collapse

Autor Tópico: aprender mais sobre embarcações  (Lida 3169 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricardoviep

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 3 vezes
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quinta, 11 de Janeiro de 2018
aprender mais sobre embarcações
« em: 10:30 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
boas companheiros..tirei carta de patrão local em portimão em novembro de 2017..
não tenho experiência nenhuma e nem percebo muito de embarcações..gostava de saber que tipo de embarcação era mais indicada para mim visto que gostava de usar tanto para pesca á cana como submarina..tem que aguentar mar, pk gostava de ir ate ao cabo de são vicente..nao sei se barco em fibra é melhor ke os pneumáticos..
 
 

Offline ricardoviep

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 3 vezes
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quinta, 11 de Janeiro de 2018
Re: aprender mais sobre embarcações
« Responder #1 em: 10:51 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
É semi rigido e nao pneumático..
« Última modificação: 10:54 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 por ricardoviep, Motivo: enganei-me »
 

Offline pantao

Re: aprender mais sobre embarcações
« Responder #2 em: 10:53 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
Pneumático é o melhor barco para mergulho devido a ser o mais fácil para entrares a bordo.
Sozinho facilmente poes o material e entras no barco.
São os barcos mais seguros em navegabilidade e segurança, pode estar virado com o peso todo num flutuador que não vira e por norma tem o casco em "V" para cortar melhor a agua.
Para pescar a cana perde em relação aos de fibra devido as amuras serem baixas e o risco de cair ao mar aumenta.
De fibra são mais confortáveis, principalmente se forem cabinados ou semi cabinados.
Pneumático requer a manutenção extra aos flutuadores, fibra não.
O meu 1.º barco foi um semi rígido, diverti-me imenso com ele e tenho saudades, hoje se me perguntares só o queria para ir dar uns saltos nas ondas
 

Offline ricardoviep

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 3 vezes
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quinta, 11 de Janeiro de 2018
Re: aprender mais sobre embarcações
« Responder #3 em: 11:03 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
então quer dizer que o semi rigido é a melhor opção..o problema é os arranjar por um bom preço, visto que sao um pouco caros..tambem ja me falaram arranjar um e registar na holanda ou belgica para nao gastar 1 fortuna em licenças
 

Offline pantao

Re: aprender mais sobre embarcações
« Responder #4 em: 11:18 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
Que fortuna em licenças?
As contas aqui por alto são estas, imposto cerca de 2 euros por cada cavalo, visturias de 5 em 5 anos 40 euros, balizagem 10, seguro 50.
Se tiveres um barco com muita cavalagem ai pondera um registo num pavilhao belga/holandes, só não vais pagar o imposto e as visturias.
Não te disse que o semi rígido era a melhor opção.
Tenta ver as coisas desta forma análoga, aos 20 anos queres um GTI de 300cv e não um Seadan de 300cv, tem a mesma potencia mas tem desempenhos diferentes.
Aos 20 o semi rigido é a loucura, quero é velocidade!
Aos 30 começas a micar os cabinados, e pensas phonix aquilo é fixe...mas continuas a gostar de dar a queca no flutuador...
Aos 40 phonix antes dar uma queca no cabinado e depois ficar o resto na noite a dormir, que se lixe a pesca...
Aos 50 ainda não cheguei la!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricardoviep

Offline Ernesto Lima

Re: aprender mais sobre embarcações
« Responder #5 em: 12:53 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
Boa tarde Ricardoviep

Relativamente a tudo o que já foi dito, de facto, o barco, que me parece, se vai adequar ao que pretende é um semirígido entre os 4,50 e os 5,80m, com motores entre os 50 e os 80/90 HP, tanto no que respeita a segurança, quanto no que respeita a versatilidade.

- Nenhum barco de fibra dos mesmos tamanhos consegue ser mais seguro que um semirígido
- Nenhum barco de fibra dos mesmos tamanhos consegue ser mais fácil de descer ou subir em rampas
- Nenhum barco de fibra dos mesmos tamanhos é tão estável no mar.
- Nenhum barco de fibra dos mesmos tamanhos consegue dar-lhe a mesma liberdade de movimentos.
- As medidas e potências que referi, parecem-me as mais adequadas para esse mar, e as zonas que referiu, que conheço muito bem, sendo que maior que 5,80 já é um semirígido que necessitará de mais potência e se torna mais difícil de controlar nas rampas, assim como atingem preços complicados, para quem tenha alguns limites de carteira.

O meu primeiro barco, foi um semirígido Mar e Mar, de 4,10m e Tohatsu de 40 HP, a dois tempos, mas posso dizer-lhe que, muito antes, quando caçava por essas zonas, só haviam barcos de borracha com paneiros, acampávamos na Praia da Mareta (Sul Sagres) e íamos com um Zebro de 4,00m, com um Mercury de 20Hp, a dois tempos, ambos abatidos dos fuzileiros e arranjados por nós. Quando o tempo deixava chegámos a ir até à Cordoama, a Norte do Castelejo, e caçar a partir de lá até Sagres, e..., ainda estamos por cá ;).

Quanto às idades referidas pelo Pantão, eu entendo o que quer dizer, mas no meu caso, talvez por ser meio adolescente aos 40 anos, foi quando comprei o Semirígido :D.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs, ricardoviep

Offline ricardoviep

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 3 vezes
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quinta, 11 de Janeiro de 2018
Re: aprender mais sobre embarcações
« Responder #6 em: 13:21 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
eu apenas pretendo uma embarcação para pesca que dê para ir a costa vicentina..o motor apenas QB. como não há muitos euros para gastar nao posso ambicionar muito
o meu receio e fazer uma compra errada devido ao nao entender nada de embarcações..
 

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: aprender mais sobre embarcações
« Responder #7 em: 14:25 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
eu tambem alem da pesca fazia caça, e posso te dizer que o barco que mais gozo e km fez foi um semi rigido de 3,40 com 15cv , entrava em qualquer lado, o consumo era quase 0, e ia para sagres todos fim de semana e nem se dava por ele atras do carro no atrelado. depois veio os de fibra, mais conforto, maiores, mais consumo, e acaba se por ir aos pesqueiros mais perto do porto de abrigo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricardoviep

Offline pantao

Re: aprender mais sobre embarcações
« Responder #8 em: 14:30 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
talvez por ser meio adolescente aos 40 anos, foi quando comprei o Semirígido .


:-) :-) :-)

Segue o concelho do Ernesto, tem em atenção não caires na tentação dos 4m, existe uma grande diferença nos semi rígidos de 4m para os de 4.5m, é só 0.5m mas nestas embarcações e nestas medidas faz muita diferença a nível de espaço útil, largura, segurança, etc.
A minha primeira embarcação foi um Valiant de 4.0m, pouco depois troquei por um igual de  4.5m por o motivo que indiquei, e esse durou anos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs, ricardoviep

Offline ricardoviep

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 3 vezes
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quinta, 11 de Janeiro de 2018
Re: aprender mais sobre embarcações
« Responder #9 em: 00:26 Quinta, 18 de Janeiro de 2018 »
obrigado malta sempre fiquei mais esclarecido.. :) :)