collapse

Autor Tópico: Isco surfcasting zona Norte  (Lida 2670 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Isco surfcasting zona Norte
« em: 17:13 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
Boas pessoal
Tou aqui com umas dúvidas em relação ao isco ou melhor isco para utilizar em surfcasting na zona norte (porto e arredores) o que aconselham é que já ouvi tanta coisa que cada vez fico mais baralhado
Desde já obrigada
E bons lances
 

Offline SamuelO.25

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 99
  • Agradecido: 15 vezes
    • Espinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:42 Terça, 05 de Janeiro de 2016
Re: Isco surfcasting zona Norte
« Responder #1 em: 17:22 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
Eu não dispenso a tiagem, o casulo e por vezes a ameijoa, dependendo do local e do estado do mar claro, penso serem estes os mais comuns.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: Isco surfcasting zona Norte
« Responder #2 em: 19:08 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
É tudo muito relativo (condições do mar, pescar de dia ou de noite, pescar na areia ou em locais com rocha, etc...) mas vou dar o meu exemplo. Pesco 95% das vezes à noite. Os iscos que gosto mais de utilizar são casulo, americano e fole. Sardinha também já usei e com bons resultados, mas ficava a cheirar tão mal que deixei de usar. Deixei de levar camarão, ameijoa e navalha, pois nos meus pesqueiros era o que funcionava pior.
Levo coreano e bicha da ria quando não arranjo mais nada...  Bicha da pedra ou tiagem se conseguir arranjar também resulta muito bem, os pescadores mais "velhos" que costumam frequentar os mesmos pesqueiros que eu dizem que é o melhor isco. Mas como é um isco dificil de comprar (maior parte deles vai apanha-lo) é raro utilizar.
De todos o que prefiro é o casulo, pois não é muito caro e normalmente tira sempre peixe. Americano foi o que tirou o maior barrote mas é muito caro.
O ideal é ir variando para perceber qual o isco que se adequa mais ao seu pesqueiro.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Isco surfcasting zona Norte
« Responder #3 em: 19:43 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
Vais ficar sempre baralhado, irão sempre te aconselhar montes iscos, certo é que todos apanham peixe como também é certo que todos também muitas vezes não apanham nada. Depois há uns mais seletivos do que outros, há iscos que são mais propícios a apanhar peixe grande e iscos mais propícios a apanhar peixe pequeno.

Mas com qualquer um destes que te falei atras, os mais e os menos propícios, podes tirar peixe grande, pequeno ou nenhum !

Em primeiro lugar, para apanhar peixe é preciso ir lá, muitas vezes. Pode parecer demasiado obvio, e é, mas é assim mesmo. E o melhor isco é aquele com que pescas mais vezes. Digo isto por experiência própria.

Não pesco na zona, não sei o que é habitual usar aí mas há iscos universais que já te falaram nas opiniões. Haja euros e tens iscos para pescar. Leva sempre 2 ou 3 iscos diferentes e vai experimentando e tirando as tuas próprias conclusões. É assim que se aprende. Eu como apanho o meu isco levo sempre um leque mais alargado mas há iscos que não dispenso e que são universais, como qualquer tipo de minhoca (casulo, americana, etc...), sardinha... Outros mais selectivos para peixe de porte, caso do choco, por exemplo.

Depois é pescares muito e hás-de fazer capturas e tirar as tuas conclusões mediante os locais que pescas, as marés e todas as outras condicionantes que serão melhores conclusões dos que os bitaites que eu possa dar ;D.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: vitormmguedes, Pedro Sequeira

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Re: Isco surfcasting zona Norte
« Responder #4 em: 20:44 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
Aqui na minha zona o que se costuma arranjar é bicha, casulo, americano, fole, ameijoa branca mas como se ouve tanta coisa que eu até fico meio confuso pois já utilizei todos eles e sem grandes resultados por isso a minha pergunta a ver se chego a alguma conclusão
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5089
  • Agradecido: 390 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Isco surfcasting zona Norte
« Responder #5 em: 21:22 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui na minha zona o que se costuma arranjar é bicha, casulo, americano, fole, ameijoa branca mas como se ouve tanta coisa que eu até fico meio confuso pois já utilizei todos eles e sem grandes resultados por isso a minha pergunta a ver se chego a alguma conclusão

Com essas iscas deves safar-te. Tenta pescar com duas canas e vais alterando as iscas e distâncias. Se já tiveres prática experimenta com três canas, uma na coroa, outra no fundão e a outra no caneiro.  ;)
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Re: Isco surfcasting zona Norte
« Responder #6 em: 23:33 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
Já agora como é que vocês iscam o casulo?
É dos iscos que mais gosto e que acho que pode ter mais resultados mas gostava de saber se estou a iscalo bem!
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Isco surfcasting zona Norte
« Responder #7 em: 23:53 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora como é que vocês iscam o casulo?
É dos iscos que mais gosto e que acho que pode ter mais resultados mas gostava de saber se estou a iscalo bem!

Casulo é com agulha, de forma a que a cabeça fique virada para o anzol. Depois da cabeça passar a barbela tá feito.
Amar o mar é amar a vida
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline pantao

Re: Isco surfcasting zona Norte
« Responder #8 em: 10:13 Terça, 16 de Janeiro de 2018 »
Podes utilizar o seguinte
Mar tapado iscas escuras(casulo, coreana, cagão, etc)
Mar limpo iscas claras(bicha branca, americana, lula bico, ameijoa, navalha,etc)
Se utilizares estralhos com 2 anzois um deles ter sempre sardinha, independente do estado do mar
Pesca a noite sempre grilo, iscadas só de grilo ou misturado
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jopefama, Pedro Sequeira

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Isco surfcasting zona Norte
« Responder #9 em: 19:51 Sexta, 19 de Janeiro de 2018 »
Tenho pescado desde Dezembro último sempre que dá entre Maceda e Vila Chã, portanto cobrindo a área do Porto.
Tenho apanhado robalo qb (pelo menos para mim que sou iniciante), em média 2 por pescaria (3-4 horas). Outros peixes pouco, um linguado grandinho na Maceda (com americano), para além das bogas para as quais tenho uma vocação natural.
Levo sempre 2 iscos, tenho experimentado tudo, levo americano + 1 diferente mas, inevitavelmente pega sempre no americano. Casulo bom, também pega, mas não tenho conseguido arranjar casulo decente, é sempre uma porcaria.
Se conseguires um Americano grande uma minhoca dá para partir em 2, eu pesco com 2 canas com 2 anzóis cada, logo faz uma por cana. Bem iscada, com agulha faz-te a pescaria toda, quando o peixe morde tiras a minhoca pela linha e voltas a colocar no anzol depois de o tirar. Já cheguei a fazer 2 pescarias com uma caixa única de americana.
Dura muito tempo, e o peixe vai lá muito mais, mesmo em águas turvas. Tem o problema do preço. Mas faz muita diferença.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]