collapse

Autor Tópico: Cana pesca  (Lida 1437 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Cana pesca
« em: 18:44 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Boas

Malta no sábado recebi uma cana da india para a pesca, estilo sportex, juntamente com um carreto Sofi K2 .

O carreto só por si já me deixou muito satisfeito, está em condiçoes , que eu considero imaculadas para os anos que tem. Depois irei meter fotos.

Mas o que me levou a abrir este tópico, foi a cana, velhinha , mal tratada, e tudo mais. A cana obviamente eu nao a irei utilizar para acçao de pesca, mas gostei imenso dela qualquer das formas.
Ontem estive a lixar um pouco a cana , porque ela estava no barracao, e barraram o o tecto do barracao com poliurtano , e consequentemente , sujaram a cana toda.MAS nao tem problema, aceitei a oferta de braços abertos á mesma.
Falta-lhe um passador , o segundo a contar de cima para baixo.

Ainda tenho algum trabalho de lixa para fazer lá, mas querendo me já adiantar no processo de restauraçao.Gostava que os bricoleiros de pelotao , me indiquem o caminho certo.
Esteve muitos anos parada , e está muito seca, será que eu deveria passar vaselina para hidratar?Eu gostava de lhe dar umas mariquices em termos de pintura, mas nao sei se seria esta ordem (só para abreviar o tópico) - Vaselina-tinta-verniz-

Tenho quase a certeza que depois de lhe dar com a vaselina a tinta nao irá agarrar em condiçoes.Mas isso é apenas a minha mais modesta opiniao.
Ainda tenho que comprar o passador que está em falta, e fio de catrafilar.

Tenho que tirar umas fotos ao conjuto para terem uma ideia, do que eu falo.

Desde já obrigado.

 O0 O0
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Cana pesca
« Responder #1 em: 19:52 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Se a ideia não é voltar a usar essa cana, eu apenas a lixava muito bem e dava-lhe um verniz incolor ou, caso possas gastar mais uns euros, um verniz marítimo (igualmente transparente) que aguenta melhor o sol/chuva/humidades.

Há de muitas marcas; não me lembro qual foi o que eu usei quando restaurei a estrutura dos sinos de uma igreja mas tens por exemplo este:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Essa embalagem de 0,25 deve dar para a tua cana.

Mas tens soluções mais baratas.
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ArmandoMendes

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Cana pesca
« Responder #2 em: 20:43 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Boas

Sim a cana nao irá ser usada .Por 2 motivos um deles ser maioritário

1-Não confio na cana.
2-Tem uns buracos daqueles que customam ter bicho.

Mas voltando ao ponto inicial, nao a vou usar, mas sem duvida que vou tirar os passadores e catrafilar tudo de novo com um fio próprio .Os antigos foram catrafilados com fio de nylon normal.

Vou tambem comprar esse verniz, que parece ser bom, 0.25ml até tem um preço razoável.
Achas que devo meter os passadores/porta carretos , antes ou depois de passar o verniz?Desculpa lá a ignorância.

Encontrei aqui 2 fotos que tinha tirado á cana no dia que me deram ,

Porta carretos, um autentico ''matacão''

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Restos de poliurtano no sitio onde devia estar o passador.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

-------------------

Aproveito e gostava de mostrar o Sofi

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]



Obrigado pela ajuda Hermano  8) 8)
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Cana pesca
« Responder #3 em: 21:20 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Armando, antes de mais nada, se isso tem sinais de "bicho" calma antes de dar o que quer que seja, vamos ver o que outros companheiros dizem.

Em Timor-Leste eu tratei bambu com ácido bórico / borax antes de aplicar verniz mas também funciona mergulhando prolongadamente em água salgada mas não sei se se poderia aplicar esse tratamento também a uma "cana da Índia".

Temos aqui no pesqueiro pelo menos um companheiro que saberá responder fundadamente a questões da biologia é só esperar que ele tenha tempo de aparecer.

Abraço
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Cana pesca
« Responder #4 em: 21:25 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

São buracos desses, assim muito mal semeados, um aqui outro ali.

O ácido bórico previne o aparecimento do bicho ou mata quando já estao na madeira? Primeira vez para ser sincero, que oiço falar nesse ácido.


Obrigado !
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

Offline ruipereira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 121
  • Agradecido: 16 vezes
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:24 Quinta, 30 de Janeiro de 2014
Re: Cana pesca
« Responder #5 em: 23:01 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Ao nível do acabamento eu apostava antes num óleo de teca ou em alternativa óleo de tung ou óleo de linhaça fervido. Estes acabamentos têm a vantagem de quando estão envelhecidos basta dar uma lixadela muito leve na peça (opcional) e dar uma ou mais camadas novas. Os óleos para teca normalmente estão aptos para exterior.
Existem várias formas de garantir que o bicho da madeira morre. Se conheceres alguém que tenha acesso a uma câmara de congelação, o processo mais simples e menos invasivo que conheço é deixar lá a cana durante alguns dias. Depois basta aplicar um dos varios produtos anti carumcho que se encontram à venda em locais como o Leroy e o AKi.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Cana pesca
« Responder #6 em: 15:35 Quinta, 11 de Janeiro de 2018 »

 Bem lixada e para terminar uma lixa bem fininha, depois umas camadas de Bondex que existe em varias cores, podes optar por uma cor quase nula, é um produto que protege em profundidade as madeiras e mesmo que ganhe camada é flexível, depois podes rematar com umas duas demãos de verniz incolor.

 Força  :fixe:
 

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Cana pesca
« Responder #7 em: 19:51 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
Obrigado pela ajuda,

Acho que vou optar pelo Bondex ainda nao tenho a certeza. mas qualquer das formas tambem nao tenho tido muito tempo. mas estou mortinho para me agarrar á cana.
Depois destes anos todos , a cana irá ter uma cara nova.Assim que me agarrar aquilo ponho fotos.

Mais uma vez , Obrigado !

Abraço O0
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Cana pesca
« Responder #8 em: 20:51 Segunda, 15 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado pela ajuda,

Acho que vou optar pelo Bondex ainda nao tenho a certeza. mas qualquer das formas tambem nao tenho tido muito tempo. mas estou mortinho para me agarrar á cana.
Depois destes anos todos , a cana irá ter uma cara nova.Assim que me agarrar aquilo ponho fotos.

Mais uma vez , Obrigado !

Abraço O0


Atenção que Bondex também é marca de verniz. O Bondex a que o Soares se refere é um protector (corrija-me se estiver errado) e é um pouco caro, talvez uns 9/10 euros (eu comprei em latas de 5 litros à anos). E mesmo esse Bondex protetor há vários.

Abraço
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Nuno Paulino

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 14 vezes
    • Setúbal
    • http://canasmadeinportugal.blogspot.pt/
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:11 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana pesca
« Responder #9 em: 11:50 Segunda, 29 de Janeiro de 2018 »
Se a cana tem buracos de bicho da madeira antes de qualquer outra coisa aplique cuprinol para garantir que os bichos vão desta para melhor.
Se lixar muito a cana vi retirar-lhe a camada exterior que a cana da Índia tem naturalmente e torná-la porosa.
Limpe bem, o melhor que conseguir sem lixar e depois aplique um verniz qualquer ou mesmo óleo de teca como já foi sugerido visto que a cana não vai ser utilizada para pescar.
Eu faria assim.
Abraço
Nuno
 

Offline nelson sampaio

Re: Cana pesca
« Responder #10 em: 19:02 Segunda, 29 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se a cana tem buracos de bicho da madeira antes de qualquer outra coisa aplique cuprinol para garantir que os bichos vão desta para melhor.
Se lixar muito a cana vi retirar-lhe a camada exterior que a cana da Índia tem naturalmente e torná-la porosa.
Limpe bem, o melhor que conseguir sem lixar e depois aplique um verniz qualquer ou mesmo óleo de teca como já foi sugerido visto que a cana não vai ser utilizada para pescar.
Eu faria assim.
Abraço
Nuno

conselho de profissional
top
 

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Cana pesca
« Responder #11 em: 21:53 Segunda, 29 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se a cana tem buracos de bicho da madeira antes de qualquer outra coisa aplique cuprinol para garantir que os bichos vão desta para melhor.
Se lixar muito a cana vi retirar-lhe a camada exterior que a cana da Índia tem naturalmente e torná-la porosa.
Limpe bem, o melhor que conseguir sem lixar e depois aplique um verniz qualquer ou mesmo óleo de teca como já foi sugerido visto que a cana não vai ser utilizada para pescar.
Eu faria assim.
Abraço
Nuno

Obrigado pela dica.
Realmente mesmo nao usando a cana é melhor aplicar um pouco de cuprinol para me garantir que estoiro com eles todos.

Abraço
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]