collapse

Autor Tópico: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem  (Lida 1761 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« em: 09:14 Quarta, 21 de Março de 2018 »
Bom dia,
Na semana passada reparei num topico em que um colega aqui do pesqueiro estava com dúvidas relativamente a usar os dedos para auxiliar a embraiagem quando se tem um peixe de maior porte na ponta da linha. Reparei tentativas de explicar como se fazia, mas de facto é complicado de explicar.

Deixo aqui um video do Raul Mário onde ele explica isso mais ou menos, não com o intuito de cansar o peixe (penso eu),ele até diz "freio manual". Basicamente consiste ter a embraiagem destravada e com 1/2 dedos da mao que segura a cana, te-los na bobine e manualmente controlar a saida do fio.... se o peixe puxa com muita intensidade, deixamos só a embraiagem, quando ele continua a puxar, mas com menos força, metemos os dedos, quando deixa de puxar, damos umas maniveladas...

Entre os 4min20seg e os 4min40seg

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #1 em: 09:25 Quarta, 21 de Março de 2018 »
Se vires o pessoal que faz competição na água doce não usa a embraiagem dos carretos, quando pescam á inglesa ou bolonhesa,  pescam com eles destravados e os dedos é que fazem de embraiagem. Quando a pressão é muita aliviam os dedos e o carreto trabalha ao contrário.
O conceito é o mesmo.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #2 em: 12:17 Quarta, 21 de Março de 2018 »
A pescar fino em situações de escoa mais agreste é essencial ter as unhas bem afinadas.
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #3 em: 14:35 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A pescar fino em situações de escoa mais agreste é essencial ter as unhas bem afinadas.

Bem visto, é preciso ter muita sensibilidade, para não falar que se estiver muito folgada uma arrancada mais forte ainda trilha os dedos ou queima xD
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #4 em: 14:56 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Na minha opinião, com os drags que têm a maioria dos carretos de hoje (e não necessitam de ser carretos de 500€) estar a colocar o dedo para fazer aquele trabalho é desnecessário (nem me parece que faça sentido).

Se o fio/ peixe/ estralho aguentam com a pressão que se acaba por fazer com o dedo, também aguentarão com o drag.

Fará sentido se ele estiver a trabalhar com carreto sem drag.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #5 em: 16:31 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha opinião, com os drags que têm a maioria dos carretos de hoje (e não necessitam de ser carretos de 500€) estar a colocar o dedo para fazer aquele trabalho é desnecessário (nem me parece que faça sentido).

Se o fio/ peixe/ estralho aguentam com a pressão que se acaba por fazer com o dedo, também aguentarão com o drag.

Fará sentido se ele estiver a trabalhar com carreto sem drag.



Até podes ter razão, mas pessoalmente é uma coisa que já está em mim, é quase um habito controlar a saida da linha com os dedos...Acredito que os drags já consigam fazer a coisa melhorzito, mas nao há nada que chegue á nossa sensibilidade e experiencia a regular o fio, isto a meu ver.
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #6 em: 20:07 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Isto vai mt do gosto de cada um...

São as manias dos pescadores...

 E eu cá tenho as minhas...

Em rio nao um embraiagem, a nao ser às carpas ou barbos grandes... Achigans é sempre a apertar com eles ...

No mar raramente uso embraigem ..isto no surfcasting... Como uso linhas ,30 pra cima.. Trabalhá-los na escoa ésempre com o carreto destrvado...

Só na pesca às douradas com linhas mais finas vejo essa utilidade de usar o drag....

Vai do gosto e manias de cada um! :))
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #7 em: 20:42 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Cada maluco com as suas pancadas. O drag é uma ajuda fabulosa, muitas vezes não preciso de outra mas em casos mais bicudos na reta da meta, também lhe dou uns toques com mão  :)


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha opinião, com os drags que têm a maioria dos carretos de hoje (e não necessitam de ser carretos de 500€) estar a colocar o dedo para fazer aquele trabalho é desnecessário (nem me parece que faça sentido).

Se o fio/ peixe/ estralho aguentam com a pressão que se acaba por fazer com o dedo, também aguentarão com o drag.

Fará sentido se ele estiver a trabalhar com carreto sem drag.


Vou discordar do primeiro parágrafo :) e tentar explicar a minha opinião e o porquê de agir assim ( em casos mais bicudos) considerando que esta minha opinião e baseada naquilo que me dá mais jeito, na forma como me sinto mais á vontade e mais confiante, não a considero melhor que a tua forma :) O importante é todos nós termos a nossa forma.

Todos nós sabemos que na parte final é que são elas, na escoa a coisa vai complicar. Se eu precisar de um pouco mais de resistencia, eu consigo com um simples toque com a mão na bobine e se precisar de novo de mais folga tiro a mão e drag bem reguladinho faz o resto do papel.

Se não fizer isto, para ter mais resistência tenho que apertar o drag, depois voltar a soltar mais um pouco e acho este movimento mais lento, mais passível de errar do ajustamento porque tem que ser tudo muito rápido porque o peixe vai andar ali um pouco para baixo e para cima.

Eu acho que o movimento de por a mão e tirar mais rápido que apertar ou folgar o drag, numa altura em que precisas de alguma velocidade. Tambem podes alegar, e com razão ;D, que podes acompanhar os movimentos (para baixo e para cima) e amortecer os impactos, ás vezes tambem uso este processo e outros até  ;). Vale tudo para po-los em terra, cada caso um caso.

Eu tenho um video algures por aí em que estava a usar uma bobine em teflon num carreto mas o drag ou ficava demasiado folgado e era o mesmo que ter a asa do cesto aberta ou ficava demasiado apertado e era o mesmo que não ter drag. O drag foram as minhas pernas, para baixo e para cima com a cana na mão e a amortecer as cabeçadas com a cana. Por sorte estava a pescar no rio, aquilo nem mexia, mais parecia uma banheira.
Nelson Peres
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #8 em: 21:45 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Nelson, (e para quem entende que é preferível a técnica do dedo)

Obviamente que se para vocês é a melhor técnica, têm razão, estão adaptados a ela.

Eu, se entendesse que valeria a pena, também tentaria adquirir técnica para o fazer (o que não quer dizer que conseguisse fazer como deve ser). Obviamente que, para mim, com a técnica que tenho, seria pior a emenda que o soneto...

Porque é que eu acho que não vale a pena, pelo menos para mim que teria que "ganhar unhas"...

O fundamento do dedo é para ter flexibilidade na força que se se está a fazer... a questão que coloco é: porquê?

Regulamos o drag para determinada força, mas depois apertamos com o dedo, porque mais tarde podemos libertar, quando já não necessitamos de tanta força...

Mas se o sistema fio/peixe aguenta quando nós apertamos com o dedo também não vai aguentar se apertarmos com o drag?

Se já apertámos para travar uma "escapadela" (algo que não me parece 100% lógico, embora por vezes se chegue à conclusão que está demasiado solto para vencer a escoa) e se não partiu, não vai aguentar em situação que o peixe não está a fugir? (ou seja, não poderia ficar "como está"?)

Mas reforço que entendo que para quem está habituado e tem técnica para isso, pode ser uma boa solução (é, caso contrário não optariam por fazer dessa forma...)
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #9 em: 22:09 Quinta, 22 de Março de 2018 »
PS- Recebi um telefonema e não li o teu último parágrafo. Nessa situação não tiveste outro remédio, claro. Obviamente que o drag é uma boa solução, para situações em que está uniforme e não como relatas.
Ainda assim, mesmo com o drag a funcionar como deve ser, é inevitável termos a tendência a andar para a frente e para trás e a amortecer com a cana... possivelmente até é uma questão de segurança, ou de "pelo sim, pelo não" :) ou de drag que poderia/ devia estar mais solto, mas não consigo evitar esse "bailado"... possivelmente, poder atuar com o dedo a travar o fio ou soltar, fará efeito semelhante.

Só é pena não haver necessidade dessas "manobras" mais assiduamente!

Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 569
  • Agradecido: 63 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #10 em: 22:33 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Na pesca as corvinas, tem que se trabalhar ( e saber trabalhar o peixe) com o drag, é uma boa escola até para quem já o vez, e servirá de exemplo para outros peixes maiores, não há lugar para
 dedos.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #11 em: 22:54 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Mas se o sistema fio/peixe aguenta quando nós apertamos com o dedo também não vai aguentar se apertarmos com o drag?

Se já apertámos para travar uma "escapadela" (algo que não me parece 100% lógico, embora por vezes se chegue à conclusão que está demasiado solto para vencer a escoa) e se não partiu, não vai aguentar em situação que o peixe não está a fugir? (ou seja, não poderia ficar "como está"?)


Ou eu li mal ou percebi mal...

Normalmente eu apenas pesco ao corrico aos robalos e surfcasting às douradas.
Por exemplo, ferro uma dourada de bom porte, eu tenho sempre o drag regulado de forma a se a cana tiver no suporte e for lá uma cabeçuda, o fio ir, mas sem exageros, certo?
Já com a cana na mão, o drag mantém.se igual, se ela se mantem a dar cabeçadas eu meto os dedose vou controlado, se elA puxa, eu deixo ir e há medida que vai diminuindo a velocidade, eu meto os dedos para fazer uma ligeira força... Quando ela deixa de puxar, sou eu que puxo e assim sucessivamente...


Posso dizer que já tive cerca de 15/20 min com uma dourada de 3.5kg...com estralhos 0.20 não é fácil e por isso é preciso muita calma e paciência... Alem do mais, o que eu mais gosto na pesca, para alem do convivio,  é aqueles minutos em que tamos  puxar a linha e sentimos o peixe e saber que 1 pequeno erro, deitamos tudo a perder, é muito bom mesmo.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #12 em: 23:15 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Poder "estar com o peixe" algum tempo também gosto bastante.

Mas há alguns locais que não posso fazer isso com as douradas... já me "tramei" aqui em Setúbal por estar a pescar como na praia.

Com a tua descrição percebi melhor o que fazes com os dedos.

De qualquer forma, trata-se sempre de aumentar a tensão em alguma fase (eu quando levanto a cana dou logo um ligeiro aperto ao drag e depois vejo se tenho de dar mais).

O que eu quero dizer é que se aumentamos a tensão em determinada fase, se fosse com o drag seria o mesmo e se o sistema aguentou antes também iria aguentar mantendo o drag como está.

Mas, por outro lado, fica a questão: quando travas com os dedos e o peixe dá a cabeçada e "foge", soltas os dedos. O que responde mais rapidamente, os dedos (para deixar ir) ou o drag? É que não é possível que os nossos dedos respondam mais rapidamente que o drag do carreto.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline b.nunes

Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #13 em: 07:22 Sexta, 23 de Março de 2018 »
O que eu costumo fazer é o seguinte ,se estiver com uma linha que aguente tipo uns 6 kg e se vir que vem um peixe com esse peso não posso fechar o drag ou com uma cabeçada lá vai o fio à vida ,então uso esse sistema quando ele puxa trabalha o drag quando para meto o dedo na bobine e puxo a cana pra trás depois vou baixando a cana e dando o máximo de maniveladas e assim sucessivamente
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Antonio.Silva

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Cansar as douradas/robalos com a embraiagem
« Responder #14 em: 07:47 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


O que eu quero dizer é que se aumentamos a tensão em determinada fase, se fosse com o drag seria o mesmo e se o sistema aguentou antes também iria aguentar mantendo o drag como está.

Mas, por outro lado, fica a questão: quando travas com os dedos e o peixe dá a cabeçada e "foge", soltas os dedos. O que responde mais rapidamente, os dedos (para deixar ir) ou o drag? É que não é possível que os nossos dedos respondam mais rapidamente que o drag do carreto.

Sim, completamente de acordo, se as linhas/montagens aguentam com o uso dos dedos, também vão aguentar com o drag...

Respondendo à tua questão, o que responde mais rapido é efetivamente os dedos... Ora imagina, peixe no anzol, começa a levar linha feito maluco, aí só tens de tirar os dedos e a linha vai, demora menos de meio segundo (assim por alto)... Agora imagina a mesma situação, mas a usar apenas o drag, o peixe leva linha e o drag não permite, tens de ir desapertar o drag, o que leva cerca de 1-2 segundos...
Há uma diferença relevante na minha opinião, e esse segundo que há entre uma situação e a outra pode efetivamente fazer diferença entre partir a linha ou não... Outro aspecto relevante passa por as douradas muitas vezes virem por uma pele do lábio, se ela puxa feita doida e por momentos há uma tensão maior (devido ao drag), ela poderá.se soltar... A maior dourada que eu tirei, vinha por uma pele no labio e quando eu vi aqui fiquei parvo a olhar e a pensar como é que ela não se soltou...
 

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por rui salmonete [Hoje às 03:39]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]