collapse

Autor Tópico: Preencher bobine pesca ao fundo areia  (Lida 1522 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Preencher bobine pesca ao fundo areia
« em: 11:51 Sábado, 16 de Dezembro de 2017 »
Olá,

Estou a preencher uma bobine para pesca ao fundo em areia.
140000, mas acho que vou usar o redutor para 10000, cana de 4.5m.
Li que era melhor ter a bobine cheia.
Estava a pensar colocar 300m de linha .35 de 11kg e 150m de linha .25 de 11kg, ou será que bastam os 300m de linha .25 de 11kg e que não é necessário ter o carreto cheio.
Gosto de usar fluorocarbono como leader, será que com um de 0.235 e 9.1 kg me safo ou é melhor usar um fluorocarbono de 0.4 e 11kg? Valerá a pena comprar um 0.26 de 11kg para fazer de leader?

Linhas: shimano aero, sufix calema e seagar yuki neox.
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #1 em: 11:58 Sábado, 16 de Dezembro de 2017 »
Estou convencido que essa bobine e essas linhas fica melhor com o segundo redutor, sou apologista de que quanto mais cheia a bobine melhor; mesmo com os multis, se o fio ficar bem metido e o carreto estiver afinado e a trabalhar bem não tenho problema.  8)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Caseiro

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #2 em: 16:48 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
A experiência do fluro yuki Neox 0.235 como leader foi ridícula e deprimente. Digamos que a chumbada (100g) mal saiu de terra, o fio rebentou. Fui suficientemente tonto para tentar 2 vezes (2a igual).
Depois coloquei como leader um fluoro de 0.40. Deu para tirar um robalo pequeno e um linguado, menos mau. o nylon 0.25 portou-se lindamente.

Queria um leader mais fino que 0.40mm.
O Yuki Neox (0.235) tem 2 resistências na embalagem, fishing strenght que é 9.1kg e tensil strenght 5.5 kg. Portanto estes 5,5kg são insuficientes para um leader.
será que com o 0.28 (2 acima) como leader que diz ter 7.9kg de tensil strenght (12.6 kg de fishing) já chega?
Ou será melhor o 0.33???
Há algum fluro mais resistente que este neox?
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #3 em: 16:52 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
Mtas das vezes , só errando é q se aprende!

Porque não compras chicotes !?

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Caseiro

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #4 em: 17:37 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
Se queres um chicote fino e resistente porque não usares um chicote em multifilamento?

Carregas muito bem a cana, é super resistente à tracção e dá te versatilidade. Se queres lançar com 100 lanças com 100, se quizeres lançar com 150 também dá....

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Caseiro

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #5 em: 17:44 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A experiência do fluro yuki Neox 0.235 como leader foi ridícula e deprimente. Digamos que a chumbada (100g) mal saiu de terra, o fio rebentou. Fui suficientemente tonto para tentar 2 vezes (2a igual).
Depois coloquei como leader um fluoro de 0.40. Deu para tirar um robalo pequeno e um linguado, menos mau. o nylon 0.25 portou-se lindamente.

Queria um leader mais fino que 0.40mm.
O Yuki Neox (0.235) tem 2 resistências na embalagem, fishing strenght que é 9.1kg e tensil strenght 5.5 kg. Portanto estes 5,5kg são insuficientes para um leader.
será que com o 0.28 (2 acima) como leader que diz ter 7.9kg de tensil strenght (12.6 kg de fishing) já chega?
Ou será melhor o 0.33???
Há algum fluro mais resistente que este neox?

Esse fio não é apropriado para chicote ainda por cima é o mais caro que há no mercado portanto estás a deitar €€ para o lixo. O nylon tem mais resistência que o fluorcarbono. Para chicotes devias usar no mínimo 0.40 de um bom nylon. Mas o melhor são os chicotes conicos, tens uns que acabam em 0,47mm.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #6 em: 18:53 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
Comecei a pescar com chicotes de fluoro, experimentei depois nylon e não gosto.
Com o 0.4mm de fluoro está magnífico, com este fio o leader nunca, mas mesmo nunca cedeu (pesco só há meio ano), algumas vezes com chumbada de 190g.
Perguntava apenas se não poderia ser mais fino. Se todas as outras razões não forem válidas, então é mais aprazível do ponto de vista da estética pescar com um fio mais fino, o que eu valorizo.

Quanto ao fio não ser apropriado para leader, no catálogo da yuki o fio é referido como apropriado para Leader.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um leader com este fio que fique, no máximo em 6 €... não é despesa do outro mundo.
Caro fica, por exemplo pescar sempre com americana... e,se calhar, para muita gente, até compensa.

Em relação ao multifilamento, que não experimentei, a visibilidade não fará diferença?
Tenho lido coisas interessantes de usar só multi... mas esse sim, é caro. Um multi de 0.12mm e 16kg de 300m custa 50 €.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19444
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #7 em: 19:43 Terça, 19 de Dezembro de 2017 »

 Companheiro essa linha é para leader mas tens de usar chicotes cónicos, ou então um chicote aí de 8/10 metros de uma linha de 0.45 para poder aguentar o esforço do lançamento.

 Quando se pesca com linhas finas o chicote tem de estar presente senão nunca lançarás sem partir a linha.

  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vasco76

Offline Vasco76

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 51
  • Agradecido: 5 vezes
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:45 Sábado, 28 de Outubro de 2017
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #8 em: 06:41 Quarta, 20 de Dezembro de 2017 »
Exacto!É como diz o companheiro Soares. ..para ligar o fio da bobine ao carreto tens sempre de usar chicote (cónico de preferencia) a começar na espessura da linha do carreto e a acabar entre 0.47 a 0.57 .Depois pode ligar a chumbada directamente ao chicote ou fazer uma madre à parte e engatar um clip no chicote.Procura aqui no fórum porque existem tópicos específicos 😀Bons lances!
O mar é onde me encontro sempre comigo !
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #9 em: 07:59 Quarta, 20 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Comecei a pescar com chicotes de fluoro, experimentei depois nylon e não gosto.
Com o 0.4mm de fluoro está magnífico, com este fio o leader nunca, mas mesmo nunca cedeu (pesco só há meio ano), algumas vezes com chumbada de 190g.

Talvez estejas a fazer confsao com os nomes, chicote é diferente de "leader". Penso que "leader" é estralho ou tenso, onde empatas o anzol, e o chicote é a linha no fim da madre para aguentar o peso da chumbada.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #10 em: 09:48 Quarta, 20 de Dezembro de 2017 »
Boas,

Como disse o Duas, está a confundir os termos...
Chamam "leader" ao fio que finaliza a madre que enche o carreto mas isso é nas pescas directas, tipo spinning.

No nosso tipo de pesca com chumbada, tens de usar um chicote a finalizar a linha do carreto para aguentar o lançamento e o fluorcarbono, por ser menos elástico que o nylon, deve quebrar mais fácil (comparando iguais espessuras).
Esse NEOX não é apropriado para chicote, além de ser caro para esse efeito!
Usa chicotes cónicos, tens de várias espessuras e deves usar um que aproxime a medida inicial com a linha que tens no carreto (0,25) de forma a teres um nó pequeno que vai ajudar o lançamento pois faz menos atrito nos passadores e a terminar até pode terminar em 0,50 que não tem mal nenhum.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1080
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #11 em: 11:21 Quarta, 20 de Dezembro de 2017 »
A trabucco tem um chicote cônico que termina em 0,40
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #12 em: 00:43 Sexta, 12 de Janeiro de 2018 »
Então, experimentei novamente chicotes cónicos, continua-me a parecer que hoje em dia não há motivo para os usar dados os fluorocarbonos que há. 
Estou a usar como chicote o seaguar Fxr 0.285mm. Lança 150g na boa. Como linhas mais finas o peso da chumbada necessária diminui (bastante), o que diminui ainda mais a necessidade de pescar com "troncos" ao invés de linhas.
Chicotes cónicos não encontrei nenhum com um mínimo de qualidade.
O que me aconteceu é que um nylon bom rebenta com eles na junção, corta literalmente a linha, mesmo tirando 2 ou 3 metros ao chicote cónico. A calema xtreme (0.25) (a que me deu cabo de uns quantos chicotes cónicos) funciona lindamente com o Fxr como chicote.
Vou é experimentar a calema xtreme, mas 0.20mm.
A diferença de comportamento na água quando se usa um chicote 0.285 ao invés de 0.40 é notável, sobretudo quando o mar está mais mexido e há correntes.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #13 em: 01:28 Sexta, 12 de Janeiro de 2018 »
Caseiro,
Posso não estar a perceber ou posso estar a pensar errado por desconhecer o tal fxr, mas cá vai a opinião.
Deve existir qualquer coisa de errado, pois uma grande parte de nós usa chicotes cónicos e não tem problemas. Aliás, é, de modo geral, considerada a melhor solução para a maioria das pescas de surfcasting em praia.
Eu só não uso chicote cónico no multifilar, porque faço um nó que praticamente não acrescenta espessura ao chicote não cónico (nó que só consigo fazer com multifilar/ mono e que não resulta com mono/ mono).
Por outro lado, talvez por desconhecer, na realidade, esse fxr, acho estranho ele aguentar o lançamento de uma chumbada de 150g.
Não duvido que o fio seja bom, mas daí até aguentar a mesma carga de rotura que um 0,50 (por aí) é um salto do caraças.
Ainda assim, os chicotes no surfcasting têm 15m (podem ter menos, mas os que se compram cónicos têm). Custam à volta de 1€. Não sei quanto custará a solução fxr que não estou a ver como pode ser melhor do que um chicote cónico a começar na espessura da linha do carreto (um 0,20, por exemplo).
Quando referes que esse 0,25 te estraga os chicotes cónicos (presumo que a começar em 0,25) não estarás a fazer alguma coisa mal?
« Última modificação: 01:30 Sexta, 12 de Janeiro de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #14 em: 02:35 Sexta, 12 de Janeiro de 2018 »
Boa noite, companheiros!
Sinceramente não entendo o motivo de tanta confusão sobre usar ou não chicote no Surfcasting (daaah!???)
O companheiro q veio com a teoria de pescar direto a lançar com chumbadas + ou - pesadas nesta modalidade q me desculpe, mas depois de tanta explicação de companheiros tão atentos e muuuito pacientes q apoio incondicionalmente, só se lhe fizerem um DESENHO!!! Mas mmo assim sei q irá contestar a realidade q afinal terá por certo só mais de 40 anos, pelo menos, de experiência, de testes e de melhorias, já q meteu-se nessa ideia e agora anda às voltas a ver se redescobre.. a RODA! Perdoe, mas creio não valer mto a pena perder  tempo e gastar Euros escusadamente e depois voltar outra vez tudo ao princípio: Como vários companheiros já disseram mto acertadamente, há no mercado chicotes (colas-de-rata, como dizem em Espanha) super fortes (caixas com 5 ou 10) que começam por ex. em 0,20 ou 0,25 e acabam em 0,47 ou 0,56 q funcionam na maravilha e como o nó fica muito fininho quase não bate nos passadores e lança mto mais.  Por outro lado, acho q li alguém por aí a aconselhar chicotes de fio multifilar o q tb não me parece grande coisa, tem elasticidade ZERO e + atreitos a cabeleiras e na altura de trazer a terra um peixe bem grande vai esforçar mto o nylon onde vai ligado e quebrar por ali. Não vejo qq vantagem nisso. Por outro lado, nas modernas montagens de surfcasting existe mmo uma MADRE a seguir ao chicote que leva os empates e a chumbada, q na competição até usam uma peça de ligação, por ex: da Breakaway com macho e fêmea, q permite mudar rapidamente de montagens conforme seja preciso. Aconselho a lerem " Montagens de um hereje" e lá está tudo mto bem explicadinho: Linha do carreto, CHICOTE e depois MADRE com montagens e chumbada. Saudações desportivas. 
Fisherman
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Preencher bobine pesca ao fundo areia
« Responder #15 em: 09:39 Sexta, 12 de Janeiro de 2018 »
Também acho que o companheiro Caseiro está a fazer uma grande confusão.
Tenho quase a certeza que os nós não estão a ser bem feitos e/ou não são os correctos.
Quantos ás montagens despois do chicote já se usa há muito tempo.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]