collapse

Autor Tópico: Dúvidas sobre linhas surfcasting  (Lida 681 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline lapinha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • s.torcato
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:33 Domingo, 30 de Agosto de 2015
Dúvidas sobre linhas surfcasting
« em: 14:04 Domingo, 10 de Dezembro de 2017 »
Olá  pessoal.  Estou aqui com um dilema, preciso  de uma dica construtiva.  Onde faço surfcasting  é  nas praias entre Esposende e  Viana.  E então  como é normal  o mar é  bastante mexido com muitas interferências  de vento, algas, vagas, grandes etc. Uso linhas de Bobine 0.35 monofilamento linhas de madre 0.33 monofilamento linha de estralho 0.20 flurocarbono ,chumbeira 150gr ou 180gr. Logo a distância  de arremesso  não  é  a que pretendo. E às  vezes venho embora porque  nem assim. Então  a minha dúvida é: Será  que se eu usar uma linha de Bobine  mais fina e com um chicote de multifilamento, a linha da Bobine aguenta com todas estas adversidades?  Não sou nenhum exemplo a seguir na pesca, mas tento ganhar experiência para ser melhor.
Por favor dêem  alguns exemplos.  Muito agradecido
« Última modificação: 14:06 Domingo, 10 de Dezembro de 2017 por lapinha »
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Dúvidas sobre linhas surfcasting
« Responder #1 em: 16:56 Domingo, 10 de Dezembro de 2017 »
Tenho uma bobine com kenta 0.20 e aguenta bem. Chicote conico 0.20-0.57.  desde que não haja rochas e que não deixes a areia acumular na chumbada aguenta muito. Ou seja se não prender no fundo e não roçar em rochas aguenta bem. Eu pesco no estuário do Tejo com correntes fortes e chumbadas pesadas. É tranquilo.
Amar o mar é amar a vida
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: Dúvidas sobre linhas surfcasting
« Responder #2 em: 17:03 Domingo, 10 de Dezembro de 2017 »
O mar entre Esposende e Viana do Castelo não tem nada a ver com o Tejo. Muita rocha com mexilhão (parece laminas) e muito sargaço. Uma linha 0,20mm nao dá para pescar nessas condições... Eu uso no minimo 0,30mm e mesmo assim tenho de a substituir quando vejo que começa a ficar ferida... O ideal é 0,40mm. Infelizmente só da para lançar a 100m +/- mas aqui o peixe costuma andar perto pois vem se alimentar nas rochas de pequenos peixes, caranguejos, mexilhão e outros crustáceos.
Se conseguir arranjar uma praia só com areia uma 0,20mm ou 0,25mm com chicote cónico seria o ideal como disse o serpand.

Cumprimentos
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Dúvidas sobre linhas surfcasting
« Responder #3 em: 18:16 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
 Pois, com uma madre de 0.35 vais sofrer muito com os ventos e a força do mar (têm um impacto muito maior na linha) arrasta as pescas mesmo a usar chumbadas grandes, e o vento faz aquela fola na linha que não perdoa
 O ideal seria usar linhas mais finas, mas, como diz o amigo anterior, se tiver rochas mariscadas, nem pensar.

 Não conheço essas praias, admito que são mais "brutas" (de mar) que por aqui, mas, se pescares só em areal podes mesmo baixar um pouco, penso que um 0.25 de boa qualidade apresenta uma resistência mais que suficiente para se pescar por aí, claro que terás de colocar um chicote na ponta que te permita fazer os lançamentos com segurança, pode ser chicote cónico ou um bocado de mono aí de 0.45 com 8 ou 10 metros.

 Um ótimo 2018  :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]