collapse

Autor Tópico: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g  (Lida 2856 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g
« Responder #15 em: 11:44 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pesco com a cana no espeto.

Um dos motivos de usar um leader fino é que, se prender, quebra sempre pelo nó da chumbeira. Com os chicotes cónicos, e isto falando por mim, parte muito mais vezes pelo nó e fica lá tudo. Comecei com o leader de 0.4, mas várias vezes via-me e desejavam-me para partir a linha quando prendia. Fui baixando até o valor de 0.28mm. Menos não dá. :)
A grossura do leader faz diferença para o peso que necessitas (o mar puxa o fio, não o chumbo). E a força que o mar aplica depende da área em contacto. Com fios finos, o teres um leader 0.4 ou 0.3 faz uma diferença de, no mínimo 25g, no peso que necessitas. Com um chicote cónico esta diferença é maior. Elementos metálicos extra também aumentam a necessidade. Tamanho do cross bead também conta.
O facto de após o nó da linha do carreto com o leader apenas ter stopper de silicone, cross bead, stopper, stopper, cross bead, stoper e, por fim a chumbeira de antena (com destorcedor, e aqui deixei de usar alfinete, o clinch é tal rápido de dar que, para mim, não justifica) faz com que haja menos por onde quebrar. Monto assim porque com cana telescópica e estralhos já feitos, chegado ao pesqueiro, é só dar o nó do estralho nos cross beads, iscar, e água. 2 minutos.

Se apenas tens uma bobine 3500 acho que o mono é mais polivalente. Sufix calema xtreme 0.2 é uma boa opção a adicionar à já referida, linha muito resistente isto apesar de ser mais grossa do que o referido pela marca. Depois, chicote cónico, fluorocarbono 0.35 (este aguenta 200g), ou um coated como o gorilla uc4.

Acho que depende também da qualidade do fio usado no chicote, se o fio não dor realmente bom 0.35 parte facilmente se puxarmos bem no lançamento, eu lembro-me de usar um fio trabuco 0.35 para fazer o chicote, não me lembro bem qual o modelo, e só lançava duas ou três vezes até que acabava por partir e com chumbavas de 120gr que é onde me sinto bem a lançar com 150gr acho que já nem lançava 1 vez sem partir
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g
« Responder #16 em: 12:19 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
levei uma cana de 2.1m com um sofi M1. em terra o máximo que consegui lançar foi aproximadamente 45m, linha 0.6, chumbada 120g e os olhais da cana nem cerâmicas tem (equipamento com mais de 30 anos). depressa me apercebi que aquele diâmetro de linha é impraticável, sente-se bastante a força da agua, a cana não parava de dançar.

Com este material não dá para fazer qualquer tipo de teste.

+1
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g
« Responder #17 em: 12:54 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 »
Caseiro, conheces o termo beach ledgering? É um tipo de canas de surfcasting lieiro e talvez seja aquilo que procuras.

Com uma cana destas ficas mais limitado mas para pescar nesse estilo é o melhor que podes comprar.

Vê isto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

E isto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

E mais isto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Caseiro

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g
« Responder #18 em: 14:19 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vou adquirir uma cana para surfcasting, para um carreto ultegra 5500 xsd,com fio berkley wiplash 0.06mm e shock leader de fluorocarbono 0.28mm. Para usar com isca anelídeos.
Procuro uma cana leve, já que cada vez me convenço mais que o surfcasting deve ser dinâmico e não faz sentido ficar às horas no mesmo local.No fundo ter um conjunto com menos de 1kg.
Vi duas canas que iam ao encontro do que procuro, cerca de 400g e telescópicas,a shimano speedmaster cx te surf e a nexave ex tele surf.
Acontece que existem com um "casting weight" máximo de 150g, 170g e 200g.
Pesco maioritariamente com uma chumbada de 80g. Se o mar tiver com 2m e tal e período alto, talvez use uma pirâmide de 125g ou uma chumbada com garra com este peso, mas nunca precisei de passar disto.
Procuro a cana mais sensível e que me permita lançar mais longe.
Será que  consigo um resultado melhor com a cana de 150g ou 170g, ou mais vale ir para a 200g, apesar de saber que nunca vou usar uma chumbada de 150g?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caseiro, conheces o termo beach ledgering? É um tipo de canas de surfcasting lieiro e talvez seja aquilo que procuras.

Uma beach ledgering "mais parruda" com casting de 160grs talvez ainda não lance as 125grs. (as que possuo com cw 120 acima de 90grs ja fica estranho e perde rendimento);
Outro detalhe é o chicote em 0,28 aguentar as 125grs (acho fino para essa gramagem);
Uma daiwa saltist 30 hibrida ou uma shimano surf custom CX com chicote em 0,40 seria uma melhor opção.
Existem algumas canas da colmic e trabucco por exemplo com casting de 180grs, mas não as conheço
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Caseiro

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g
« Responder #19 em: 14:21 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 »
Acrescentando outra excelente opções, uma daiwa cast'izm 3,85m casting 27 ou 30
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g
« Responder #20 em: 15:20 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 »
De facto o material que uso, excepto cana, mais parece de beach ledgering. Encontro 2 diferenças:
1) com a  cana que uso mais frequentemente, nexave cx tele 200  4.5m lanço 50 a 70 m com mono e 70 a 90 m com multi. O que li sobre beach ledgering fala de cerca de 30 metros que me parece pouco.
2) o tamanho do mar, pelo que li o beach ledgering é para mares até um metro, pesco frequentemente com mares de 2m ou um pouco mais com período até 11-12.

A minha dúvida surge, para além do peso, porque as canas 100-200 têm pouco sensibilidade, pelo menos com as chumbadas que uso, daí ter perguntado sobre as até 150 ou 170g (não conheço ninguém que use). Não é raro ter peixe e não reparar. Outro dia fui recolher e, para meu espanto tinha um robalo com 700g... não tinha dado conta (estava bastante vento e sim, pode ser nabice minha).
Assim, será que com uma cana de beach ledgering consigo atingir as mesmas distâncias que com uma dita de surfcasting? Será que com uma acção de 150g, e tendo em atenção que provavelmente não lanço com grande força, caso contrário o leader não aguentava, não corro um grande risco de dar cabo da cana  (a lançar no máximo 125g)?
« Última modificação: 15:38 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 por Caseiro »
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g
« Responder #21 em: 16:32 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
1) com a  cana que uso mais frequentemente, nexave cx tele 200  4.5m lanço 50 a 70 m com mono e 70 a 90 m com multi. O que li sobre beach ledgering fala de cerca de 30 metros que me parece pouco.
Lanço mais de 100m com chumbada de 70grs e multi 6lbs e dois iscos médios

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
2) o tamanho do mar, pelo que li o beach ledgering é para mares até um metro, pesco frequentemente com mares de 2m ou um pouco mais com período até 11-12.

Em mares grandes, correntes e vento forte opto por outro material

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A minha dúvida surge, para além do peso, porque as canas 100-200 têm pouco sensibilidade, pelo menos com as chumbadas que uso, daí ter perguntado sobre as até 150 ou 170g (não conheço ninguém que use). Não é raro ter peixe e não reparar. Outro dia fui recolher e, para meu espanto tinha um robalo com 700g... não tinha dado conta (estava bastante vento e sim, pode ser nabice minha).
Assim, será que com uma cana de beach ledgering consigo atingir as mesmas distâncias que com uma dita de surfcasting? Será que com uma acção de 150g, e tendo em atenção que provavelmente não lanço com grande força, caso contrário o leader não aguentava, não corro um grande risco de dar cabo da cana  (a lançar no máximo 125g)?
O multifilamento vai da uma sensibilidade muito maior que o mono.
125grs numa beach ledgering acho exagerado (pois ate foge o proposito da cana)

Para mares calmos, sem muito vento e distancias ate 100m:
Canas: trabucco cattura 4,25 casting ate 100grs / yuki kenta beach 4,20 casting 120 / yuki maseraty beach 4,20 casting 130
carretos: shimano surf leader 30 SD
linhas: multifilamento 3 a 6lbs ou PE 0,6 e 0,8 com chicote 0,30 mono
chumabadas de 60 a 80grs
Montagens em 0,35

Quando o beach ledgering começa a ficar impraticável e preciso de mais chumbo, mudo as canas para:

Daiwa saltist 4,25 30 hibrida / shimano surf custom CX 4,25 / daiwa cast'izm 3,85 27
carretos: shimano surf leader 30 SD
linhas: multifilamento 3 a 6lbs ou PE 0,6 e 0,8 com chicote cônico 0,50 (ideal seria um 0,40)
Chumbadas de 90 a 120grs
montagens em 0,50

Nestes conjuntos a distancia aumenta, sendo possível passar dos 120m
« Última modificação: 16:35 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 por Renato Maquarte »
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline dany9333

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 57
  • Agradecido: 6 vezes
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:55 Terça, 21 de Março de 2017
Re: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g
« Responder #22 em: 17:33 Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
De facto o material que uso, excepto cana, mais parece de beach ledgering. Encontro 2 diferenças:
1) com a  cana que uso mais frequentemente, nexave cx tele 200  4.5m lanço 50 a 70 m com mono e 70 a 90 m com multi. O que li sobre beach ledgering fala de cerca de 30 metros que me parece pouco.
2) o tamanho do mar, pelo que li o beach ledgering é para mares até um metro, pesco frequentemente com mares de 2m ou um pouco mais com período até 11-12.

A minha dúvida surge, para além do peso, porque as canas 100-200 têm pouco sensibilidade, pelo menos com as chumbadas que uso, daí ter perguntado sobre as até 150 ou 170g (não conheço ninguém que use). Não é raro ter peixe e não reparar. Outro dia fui recolher e, para meu espanto tinha um robalo com 700g... não tinha dado conta (estava bastante vento e sim, pode ser nabice minha).
Assim, será que com uma cana de beach ledgering consigo atingir as mesmas distâncias que com uma dita de surfcasting? Será que com uma acção de 150g, e tendo em atenção que provavelmente não lanço com grande força, caso contrário o leader não aguentava, não corro um grande risco de dar cabo da cana  (a lançar no máximo 125g)?


raramente tenho problemas em ver se tem peixe com todas as canas 100-200gr que usei e uso, com uma 100-250gr já ficou um pouco mais complicado perceber porque sendo menos sensível era mais difícil esticar a linha e "armar" a cana, mas também já usei canas surfcasting que lançavam até 170gr e sinceramente a diferença entre uma dessas e uma que vá até 200gr é pouca, isto usando chumbadas de 120-135gr por aí, tenho também uma cana que lança até 120gr(pode ser considerada beach ledgering creio) lanço 80-100gr com ela e a sensibilidade do ver picar do peixe é igual as que uso 100-200gr de surfcasting, no meu ver o perceber o picar do peixe é a sensibilidade da ponteira da cana e o estado do mar, num dia de muita corrente, vento ou forte ondulação até um robalo de 1kg pode passar despercebido e ao contrário dias completamente calmos até um carapau de 200gr dá para ver, quanto ás distancias sinceramente acho que tem mais a ver com a cana e usar o peso correcto para ela, há quem faça lançamentos mais longe com canas de corrico que com canas de surfcasting com o dobro da acção, não é só por ter uma acção maior que lança mais longe já que o mais importante é usar a cana como "chicote" e ser bem carregada para um bom lançamento, sobre o dar cabo da cana elas até aguentam mais do que o descrito, a acção é mais o peso do chumbo com que a cana é eficaz e não o que aguenta necessariamente, geralmente o ideal é usar gramagens que fiquem no meio da acção(com alguma pequena variação) ex usar 150gr numa cana 100-200gr ou 100gr numa cana 50/150gr obvio que o melhor é ir tentado até ter o melhor resultado caso o objectivo seja mais a distancia do lançamento, se fosse eu e SÓ usasse 80-120gr e só tivesse preocupado com a distancia do lançamento procurava uma cana de 3 partes com acção até 160-170gr e via de ponteiras hibridas, mas pessoalmente gosto mais da polivalência da acção 100-200gr(que até com 80gr já pesquei e consegui lançar razoavelmente bem).
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cana Surfcasting, "max. casting weight" 150g, 170g ou 200g
« Responder #23 em: 11:36 Segunda, 05 de Março de 2018 »
Vê esta cana: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]