collapse

Autor Tópico: A frustração de um maçarico  (Lida 1800 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joseferreira77

Re: A frustração de um maçarico
« Responder #15 em: 13:22 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
esqueci de dizer, mas um amigo que trabalha na lota em peniche diz que está pilado a montes na costa e que este ano o pilado desceu bastante, isto puxa o peixe maior e afasta-o da costa.   pode ser uma explicação para a falta do teu peixe.
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #16 em: 13:35 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Os lançamentos testados na praia o maximo que fiz sem casaco foi de 180m, por isso devo lançar 140 - 150 metros no mar +/-)

Como é que mediste??

Calculei o ângulo da cana em relação à linha e somei o quadrado dos catetos que me deu a hipotenusa = distância.

Tou a brincar. Por passos. Lançei na praia e fui à chumbada e contei os passos que dei e arredondei. Mas não estou a ver a relevância de como é que medi...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #17 em: 14:41 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Os lançamentos testados na praia o maximo que fiz sem casaco foi de 180m, por isso devo lançar 140 - 150 metros no mar +/-)

Como é que mediste??

Calculei o ângulo da cana em relação à linha e somei o quadrado dos catetos que me deu a hipotenusa = distância.

Tou a brincar. Por passos. Lançei na praia e fui à chumbada e contei os passos que dei e arredondei. Mas não estou a ver a relevância de como é que medi...


Têm tudo a ver, podes pensar numa distancia que na realidade não está correcta.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #18 em: 15:05 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Os lançamentos testados na praia o maximo que fiz sem casaco foi de 180m, por isso devo lançar 140 - 150 metros no mar +/-)

Como é que mediste??

Calculei o ângulo da cana em relação à linha e somei o quadrado dos catetos que me deu a hipotenusa = distância.

Tou a brincar. Por passos. Lançei na praia e fui à chumbada e contei os passos que dei e arredondei. Mas não estou a ver a relevância de como é que medi...


Têm tudo a ver, podes pensar numa distancia que na realidade não está correcta.


Claro claro. Mas arredondado é isso, eu não pesco sozinho e entre os 3 já fizemos vários testes e treinámos muito os lançamentos.. videos e textos. Andamos a treinar agora OTG's e já conseguimos lançar relativamente longe.
Por isso penso que o problema não será esse. isto aqui é tudo malta jovem que ainda tem caparro para mandar a chumbada pa alto mar :D
Mas até nisso já desistimos e começámos a meter mais ao perto mas á noite é dificil saber onde metemos a chumbada.
eu já estive a ler sobre os fundoes caneiros e agueiros. mas de noite como é que eu sei que estou num caneiro ou fundão?
E vou mais longe, como é que eu sei que nesse dia as condiçoes são adequadas? já tentei ler sobre os mares e a direção da aguagem. mas parece-me que não ha um consenso sobre isso.
 
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #19 em: 15:22 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Por essas mesmas razões é bom ter uma área de pesca definida. Conhece-la bem, em certas zonas é notório de uma semana para a outra a alteração de fundões ou coroas.
A observação da praia durante o dia é fundamental, e se possível na maré vazia.
O conhecimento da zona é fundamental para que, mesmo sem ter ido ver o mar, verificando as condições no diversos sites, sabemos como se encontra o mar.

Por exemplo: na minha zona de pesca, se o swell for de norte, e o período mais que 10, é melhor ficar em casa a ver televisão. Se o vento é oeste, independente do período o mar vai estar chão, assim como de sul, etc..

É bom conhecer bem a zona de pesca, quando vou para outras zonas fora da minha área, normalmente vou com locais que têm esse mesmo conhecido.

Independentemente dos conhecimentos, não é sinal de peixe garantido. O melhor é ir á pesca sempre que possível e desfrutar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TaroloForte

Offline luisrds

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:15 Sexta, 07 de Outubro de 2016
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #20 em: 16:01 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Lançamentos de 180M? Aqui há tempos alguém disse por ai que lançamentos de 100m já eram jeitosos. Bem mas eu nunca medi nenhum, não faço ideia de quantos metros são.
Tenho a certeza que o que fugiu era o maior de todos!!! Palavra de pescador.
 

Offline pantao

Re: A frustração de um maçarico
« Responder #21 em: 16:12 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Lançamentos de 150-180m estou a ficar mesmo franzininho... tenho que ir treinar ai para esses lados O0
 

Offline Daniel1982

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 19 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:40 Quinta, 08 de Setembro de 2016
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #22 em: 16:16 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Três pessoas vão pescar: 2 pais e 2 filhos. Como isso é possível?
 

Offline pantao

Re: A frustração de um maçarico
« Responder #23 em: 16:22 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Espetacular esses gajos devem acabar com as agulhas,cavalas e tainhas todas
Não pescava ao pé deles ;)
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #24 em: 16:42 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por essas mesmas razões é bom ter uma área de pesca definida. Conhece-la bem, em certas zonas é notório de uma semana para a outra a alteração de fundões ou coroas.
A observação da praia durante o dia é fundamental, e se possível na maré vazia.
O conhecimento da zona é fundamental para que, mesmo sem ter ido ver o mar, verificando as condições no diversos sites, sabemos como se encontra o mar.

Por exemplo: na minha zona de pesca, se o swell for de norte, e o período mais que 10, é melhor ficar em casa a ver televisão. Se o vento é oeste, independente do período o mar vai estar chão, assim como de sul, etc..

É bom conhecer bem a zona de pesca, quando vou para outras zonas fora da minha área, normalmente vou com locais que têm esse mesmo conhecido.

Independentemente dos conhecimentos, não é sinal de peixe garantido. O melhor é ir á pesca sempre que possível e desfrutar.

Com certeza. Mas vamos pôr aqui um exemplo na pratica.
Eu abro o Windguru de hoje e aponto para a prais de S. Julião mas concretamente foz do lizandro. vejo que não esta vento nenhum. porreiro
ondulação 0.7 periodos de 11 - uma banheira
direçao de oeste.
Posso assumir que hoje era um dia mau para ir á pesca certo?
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #25 em: 16:54 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não conheço a zona, nem nunca pesquei aí.
Na minha zona parece um lago.
Bom para os carapaus, cavalas e tainhas. Igualmente bom para as douradas e raias ( no tempo delas ).
No entanto não quer dizer que não se apanhe outro tipo de peixe. Só lá indo e esticando a linha.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #26 em: 16:54 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lançamentos de 180M? Aqui há tempos alguém disse por ai que lançamentos de 100m já eram jeitosos. Bem mas eu nunca medi nenhum, não faço ideia de quantos metros são.
Luis eu também li por aí isso. Ri-me á brava com quem achava que lançamentos para cima de 100 metros era um exagero.
Com um rápida pesquisa no Youtube de lançamentos em suspensão, ou melhor pesquisas em ingles como eu faço, e consegues aprender muito sobre a técnica, depois vais para a praia e treinas na areia com cuidado para não partires o carro alguém se a chumbada sair disparada. :D

Sem falar de OTG's porque ainda os estou a treinar. para mim o truque esta no efeito alavanca, ás de experimentar um lançamento dos que fazes normalmente e com o braço direito solto (a agarrar mas sem fazer força com ele) lançar só com a força da esquerda. garanto-te que alcanças distancias que não estás á espera.
« Última modificação: 16:57 Terça, 05 de Dezembro de 2017 por TaroloForte »
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #27 em: 17:15 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
E já agora esqueci-me de fazer uma pergunta também importante.
conseguem me dizer quais as diferenças de uma praia mais plana para uma praia mais funda. é que eu as vezes pesco numa praia que é sempre em declive e já vi sacarem de lá bom peixe. como é normal, eu fiquei sempre em seco :D
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19584
  • Agradecido: 1164 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #28 em: 19:26 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »

 Ó companheiro, permite-me uma observação que a ser verdade tens de corrigir, dizes (ali atrás) que pescas com madre de 0.25 e chicote de 0.18-0.57, isso não está certo, perdes poder (força) no material porque esse 0.18 do chicote vai partir com muita facilidade, para uma madre de 0.25 deves usar chicotes a começar nessa medida ou aí um 0.26-0.57.

 Agora quanto ao teu desânimo com as "grades", pois, isso é coisa que acontece frequentemente com todos, a melhor solução é nunca desanimar, persistir e, ir pescar sempre que possas e o mar deixe.

 Para poderes "ler" o mar terás de ir de dia, ver a vazia, ver onde estão as zonas mais fundas, os agueiros e onde estão os cabeços, aí normalmente começam as ondas, rebentam e fazem as espumadas.
Mas isso é numa praia onde vás muitas vezes, porque isso vai sempre mudando (daí o termos de ir muitas vezes ao mesmo pesqueiro para o conhecer e saber escolher o spot/zona onde pescar e sempre acompanhando as suas alterações ao longo da época).

 Quando vamos pescar à noite e, se chegamos já noite à praia e e pela primeira vez, isso é para todos um tiro no escuro, claro que há sempre um feeling, pelo menos para aqueles mais habituados às andanças da pesca, mas, por vezes nem isso resulta.

 Ir, ir é sempre o melhor, e quando resultar ver o que se fez e como se fez para usar esse conhecimento nas próximas pescas, que linhas, que estralhos, que tamanhos de estralhos (pescar sempre pró fino, ajustar a espessura ao comprimento para não enrolar tudo), que anzóis (tamanho e tipo), que iscas foram as mais efectivas, se saiu peixe a vazar, se a subir ou na reponta das marés, enfim umas quantas coisas que ajudam porque certezas, zero. :join:

 Força e muitas pescas :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por peskador [Hoje às 13:15]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por Joaquim Alves [Hoje às 09:13]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]