collapse

Autor Tópico: Pesca barco borracha  (Lida 6579 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Pesca barco borracha
« em: 16:01 Sábado, 09 de Dezembro de 2017 »
Boa tarde amigos,

Ainda não tenho barco, mas poderei vir a comprar um sevylor fish hunter 360 ou algo assim do género para adaptar para pesca.
Gostaria de saber o que é necessário para poder pescar num barco de borracha tanto em aguas maritimas como em aguas interiores. Será para pescar em barragens e em estuários. Tem de estar registado? Se sim, como registar um barco de borracha? Factura de compra serve? Precisa de palamenta? Qual a potencia máxima do motor permitida para não ter de tirar carta?
Provavelmente surgirão mais perguntas no desenrolar do tópico.
Sou um verdadeiro noob no que diz respeito a isto.
Não tenho carta de barco.

Espero que me possam ajudar.
Cumprimentos
 

Offline N Moreira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 218
  • Agradecido: 14 vezes
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca barco borracha
« Responder #1 em: 17:00 Quinta, 14 de Dezembro de 2017 »
Boas companheiro Fred bicho

um barco de borracha , não é um kayak, logo a informação que possa dar, desde logo não estamos a falar da mesma coisa

para pescar em aguas interiores não precisa de qualquer registo inspecção, palamenta etc...... a unica coisa que tem que ter e até é o fred é licença de pesca para aguas interiores

para pescar no mar ou aguas salobras tem que ter tudo registo matricula inspecção palamenta taxa de farolagem se tiver motor tem que ter seguro, para alem que tem o fred que possuir licença de pesca embarcada e caso navegue fora da barra de um porto de abrigo terá que ter também carta de marinheiro

para serem registadas as embarcações devem ter no momento do registo um comprovativo de compra (factura ou caso seja em segunda mão contrato compra e venda), devem ter também o registo de conformidade do fabricante para navegação ( este é obrigatório sempre caso seja novo ou em segunda mão - são as expecificações da embarcação dadas pelo fabricante)

abraço  :)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Fred_Bicho

Offline N Moreira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 218
  • Agradecido: 14 vezes
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca barco borracha
« Responder #2 em: 17:10 Quinta, 14 de Dezembro de 2017 »
boas fred

os estuários são na sua maioria considerados aguas maritimas ou salobras logo para pescar lá terá que ter uma embarcação registada

um barco de borracha mesmo em barragem é uma coisa perigosa,     mesmo para aguas interiores ha opções bem mais seguras que um barco de borracha para praticar pesca ou lazer .
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: Pesca barco borracha
« Responder #3 em: 19:35 Domingo, 17 de Dezembro de 2017 »
Muito obrigado pelas respostas N Moreira foi muito explicito no que diz respeito à legislação!
Já estou a ver que para agua "salgada" é para esquecer pescar com o barco insuflável, pois registar deve ser muito complicado, estar a tirar carta para já não é uma prioridad€ e pode se tornar mais perigoso que em aguas interiores. Logo essa ideia fica já eliminada. ;)

Acredito que seja perigoso pescar com um barco de borracha também em barragens pois se fura ou se levanta vento é capaz de dar asneira.
Na altura em que o meu pai tinha barco, e era permitido andar na barragem dos Pisões com ele, via algumas pessoas a pescarem com barcos de borracha comprados no "continente", adaptavam uns motores caseiros e lá iam eles com duas canas a fazer corrico.
Como agora há marcas que os fazem mais resistentes e propositadamente para pesca pensei que fosse uma boa escolha para dar um bocado aos braços e fazer umas pescarias.

Apesar do perigo, vejo muitas vantagens em utilizar um barco insuflável, principalmente o seu transporte assim como o preço e o espaço que tem.

O barco que estive a "namorar" foi o intex seahawk 4 que se encontra por cerca de 100/120€.




Seria para fazer umas bricolages como por exemplo adaptar um chão rígido como neste filme e mais tarde comprar uma bateria e um motor eléctrico:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumprimentos
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Pesca barco borracha
« Responder #4 em: 19:43 Domingo, 17 de Dezembro de 2017 »
Esse barco do vídeo tem a sua graça, sobretudo para quem gostar de bricolage; mas perdes muito em portabilidade ao meter um chão rígido, a não ser que dividas a placa do chão em 3 ou 4 partes fazendo, por exemplo macho/fêmea para depois as juntares facilmente.

Cheguei a pensar numa solução destas para Timor-Leste mas lá há crocodilos que podiam achar que o barco era qualquer coisa comestível.

Uma outra coisa que terás de ter em conta é que se pescares com amostras, com fateixas, se te prende na borda do barco o mais provavel é estragares o barco na primeira vez que o uses ou passado uns tempos pareça que o barco tem sarampo com os autocolantes para tapar furos  ::)
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: Pesca barco borracha
« Responder #5 em: 20:10 Domingo, 17 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esse barco do vídeo tem a sua graça, sobretudo para quem gostar de bricolage; mas perdes muito em portabilidade ao meter um chão rígido, a não ser que dividas a placa do chão em 3 ou 4 partes fazendo, por exemplo macho/fêmea para depois as juntares facilmente.

Cheguei a pensar numa solução destas para Timor-Leste mas lá há crocodilos que podiam achar que o barco era qualquer coisa comestível.

Uma outra coisa que terás de ter em conta é que se pescares com amostras, com fateixas, se te prende na borda do barco o mais provavel é estragares o barco na primeira vez que o uses ou passado uns tempos pareça que o barco tem sarampo com os autocolantes para tapar furos  ::)

O chão dividido em 2 cabe perfeitamente na minha carrinha com os bancos rebatidos, mas se tiver de ser em 3 para não ter de rebater os bancos também é coisa que se faz com facilidade.



Convertendo polegadas para metros:
Comprimento máximo: 2,41m (ou seja dividido em 2 dá 1,2m)
Largura máxima: 0,79m

Pelo que me informei não é assim tão fácil penetrar a borracha destes barcos, mas claro que é preciso ter cuidado. A primeira compra será uma caixinha de remendos para câmaras de ar de bicicleta.
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Pesca barco borracha
« Responder #6 em: 20:58 Domingo, 17 de Dezembro de 2017 »

A primeira compra será uma caixinha de remendos para câmaras de ar de bicicleta.
[/quote]
Parece-me prudente essa opção :)
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: Pesca barco borracha
« Responder #7 em: 22:20 Domingo, 17 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A primeira compra será uma caixinha de remendos para câmaras de ar de bicicleta.
Parece-me prudente essa opção :)
[/quote]

Mas não dá para resolver as dentadas dos crocodilos. Ahahaha.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca barco borracha
« Responder #8 em: 12:11 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
O material desse barco deve ser muito fraco. Tocas com um anzol e ja' foste.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline pantao

Re: Pesca barco borracha
« Responder #9 em: 12:25 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
Se for do mesmo material dos colchoes da marca deles não é grande coisa
 

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca barco borracha
« Responder #10 em: 15:39 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
Boa tarde Fred_Bicho

Não me leve a mal, mas, embora já tivesse visto este tópico, como também vi que lhe foram respondendo às questões que colocou, não intervim.

No entanto, agora que me apercebi do barco que tem em vista, na minha opinião muito sincera, e sem quaisquer juízos de valor, acho que vai atirar dinheiro e tempo à rua, podendo ainda vir a ter vários dissabores com essa embarcação, que podendo ser agradável para dar uma voltinha ali pelas bordas de água, não me parece que reúna as condições mínimas para pescar, principalmente pelo tipo de material em que é manufacturado.

Para todos os efeitos, penso que se acha que vale a pena, ou se já tem notícia de que alguém os usa para pescar, pois continue com a sua ideia.

Penso no entanto que se procurar, nem que seja um pequeno auxiliar de embarcação rígido, em fibra, mesmo velhote, ficará melhor servido, e penso até que talvez não gaste muito mais dinheiro, mesmo com alguns arranjos. Isto já para não falar de um kayak em 2.ª mão, mesmo que não seja grande coisa.
O transporte no carro sempre se arranjará forma..., penso eu.

Não entenda esta minha intervenção como uma crítica, antes como uma preocupação tendo em conta as relações: preço inicial / gastos para adequação e preparação / função a que se destina / hipóteses de risco.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Pesca barco borracha
« Responder #11 em: 21:04 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
Fred, penso que o Ernesto tem razão; por exemplo em termos de borrachas isto não tem nada a ver com as usadas no fabrico dos semi rígidos e se calhar conseguias um usado a bom preço (cheguei a ver um bastante antigo a 350 euros no OLX) que depois pudesses com umas bricolages e arranjos pôr na água.

Se o transporte não for problema o kayak usado também seria uma boa opção; alguns até têm dois lugares e assim será mais fácil convenceres a tua Maria :)
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca barco borracha
« Responder #12 em: 21:25 Segunda, 18 de Dezembro de 2017 »
Concordo plenamente com o Ernesto.

Só vejo isso funcionar para divertimento e em locais com pouca agua, mas mesmo muito pouca agua, tipo um açude, uma pequena barragem...  Para mais que isso...A segurança não tem preço!

Depois de ver a foto do barco pensei:
Deves estar a brincar  :o, epá...

No entanto, se é uma coisa que te fascina e sem tens tempo, alguns euros para gastar, força nesse projeto. 

Eu optaria por, ou comprar algo que me permitisse pescar com conforto e segurança, partindo do principio que uma embarcaçãozinha pequena que seja ou um kaiak sempre acarreta alguns custos acima desse projeto que tens. Se esta opção estivesse acima daquilo que eu acho que são as minhas possibilidades abortaria a ideia inicial mas lá está, cada um sabe das suas necessidades e daquilo que lhe serve mediante os locais onde pensa pescar.



Nelson Peres
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: Pesca barco borracha
« Responder #13 em: 19:10 Sexta, 22 de Dezembro de 2017 »
Quero agradecer desde já a vossa ajuda assim como as vossas opiniões. ;)
Embora este barco (intex seahawk 4) seja mais resistente que os barcos normais que via dezenas de pescadores utilizarem na barragem dos Pisões há uns 15 anos, depois de ler os vossos comentários optei por outro modelo que me dá mais confiança.

Quero frisar também que não vou utilizar o barco em condições extremas de vento nem para fazer rafting (embora utilizem este barco para isso). Não vou utilizar no mar em acção de pesca como ja tinha referido em cima (no máximo será para dar umas voltas no verão como fazia quando era puto). Vou usar sempre colete assim como os restantes tripulantes caso venha mais alguém comigo.  C:-)

Posso até estar enganado, mas já andei em aulas de vela quando tinha 13 anos (Povoa de Varzim) e sinceramente aquelas "banheiras" que utilizávamos nos primeiros dias parecem muito mais perigosas que este tipo de barcos e íamos com elas para o mar. Aquilo quando virava era um filme... :o

O barco em questão será um Intex Seahawk ii ou Intex Mariner 3 (mesmo modelo mas a marca actualmente chama Mariner para não confundir com Seahawk 2).

Continuo com a ideia de aplicar um fundo rígido para dar mais estabilidade/resistência ao fundo e mais tarde um motor eléctrico.

Este já tem a parte insuflável bem mais resistente como podem verificar:

- Tem protecção de borracha a toda a volta em caso de embate:


- Tem 3 camadas em vez de uma no insuflável:


- Tem proteção de mais uma camada de lona por baixo para podermos arrastar o barco ou caso raspe em algum pau ou rocha.


Existem varias reviews no youtube. Vou deixar aqui a de um utilizador que pesca num barco igual:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Mais umas perguntas para quem pesca de kayak:
Em Espanha como funciona a legislação? Para aguas marítimas tem de estar registado para dar umas voltas com motor eléctrico? Para aguas interiores só precisamos de licença de pesca como em Portugal?

Cumprimentos
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]