collapse

Autor Tópico: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?  (Lida 4402 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pantao

Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #15 em: 14:18 Quinta, 29 de Março de 2018 »
A gordura não é o único factor, por exemplo agua salgada  tem um ponto mais baixo de congelação, tal como o álcool.
O que o leite tem não sei, leva um pacote de leite e uma garrafa de agua com a mesma quantidade e vê qual dura mais ;-)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #16 em: 14:39 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Sim, para fazer gelo os pacotes do leite, são melhores que as garrafas de agua, mantêm o gelo mais tempo.
E não precisa de ser leite gordo, meio gordo também dá. ;D
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #17 em: 14:46 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Pois, já vi qual é a tua perspetiva, a da "duração":

Se ainda tiveres gelo, é bom, caso contrário é mau.

Vejamos as coisas de outra forma.

Em duas geleiras iguais colocas: geleira 1) 100g de gelo dentro de uma caixa perfeitamente isolada; geleira 2) 1 kg de gelo numa garrafa de água.

Ao fim de 4 horas tens a garrafa de 1 kg líquida e os 100g de gelo ainda sólidos. Qual durou mais? As 100 g de gelo... ainda é gelo. Qual cumpriu melhor a sua função?

Obviamente que estou a colocar uma hipótese teórica, mas é só para tentar explicar que o facto de se ter gelo não é necessariamente melhor. No caso dos pacotes de leite pode ser porque o calor não consegue entrar no pacote tão facilmente, dado que está mais isolado (tem uma película refletora que vai refletir radiação (e temos transmissão de calor por radiação).

Mas se o calor não entrou no pacote de gelo, significa que não foi retirado da geleira e tivemos a geleira a uma temperatura superior à que teríamos com a garrafa de água (isto pode não ser mau, depende das temperaturas e dos tempos).

As coisas funcionam mais ou menos assim: cada substância necessita de uma certa quantidade de energia para elevar a sua temperatura 1ºC.
No caso do gelo são cerca de 500 cal, e muitas gorduras têm valor semelhante.

Vamos admitir que se coloca gelo a -10 ºC na geleira (os nossos congeladores estão a menos do que isso, mas facilita as contas), até à temperatura de 0 ºC, por cada grau que se eleva, 1 kg desse gelo vai retirar da geleira 500 cal. Quando se transforma em água, passa a retirar cerca de 1000.

Pensemos que, no fim da jornada tens gelo líquido a 0ºC, retiraste 5000 calorias da geleira. Se tiveres leite sólido ainda a -5 ºC pensas que cumpriu melhor a sua função, mas só retiraste 2500 calorias da geleira... provavelmente a geleira esteve a "funcionar" a uma temperatura mais elevada!


O ponto de congelação não interessa muito, pois, independentemente do ponto de congelação, o conjunto vai ficar à temperatura do nosso congelador.

No caso da água salgada a diferença será muito pequena e apenas porque a capacidade térmica da água é superior à do gelo (digamos que a -3 ºC, na água salgada, já temos água, mas temos água com mais capacidade de "absorver" mais calor do que o gelo - a capacidade da água é cerca de o dobro da do gelo).

Neste caso até seria enganador, na forma como estás a analisar, pois já terias água líquida a -3 ºC, ela estaria a fazer mais efeito do que o gelo a essa temperatura.

Tentei explicar o conceito, mas admito que não seja fácil a escrever...
« Última modificação: 14:50 Quinta, 29 de Março de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, A Machado

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1083
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #18 em: 14:57 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para pescarias de em torno de 4 horas de duração, uso um balde com agua do mar, que vai se renovando de tempo em tempo
Mesmo no verao  ?!! Aqui na minha zona o peixe ficaria cozido...eu uso geleira no verao.
Sim, pesco do amanhecer (em torno das 6 horas) ate umas 10 horas, balde na sombra e agua trocada de tempos em tempos.
A preocupação maior é em conservar as iscas, ai sim usa-se caixas térmicas com gelo dentro
« Última modificação: 15:02 Quinta, 29 de Março de 2018 por Renato Maquarte »
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1083
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #19 em: 15:03 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois, já vi qual é a tua perspetiva, a da "duração":

Se ainda tiveres gelo, é bom, caso contrário é mau.

Vejamos as coisas de outra forma.

Em duas geleiras iguais colocas: geleira 1) 100g de gelo dentro de uma caixa perfeitamente isolada; geleira 2) 1 kg de gelo numa garrafa de água.

Ao fim de 4 horas tens a garrafa de 1 kg líquida e os 100g de gelo ainda sólidos. Qual durou mais? As 100 g de gelo... ainda é gelo. Qual cumpriu melhor a sua função?

Obviamente que estou a colocar uma hipótese teórica, mas é só para tentar explicar que o facto de se ter gelo não é necessariamente melhor. No caso dos pacotes de leite pode ser porque o calor não consegue entrar no pacote tão facilmente, dado que está mais isolado (tem uma película refletora que vai refletir radiação (e temos transmissão de calor por radiação).

Mas se o calor não entrou no pacote de gelo, significa que não foi retirado da geleira e tivemos a geleira a uma temperatura superior à que teríamos com a garrafa de água (isto pode não ser mau, depende das temperaturas e dos tempos).

As coisas funcionam mais ou menos assim: cada substância necessita de uma certa quantidade de energia para elevar a sua temperatura 1ºC.
No caso do gelo são cerca de 500 cal, e muitas gorduras têm valor semelhante.

Vamos admitir que se coloca gelo a -10 ºC na geleira (os nossos congeladores estão a menos do que isso, mas facilita as contas), até à temperatura de 0 ºC, por cada grau que se eleva, 1 kg desse gelo vai retirar da geleira 500 cal. Quando se transforma em água, passa a retirar cerca de 1000.

Pensemos que, no fim da jornada tens gelo líquido a 0ºC, retiraste 5000 calorias da geleira. Se tiveres leite sólido ainda a -5 ºC pensas que cumpriu melhor a sua função, mas só retiraste 2500 calorias da geleira... provavelmente a geleira esteve a "funcionar" a uma temperatura mais elevada!


O ponto de congelação não interessa muito, pois, independentemente do ponto de congelação, o conjunto vai ficar à temperatura do nosso congelador.

No caso da água salgada a diferença será muito pequena e apenas porque a capacidade térmica da água é superior à do gelo (digamos que a -3 ºC, na água salgada, já temos água, mas temos água com mais capacidade de "absorver" mais calor do que o gelo - a capacidade da água é cerca de o dobro da do gelo).

Neste caso até seria enganador, na forma como estás a analisar, pois já terias água líquida a -3 ºC, ela estaria a fazer mais efeito do que o gelo a essa temperatura.

Tentei explicar o conceito, mas admito que não seja fácil a escrever...

Tem tantas variáveis que nem a física explica kkkkkkkkkkkkkk
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #20 em: 15:11 Quinta, 29 de Março de 2018 »
É verdade, tem muitas variáveis, mas a mais importante é a tal capacidade térmica, pois permite-nos saber a quantidade de energia que determinada substância vai "absorver" (este termo é para perceber, não é o melhor).

Vou dar mais uma achega...

Então porque não usamos um bloco de ferro ou chumbo vindo do congelador? Ambos estariam à mesma temperatura do gelo...

Não usamos porque a capacidade térmica do ferro é cerca de 1/4 da do gelo e a do chumbo ainda mais baixa...

Ao fim de umas horas o ferro e o chumbo duravam mais (ainda estavam gelados - sólidos) e a água já estava líquida... o problema é que a geleira já estava a uma temperatura superior no caso dos metais, dado que tem muito menos capacidade para "absorver" energia (só são necessários 450 J para elevar a temperatura de 1 kg de ferro 1 ºC, enquanto que no gelo são necessários 2000 J).

Por isso é que os objetos metálicos aquecem muito ao sol.

E por isso é que, idealmente, uma boa cuvete para conservar termicamente, terá uma substância com capacidade térmica mássica elevada.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #21 em: 15:28 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Numa jornada de embarcada, aproximadamente 12h, se levarmos 3/4 pacotes de leite congelados, no final do dia ainda temos gelo, coisa que com garrafas de agua é difícil. ( Em situações idênticas ).
De vez em quando vamos abrindo um pacote para ter sempre o ambiente dentro da geleira fresco.
Ainda podemos deixar um pacote dentro do carro, que ainda temos gelo para a viagem.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline pantao

Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #22 em: 16:00 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Boas AGA
Percebo o que queres dizer :)
De uma forma que todos compreendam o que aconteçe com o bloco de ferro é o mesmo que nos aconteçe a nos. Estamos com a nossa temperatura a 37º, com uma temperatura de ar a 20 graus mantemos o calor muito tempo, se for na agua a 20º perdemos rapidamente calor, por motivos de condutividade térmica.
Para se tirarem as dúvidas nada como encher o pacote de leite com agua e ver a diferença, se é unicamente devido a proteção termica da embalagem.
Nunca me questionei do ponto de vista teórico, foi-me dito por um colega de pesca e o certo é que mesmo no verão chego ao final da jornada e o pacote de leite ainda esta congelado e a arca esta fresca, funciona e não me questiono.
A garrafa de agua depois de descongelar só esta la a ocupar espaço.
Tem outra vantagem os pacotes de leite não andam a rebolar acomodam-se muito facilmente.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #23 em: 14:04 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Tem termos de espaço ambas formas preenchem e de que maneira uma grande área.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para pescarias de em torno de 4 horas de duração, uso um balde com agua do mar, que vai se renovando de tempo em tempo
Mesmo no verao  ?!! Aqui na minha zona o peixe ficaria cozido...eu uso geleira no verao.
Sim, pesco do amanhecer (em torno das 6 horas) ate umas 10 horas, balde na sombra e agua trocada de tempos em tempos.
A preocupação maior é em conservar as iscas, ai sim usa-se caixas térmicas com gelo dentro


A minha preocupação é igual para as 2 situações. :)
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #24 em: 15:29 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Boas

Ainda no antigo fórum coloquei um artigo sobre o ike-jime e depois copiei para o pesqueiro:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quanto ao gelo, há muito que uso a técnica das embalagens tetra-pak do leite com tampa de rosca.
Super pratico de por a congelar com água e tem uma funcionalidade fantástica, com um ferro, faca ou qualquer coisa rija, podemos partir o gelo ainda dentro da embalagem e depois é só cortar a mesma e temos gelo “picado” na hora ;)
Aguenta bem demais um dia inteiro no barco, dentro da arca, mesmo que esta esteja ao sol, acreditem ;)
Em casos de urgência (apanhado desprevenido sem gelo) vou à peixaria do supermercado e peço, raramente me pedem dinheiro por isso.
« Última modificação: 15:31 Sexta, 30 de Março de 2018 por Beto_Manja »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1083
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #25 em: 18:17 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Roberto, essa é novidade para mim.
Mas tem que tirar o gelo da caixa ou coloca a caixa na térmica???
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #26 em: 20:08 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Boas

Desculpa Renato mas não recebi bem a questão...
Eu deixo a embalagem congelada na geleira durante a pesca e quando entendo ser necessário, parto o gelo e rasgo a embalagem para por por cima do peixe ;)
Não sei se era essa a questão mas pronto ;D qualquer coisa pergunta :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #27 em: 20:45 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Bem então posto isto tudo vou começar a dar lhe no pacote  >:D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #28 em: 21:04 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Desculpa Renato mas não recebi bem a questão...
Eu deixo a embalagem congelada na geleira durante a pesca e quando entendo ser necessário, parto o gelo e rasgo a embalagem para por por cima do peixe ;)
Não sei se era essa a questão mas pronto ;D qualquer coisa pergunta :fixe:

E agua que usas nos pacotes é salgada ?!
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Arcas para conservar o peixe durante a pescaria?
« Responder #29 em: 21:14 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Nelson, é preferencial usar salgada mas nem sempre tenho em casa por isso vai da que houver ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]