collapse

Autor Tópico: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada  (Lida 1935 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline spedy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Santarem
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:13 Terça, 15 de Agosto de 2017
Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« em: 17:09 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 »
Boas, tenho estado a pesquisar e a ler sobre estes carretos:
Stout 7000 sw
Shimano Spheros 6000 sw
Shimano Saragora 6000 sw

Todos falam bem do Spheros e do Saragosa, mas do Stout ainda nao ha grandes comentarios.

Pelo que tenho visto de precos, o Stout (135€) esta +- ao mesmo preco do Spheros (120€, vindo este ultimo da alemanha), e o Saragosa o mais caro (169€ se comprar 2, alguem interessado em comprar comigo?)

Gostava que me indicassem qual a melhor escolha para me iniciar na pesca embarcada e se estes carretos tambem sao praticos para pesca à boia/chumbadinha.

Obrigado.



 

Offline Ernesto Lima

Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #1 em: 19:23 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 »
Boa noite Speedy

Relativamente às suas questões, e das características dos carretos que refere, penso o seguinte:

Os dois carretos que já experimentei no mar foram o Saragosa 6000 e o Spheros 6000, embora não seja dono de nenhum.

Do Stout, da Barros, nunca o testei, nem o tive a bordo, pelo que não devo falar do assunto.

Ainda sobre o Stout, quando o mundo da pesca tem os Shimanos na conta que se vê, qualquer carreto com características e preços idênticos, que parte de uma marca nacional, independentemente da qualidade que possa ter, terá sempre alguma dificuldade em se afirmar numa comparação deste tipo, embora muitos o tenham.

Portanto quanto ao Spheros, o 6000 é um carreto pequeno, leve, cujo tamanho e capacidade de linha podemos dizer que são suficientes para iniciar a pesca embarcada, sendo no entanto um carreto que leva o seu tempo a recuperar linha.
Tenho um amigo que comprou um e nota de facto alguma lentidão na recuperação, principalmente quando a pescar para além dos 50 metros de profundidade.
O Spheros 8000, fora o peso, já significativo, será talvez mais adequado.

Quanto ao Saragosa, caso estivesse comprador entre ambos Shimanos, seria a minha escolha, pois é bem mais rápido, e leva um pouco mais de linha, com um peso bem agradável. Muitos acharão que é rápido demais para embarcada, mas pessoalmente, neste nível de carretos, não me incomoda.

Não tendo problemas com o peso, acho então que, dos dois, tendo em conta a recuperação e força, o Spheros 8000 SW seria o mais indicado.

Quanto à qualidade/durabilidade, penso que, tanto um, quanto o outro, estão mais que testados no mundo da pesca embarcada, com boas provas dadas.

Cumprimentos

Ernesto Lima
« Última modificação: 19:32 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs, pinto_azb

Offline spedy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Santarem
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:13 Terça, 15 de Agosto de 2017
Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #2 em: 20:43 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 »
Boa noite Ernesto, obrigado pela sua opiniao.
Eu tenho um amigo meu que tem um stout 7000 sw e faz pesca embarcada e está muito satisfeito  om ele, apesar de nunca ter testado os shimano.
Como ja li no forum, quase toda a gente inclina para os shimano.
 

Offline José Presumido

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Agradecido: 28 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:25 Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #3 em: 23:57 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 »
De facto como o amigo Ernesto diz, a Shimano face às marcas nacionais tira vantagem pelos anos que tem no mercado, indo ao encontro da necessidade dos pescadores com produtos de grande qualidade e assegurando ao mesmo tempo uma boa representatividade quer nas vendas, quer na manutenção dos equipamentos. A qualidade é reconhecida e isso ninguém pode negar. Nas marcas nacionais já não é bem assim. No entanto existem muitos bons equipamentos de algumas marcas nacionais que se tem visto evoluir de forma muito positiva, com preços muito competitivos. Nomeadamente a Barros e a Vega por exemplo. No que diz respeito ao carreto Stout não conheço mas tem muito boa pinta, e se os componentes estiverem em conformidade com as especificações, parece ser uma boa máquina. Em relação ao Saragosa conheço bem porque tenho dois. Ou melhor 4 em 2. Passo a explicar: o corpo do 5000SW e do 6000SW são o mesmo. O corpo do 8000SW e do 10000SW também são o mesmo com a exceção do 8000SW ter um rácio de 5.6 e o 10000SW ter 4.9. Preferi o 10000SW com uma bobine adicional do 8000SW, e o 6000SW com uma bobine adicional do 5000SW. É tudo compatível, e posso montar como quiser. A qualidade é excelente, e estou mais que servido. Não optei pelo Spheros devido às maniveladas a mais quando se pesca o dia inteiro dos 50m para baixo. Como também pretendo fazer Jigging, optei por um carreto mais rápido. Em relação à pesca ao pião também dá, mas estes não têm o travão do rotor para se puder trabalhar com a escôa. Se isso não for impedimento, tudo bem. Cumprimentos.
« Última modificação: 00:05 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 por José Presumido »
 

Offline pcristovao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 4 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:48 Sexta, 18 de Agosto de 2017
Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #4 em: 10:57 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Boas spedy, estou interessado numa compra, ainda estou indeciso no tamanho do carreto, qual é o site?
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #5 em: 11:09 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Boas,

Tenho um stout 7000 que, apesar de não ser o carreto "titular" vai sempre a jogo na segunda cana, normalmente preparada com uma chumbadinha ou boia de pargueira.
Estou bastante satisfeito com o carreto, não tem sinais de desgaste nem oxidação, um drag muito certinho que, apesar de não ser muito forte, é mais que suficiente para os tipos de peixe que encontramos na pesca embarcada nacional (sem considerar as turbinas do Tejo ;D ), quanto à durabilidade, ainda só tem ano e meio de pesca por isso, é melhor aguardar mais um pouco...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #6 em: 12:07 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Bom dia a todos.

Quero deixar bem claro que nada tenho contra o Stout. Acho até que, segundo as características e algumas opiniões de quem os tem, são excelentes carretos. Penso ainda que eventualmente, em termos de assistência, poderão ter vantagem sobre os Shimanos. Se bem que isto da assistência é algo muito variável, tanto no que respeita às marcas, quanto no que respeita ao apoio / envolvimento no processo, das lojas onde compramos, e até na nossa capacidade de lidar directamente com a casa mãe, via net.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline José Presumido

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Agradecido: 28 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:25 Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #7 em: 16:49 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Isto das marcas é sempre relativo. Em relação às marcas nacionais, tenho-me apercebido que a maioria das empresas mandam fazer tudo fora. China, Coreia, etc. No fundo não fabricam nada, só importam. Não é um ponto negativo, porque o mercado está assim e marcas como Tubertini, Yuki, Cinnetic, Kalikunnan, etc, também o fazem. O que não abona muito a favor do cliente é quando estas empresas mandam construir o que estão dispostos a pagar para um mercado vs cliente onde os preços têm que ser o mais baixos possíveis mantendo ao mesmo tempo alguma qualidade. Somos levados a comprar porque até parece ter boa pinta e aparenta ter alguma qualidade, o que nem sempre é verdade. No fundo o que as empresas fazem é ir ao encontro de todos e para todas as carteiras. Mal de nós se não fosse assim.

Nas canas tenho visto muito boas varas com maus componentes, nos carretos nem vou comentar. Cada um tem que analisar por si, junto de quem tenha e quem realmente perceba do assunto, que possa falar livremente sem se retrair nas suas opiniões. Tive dois carretos de um fornecedor português e chegou. Em relação às canas a escolha já é diferente. Há quem compre uma cana, e depois de pescar algumas vezes com ela fica a gostar tanto que opta por mandar colocar componentes de qualidade tipo Fuji. Nos carretos já não há grande espaço de manobra. Não quero dizer com isto que as marcas nacionais são más, não. Muito pelo contrário. Seria muito mau para nós se não houvesse mercado para elas. Eu mesmo, tirando os carretos e duas ou três canas, a maioria do meu equipamento é nacional.

O que eu quero dizer com tudo isto, é que não tenho marcas preferidas, mas para alguns equipamentos onde quero ter garantia de qualidade tenho as minhas preferências, e quando se trata de um equipamento específico, não tenho dúvidas onde procurar. Existem excepções claro, e são essas que me levam a escolher por vezes marcas portuguesas, que me surpreendem com equipamentos de grande qualidade ajustado às nossas necessidades. Por isso é tão difícil recomendar seja o que for. Depende sempre da carteira, e das necessidades de cada um. Boas compras.
« Última modificação: 16:52 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 por José Presumido »
 

Offline spedy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Santarem
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:13 Terça, 15 de Agosto de 2017
Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #8 em: 17:01 Quinta, 08 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas spedy, estou interessado numa compra, ainda estou indeciso no tamanho do carreto, qual é o site?

Boas, o site este:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Depois diz qualquer coisa se tiveres interessado.

 

Offline José Presumido

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Agradecido: 28 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:25 Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #9 em: 13:09 Sexta, 09 de Fevereiro de 2018 »
Boas. Só mais uma pequena dica que talvez faça alguma diferença na escolha do carreto, se a opção for o Saragosa ou outro destes tamanhos. Eu próprio verifiquei isso. Apesar do Saragosa ser bem construído com bons materiais e parecer ter boa resistência, no caso do 5000SW/6000SW quando estou à pesca de peixes maiores, tento não abusar muito do carreto. Ou seja, trabalho mais com a cana. Não é que o carreto não aguente, ele aguenta, mas a longo prazo vai desgastando mais depressa e assim evito reparações caras num futuro próximo. Não recomendo fazerem um dia inteiro de pesca a puxar à bruta cá para cima com ele. Convém que seja a cana a fazê-lo e não o carreto. No caso do 8000SW/10000SW é um trator. É para o que der e vier. Se o tamanho e o peso importar mais do que a resistência/força, então tem que ser bem avaliado antes de comprar. De qualquer forma o 5000SW/6000SW é excelente e mais leve. Cumps. 
 

Offline spedy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Santarem
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:13 Terça, 15 de Agosto de 2017
Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #10 em: 16:59 Sábado, 10 de Fevereiro de 2018 »
Boas, acho que ja me decidi e para ja vou optar pelo Stout para me iniciar na embarcada, mais tarde se comecar a ir mais vezes à embarcada invisto num Saragosa 8000 ou 10000.
Obrigado pela dicas e opiniões.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #11 em: 17:39 Sábado, 10 de Fevereiro de 2018 »
Boa tarde Speedy.

Entretanto informei-me com pessoal que tem o Stout, e, não desfazendo das restantes hipóteses, acho que é uma boa escolha.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline spedy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Santarem
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:13 Terça, 15 de Agosto de 2017
Re: Stout/Spheros/Saragosa para embarcada
« Responder #12 em: 22:33 Sábado, 10 de Fevereiro de 2018 »
Vamos ver como ele se porta, segunda ja o devo ir buscar.
Obrigado.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]