collapse

Autor Tópico: Cana slow jigging  (Lida 2544 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Cana slow jigging
« em: 18:34 Terça, 23 de Janeiro de 2018 »
Boas,

Estou comprador de uma cana de jigging...

É uma pesca que faço muito pouco e os jigs que uso têm entre 120 e 200gr, sendo a maioria na ordem das 140 / 150gr....

Estava na dúvida entre uma Barros Zero e uma Cinnetic light jigging.

A dúvida na Barros é, com acções tão baixas (mesmo a hard indica acção até 90gr), será boa opção para usar jigs de 150gr em slow jigging?
Se for para a Barros ainda assim, qual a mais indicada, soft ou hard pitch, para slow jigging em fundos até 90m, com jigs de 150gr?
Outro ponto que me fazia pender para a Barros é o comprimento de 2,00 ou 2,10m que me agrada mais que os 1,90m da Cinnetic...

Em relação à cinnetic, li os relatos do Luis no blog "Os Pescas" e parece ser uma cana boa para o que pretendo, no entanto, se mais alguém tiver opinião formada, sou todo ouvidos :fixe:


Grato pela atenção ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Cana slow jigging
« Responder #1 em: 20:44 Terça, 23 de Janeiro de 2018 »
Boa noite Beto

Tanto a Hard Pitch 2,00m, quanto a Slow Pitch, 2,10m da Barros Zero, são canas que vêm indicadas no catálogo para Spinning, no entanto a Slow Jigger para levar carretos de casting parece-me a mesma vara da Hard Pitch 2,00m, montada com os passadores e o porta carretos ao contrário. Só não a comprei porque estou a começar e tendo vários carretos de spinning, prefiro mantê-los antes de avançar com gastos superiores em carretos de casting adequados à Slow Jigger e actualmente à técnica em si.

Sobre as amostras já pesquei com a hard pitch a 100m de profundidade com amostras de 200g e responde muito bem, achando-a até um pouco agressiva para pescar com amostras de 100g e menos, a menores profundidades, daí adquiri a slow pitch 2,10 que também me parece trabalhar melhor amostras mais leves, menos fundo. Ambas trabalham muito bem, quer com vinis, mais pesados para a Hard e mais leves para a soft, e até com isca viva.

A minha experiência nesta pesca não me permite avançar com muito mais, e quanto à Cinetic não a conheço, mas considerando o que refere o Luís Ramos acho que está apresentada e bem.

É o que posso dizer de momento, para mais, só quando conseguir testá-las melhor.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 20:47 Terça, 23 de Janeiro de 2018 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana slow jigging
« Responder #2 em: 09:33 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Boas Ernesto,

Grato pela valiosa participação :fixe:

Então a soft pitch trabalha bem amostras na ordem dos 150gr em slow jigging?
Por que raio foram anunciar uma acção de 60gr na cana? Normalmente exageram na acção e não o contrário!
Eu estava inclinado para esta e precisamente na medida 2,10m por me parecer que poderia também servir para um trolling, para além de um jigging com vinis mais leves...

Vou dar uma volta às lojas para tentar vê-la com as mãos ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline pantao

Re: Cana slow jigging
« Responder #3 em: 10:30 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Boas Beto
Um pouco mais cara experimeta a daiwa Saltiga, consegues a rondar os 200€, a cana é top, tenho a versão SGBJ68B6AF, trabalha jigs de 150-200grs mt bem na ordem dos 70-130m. Ando a  matutar comprar a versão mais soft para usar com jigs
sabiki inchiku e micro jigs. Esta pesca cada vez mais começa em casa com a bricolagem nas amostras. Por a minha pouca experiencia eu comecei com amostras pesadas e tenho vindo a diminuir o peso destas e aumentando o seu volume, notando que uma cana mais soft trabalha melhor este género de amostras.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Cana slow jigging
« Responder #4 em: 17:30 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então a soft pitch trabalha bem amostras na ordem dos 150gr em slow jigging?
Por que raio foram anunciar uma acção de 60gr na cana?

Penso que a razão porque vem anunciada para amostras de 60g, tem a ver com a classificação de cana de spinning que vem no catálogo da Barros/2018, na página 26 (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre).

Também a Hard Pitch 2,00m vem classificada como cana de Spinning, com accção de 20-90g, mas a vara parece-me a mesma da Slow Jigger no mesmo comprimento, excepto a montagem dos passadores e do porta carretos, sendo que esta já vem indicada com 30 a 300g (pág 40). Penso que a diferença deverá estar em qualidade / capacidade de lançamento, caso utilizada em spinning; e, capacidade de trabalhar amostras quando em animações verticais.

É uma pena que apresentem as canas, respectivas classificações e acções destas formas, obrigando-nos a continuamente tentar perceber o que querem dizer, dando azo a confusões desnecessárias.

A cana da Cinetic, segundo o que refere o Luís Ramos no teste em video, também era uma cana indicada para spinning com um muito bom comportamento e provas dadas em Slow Pitch Jigging, pelo menos fiquei com a ideia que era o que ele tinha escrito inicialmente lá no blogue.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 17:38 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana slow jigging
« Responder #5 em: 19:56 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Beto
Um pouco mais cara experimeta a daiwa Saltiga, consegues a rondar os 200€, a cana é top, tenho a versão SGBJ68B6AF, trabalha jigs de 150-200grs mt bem na ordem dos 70-130m. Ando a  matutar comprar a versão mais soft para usar com jigs
sabiki inchiku e micro jigs. Esta pesca cada vez mais começa em casa com a bricolagem nas amostras. Por a minha pouca experiencia eu comecei com amostras pesadas e tenho vindo a diminuir o peso destas e aumentando o seu volume, notando que uma cana mais soft trabalha melhor este género de amostras.
Boas Pedro,

Epá, não queria esticar tanto o orçamento, é uma pesca que faço mesmo raramente e desconfio que assim continuará a ser...
Tenho 3 canas de jigging mas completamente ultrapassadas, pesadíssimas e rijas como cabos de vassoura ;D por isso procuro mesmo uma cana maneirinha e com um preço simpático só para ir experimentando, se um dia mais tarde começar a fazer com regularidade, depois aposto então em algo melhor ;)
Grato na mesma pela opinião :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline A. Ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 46
  • Agradecido: 8 vezes
  • F*der os pexes todos XXXL
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:53 Quarta, 23 de Novembro de 2016
Re: Cana slow jigging
« Responder #6 em: 19:00 Domingo, 08 de Abril de 2018 »
boas,

pegando neste tópico, para não estar a criar um novo, gostava de opiniões acerca da Daiwa Exceler Oceano Jig 642 HB e da Daiwa Exceler Oceano Jig Cast 632 MHS?

é uma pesca que estou a pensar fazer 2/3 vezes por ano, por isso não quero investir muito e pretendo utilizar os carretos de embarcada Shimano TP 6000 e Daiwa Capricorn 4500.

pescas em Sagres e Milfontes/Sines.

abraço,
 

Offline A. Ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 46
  • Agradecido: 8 vezes
  • F*der os pexes todos XXXL
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:53 Quarta, 23 de Novembro de 2016
Re: Cana slow jigging
« Responder #7 em: 21:24 Domingo, 08 de Abril de 2018 »
boas,

já constatei que a HB tem porta carretos de casting..., estou inclinado para a MHS, faço bem?

abraço,
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana slow jigging
« Responder #8 em: 22:39 Domingo, 08 de Abril de 2018 »
Boas

Não conheço as canas em questão...

Eu acabei por comprar a zero hard pitch com 2,00m mas ainda não foi a estreia ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Cana slow jigging
« Responder #9 em: 10:03 Segunda, 09 de Abril de 2018 »
Também não as conheço Ferreira.

Neste caso, acho que é preferível ter alguém que as tenha já testado.

Se entretanto falar com alguém que o tenha feito, digo alguma coisa.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pantao

Re: Cana slow jigging
« Responder #10 em: 12:06 Terça, 10 de Abril de 2018 »
Essas também não conheço.
Houve um pouco de "suspense" acerca das novas cinnetic.
Mas não tenho ouvido nem bem nem mal, talvez não tivessem a saida experada por falta de algo...
Eu segui o concelho do Ernesto optei por a Zero Slow Jigging, preço acessivel, testada e um pouco polivalente para outras pescas.
Antes de escolheres primeiro tenta decidir se queres uma cana rigida ou tubular, assim já diminuis o leque de escolha.
 

Offline A. Ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 46
  • Agradecido: 8 vezes
  • F*der os pexes todos XXXL
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:53 Quarta, 23 de Novembro de 2016
Re: Cana slow jigging
« Responder #11 em: 18:27 Terça, 10 de Abril de 2018 »
boas,

com essa é que me lixaste  :-\ :-\ :-\

sei lá se quero uma cana rígida ou tubular  :o :o :o, quero uma cana que apanhe peixe  ;D ;D ;D

já cá mora, depois de uma tarde a conversar com o amigo Rui Mimoso  8)

falta é marcar a primeira "esfrega"  O:-)

abraço,
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cana slow jigging
« Responder #12 em: 20:47 Terça, 10 de Abril de 2018 »
Que te traga muitas alegrias é o que desejo.

E claro um relatozinho depois da estreia  ;)

Abraço e felicidades com a nova máquina. :fixe:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline pantao

Re: Cana slow jigging
« Responder #13 em: 23:34 Terça, 10 de Abril de 2018 »
Estamos todos a espera de melhor tempo para as estreias.... >:D
Rigida é maciça, tubular é oca.
Se o Rui te aconçelhou certamente estaras bem servido, visto ele conheçer e é da tua zona.
A parte fácil esta feita agora venham os jigs!
Mt boa sorte com ela e mts alegrias :)

 

 

* Tópicos Recentes

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 21:44]

Robalo de Primavera por Bruno87 [Hoje às 20:43]

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]