collapse

Autor Tópico: A frustração de um maçarico  (Lida 1794 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
A frustração de um maçarico
« em: 22:55 Segunda, 04 de Dezembro de 2017 »
Boas pessoal.

À uns tempos atrás pedi-vos ajuda porque vinha sempre enrolado e com os vossos espetaculares concelhos posso dizer que esse mal foi curado. Fiz o que me disseram e remédio santo. Já consigo pescar e quero vos agradecer por isso.

Pois é... consigo pescar... olha que bom.
Praia... mar... amigos... epa do catano.
Falta alguma coisa?
Sim.
Peixe!

Meco. Sintra. Ericeira a norte e a sul. E nada. Só um coitadito de um sargo do tamanho de uma petinga que prontamente engordei e devolvi ao mar.
Ando triste... à 2 meses nisto (desde de que deixei de ter as linhas enroladas)
Gostava da vossa ajuda gurus. É verdade que nao tenho disponibilidade total e normalmente so csg ir ao domingo e acho que é por isso. Não sei ler as condições do mar. Só para terem a noção... quando foi o do furacão ofelia eu fui ao meco pescar. 8)
Já tentei ao perto e ao longe e nada. Horas a fio a ver o starlight ao sabor da corrente.
Gurus ajudem aqui um deprimido da pesca.
Quais sao as melhores condições para pescar aqui na nossa costa? Como é que eu interpreto o local onde estou para aumentar a probabilidade de peixinho lindo aparecer.
Nem precisam de me responder... mandem um link ou um textinho pa ler que ja me ajudam.
Agradeçe-vos de antemão

Saudações
 

Offline Zealmeida

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 196
  • Agradecido: 11 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:33 Segunda, 30 de Junho de 2014
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #1 em: 23:26 Segunda, 04 de Dezembro de 2017 »
 Só um coitadito de um sargo do tamanho de uma petinga que prontamente engordei e devolvi ao mar.
Amigo TaroloForte foi sem duvida uma nobre atitude. Por vezes rapam tudo. Como sugestão podes sempre tentar uma embarcada,onde realmente se pesca mais um bocadinho.
Um abraço.
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #2 em: 00:50 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Obrigado pela sugestão. Mas gosto mesmo é de surfcasting.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #3 em: 07:41 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Ler o mar nao é facil mas vamos por partes.  Que linhas usas no carreto ?! No estralho ?! Anzois, tamanho e modelo ?! Que isco usas e como os Iscas ?!  Se já consegues pescar sem enrolar é bom mas já  tinhas tempo de apanhar qualquer coisa...
Nelson Peres
 

Offline luisrds

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:15 Sexta, 07 de Outubro de 2016
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #4 em: 08:52 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Como pescam sem enrolar? É que ainda sofro um pouco deste mal. Embora com as linhas amnésia no anzol, tenha melhorado muito.
Tenho a certeza que o que fugiu era o maior de todos!!! Palavra de pescador.
 

Offline joseferreira77

Re: A frustração de um maçarico
« Responder #5 em: 09:19 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
ler o mar é tramado  especialmente se estiveres a espalhar por tanto lado como dizes.

acabas por não ver as diferenças ou pelo menos demoras mais tempo. eu ando nisto do "mar" há dois anos, e na costa oeiras, cascais, sintra, e ericeira.

não posso dizer que sei ler mar algum.

começo a ver que para sarguitos e entretens há condições que favorecem outras.
pesco mais em oeiras, e aí posso dizer que há muita diferença entre santo amaro e a marina de oeiras nas condições.

quando ouço alguém dizer o mar tá assim e assado, pronto faço o meu registo, mas depois eu é que vejo como é. raramente acertam.

começo a ouvir mais os pescadores que vejo a tirar peixe, e a ver por onde andam e tento aprender com eles.   alguns tem feitios lixados querem é que não haja ninguém perto deles. é um processo também. tento ser uma mosquinha que não chateia ninguém.
mas o que se aprende lá a beira da agua é muito superior ao que podemos aqui aprender. mas também aprendemos muito graças aí a alguns companheiros que realmente são imparáveis na partilha dos seus bons concelhos.


o aprender é o mais importante e a seguir é não deixar de querer aprender.   se quiseres peixe, a pedra branca é o sitio onde ele anda. e mesmo aí as segundas é melhor ficar em casa.

agora, se a tua pesca ao fundo for a pescar em cima de pedras (marina de oeiras), guincho, muito da ericeira, precisas condições com mar mexido. períodos de ondulação com alguma agitação, e precisas de aguas com pouca areia (parece lama na agua).  também se estiverem cristalinas as vezes é para esquecer.

tens que ver onde é que há os caneiros e saber se as pedras estão descobertas ou cobertas em areia. s. julião tem as minhas pedrinhas fantásticas  todas cobertas de areia e até a rebentação esta alterada por causa da profundidade por exemplo. 

tenta ver onde as ondas se dividem, que indica uma diferença de profundidade e seguramente uma passagem para o peixe.

tenta identificar as coroas de areia, que são montes de areia onde o mar remexe mais o fundo e expõe a tiagem e tudo o que vive na areia. é engodo da natureza para ti.

tenta ter sempre muitos tipos de isco para experimentar, ou pelo menos sempre um branco (ameijoas, camarões, lingueirão) e um anelídeo (casulo, teagem, koreano, americano). 




 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda, TaroloForte

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #6 em: 10:25 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
O ideal para ler o mar nas praias viradas a oeste é ir na maré vazia e ter alguma de ondulação. Dessa forma consegues ver mais facilmente as profundidades e canais que se formam na areia. Onde vês mais rebentação deve ser menos profundo, depois tentas perceber como se movimenta a espuma das ondas para perceberes as correntes.

Ideias:
  • Podes levar mais que um isco.
  • Pescar com duas canas, com iscos diferentes a distâncias diferentes.
  • Podes experimentar mudar de sítio. Às vezes 10 metros para um lado ou para o outro fazem diferença.
  • Podes experimentar lançar o mais longe possível e de 10 em 10 minutos recolhes 10 voltas no carreto para cobrir todas as distâncias.
  • Adequar o tamanho do conjunto isco/anzol/estralho às condições de mar mas seguindo a regra "pescar o mais fino possível".
  • Ir à pesca mais vezes.

Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TaroloForte

Offline nelson sampaio

Re: A frustração de um maçarico
« Responder #7 em: 10:57 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O ideal para ler o mar nas praias viradas a oeste é ir na maré vazia e ter alguma de ondulação. Dessa forma consegues ver mais facilmente as profundidades e canais que se formam na areia. Onde vês mais rebentação deve ser menos profundo, depois tentas perceber como se movimenta a espuma das ondas para perceberes as correntes.

Ideias:
  • Podes levar mais que um isco.
  • Pescar com duas canas, com iscos diferentes a distâncias diferentes.
  • Podes experimentar mudar de sítio. Às vezes 10 metros para um lado ou para o outro fazem diferença.
  • Podes experimentar lançar o mais longe possível e de 10 em 10 minutos recolhes 10 voltas no carreto para cobrir todas as distâncias.
  • Adequar o tamanho do conjunto isco/anzol/estralho às condições de mar mas seguindo a regra "pescar o mais fino possível".
  • Ir à pesca mais vezes.


sem duvida
não percas a esperança e experimenta mudar que podes ter uma surpresa
 

filga

  • Visitante
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #8 em: 11:23 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Boas Amigo,
É ter paciencia e perseverança... Olha que domingo passado foi minha terceira ida a praia (1 vez em Paço d'Arcos e 2 vezes Santo Amaro). Tambem não pequei nada do que queria. Digo do que queria pois fui aos Sargos e as Douradas mas o que me calhou foram polvos. 1 em Paço d'Arcos e outro no domingo em Santo Amaro... E logo a mim que não sou muito de polvos...

Mas é não desistir!!!
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #9 em: 12:06 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ler o mar nao é facil mas vamos por partes.  Que linhas usas no carreto ?! No estralho ?! Anzois, tamanho e modelo ?! Que isco usas e como os Iscas ?!  Se já consegues pescar sem enrolar é bom mas já  tinhas tempo de apanhar qualquer coisa...

Um bem haja.

Em principio acho que está tudo bem mas vamos lá á lista do que usei pelo menos na ultima pesca.

Linha Surf Holo 0.25 no carreto com shockleader conico 0.18  - 0.54 ou que é
Montagem clip rapido. (uso chumbadas 140 ou 120. Os lançamentos testados na praia o maximo que fiz sem casaco foi de 180m, por isso devo lançar 140 - 150 metros no mar +/-)
no estralho fluorcarbono 0.35 ou 0.37 (pode ser demasiado grosso. mas eu tambem só pesco á noite.)
anzóis 1/0 wormer ou 1/0 chinu ringed de sasame

Iscos, de tudo e até me doi na carteira.
Casulo - agulha pelo rabo sai um bocadinho antes da cabeça e meto na anzol.
Lingueirão - mesmo do casulo mas meto linha pó bicho não sair.
caranguejo - ao meio ou inteiro
Tita media - inteira com jeitinho para não largar agua... ou cortada pelo lateral, limpa na areia e vai ao anzol com um pouco de elastico.
Americano - inteiro com agulha e com delicadeza pa não me sujar de sangue (o que nunca vale a pena e a minha namorada pensa sempre que venho de um tiroteiro quando vou á pesca)
Choco - Tirinhas com anzóis um pouco maior (2/0 ou 3/0)
espero não me ter esquecido de nenhum... basicamente é isto


Saudações

 
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #10 em: 12:11 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como pescam sem enrolar? É que ainda sofro um pouco deste mal. Embora com as linhas amnésia no anzol, tenha melhorado muito.

Luis normalmente é a posiçao e o tamanho do estralho. encurto até não vir mais enrolado.

mas neste topíco para mim curou-me o mal o concelho do pessoal -> Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline nelson sampaio

Re: A frustração de um maçarico
« Responder #11 em: 12:22 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
se estas a lançar tao longe pode ser esse o problema
muitas vezes os peixes estão mesmo junto aos pes
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #12 em: 12:37 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
se estas a lançar tao longe pode ser esse o problema
muitas vezes os peixes estão mesmo junto aos pes
Já experimentei ao perto também.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #13 em: 12:46 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Inserir Citação (seleção)
Os lançamentos testados na praia o maximo que fiz sem casaco foi de 180m, por isso devo lançar 140 - 150 metros no mar +/-)

Como é que mediste??
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #14 em: 13:09 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Pelo que descreves estas a fazer tudo bem. ??? Ha dias em que podes estar a fazer tudo perfeito mas o peixe nao está lá, acontece. Escolheste mal o dia, o spot..  Por exemplo, se eu for pescar neste momento aqui na minha zona, nas condições atuais vou dar banho á minhoca só. Pode sair um peixe ou outro. Isto de dia. De noite ha sempre um pouco de mais actividade. Nao vou divagar porque nao conheço os locais onde pescas. Se tens capacidade de por o isco longe, tens um raio de acção que podes explorar. Vai tentando e estando atento as condições em que foste e que nao apanhaste nada. Depois vai tirando conclusões.
Nelson Peres
 

Offline joseferreira77

Re: A frustração de um maçarico
« Responder #15 em: 13:22 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
esqueci de dizer, mas um amigo que trabalha na lota em peniche diz que está pilado a montes na costa e que este ano o pilado desceu bastante, isto puxa o peixe maior e afasta-o da costa.   pode ser uma explicação para a falta do teu peixe.
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #16 em: 13:35 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Os lançamentos testados na praia o maximo que fiz sem casaco foi de 180m, por isso devo lançar 140 - 150 metros no mar +/-)

Como é que mediste??

Calculei o ângulo da cana em relação à linha e somei o quadrado dos catetos que me deu a hipotenusa = distância.

Tou a brincar. Por passos. Lançei na praia e fui à chumbada e contei os passos que dei e arredondei. Mas não estou a ver a relevância de como é que medi...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #17 em: 14:41 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Os lançamentos testados na praia o maximo que fiz sem casaco foi de 180m, por isso devo lançar 140 - 150 metros no mar +/-)

Como é que mediste??

Calculei o ângulo da cana em relação à linha e somei o quadrado dos catetos que me deu a hipotenusa = distância.

Tou a brincar. Por passos. Lançei na praia e fui à chumbada e contei os passos que dei e arredondei. Mas não estou a ver a relevância de como é que medi...


Têm tudo a ver, podes pensar numa distancia que na realidade não está correcta.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #18 em: 15:05 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Os lançamentos testados na praia o maximo que fiz sem casaco foi de 180m, por isso devo lançar 140 - 150 metros no mar +/-)

Como é que mediste??

Calculei o ângulo da cana em relação à linha e somei o quadrado dos catetos que me deu a hipotenusa = distância.

Tou a brincar. Por passos. Lançei na praia e fui à chumbada e contei os passos que dei e arredondei. Mas não estou a ver a relevância de como é que medi...


Têm tudo a ver, podes pensar numa distancia que na realidade não está correcta.


Claro claro. Mas arredondado é isso, eu não pesco sozinho e entre os 3 já fizemos vários testes e treinámos muito os lançamentos.. videos e textos. Andamos a treinar agora OTG's e já conseguimos lançar relativamente longe.
Por isso penso que o problema não será esse. isto aqui é tudo malta jovem que ainda tem caparro para mandar a chumbada pa alto mar :D
Mas até nisso já desistimos e começámos a meter mais ao perto mas á noite é dificil saber onde metemos a chumbada.
eu já estive a ler sobre os fundoes caneiros e agueiros. mas de noite como é que eu sei que estou num caneiro ou fundão?
E vou mais longe, como é que eu sei que nesse dia as condiçoes são adequadas? já tentei ler sobre os mares e a direção da aguagem. mas parece-me que não ha um consenso sobre isso.
 
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #19 em: 15:22 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Por essas mesmas razões é bom ter uma área de pesca definida. Conhece-la bem, em certas zonas é notório de uma semana para a outra a alteração de fundões ou coroas.
A observação da praia durante o dia é fundamental, e se possível na maré vazia.
O conhecimento da zona é fundamental para que, mesmo sem ter ido ver o mar, verificando as condições no diversos sites, sabemos como se encontra o mar.

Por exemplo: na minha zona de pesca, se o swell for de norte, e o período mais que 10, é melhor ficar em casa a ver televisão. Se o vento é oeste, independente do período o mar vai estar chão, assim como de sul, etc..

É bom conhecer bem a zona de pesca, quando vou para outras zonas fora da minha área, normalmente vou com locais que têm esse mesmo conhecido.

Independentemente dos conhecimentos, não é sinal de peixe garantido. O melhor é ir á pesca sempre que possível e desfrutar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TaroloForte

Offline luisrds

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:15 Sexta, 07 de Outubro de 2016
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #20 em: 16:01 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Lançamentos de 180M? Aqui há tempos alguém disse por ai que lançamentos de 100m já eram jeitosos. Bem mas eu nunca medi nenhum, não faço ideia de quantos metros são.
Tenho a certeza que o que fugiu era o maior de todos!!! Palavra de pescador.
 

Offline pantao

Re: A frustração de um maçarico
« Responder #21 em: 16:12 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Lançamentos de 150-180m estou a ficar mesmo franzininho... tenho que ir treinar ai para esses lados O0
 

Offline Daniel1982

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 19 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:40 Quinta, 08 de Setembro de 2016
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #22 em: 16:16 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Três pessoas vão pescar: 2 pais e 2 filhos. Como isso é possível?
 

Offline pantao

Re: A frustração de um maçarico
« Responder #23 em: 16:22 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Espetacular esses gajos devem acabar com as agulhas,cavalas e tainhas todas
Não pescava ao pé deles ;)
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #24 em: 16:42 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por essas mesmas razões é bom ter uma área de pesca definida. Conhece-la bem, em certas zonas é notório de uma semana para a outra a alteração de fundões ou coroas.
A observação da praia durante o dia é fundamental, e se possível na maré vazia.
O conhecimento da zona é fundamental para que, mesmo sem ter ido ver o mar, verificando as condições no diversos sites, sabemos como se encontra o mar.

Por exemplo: na minha zona de pesca, se o swell for de norte, e o período mais que 10, é melhor ficar em casa a ver televisão. Se o vento é oeste, independente do período o mar vai estar chão, assim como de sul, etc..

É bom conhecer bem a zona de pesca, quando vou para outras zonas fora da minha área, normalmente vou com locais que têm esse mesmo conhecido.

Independentemente dos conhecimentos, não é sinal de peixe garantido. O melhor é ir á pesca sempre que possível e desfrutar.

Com certeza. Mas vamos pôr aqui um exemplo na pratica.
Eu abro o Windguru de hoje e aponto para a prais de S. Julião mas concretamente foz do lizandro. vejo que não esta vento nenhum. porreiro
ondulação 0.7 periodos de 11 - uma banheira
direçao de oeste.
Posso assumir que hoje era um dia mau para ir á pesca certo?
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #25 em: 16:54 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não conheço a zona, nem nunca pesquei aí.
Na minha zona parece um lago.
Bom para os carapaus, cavalas e tainhas. Igualmente bom para as douradas e raias ( no tempo delas ).
No entanto não quer dizer que não se apanhe outro tipo de peixe. Só lá indo e esticando a linha.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #26 em: 16:54 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lançamentos de 180M? Aqui há tempos alguém disse por ai que lançamentos de 100m já eram jeitosos. Bem mas eu nunca medi nenhum, não faço ideia de quantos metros são.
Luis eu também li por aí isso. Ri-me á brava com quem achava que lançamentos para cima de 100 metros era um exagero.
Com um rápida pesquisa no Youtube de lançamentos em suspensão, ou melhor pesquisas em ingles como eu faço, e consegues aprender muito sobre a técnica, depois vais para a praia e treinas na areia com cuidado para não partires o carro alguém se a chumbada sair disparada. :D

Sem falar de OTG's porque ainda os estou a treinar. para mim o truque esta no efeito alavanca, ás de experimentar um lançamento dos que fazes normalmente e com o braço direito solto (a agarrar mas sem fazer força com ele) lançar só com a força da esquerda. garanto-te que alcanças distancias que não estás á espera.
« Última modificação: 16:57 Terça, 05 de Dezembro de 2017 por TaroloForte »
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #27 em: 17:15 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
E já agora esqueci-me de fazer uma pergunta também importante.
conseguem me dizer quais as diferenças de uma praia mais plana para uma praia mais funda. é que eu as vezes pesco numa praia que é sempre em declive e já vi sacarem de lá bom peixe. como é normal, eu fiquei sempre em seco :D
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A frustração de um maçarico
« Responder #28 em: 19:26 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »

 Ó companheiro, permite-me uma observação que a ser verdade tens de corrigir, dizes (ali atrás) que pescas com madre de 0.25 e chicote de 0.18-0.57, isso não está certo, perdes poder (força) no material porque esse 0.18 do chicote vai partir com muita facilidade, para uma madre de 0.25 deves usar chicotes a começar nessa medida ou aí um 0.26-0.57.

 Agora quanto ao teu desânimo com as "grades", pois, isso é coisa que acontece frequentemente com todos, a melhor solução é nunca desanimar, persistir e, ir pescar sempre que possas e o mar deixe.

 Para poderes "ler" o mar terás de ir de dia, ver a vazia, ver onde estão as zonas mais fundas, os agueiros e onde estão os cabeços, aí normalmente começam as ondas, rebentam e fazem as espumadas.
Mas isso é numa praia onde vás muitas vezes, porque isso vai sempre mudando (daí o termos de ir muitas vezes ao mesmo pesqueiro para o conhecer e saber escolher o spot/zona onde pescar e sempre acompanhando as suas alterações ao longo da época).

 Quando vamos pescar à noite e, se chegamos já noite à praia e e pela primeira vez, isso é para todos um tiro no escuro, claro que há sempre um feeling, pelo menos para aqueles mais habituados às andanças da pesca, mas, por vezes nem isso resulta.

 Ir, ir é sempre o melhor, e quando resultar ver o que se fez e como se fez para usar esse conhecimento nas próximas pescas, que linhas, que estralhos, que tamanhos de estralhos (pescar sempre pró fino, ajustar a espessura ao comprimento para não enrolar tudo), que anzóis (tamanho e tipo), que iscas foram as mais efectivas, se saiu peixe a vazar, se a subir ou na reponta das marés, enfim umas quantas coisas que ajudam porque certezas, zero. :join:

 Força e muitas pescas :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]