collapse

Autor Tópico: Montagem surfcasting  (Lida 5162 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DiogoV95

Montagem surfcasting
« em: 17:32 Quinta, 08 de Março de 2018 »
Boas pessoal

Sou novo no surfcasting e ainda tenho algumas dúvidas do que é o chicote, a madre, o chicote cónico, etc.
Assim como a expessura das linhas que devemos usar numa montagem

Fiz este exemplo de uma que costumo usar. Ou uso esta ou uso urfes.
Nesta montagem, a linha que dou o nome "monofilamento" deve ser em que expessura? Eu pesco entre Esposende e Povoa de Vatzim onde há muita pedra
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #1 em: 17:35 Quinta, 08 de Março de 2018 »
Podes fazer a montagem directamente no chicote. Se preferires usares montagens, o 0.40 /0.45 de boa qualidade é suficiente.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline DiogoV95

Re: Montagem surfcasting
« Responder #2 em: 17:43 Quinta, 08 de Março de 2018 »
O chicote é o quê? É a linha que sai do carreto?
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Montagem surfcasting
« Responder #3 em: 18:01 Quinta, 08 de Março de 2018 »
Pelo que percebi não usas chicote, lanças com a linha madre já fora da ponteira da cana certo?
pelo menos é o que parece porque dizes que a ligação entre a madre e o monofilamento é um clip...
Deverias usar um chicote(linha mais grossa que a madre, ou cónica ou apenas mais grossa, para aguentar melhor os lançamentos). Este chicote é equivalente ao que referes como monofilamento, mas em vez de um clip usas um nó e claro tens que usar mais ou menos 3mts mais comprido que a cana que usas.
Depois do chicote podes usar uma montagem que aí sim engata com um clip, esse monofilamento que referes no meu ver é a tal montagem, no meu caso uso Seaguar Fluorcarbono 0,50mm, é muito resistente à abrasão com as pedras.
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #4 em: 18:03 Quinta, 08 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O chicote é o quê? É a linha que sai do carreto?

Não. O chicote é uma ponta de fio mais forte que se une á linha do carreto, quando se pesca com fios finos.
Pode ser um fio de uma medida única, ou um fio cónico a começar +/- na medida do fio do carreto e a acabar numa medida mais grossa. Normalmente o comprimento é de 3x o tamanho da cana.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline johnteixeira

Re: Montagem surfcasting
« Responder #5 em: 18:51 Quinta, 08 de Março de 2018 »
Pelo que vejo está perfeito, na parte da montagem.

Agora falta te o chicote.

Chicote é o bocado de linha monofilamento com mínimo diâmetro 0.40 com 10 a 15 metros que une há linha 0.24 do carreto.

Ou seja, vai ser a linha que aguenta o lançamento, sem ele, quando aprenderes a lançar melhor, porque imagino que se já lançasses ai com     
 20 % a 30 % de força , o 0.24 já tinha ido e não voltado. Partido vá. O:-)

Podes fazer o chicote com monofilamento 0.40 normal com 10-15 metros ou então comprar chicotes cónicos.  (coisa mais de profissional) que diga-se , mais para competição ou mares com muitas algas, porque fica caro.

O chicote cónico não é nada mais que um pedaço de monofilamento com 15 metros porém começa em 0.16/0.18/0.20 de acordo com o que compras e acaba em 0.55/0.50. Ou seja, o 0.50 aguenta o lançamento e depois diminui ate estar o mesmo diametro de linha de chicote unida a linha do carreto. 0.24 a 0.24 no teu caso.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Shockleader é o mesmo que chicote cónico.

De relembrar que não tens de comprar chicotes cónicos , podes apenas comprar um 0.40 normal, cortar 15 metros do mesmo e unir ao fio do carreto e tens o teu chicote.

 
« Última modificação: 18:54 Quinta, 08 de Março de 2018 por johnteixeira »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DiogoV95, Sansoni7

Offline DiogoV95

Re: Montagem surfcasting
« Responder #6 em: 10:39 Sexta, 09 de Março de 2018 »
É por isto que eu admiro este fórum, há pessoal sempre pronto a ajudar e a tirar dúvidas
Acreditem, pela forma com o explicaram fiquei a perceber exatamente o que precisava e colocar um monofilamento mais grosso e com comprimento de +/- 15 metros é coisa que eu não fazia ideia mas que realmente é mesmo necessário e vou fazer isso a partir de agora.
Mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #7 em: 12:58 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
podes apenas comprar um 0.40 normal

0.40 têm que ser mesmo muito bom. A maioria dos 0.40 ao 3/4 lançamento já não volta.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline DiogoV95

Re: Montagem surfcasting
« Responder #8 em: 13:18 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
podes apenas comprar um 0.40 normal

0.40 têm que ser mesmo muito bom. A maioria dos 0.40 ao 3/4 lançamento já não volta.

Qual é a marca da linha e a expessura que aconselha?
Já agora, ainda fiquei um uma dúvida. A montagem é feita diretamente no chicote ou na ponta do chicote leva um clip e depois é que coloco a montagem?
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Montagem surfcasting
« Responder #9 em: 13:52 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Diogo,

A montagem pode ser feita separadamente ou diretamente no chicote, há quem o faça de uma forma ou de outra.

Eu comecei por fazer montagens separadas, que engatava através de um clip (com destorcedor) no chicote.

Agora simplifiquei. Faço as montagens diretamente no chicote com stopper/missanga/destordedor/missanga/ stopper.

Com os stoppers podes baixar ou subir o anzol e fica tudo muito mais simples.

Nas situações em que quero pescar com dois anzóis, coloco uma urfe na ponta do chicote.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DiogoV95

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: Montagem surfcasting
« Responder #10 em: 14:38 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Este post é capaz de ajudar nesta fase:  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline johnteixeira

Re: Montagem surfcasting
« Responder #11 em: 14:53 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Nem mais, antigamente também tinha e só usava montagens todas em separado, porem cheguei a conclusão que me retirava velocidade na pesca e quase sempre usava ora 1 anzol ora dois e tinha de estar sempre a trocar e meter todo com o evoluir da jornada de pesca.

Agora para tornar a pesca mais rápida e agradável também uso logo uma montagens no chicote, stoopers /misanga/destorcedor/misanga/stopper.

Quando sinto necessidade de usar 2 anzois, basta ligar uma montagem de 1 anzol ao chicote ou um urfe e voala, 2 anzóis.

Se ainda assim, quiser 3 anzóis, que muito raramente uso, é só ligar uma montagem de 2 anzóis.  1 do chicote + 2 da montagem. 3 anzóis no total.

Quanto a marca de chicote, será óbvio que tem de ser uma linha minimamente razoável, pois vais sempre aguentar a força do lançamento, porem, também nada de XPTO.  uma teckline , shimano speedmaster special surf ...ect
Cumps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DiogoV95

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: Montagem surfcasting
« Responder #12 em: 15:12 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nem mais, antigamente também tinha e só usava montagens todas em separado, porem cheguei a conclusão que me retirava velocidade na pesca e quase sempre usava ora 1 anzol ora dois e tinha de estar sempre a trocar e meter todo com o evoluir da jornada de pesca.

Agora para tornar a pesca mais rápida e agradável também uso logo uma montagens no chicote, stoopers /misanga/destorcedor/misanga/stopper.

Quando sinto necessidade de usar 2 anzois, basta ligar uma montagem de 1 anzol ao chicote ou um urfe e voala, 2 anzóis.

Se ainda assim, quiser 3 anzóis, que muito raramente uso, é só ligar uma montagem de 2 anzóis.  1 do chicote + 2 da montagem. 3 anzóis no total.

Quanto a marca de chicote, será óbvio que tem de ser uma linha minimamente razoável, pois vais sempre aguentar a força do lançamento, porem, também nada de XPTO.  uma teckline , shimano speedmaster special surf ...ect
Cumps

Já agora, deixo outra abordagem. Nem melhor nem pior, simplesmente outra.

Se estou com  3 canas, preparo 4 montagens pelo menos. Quando recolho uma, já tenho outra preparada e iscada, mudo (com clip no chicote), lanço de imediato e logo me preocupo com enleios  ou o que for na que retirei.



 

Offline DiogoV95

Re: Montagem surfcasting
« Responder #13 em: 15:47 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este post é capaz de ajudar nesta fase:  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Já tinha lido este tópico e tem bastante informação util, obrigado pela dica :)
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

Offline DiogoV95

Re: Montagem surfcasting
« Responder #14 em: 17:45 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Para os estralhos qual é o fio que recomendam?
Ando a ver o Fio Yuki Invisible 3D Generation Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas isso não é fluorcarbono, no entanto pelo que dizem é um bom fio
Ou então este Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 17:54 Sexta, 09 de Março de 2018 por DiogoV95, Motivo: acrescentar informação »
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]