesma linha, porque depois o nó do chicote do fio que possa estar por baixo poderá prender e diminuir o lançamento.

De qualquer forma, quis partilhar isto convosco.
 

Offline nelson sampaio

Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #1 em: 08:52 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
é uma boa opçao
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1081
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #2 em: 12:07 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Eu não faço, a linha que fica por baixo fica amassada ...
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1081
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #3 em: 12:09 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aquilo que eu faço, e não tenho tido qualquer problema, é reutilizar a linha... Ou seja, meto cerca de 350 mts de linha no carreto
Por que não coloca 250m ?
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #4 em: 12:18 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não faço, a linha que fica por baixo fica amassada ...

A mim isso não acontece... A minha linha quando a viro parece mesmo nova... será pela linha? Carreto?
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #5 em: 12:25 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aquilo que eu faço, e não tenho tido qualquer problema, é reutilizar a linha... Ou seja, meto cerca de 350 mts de linha no carreto
Por que não coloca 250m ?


É por uma questão de segurança...o meu lançamento ronda os 170-190 metros...

Consideremos 200mts de lançamento(hipoteticamente) ... Ora, se lanças 200, significa que esses metros que saiem do carreto vão sofrer mais desgaste, certo? Ao virar a linha, ficarias com 50 metros virgens e os restantes 150 já usados... Com 350mts, iremos ter 150mts virgens e 50 usados, o que a mim dá uma maior segurança...

Até poderás usar apenas 250mts, depende sempre do lançamento que fazes... E também passa por gosto. Pessoalmente eu gosto de ter uma reserva de 150mts no carreto (da mesma linha), nunca se sabe quando puderemos perder uns metros...
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #6 em: 12:32 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Já fiz isso uma vez numa linha e gostei, realmente a linha que estava por baixo parecia nova, embora "aguentou" menos tempo do que a original que estava por cima mas ainda assim deu para pescar mais uns tempos sem ser necessário comprar novo
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #7 em: 13:05 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Não sei se a linha aguenta menos tempo depois de virada, até porque depois de a virar eu só a mantenho mais uns 4/5 meses (efetivamente é menos tempo que a inicial)... Tenho o habito de renovar as linhas uma vez por ano...

Normalmente, meto linha nova em Março, viro em setembro e depois fica até Março do ano seguinte...
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1081
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #8 em: 13:08 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É por uma questão de segurança...o meu lançamento ronda os 170-190 metros...

Opa, não contava com isso.
Parabéns, você faz parte de uma seleta minoria que consegue essa proeza ...
Se avaliar o valor de 350m de linha por ano, e, supondo que a resistência e a durabilidade depois de invertida não é a mesma, não seria melhor jogar tudo fora e colocar linha nova.
Caramba, eu pesquiso muito e leio muito para saber o que tem de melhor no mercado ... não faz sentido por em risco a pescaria por uns poucos euros
« Última modificação: 13:15 Quinta, 05 de Abril de 2018 por Renato Maquarte »
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #9 em: 13:28 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Até conheço pessoas que lançam mais... Se tiveres atenção, lanças facilmente 120-140mts (conta as maniveladas), daí até obter mais uns 40/50mts é uma questão de mudar a chumbada (uma mais aerodinâmica), diminuir o diâmetro da linha, técnica de lançamento... Por exemplo só consigo atingir essas distâncias em otg... Por cima da cabeça não consigo passar dos 150...mas também não quero fugir ao tema...

Voltando às linhas, a meu ver, a resistência é a mesma (ou muito idêntica), agora a questão da durabilidade já não posso argumentar porque nunca deixo essa linha o mesmo tempo que a outra para conseguir comparar, mas admito que possa ter menor durabilidade...
Relativamente a colocar em perigo a pescaria por poupar, talvez tenha a sua razão, mas até ao momento tenho me dado bem assim, e já lá vão uns 4 anos... Claro que depende das zonas, se pode haver pedras, do tratamento pos pesca, etc...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #10 em: 13:51 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Opa, não contava com isso.
Parabéns, você faz parte de uma seleta minoria que consegue essa proeza ...


Concordo, poucos atingem essas marcas. Uma coisa é lançar esses metros, outras coisa diferente é sair fio do carretos com esses metros  :). Num dia de vento eu julgo que consigo fazer sair 200 metros de linha do carreto >:D, a lançar, nem perto.

Regressando ao tópico eu já fiz o que o amigo António faz e continuo a fazer nas bobines mais fundas. Nas mais rasas não faço mas não consigo colocar menos de 300 metros de fio. Se for 0,20mm meto mais que isso, se perder fio uma vez ou duas continuo a usar a mesma bobine com segurança. Caso coloque apenas 250 metros de fio, se pesco 100 metros de fio são os restantes 150mts que vão para o lixo porque tenho que substituir.
Nelson Peres
 

Offline pantao

Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #11 em: 14:02 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Fazes 190m com um 0,20/0.25? imagino com um 0.16 ou 0.14!
Tens noção da velocidade que impões a chumbeira? cerca de 55m/s ou seja cerca de 200km/h, grande caniço que usas, qual é?
A sugestão que dás é porreira e muito utilizada, pessoalmente também não gosto pois a linha de "dentro" além de amassada fica mais ressequida devido ao salitre que se vai acumulando, mas todas as sugestões para poupar são bem vindas ;-)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #12 em: 14:14 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Se meterem vaselina liquida no fio, essa vaselina vai chegar ao fio que nunca é utilizado e quando o tirarem está como novo. Nunca tive problema de amasso.
Nelson Peres
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #13 em: 14:17 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
190 so com 0.20...nunca usei menos do que isso... E claro, o isco não pode ser lingueirao inteiro nem caranguejo...
Não tenho noção da velocidade, de facto é muito...mas acho que isso depende da inclinação que se dá à chumbada, ou seja, o ângulo que a chumbada leva, a meu ver o melhor angulo será na casa dos 45 graus...
Relativamente às canas, tenho uma shimano speedmaster, awa shima skycaster,  uma daiwa shorecast e uma daiwa Procyon...

Uma das coisas que eu faço a nivel de manutenção sa linha é quando sei que me vou embora, faço um lançamento só com a chumbada, antes de recolher despejo água doce em cima da linha que fica por baixo, enrolo uns 50metros e volto a deitar água e assim até ao fim... Chegado a casa, volto a lavar a linha com agua corrente, no dia seguinte, já seco meto silicone em spray... E 2 ou 3 vezes por mês meto silicone na camada inferior do fio...
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Sugestão para poupar uns €
« Responder #14 em: 14:20 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se meterem vaselina liquida no fio, essa vaselina vai chegar ao fio que nunca é utilizado e quando o tirarem está como novo. Nunca tive problema de amasso.

Sim, eu uso silicone em spray... Mas vaselina liquida também é válido, eu uso quando não tenho spray (só uso o do lidl por causa do preço)
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Miguel Graça [Hoje às 01:05]

Carapaus por Pedro Gonçalves [23:41 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]