collapse

Autor Tópico: Cana e carreto  (Lida 1467 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marcos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:10 Terça, 23 de Janeiro de 2018
Cana e carreto
« em: 10:41 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Bom dia. Como principiante que sou no surf casting gostaria de saber qual o material correto a comprar. Como sou baixo 1,70 cm isso altera na escolha da cana a nível de lançamento?
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Cana e carreto
« Responder #1 em: 11:42 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Neste momento usa-se mais canas de 4.20 até 4.50 mts.
Mas há gente mais pequena a lançar canas de 5 mts. É só apanhar-lhe o jeito.
Eu pessoalmente prefiro as de 4.20.

Quanto ao resto, quanto queres gastar? onde costumas pescar? que peso de chumbadas precisas de lançar?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marcos

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Cana e carreto
« Responder #2 em: 11:49 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Como o Rider disse, usa-se mais de 4,20 e 4,50...é apanhar-lhe o jeito :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marcos

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cana e carreto
« Responder #3 em: 12:21 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como sou baixo 1,70 cm isso altera na escolha da cana a nível de lançamento?

Eu acho que a altura do pescador não deve influenciar na escolha do tamanho da cana. Deves escolher o tamanho da cana em função da pesca que vais fazer, por exemplo, se fores pescar com 1 estralho ou com 3 estralhos na montagem.

Como já disseram os tamanhos mais usados são o 4.20 e 4.5 metros.
« Última modificação: 12:25 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marcos

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Cana e carreto
« Responder #4 em: 13:03 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Eu tenho uma Vega de 5 metros mas é para pescar em pontão. Na praia é melhor 4.2 a 4.5. 
Atenção aos passadores, os antienrolanco são mais caros mas poupam chatices, especialmente se usares multifilar.
Amar o mar é amar a vida
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marcos

Offline Ricardo Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:56 Quinta, 16 de Abril de 2015
Re: Cana e carreto
« Responder #5 em: 11:23 Segunda, 29 de Janeiro de 2018 »
Bom dia Marcos. Hoje em dia é fácil fazer uma boa cana de pesca e as canas de entrada feitas de carbono da maioria das marcas são bastante razoáveis. O comprimento das canas em si recomendo-te de 4.20 ou 4.5 metros. Eu tenho 1.80 de constituição normal e cheguei a comprar canas de todas as medidas dos 3.9 metros aos 5 e passei umas quantas noites na praia de Sto Amaro de Oeiras quando esta estava deserta, a fazer lançamentos para a areia e a medir a paço as distancias e a medida com que tinha invariavelmente melhores resultados com menos esforço era com as de 4.20. A nível de carretos a escolha torna-se mais complicada, mas se não queres investir muito eu consideraria o daiwa emblem x 5000t, a relação preço/qualidade é simplesmente inigualável e tens a escolha em 2 cores. Pessoalmente eu adoro os meus, pena é apenas trazerem uma bobine. Como iniciante que és durante esta fase inicial deverás estar a pescar com linha directa de 0.40 no carreto o que em si não é mau e podes até ir pescar para zonas de pedra ou de fundos mistos. Para esse diâmetro de linha o que te posso dizer é que muitas marcas metem agora passadores low rider nas suas canas de entrada e o que te posso dizer é que passadores low rider e fios grossos vão-te cortar um pouco de nada na distancia dos teus lançamentos e talvez seja preferível que a tua cana tenha passadores normais MN (MN são os circulares normalíssimos de Lineu). Se decidires enveredar já por fios mais finos na casa dos 0.26 ou 0.28 com um chicote cónico ou um chicote simples de 0.50 os low rider recomendo-os já. Fios 0.26 ou 0.28 poderão parecer muito grossos já para alguns membros deste fórum que na praia chegam a usar fios muito mais finos, mas eu penso que é necessário ir ganhando confiança no material e em nós próprios e como iniciante que és há outras coisas nas quais te deves focar primeiro, pelo que eu começaria com esses diâmetros. De notar que uma cana mais rija obtém maiores distancias que uma cana mais parabólica e as canas de 4.20 são por norma mais rijas que as suas equivalentes em 4.50. Peço desculpa pela resposta tão longa mas tentei cobrir o máximo possível. Fala-nos dos locais para onde tencionas ir pescar e assim poderemos entrar em mais pormenores para que faças uma escolha mais acertada
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marcos

Offline Marcos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:10 Terça, 23 de Janeiro de 2018
Re: Cana e carreto
« Responder #6 em: 18:16 Segunda, 29 de Janeiro de 2018 »
Boas, agradeço desde as dicas,como vivo no distrito de Setúbal,inicialmente vou para as praias dessa zona.quanto ao orçamento para tenho a volta de 250 € para a cana e carreto.
 

Offline Ricardo Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:56 Quinta, 16 de Abril de 2015
Re: Cana e carreto
« Responder #7 em: 21:25 Segunda, 29 de Janeiro de 2018 »
Procura por uma cana da daiwa chamada crosscast, o modelo é novo e acabou de sair mas gostei do sentir dela nas mãos e da acção meio parabólica a tender para o rijo. Visita as lojas que te for possível visitar e vê as canas que todos têm. De lembrar que há material para apanhar peixe e material para apanhar pescadores,  pelo que vê e analisa as que conseguires. Muitas canas são hibridas e pode ser que sintas curiosidade nelas, se for o caso procura por uma cana da amorim chamada akantor. Eu pessoalmente gostei da crosscast tubular da daiwa e ao nivel do preço a que andam eu penso que as canas que referi  servem como uma boa base de comparação para distinguir uma boa cana de uma cana menos boa
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marcos

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Cana e carreto
« Responder #8 em: 21:58 Segunda, 29 de Janeiro de 2018 »
Boas,

Bem, Ricardo isso é que foi uma resposta longa, mas bastante elucidativa. Uma vez por outra lá dou uma espreitada na canas do fundo, nao é uma pesca que faça muito mas gostaria de fazer um upgrade ao material, vou sem duvidar usar a tua resposta como bitola para quando (finalmente) adquirir uma nova para o fundo.

Abraço  O0
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

Offline florindo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 240
  • Agradecido: 39 vezes
  • mais vale um dia de pesca do que dez a trabalhar
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:22 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Cana e carreto
« Responder #9 em: 22:44 Segunda, 29 de Janeiro de 2018 »
Como 1.70.de altura apostava numa cana de 4.20 - 4.30 ao máximo.
 

Offline Ricardo Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:56 Quinta, 16 de Abril de 2015
Re: Cana e carreto
« Responder #10 em: 09:10 Terça, 30 de Janeiro de 2018 »
Fico feliz pela minha experiência ser útil a outros. Deixo mais uma observação então, por estes valores apesar de se encontrar canas que em si têm comportamentos muito bons já, por norma os passadores não são do mais resistente que existe. As porcelanas SiC em si eu não me preocuparia porque todas as que vi até agora eram muito boas e lidavam com fios de multifilamento até bastante bem, as hastes em que as porcelanas vêm montadas é que deixam um pouco a desejar e se não forem cuidadosos com o material e dar sempre uma lavagem de mangueira depois de uma ida a pesca, terão a tendência em enferrujar. Existe no entanto canas em que os passadores são pintados de preto e sem parecer dão-lhes uma muito maior resistência á corrosão em que mesmo que se desleixem ocasionalmente e esqueçam o material a um canto depois uma uma ida fatigante á pesca eles se irão manter em boas condições. Marcos eu não sou bom conhecedor das águas de Setubal mas penso que sejam razoavelmente mexidas. Para águas muito calmas sem grande ondulação onde por norma se tenta lançar muito longe talvez uma cana híbrida seja preferível, para águas mais mexidas com boa ondulação uma cana tubular semi parabólica a tender para o rijo irá servir-te bem. Dentro desse teu orçamento reserva uma parte sim para os acessórios extra como linhas, chumbadas, anzóis e destorcedores/clips. No caso das linhas e dos anzóis procura a melhor qualidade possível e compra o melhor que conseguires encontrar. Chumbadas com uma haste comprida também são preferíveis. A titulo de exemplo eu desde que comecei a pescar a uns 4 anos e qualquer coisa atrás gastei muito mais dinheiro em linhas e acessórios do que propriamente em canas e carretos 
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Cana e carreto
« Responder #11 em: 10:13 Terça, 30 de Janeiro de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
para águas mais mexidas com boa ondulação uma cana tubular semi parabólica a tender para o rijo

Na minha opinião uma cana hibrida é melhor nesta situação.

Inserir Citação (seleção)
Existe no entanto canas em que os passadores são pintados de preto e sem parecer dão-lhes uma muito maior resistência á corrosão em que mesmo que se desleixem ocasionalmente e esqueçam o material a um canto depois uma uma ida

Oxidam na mesma, nota-se é menos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Cana e carreto
« Responder #12 em: 11:43 Terça, 30 de Janeiro de 2018 »
Boas,

Na minha opinião se for para fazer uma pesca especifica como por exemplo vir a Setúbal com este rio calmo qualquer cana híbrida funciona, é só preciso conhecer bem os pesqueiros e procurar por eles, se for já para ir para meco e costa , na minha opinião a não ser quando o mar está parado não vais conseguir fazer grande coisa pois a cana não se segura nem lança para onde queremos ou é necessário, ai já optava por uma tubular ou uma hibrida de valores superiores, ou uma em segunda mão, mas sem conhecer bem as canas é arriscado,  se for TT é preferível optar por uma tubular e tentar a conhecer ao máximo (ir bastantes vezes) para detectar as picadas pois vão ser mais subtis.
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline Ricardo Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:56 Quinta, 16 de Abril de 2015
Re: Cana e carreto
« Responder #13 em: 11:46 Terça, 30 de Janeiro de 2018 »
Rider a tua opinião como pescador experiente que aparentas ser sim é muito válida, talvez se trate de uma questão de preferência. Em relação aos passadores talvez até aí haja variações de qualidade, em uma das minhas canas os passadores são pintados de preto e depois de deixada 8 meses na garagem sem qualquer cuidado depois da ultima pesca que fez continuam em bom estado e o primeiro sitio onde se notaria oxidação seria na zona imediatamente a seguir ao encatrafiamento  talvez ou entre o metal e a porcelana. Penso que uma camada de tinta sobre metal invariavelmente irá oferecer melhor protecção do que a ausência de tinta em primeiro lugar
 

Offline Ricardo Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:56 Quinta, 16 de Abril de 2015
Re: Cana e carreto
« Responder #14 em: 11:52 Terça, 30 de Janeiro de 2018 »
Partilho da tua opinião Rodolfo. E tendo em conta que estamos a falar de um iniciante com um orçamento de 250 euros para o conjunto em si, uma cana híbrida de alta qualidade e com o valor que por norma acarretam, deixará talvez pouco espaço para o restante do conjunto. Embora haja opções como a dita Amorim Akantor
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Cana e carreto
« Responder #15 em: 14:54 Terça, 30 de Janeiro de 2018 »
Boas Ricardo, todas as opiniões são válidas.
Normalmente damos a opinião pela experiencia que vamos vivendo, e do material que vamos usando.
Já pesco há mais de 30 anos, e de há 4 anos para cá só uso hibridas, e não quero outra coisa.
Na minha opinião é só vantagens, já enumeradas diversas vezes por aqui.
Faço 90% das minhas pescas no oeste, e no inverno os mares são grandes e fortes. E, na minha opinião, as hibridas são melhores que as tubulares nestes casos.

Quanto aos passadores sejam eles cromados ou pintados, se não tiverem qualidade, e se não tiverem bem catrafiados, mesmo com todos os cuidados de limpeza, não há milagres. É claro que um cromado dá mais nas vistas que um preto.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ricardo Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:56 Quinta, 16 de Abril de 2015
Re: Cana e carreto
« Responder #16 em: 21:07 Terça, 30 de Janeiro de 2018 »
É uma quantidade equivalente de tempo de pesca ao tempo que tenho de vida
« Última modificação: 21:09 Terça, 30 de Janeiro de 2018 por Ricardo Marques »
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]