collapse

Autor Tópico: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem  (Lida 1731 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #15 em: 08:26 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na pesca as corvinas, tem que se trabalhar ( e saber trabalhar o peixe) com o drag, é uma boa escola até para quem já o vez, e servirá de exemplo para outros peixes maiores, não há lugar para
 dedos.
São pescas diferentes. Na totalidade das que vi apanhar quando chegam á reta da meta ja vêem a boiar...😃fruto do desgaste de uma luta herculea no fundo.
Nelson Peres
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #16 em: 09:51 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na pesca as corvinas, tem que se trabalhar ( e saber trabalhar o peixe) com o drag, é uma boa escola até para quem já o vez, e servirá de exemplo para outros peixes maiores, não há lugar para
 dedos.
São pescas diferentes. Na totalidade das que vi apanhar quando chegam á reta da meta ja vêem a boiar...😃fruto do desgaste de uma luta herculea no fundo.


Agora que falas nos peixes a boiar lembrei.me de algo muito importante na pesca à dourada e robalo (ou se calhar em todo o tipo de pesca, mas só falo do que sei) é cansar o peixe ao máximo enquanto ele está longe, em águas mais profundas, de forma a quando ele chega próximo da areia, venha já a boiar, diminuindo a probabilidade de o perder... isto porque 90% do peixe eu perdia era de facto nos últimos 10-15mts...desde há uns 8 anos para cá tenho prolongado o tempo do peixe mais longe e tenho obtido melhores resultados... De referir que não há necessidade de fazer isto tudo com peixes de menor porte (apartir de 1-1,5kg, apenas) ...
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #17 em: 10:36 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Respondendo à tua questão, o que responde mais rapido é efetivamente os dedos... Ora imagina, peixe no anzol, começa a levar linha feito maluco, aí só tens de tirar os dedos e a linha vai, demora menos de meio segundo (assim por alto)... Agora imagina a mesma situação, mas a usar apenas o drag, o peixe leva linha e o drag não permite, tens de ir desapertar o drag, o que leva cerca de 1-2 segundos...
Há uma diferença relevante na minha opinião, e esse segundo que há entre uma situação e a outra pode efetivamente fazer diferença entre partir a linha ou não... Outro aspecto relevante passa por as douradas muitas vezes virem por uma pele do lábio, se ela puxa feita doida e por momentos há uma tensão maior (devido ao drag), ela poderá.se soltar... A maior dourada que eu tirei, vinha por uma pele no labio e quando eu vi aqui fiquei parvo a olhar e a pensar como é que ela não se soltou...

Usamos o drag de forma diferente, esse é um motivo de te dares melhor com a tua técnica. Obviamente que nenhum de nós vai alterar o que corre bem, mas vou tentar explicar o meu ponto de vista.

Na situação que descreves, em que o peixe começa a levar fio e soltas (demoraria mais tempo a abrir o drag, concordo), no meu caso o drag já está suficientemente solto, ou seja, nunca chego a ter a força no drag que tu tens nos dedos. Se o peixe fizer força eu não consigo recolher, tão simples quanto isso.

Ora é nesta situação que eu digo que é impossível que os dedos sejam mais rápidos que o drag, dado que nós temos um tempo de reação, vou tentar exemplificar:

Tens os dedos a fazer uma determinada força, o peixe dá umas cabeçadas e tenta levar fio.
Quando tu sentes as cabeçadas, já foi, aconteceu centésimos de segundo no passado aquilo que parece presente... é que leva tempo a sentires, pois a informação leva tempo a chegar ao cérebro.
Depois, no cérebro, levas tempo a processar a resposta que vais dar.
Depois leva tempo a que essa informação chegue novamente ao dedo para soltar.
Isto pode parecer picuinhice, porque para nós parece imediato, mas não me admiraria que demorasse meio segundo! (nas travagens de carros o tempo de reação do condutor pode variar entre 0,4 e 1 segundo - obviamente que fontes diferentes terão valores ligeiramente diferentes, mas dá para perceber a ideia).

Mesmo que seja apenas 1/4 de segundo (a informação percorre menor distância no caso dos braços)... o drag reage de imediato, pois quando a força chega a um determinado valor, simplesmente ele "liberta" não sendo possível ao peixe aplicar mais força do que a força definida no drag (a força que o peixe consegue aplicar depende sempre da força que se está a fazer no outro lado).

Assim, naquele 1/4 de segundo que demoramos a reagir com o dedo, a força pode já ter ultrapassado o valor seguro e parte.

É claro que, em ambos os casos, o drag e o dedo podem estar demasiado "apertados" ou com o aperto certo e, em ambos os casos, podemos ter soluções com resultado idêntico.

Aposto que eu, se tentasse com a técnica do dedo iria fazer asneira e tu, com o drag também, pois apurámos a técnica à nossa maneira (mesmo assim às vezes há asneira).

Uma coisa é certa, para um carreto com drag "manhoso" a técnica dos dedos, quando executada por quem sabe, possivelmente vai safar a coisa.

Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #18 em: 12:06 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Pessoal, é óbvio que o que é mais rápido a soltar linha (e entenda-se mil vezes mais seguro com peixe grande) é o drag!!! Aqui entende-se obviamente que ele já foi previamente afinado!!!

Continuo a sublinhar que vai do gosto, das tendências, ou manias (como lhe queiram chamar) de cada um !   ;D

Agora, que com peixes grandes é mais seguro ter o drag afinadinho é!

No momento de sacá-lo para fora, partiremos do principio que ele foi devidamente cansado (e é quase, repito, quase sempre recomendado!) aí, podemos dar uma apertadela no drag e seguidamente apertar com o peixe... meter o dedo nessa fase, pelo menos para mim não parece muito prático...

Até com peixes pequenos é recomendado usar o drag a trabalhar, veja-se o caso das bailas ou pequenos robalos que se soltam muitas vezes do anzol se o drag estiver completamente apertado.. pois se estrebucharem muito... a fina mandibula pode rasgar... quantas vezes já não aconteceu?

Acho que a importância do drag está simplesmente na segurança (maior eficácia se quisermos estar descontraídos!)

Agora s tivermos o gosto de sentir maior ligação com o peixe, vou tentar fazer-me entender, entrar em sintonia com ele, quase prever quando virá um arranque mais forte, e quando é decididamente hora de recolher... é aí que está o gosto em controlar a bobine com os dedos ou usar o carreto destravado como eu tantas vezes uso... acho simplesmente fantástico!

Tal como acho fantástico lutar com um peixe usando e especialmente ouvindo o lindo trabalhar do drag!

Vejo as coisas deste modo:
Maior segurança -- drag
Maior gozo e risco -- controlar pessoalmente a linha seja  por pressão na bonine, girar a manivela para trás, ou andar/acompanhar o peixe na descida ou subida pela duna de areia...

Este é um bom tópico... é engraçado ver a diferença de opiniões, cada um tem o seu jeito, a sua preferência... acho que é tudo!

Abraço ;)
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #19 em: 12:11 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Já percebi o teu ponto de vista, concordo com o que disseste, o único senão é que, tudo bem, tens o drag aberto e livre para se o peixe puxar, vai, contudo, eu falo por mim, há situações em que sinto e sei que é necessário apertar o drag  (em função do que o peixe faz) e passado uns 5 ou 10 segundos torna.se necesaario desapertar o drag, daí achar que seja mais simples e eficaz utilizar os dedos para fazer essa regulação, sendo que regular isso constantemente apenas com a embraiagem demora mais tempo...

Volto a dizer, isto é a minha experiência e gosto pessoal, aprendi a fazer assim, habituei.me e fui aperfeiçoando consoante as necessidades. Logico que se temos resultados com uma técnica, vamos manter... Certamente ambas são eficazes se bem feitas, mas se eu não tenho prática de uma forma, não vou inventar muito... Okay, poderia eventualmente experimentar, e até talvez o faca um dia...
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #20 em: 12:16 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pessoal, é óbvio que o que é mais rápido a soltar linha (e entenda-se mil vezes mais seguro com peixe grande) é o drag!!! Aqui entende-se obviamente que ele já foi previamente afinado!!!

Continuo a sublinhar que vai do gosto, das tendências, ou manias (como lhe queiram chamar) de cada um !   ;D

Agora, que com peixes grandes é mais seguro ter o drag afinadinho é!

No momento de sacá-lo para fora, partiremos do principio que ele foi devidamente cansado (e é quase, repito, quase sempre recomendado!) aí, podemos dar uma apertadela no drag e seguidamente apertar com o peixe... meter o dedo nessa fase, pelo menos para mim não parece muito prático...

Até com peixes pequenos é recomendado usar o drag a trabalhar, veja-se o caso das bailas ou pequenos robalos que se soltam muitas vezes do anzol se o drag estiver completamente apertado.. pois se estrebucharem muito... a fina mandibula pode rasgar... quantas vezes já não aconteceu?

Acho que a importância do drag está simplesmente na segurança (maior eficácia se quisermos estar descontraídos!)

Agora s tivermos o gosto de sentir maior ligação com o peixe, vou tentar fazer-me entender, entrar em sintonia com ele, quase prever quando virá

Abraço ;)
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pessoal, é óbvio que o que é mais rápido a soltar linha (e entenda-se mil vezes mais seguro com peixe grande) é o drag!!! Aqui entende-se obviamente que ele já foi previamente afinado!!!

Continuo a sublinhar que vai do gosto, das tendências, ou manias (como lhe queiram chamar) de cada um !   ;D

Agora, que com peixes grandes é mais seguro ter o drag afinadinho é!

No momento de sacá-lo para fora, partiremos do principio que ele foi devidamente cansado (e é quase, repito, quase sempre recomendado!) aí, podemos dar uma apertadela no drag e seguidamente apertar com o peixe... meter o dedo nessa fase, pelo menos para mim não parece muito prático...

Até com peixes pequenos é recomendado usar o drag a trabalhar, veja-se o caso das bailas ou pequenos robalos que se soltam muitas vezes do anzol se o drag estiver completamente apertado.. pois se estrebucharem muito... a fina mandibula pode rasgar... quantas vezes já não aconteceu?

Acho que a importância do drag está simplesmente na segurança (maior eficácia se quisermos estar descontraídos!)

Agora s tivermos o gosto de sentir maior ligação com o peixe, vou tentar fazer-me entender, entrar em sintonia com ele, quase prever quando virá um arranque mais forte, e quando é decididamente hora de recolher... é aí que está o gosto em controlar a bobine com os dedos ou usar o carreto destravado como eu tantas vezes uso... acho simplesmente fantástico!

Tal como acho fantástico lutar com um peixe usando e especialmente ouvindo o lindo trabalhar do drag!

Vejo as coisas deste modo:
Maior segurança -- drag
Maior gozo e risco -- controlar pessoalmente a linha seja  por pressão na bonine, girar a manivela para trás, ou andar/acompanhar o peixe na descida ou subida pela duna de areia...

Este é um bom tópico... é engraçado ver a diferença de opiniões, cada um tem o seu jeito, a sua preferência... acho que é tudo!

Abraço ;)

Acredito que com o drag seja mais seguro, sem dúvida, mas como eu já disse, para mim o bonito da pesca é aqueles minutos que estamos lutar com o peixe, e com os dedos, sente.se melhor... E deixo aqui também que quando o peixe se encontra mais proximo, em princípio pouco fará, tenho o drag mais apertado para o conseguir puxar convenientemente, contudo se ele quiser ir embora tento andar para a frente para acompanhar, mas normalmente não é necessário.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #21 em: 13:32 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Como vou escrever pelo telemóvel não me vou alongar mas está muito porreira a conversa, parabens a todos. ^-^  Eu li tudo o que foi escrito e concordo com todos. Como estou a vontade para usar só o drag ou usar a mão na bobine quando é necessário, consigo melhor entender quem usa este sistema habitualmente. Quem nao se ajeita ou nao acha jeito, nao tente mas têm que perceber que se o drag está aberto e se o peixe faz força, não enrolam nada, o mesmo me acontece a mim. Se precisar de ajustar o drag, e todas as diferentes formas vao ter que dar mais ou menos resistência, é mais rapido eu meter os dedos uma vez para causar alguma resistência do que meter la as mãos 2 vezes para aumentar ou diminuir a resistência. Ninguem aqui com um golpe de dedos fecha a bobine ao ponto de partir  :)), não estão a perceber o movimento. Eu que uso os 2 estou a vontade para dizer que em termos de rapidez e sensibilidade nao têm comparação. Enquanto aperto ou solto o drag nao consigo dar á manivela, certo ?! Com os dedos quando a manivela esta na parte de cima da bobine não preciso tirar a mão da manivela. Nao quero com isto defender o uso da mão, como ja referi antes, uso este sistema 20% das vezes. 
Nelson Peres
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #22 em: 13:45 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na pesca as corvinas, tem que se trabalhar ( e saber trabalhar o peixe) com o drag, é uma boa escola até para quem já o vez, e servirá de exemplo para outros peixes maiores, não há lugar para
 dedos.
São pescas diferentes. Na totalidade das que vi apanhar quando chegam á reta da meta ja vêem a boiar...😃fruto do desgaste de uma luta herculea no fundo.


Agora que falas nos peixes a boiar lembrei.me de algo muito importante na pesca à dourada e robalo (ou se calhar em todo o tipo de pesca, mas só falo do que sei) é cansar o peixe ao máximo enquanto ele está longe, em águas mais profundas, de forma a quando ele chega próximo da areia, venha já a boiar, diminuindo a probabilidade de o perder... isto porque 90% do peixe eu perdia era de facto nos últimos 10-15mts...desde há uns 8 anos para cá tenho prolongado o tempo do peixe mais longe e tenho obtido melhores resultados... De referir que não há necessidade de fazer isto tudo com peixes de menor porte (apartir de 1-1,5kg, apenas) ...

Concordo. Com linhas finas ou mais grossas que seja, rebocar um peixe á pressa pode dar mau resultado. Se vier o anzol bem cravado com uma linha grossa pode ser rebocado á vontade mas se estiver mal cravado, preso pela tal pelinha da boca vais rasgar e lá se vai o peixe. Eu não tenho pressa em por um peixe a seco embora não goste de andar a passear o peixe. Conheço bem o limites do 0,20mm que uso habitualmente e nas folgas da sua luta e com o drag afinado vou aproveitando para recolher embora nos primeiros momentos um peixe grande nao permite qie se enrola 1 metro que seja a não ser que venha a favor. O ideal é cansar o peixe longe e depois fica mais facil mas a pescar na praia com linhas finas não é habitual trazer douradas a boiar, ja vencidas pelo cansaço....
Nelson Peres
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #23 em: 11:50 Segunda, 02 de Abril de 2018 »
Tem algo mais prazeroso que ver a bobina a cantar com um bitelo ???
Conhecer bem o material que esta usando (anzol, linha, cana e carreto) ajuda muito ... eu regulo a fricção "rapidamente" para a situação daquele momento, uma vez regulada não mexo mais.
Pesco da seguinte forma ... quem solta a linha quando o peixe puxa é o carreto por si só com sua drag regulado. Tento sempre não usar as mãos para recolher (lembrando que quem puxa o peixe é a cana).
Se o drag por si só não der conta de recolher o peixe, uso a mão na bobina.
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por FilipePC [20:47 Quarta, 27 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]

Cana Spinning Amostras 18gr a Zagaias +/- 40gr - Praia - Pelos 100€ por Alexandre81 [17:56 Segunda, 25 de Março de 2024]