collapse

Autor Tópico: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?  (Lida 2134 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ladarios

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 363
  • Agradecido: 56 vezes
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 09 de Novembro de 2015
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #15 em: 21:18 Terça, 16 de Janeiro de 2018 »
Boas,
Tudo depende dos pesqueiros e do tamanho dos peixes que se tem expectativa pescar. Faço surfcasting num pesqueiro e uso multi 0,28 (8 linhas) e não acho demais. Tenho que contar, se a sorte me bafejar, com robalos de 5, 6, 7 kg  e mar bruto com covadas que prendem o peixe... Nessas alturas é que vemos o conforto de podermos confiar nas linhas.
Mas se tiver um fio mono 0,40 no carreto, confio ainda mais. Quanto a mim e pela experiência que tenho, o mono, sendo de boa qualidade, é mais fiável do que o multi. O multi já me deu alguns desgostos.
ladarios
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Dpereira

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #16 em: 03:01 Quarta, 14 de Março de 2018 »
Minha experiência com multi (0,18) a pescar em praias da costa W foi desastrosa, a cana sempre às cabeçadas a acompanhar as ondas, tudo o que era lixo, mesmo do mais ínfimo, agarrou-se à linha, o coice no lançamento até assusta e tive o azar (comigo...é costume!) de prender numa rocha num pesqueiro q conheço bem e nem sabia que lá as tinha e para partir a linha cortei-me todo nos dedos. Foi experiência para esquecer e..multi...nunca mais! Qto a monos finos depende muito de onde se pesca e mais ainda da qualidade da linha. Na costa oeste (W) acima do Tejo, o mar tem sempre aquela pancada forte (ultimamente cada vez pior) q complica usar linhas demasiado finas (uso 0,18 a 0,25 conforme o estado do mar) mas na costa Sul do Algarve ou Costa Vicentina com mares bem mansos às Douradas, já usei de 0,14 até 0,18. Acho q mto mais fino é arriscar demasiado a perder o peixe das nossas vidas. Mas um Shimano ou Daiwa dos top enrola qq linha na perfeição.Vejam os vídeos do Grácio (Espanha/Mediterrâneo) que usa tudo em mto fino e como tem q saber trabalhar os grandes peixes para não partir logo tudo. A linha tem q ser mto boa (e cara) e não pensem q 0,14 ou 0,16 faz várias pescas, perde elasticidade e vai-se num instante, há que estar sempre a mudar a linha toda (+ uns bons Euros) e a refazer o nó em todas as pescas. Saudações desportivas
Fisherman
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #17 em: 04:38 Quarta, 14 de Março de 2018 »
Linha Berkley Whiplash Crystal 0.1mm - 12 kgs - 270 mts, quase 50 Euros ???!!!!! E duvido mto desses 12 kgs com apenas 0.1 mms. É de certeza própria para usar no mar ou é mais para água doce? Para o peixe q há no mar hoje em dia e para o pouco q se consegue apanhar quando o mar nos deixa, q é cada vez menos vezes, isso somado à gasolina, aos comes e bebes, aos iscos e aos restantes materiais, mais vale ir no Guincho ao Faroleiro e com mais uns trocos mandar vir um fresco robalão daqueles que, mmo com o tal Whiplash Crystal 0.1mm, à pesca ainda nunca lhes viram a cor quanto mais as escamas! Desculpem a franqueza, claro q cada um gasta como quer, onde quer e como pode e nada tenho a ver com isso, apenas me pareceu um enorme e desnecessário exagero e desperdício, até porque os ditos robalões tem a mania de mtas das vezes andarem ali na rebentação mmo quase junto aos nossos pés. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #18 em: 13:49 Quarta, 14 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não pensem q 0,14 ou 0,16 faz várias pescas, perde elasticidade e vai-se num instante, há que estar sempre a mudar a linha toda (+ uns bons Euros) e a refazer o nó em todas as pescas.
Quanto mais fina, menor a durabilidade ....
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #19 em: 13:59 Quarta, 14 de Março de 2018 »
Nunca baixei do 0,20mm por vários factores, entre eles a durabilidade e a perca de flexibilidade da linha. Pescar mais fino implica gastos maiores e menos confiança na busca de exemplares com maior porte.
Nelson Peres
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #20 em: 15:32 Quarta, 14 de Março de 2018 »
Uso multi 0.09 num Daiwa Emblem X 5500T... mas só em situações de mar calmo.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #21 em: 18:00 Quarta, 14 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nunca baixei do 0,20mm por vários factores, entre eles a durabilidade e a perca de flexibilidade da linha. Pescar mais fino implica gastos maiores e menos confiança na busca de exemplares com maior porte.

Se não ha necessidade de arremessar muito longe, não justifica usar menos que 0,20 ou ate mesmo 0,22
Na minha humilde opinião, 0,22 é a bitola que vai da o maior custo beneficio, pois oferece:

Distancia razoável nos arremessos;
Resistencia (seja na briga com um peixe ou com a chumbada enterrada);
Durabilidade (tempo de uso);
« Última modificação: 18:06 Quarta, 14 de Março de 2018 por Renato Maquarte »
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, José L. Guerreiro

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #22 em: 19:32 Quarta, 14 de Março de 2018 »
concordo plenamente Renato  ;)
Afonso
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #23 em: 20:51 Quarta, 14 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
concordo plenamente Renato  ;)


+ 1 de acordo !
Nelson Peres
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Quão fina pode ser uma linha num carreto de surfcasting?
« Responder #24 em: 23:13 Quarta, 14 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Linha Berkley Whiplash Crystal 0.1mm - 12 kgs - 270 mts, quase 50 Euros ???!!!!! E duvido mto desses 12 kgs com apenas 0.1 mms. É de certeza própria para usar no mar ou é mais para água doce? Para o peixe q há no mar hoje em dia e para o pouco q se consegue apanhar quando o mar nos deixa, q é cada vez menos vezes, isso somado à gasolina, aos comes e bebes, aos iscos e aos restantes materiais, mais vale ir no Guincho ao Faroleiro e com mais uns trocos mandar vir um fresco robalão daqueles que, mmo com o tal Whiplash Crystal 0.1mm, à pesca ainda nunca lhes viram a cor quanto mais as escamas! Desculpem a franqueza, claro q cada um gasta como quer, onde quer e como pode e nada tenho a ver com isso, apenas me pareceu um enorme e desnecessário exagero e desperdício, até porque os ditos robalões tem a mania de mtas das vezes andarem ali na rebentação mmo quase junto aos nossos pés. Saudações desportivas.

Esta linha é na realidade um 0.26mm. Aguenta muito e parece-me que é linha para durar bastante. o Problema é se tens de a partir. Uma vez caí na asneira de fazer a montagem directa e vi-me e desejei-me. Agora uso sempre um fluro 0.36 como leader.
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]