collapse

Autor Tópico: Barco de fundo duplo  (Lida 3027 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Barco de fundo duplo
« em: 20:57 Segunda, 01 de Janeiro de 2018 »
Boas pessoal. Comprei um barco esta semana que já estava abandonado e o barco tem duplo casco, não sei se é mm esse o nome. Tem o casco depois a caixa de ar e depois o fundo, tipo sandes. Mas o sr disse-me que ele tinha um repaço e que metia água entre o casco e i fundo. Como faço para tapar esse(s) repaço(s) ??

Cumprimentos e um ano cheio de bons peixes a todos.
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline pantao

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #1 em: 22:34 Segunda, 01 de Janeiro de 2018 »
É de fibra o casco?
Se for tens que reparar com nova fibra.
Convém veres se o casco não tem homose, caso tenha já é mais complicado reparar.
 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #2 em: 22:45 Segunda, 01 de Janeiro de 2018 »
Sim o barco é de fibra.
O que é homose?
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline eau13356

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 42 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:21 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #3 em: 23:00 Segunda, 01 de Janeiro de 2018 »
Este documento parece ser bastante completo sobre a osmose:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumprimentos
Sérgio
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Miguel Reis

Offline pantao

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #4 em: 23:01 Segunda, 01 de Janeiro de 2018 »
Osmose é o cancro dos barcos, é humidade dentro da fibra ou resinas que sai, com o tempo desfaz a fibra. Apresenta-se como umas bolhas no casco. Uma das formas de detectar é colar fita cola transparente da grosa na zona que desconfiamos, se passados 1-2 dias tiver humidade é osmose. a solução é retirar completamente a fibra e por nova, mas nunca desapareçe.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Miguel Reis

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #5 em: 23:35 Segunda, 01 de Janeiro de 2018 »
Não vi furoa nemhuns mas também tem uns limos. Tenho que limpar e ver.
Obrigado
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #6 em: 00:06 Terça, 02 de Janeiro de 2018 »
Então e aquela tinta que existe para dar em piscinas e tanques de água de cimento não resolveria o problema?
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline pantao

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #7 em: 13:45 Terça, 02 de Janeiro de 2018 »
Tintas de piscinas para barcos não conheço.
Não vale a pena inventares o que esta inventado.
Tens que utilizar topcoat com secante.
No caso de não arranjares topcoat, podes faze-lo misturando parafina ao gelcoat, numa percentagem de 10%
O melhor é contactares uma empresa especializada em tintas para barcos, para o sul não conheço, podes sempre contactar a Gelquir na zona industrial de Ovar, que eles produzem e tem boa qualidade, e pode ser que enviem.
O preço com endurecedor deve rondar os 5 euros por kg
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Miguel Reis

Offline Ernesto Lima

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #8 em: 19:21 Terça, 02 de Janeiro de 2018 »
Boa noite Miguel

Relativamente a tudo o que foi dito, deixo ainda as seguintes notas.

A entrada de água que o homem lhe referiu pode ser de alguma estaladela no casco exterior. ou, caso exista um tampão roscado, na popa, entre cascos, pode acontecer que seja por aqui a entrada de água.

Para todos os efeitos importa:

1. Limpar bem todo o casco e inspeccioná-lo.
2. Perceber por onde entra a água, identificando a zona a reparar
3. Reparar com fibra e finalizar com gel, sendo que este é o primeiro protector da fibra contra a osmose, caso o barco não tenha pintura de fundo.
4. Não vale a pena inventar outros materiais, pois estes arranjos nem costumam ser muito caros, logo que se detecte a zona a reparar e desde que não seja nenhuma área muito grande.
5. Os sinais de início de osmose detectam-se inicialmente através de umas pequenas bolhas, às vezes até mais perceptíveis quando o casco está pintado, após limpo. Podemos furá-las com um canivete ou com uma máquina de pressão até que abram buraco que, caso não seja muito profundo e grande, pode ser tapado com um betume de 2 componentes adequado, lixado e coberto com a tinta de fundo, caso o barco seja pintado para ficar na água. Caso contrário deverá ser arranjado com fibra e gel, conforme referido no ponto 3. Realço que o betume só se usa em pequenos buracos e se o casco for pintado para ficar na água. Realço ainda que, ao descobrir os buracos, deve ser retirado todo o gel coat que está levantado em torno deles e só depois tratar.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Miguel Reis

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #9 em: 21:00 Terça, 02 de Janeiro de 2018 »
Muito obrigado Ernesto.
E em relação à zona que continha a água entre o casco e o fndo? Já inclinei o barco e a água saiu por uns buracos tipo tampão e já não tem água dentro e está muito mais leve.
Mas tenho medo de estar estragado por dentro...
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline pantao

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #10 em: 22:20 Terça, 02 de Janeiro de 2018 »
Se conseguires inspecionar o casco em seco é o ideal.
A fibra aguenta muito, e como o Ernesto disse as reparações são faceis de fazer e não sao muito dispendiosas.

 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #11 em: 22:41 Terça, 02 de Janeiro de 2018 »
Em princípio vou entrega-lo a uma empresaque trabalha em construção e manutenção naval. Fim de semana  o sr vai ver o barco. Sabem-me dizer valores para as reparações??

Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline pantao

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #12 em: 22:46 Terça, 02 de Janeiro de 2018 »
É difícil, sem saber o que precisa o barco.
Para teres uma ideia um m2 de fibra e 1kg de resina a retalho ronda 10 euros.
O topcoat ou gelcoat ronda os 5 euros kg.
Depende do valor de mão de obra e material utilizado
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Miguel Reis

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #13 em: 23:17 Terça, 02 de Janeiro de 2018 »
Miguel mete aqui umas fotos para vermos como está e como vai ficar depois de o arranjares.

Se precisares de alguém para depois o baptizar está à vontade
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Miguel Reis

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #14 em: 00:22 Quarta, 03 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É difícil, sem saber o que precisa o barco.
Para teres uma ideia um m2 de fibra e 1kg de resina a retalho ronda 10 euros.
O topcoat ou gelcoat ronda os 5 euros kg.
Depende do valor de mão de obra e material utilizado

Obrigado. Não fazia mm ideia dos valores

Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #15 em: 00:23 Quarta, 03 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Miguel mete aqui umas fotos para vermos como está e como vai ficar depois de o arranjares.

Se precisares de alguém para depois o baptizar está à vontade
Fica combinado
Cumprimentos
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline Ernesto Lima

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #16 em: 19:28 Quarta, 03 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito obrigado Ernesto.
E em relação à zona que continha a água entre o casco e o fndo? Já inclinei o barco e a água saiu por uns buracos tipo tampão e já não tem água dentro e está muito mais leve.
Mas tenho medo de estar estragado por dentro...

Boa tarde Miguel.

Eventualmente não estará estragado por dentro, mas caso tal se verifique, acabará por dar sinal no exterior do casco, por baixo. Mas até que tal aconteça, que "não nos doa a cabeça" e não vai encher o barco de água de repente.

Quanto às possíveis entradas de água, poderão ser por rachadelas no convés, rachadelas na parte do casco em contacto com a água, ou pelas tampas dos buracos que deixam sair a água de "entre cascos". Podem ainda ser por eventuais furos para fixação de motores, acessórios, e até pelos furos mal vedados dos parafusos que apertam as saídas de água de entre cascos. Vejam bem e aproveitem para arranjar tudo. Por vezes está tudo arranjadinho e ninguém se lembra dos furos que se fizeram no casco e cujo sikaflex já não está a vedar. Há que desaparafusar, colocar Sikaflex do bom, deixar curar um pouco e tornar a aparafusar tudo.

Quando falo em curar o Sikaflex, caso não tenham essa informação, quero dizer o seguinte:

- Logo que se aplica o Sicaflex numa zona que queremos vedar, não devemos aplicar e aparafusar de imediato. Devemos deixar secar um pouco, não muito, para engrossar um bocadinho, ficando ainda bastante pegajoso. Então..., aplicar e aparafusar o que quer que pretendamos. Desta forma asseguramos uma vedação um pouco mais grossa e duradoura.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Miguel Reis

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #17 em: 19:46 Quarta, 03 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito obrigado Ernesto.
E em relação à zona que continha a água entre o casco e o fndo? Já inclinei o barco e a água saiu por uns buracos tipo tampão e já não tem água dentro e está muito mais leve.
Mas tenho medo de estar estragado por dentro...

Boa tarde Miguel.

Eventualmente não estará estragado por dentro, mas caso tal se verifique, acabará por dar sinal no exterior do casco, por baixo. Mas até que tal aconteça, que "não nos doa a cabeça" e não vai encher o barco de água de repente.

Quanto às possíveis entradas de água, poderão ser por rachadelas no convés, rachadelas na parte do casco em contacto com a água, ou pelas tampas dos buracos que deixam sair a água de "entre cascos". Podem ainda ser por eventuais furos para fixação de motores, acessórios, e até pelos furos mal vedados dos parafusos que apertam as saídas de água de entre cascos. Vejam bem e aproveitem para arranjar tudo. Por vezes está tudo arranjadinho e ninguém se lembra dos furos que se fizeram no casco e cujo sikaflex já não está a vedar. Há que desaparafusar, colocar Sikaflex do bom, deixar curar um pouco e tornar a aparafusar tudo.

Quando falo em curar o Sikaflex, caso não tenham essa informação, quero dizer o seguinte:

- Logo que se aplica o Sicaflex numa zona que queremos vedar, não devemos aplicar e aparafusar de imediato. Devemos deixar secar um pouco, não muito, para engrossar um bocadinho, ficando ainda bastante pegajoso. Então..., aplicar e aparafusar o que quer que pretendamos. Desta forma asseguramos uma vedação um pouco mais grossa e duradoura.

Cumprimentos

Ernesto
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito obrigado Ernesto.
E em relação à zona que continha a água entre o casco e o fndo? Já inclinei o barco e a água saiu por uns buracos tipo tampão e já não tem água dentro e está muito mais leve.
Mas tenho medo de estar estragado por dentro...

Boa tarde Miguel.

Eventualmente não estará estragado por dentro, mas caso tal se verifique, acabará por dar sinal no exterior do casco, por baixo. Mas até que tal aconteça, que "não nos doa a cabeça" e não vai encher o barco de água de repente.

Quanto às possíveis entradas de água, poderão ser por rachadelas no convés, rachadelas na parte do casco em contacto com a água, ou pelas tampas dos buracos que deixam sair a água de "entre cascos". Podem ainda ser por eventuais furos para fixação de motores, acessórios, e até pelos furos mal vedados dos parafusos que apertam as saídas de água de entre cascos. Vejam bem e aproveitem para arranjar tudo. Por vezes está tudo arranjadinho e ninguém se lembra dos furos que se fizeram no casco e cujo sikaflex já não está a vedar. Há que desaparafusar, colocar Sikaflex do bom, deixar curar um pouco e tornar a aparafusar tudo.

Quando falo em curar o Sikaflex, caso não tenham essa informação, quero dizer o seguinte:

- Logo que se aplica o Sicaflex numa zona que queremos vedar, não devemos aplicar e aparafusar de imediato. Devemos deixar secar um pouco, não muito, para engrossar um bocadinho, ficando ainda bastante pegajoso. Então..., aplicar e aparafusar o que quer que pretendamos. Desta forma asseguramos uma vedação um pouco mais grossa e duradoura.

Cumprimentos

Ernesto

Muito obrigado mais uma vez Ernesto
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #18 em: 11:15 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
Boas pessoal. Achei o orçamento alto para a minha carteira e decidi por mãos à obra. vou comprar fibra e fibrar o casco. Precisava da vossa ajuda para me explicarem o processo, a ver se é como tou a pensar fazer.
1-Limpar bem o barco
2-meter resina e colar a fibra por cima
3- voltar a por resina e nova camada de fibra
 e a ultima camada também leva resina? e o gelcoat que falaram é depois dessa resina? convém secar plenamente entre camadas?

Obrigado desde já
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline pantao

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #19 em: 11:31 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
1º Lixa bem o gel coat até aparecer a fibra do casco, rebarbadora com disco de lixa
2º prepara pouca resina de cada vez, tens cerca de 5m até começar a curar
3º alterna camadas de resina/fibra as vezes necessárias, não deixes secar entre camadas, e a fibra vai cruzando a  sua disposição
O gel coat é dado em molde e é a 1.º camada a dar antes da fibra, logo vai ser a camada visível, no teu caso vai ser a ultima camada a dar. Não podes usar gel coat para finalizar, tens que usar top coat, o gel coat não seca fica sempre com o que se chama  "tek" poes o dedo e sentes um colar, é assim para a resina aderir melhor. O top coat seca completamente, podes faze-lo acrescentando 10% de parafina liquida ao Gel coat
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Miguel Reis

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #20 em: 12:57 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
Aqui estão algumas fotos, aqueles furos são osmose ou é o betume a sair?
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline pantao

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #21 em: 14:10 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
Uiii como isso esta...
Mas não te assustes em fibra td tem reparação!
Por a foto não da para perceber se é osmose. Pareçe-me que foi agua que andou no casco e apodreceu a fibra, e tambem ter o fundo raspado numa superficie dura.
Tens que usar manta de fibra entrelaçada e normal para isso ficar bem.
Utiliza umas 2 camadas de manta normal com uma gramagem não inferior a 300grs, depois manta entrelaçada de 500grs e mais 2 ou 3 camadas de manta normal. Se fosse eu fibrava o casco tudo, não faria pequenos remendos, pois a aderencia é inferior em remendos pequenos. Fura mesmo o casco velho (furos 1cm)de forma a nova fibra fazer o efeito de rebite e ficar mais sólido.
No final depois de tudo seco, lixas, depois top coat dado a rolo, umas 3 camadas, de forma a ficar com uns 3mm de espessura. Depois nova seção de lixa de agua ;D e no final polimento, fica novo.
Na parte traseira do barco deixa aplica uma boeira para tirares possivel agua que entre.
Deixo-te 2 fotos da fibra que deves usar.
Este fim de semana estive a tratar de uma barco que só tinha 200litros de agua acumulada no casco ao longo de 15 anos. Ela entra e não sai.
 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #22 em: 14:35 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
Obrigado pela explicação
Estou preocupado com as partes que têm vincos, a quilha por exemplo e a parte do encolamento se a isso posso chamar, como nunca trabalhei com fibra...
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline pantao

Re: Barco de fundo duplo
« Responder #23 em: 14:56 Quarta, 17 de Janeiro de 2018 »
Primeiro "brincas" um bocado um fibra/resina, só depois de veres tempos de secagem, forma de trabalhar é que te poes a fazer a reparação.
A fibra tem um "timing" até ficar ensopada em verniz, ai fica maleável e faz bem as quinas/dobras.
Quando ela perde a tonalidade branca e fica meia transparente é porque esta bem embebida em resina.
Podes usar um pincel e ir batendo na fibra, ou superficies maiores usares um rolo.
Se quiseres preencher algum buraco, utiliza resina com serrim e pó de fibra e bastante secante. Fica uma paparoca que até estala com a temperatura mas depois fica pedra
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs

Offline Nel.edgar

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • "- Tá o Mar Fêt´num´cão!!"
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Terça, 27 de Dezembro de 2016
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #24 em: 16:22 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se fosse eu fibrava o casco tudo, não faria pequenos remendos, pois a aderencia é inferior em remendos pequenos. Fura mesmo o casco velho (furos 1cm)de forma a nova fibra fazer o efeito de rebite e ficar mais sólido.


Este tipo de procedimento, nomeadamente os furos não poderá dar origem a umas "infiltrações/osmose" no casco caso fiquem algumas bolhas de ar?

- Se puderes, antes de aplicares fibra de vidro ou resina,  passa sempre um pano embebido em acetona pura para limpares o casco bem livrando-o de poeiras ou resíduos e gorduras de outros produtos e de modo a facilitar depois a aderencia da nova fibra! ;)
"Atiratòmar e diz q´temperrarem!!
 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Barco de fundo duplo
« Responder #25 em: 21:49 Segunda, 05 de Março de 2018 »
Aqui ficam fotos
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis