collapse

Autor Tópico: bricolage urfe de nylon  (Lida 1991 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
bricolage urfe de nylon
« em: 17:48 Sábado, 02 de Dezembro de 2017 »
Boas

bricolage urfe de fio de nylon 0.100mm

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #1 em: 12:11 Sábado, 16 de Dezembro de 2017 »
Já fiz a minha primeira fornada de urfes de nylon. Já experimentei. Muito bom o estralho ganha mobilidade e embaraça menos. Fiz umas mais compridas outras curtas para testar. Tambem fiz com missangas e com os outros que não sei o nome. Deixo as fotos.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Amar o mar é amar a vida
 

Offline luisrds

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:15 Sexta, 07 de Outubro de 2016
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #2 em: 12:23 Sábado, 16 de Dezembro de 2017 »
Eu fiz umas para experimentar. Com aquele fio verde de varios filamentos, que se usa na construção. Agora é pôr na água, para ver o efeito.
Tenho a certeza que o que fugiu era o maior de todos!!! Palavra de pescador.
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2297
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #3 em: 14:22 Sábado, 16 de Dezembro de 2017 »
Usava isto quando pescava ao fundo, mas usava linha dupla de 0.40. assim evitava fazer o nó no destorcedor da linha principal. Além disso mais fácil dar nó na dupla 0.40 de que na linha de 1mm
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #4 em: 14:08 Quarta, 27 de Dezembro de 2017 »
Bem, isso são montagens mais pequenas com acessórios grandes. :D Para quê um nylon tão grosso ?!
Nelson Peres
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #5 em: 17:45 Quarta, 27 de Dezembro de 2017 »
Bom a ideia é dar mobilidade ao estralho. Para isso o ideal é que a linha onde o destorcedor corre seja rígida, ou seja que não ande a baloiçar de um lado para o outro. As urfes clássicas são de metal e indeformaveis, ideais para esse propósito. o nylon grosso uso pois pesco em zonas de fundo misto, apesar de nunca ter experimentado as de metal, parece me que se iam dar mal com rochas e iriam prender mais facilmente.
Amar o mar é amar a vida
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #6 em: 23:25 Quarta, 27 de Dezembro de 2017 »
Tenho experimentado isso e tem corrido muito bem...
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
É uma dupla aplicação pois verifiquei que os fios se dão muito mal com o metal. Assim, tudo o que liga a metal ou leva zero grosso multi ou zero grosso mono e tenho-me dado bem. Pergunta o nosso amigo Nelson
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bem, isso são montagens mais pequenas com acessórios grandes. :D Para quê um nylon tão grosso ?!

a razão é simples, quanto mais grosso menos se embrulha e, dessa forma, melhor e de uma forma mais eficaz trabalha o material. É infalível? Não, não é, mas melhora muito... Tenho usado desses urfes em 0.80 com um 0.36 da F111 e funciona muito bem...   
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #7 em: 23:38 Quarta, 27 de Dezembro de 2017 »
Eu nunca tinha ouvido chamar urfes a isso  ;D,  o nome urfe é para outra coisa, acho eu. ;D Como é obvio, não duvido da sua fiabilidade, esse tipo de montagens já existem há muitos anos, embora com acessórios muito mais pequenos e tambem diferentes, como disse mais atrás. Eu deixei de usar, embora tenha 3 ou 4 montagens caso precise, maiores do que isso, que me permita pescar com mais que um anzol, senão nem é preciso esse trabalho todo. Monta-se a montagem no chicote e é muito mais funcional....digo eu... Menos acessórios, menos nós.... podes subir ou descer...~

Quando o mar deixa de qualquer maneira se pesca bem ;D
Nelson Peres
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #8 em: 12:21 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
Quink podes explicar melhor essa técnica de ligação ao metal  ::)
Amar o mar é amar a vida
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #9 em: 12:40 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
A linha em contacto com o metal pode ficar pode ficar mais frágil, mas só ao final de muiiiitto tempo.

Os nós devem-se refazer de tempos a tempos por vários motivos. Logo penso que essa montagem é escusada. É somente mais um ponto de ruptura.

Também depende muito dos fios que usamos.

Já encontrei montagens, chumbadas, etc... perdidas no mar, com bastante tempo e sujeitos a condições extremas, e os fios apesar da cor ferrugenta junto ao ferro não parte.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #10 em: 13:21 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A linha em contacto com o metal pode ficar pode ficar mais frágil, mas só ao final de muiiiitto tempo.

Os nós devem-se refazer de tempos a tempos por vários motivos. Logo penso que essa montagem é escusada. É somente mais um ponto de ruptura.

Também depende muito dos fios que usamos.

Já encontrei montagens, chumbadas, etc... perdidas no mar, com bastante tempo e sujeitos a condições extremas, e os fios apesar da cor ferrugenta junto ao ferro não parte.

Concordo com a observação.
Qualquer nó, seja no metal ou não, devem ser revisto periódicamente.
Nelson Peres
 

Offline Mig3l

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 104
  • Agradecido: 11 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 04 de Agosto de 2015
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #11 em: 13:41 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
Já perdi uma montagem inteira por não verificar o nó entre a madre e o chicote cónico...  :'(
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #12 em: 14:03 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já perdi uma montagem inteira por não verificar o nó entre a madre e o chicote cónico...  :'(

É uma coisa que acontece mais que uma vez a quem não refaz o nó de tempos em tempos. Não só esse mas todos os nós. A mim também já me aconteceu e vai acontecer mais vezes concerteza  :-\ :-[ ;D
Nelson Peres
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #13 em: 14:26 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quink podes explicar melhor essa técnica de ligação ao metal  ::)

A questão é que eu verifiquei na prática que os metais estragam completamente os fios e, para mim, o pior de tudo e onde eu tirei a prova dos nove são as partes metálicas dos buldos brancos. Invariavelmente a linha partia nessa ligação, praticamente verificava o nó antes de cada lançamento e era fatal, estava sempre a partir por ali... Resolvi fazer uma laçada de 0.80 e prender o fio a essa linha e não ao metal e nunca mais deu problemas. A partir daí comecei a experimentar soluções e a que gostei mais foi essa, fica assim: multi 0.18 - baixada de 0.48 80/100 cm - ponta de 0.80 mono ou 0.50 multi (como está na imagem) nunca mais tive problemas e passei a usar essa técnica com bons resultados em todas as montagens que faço...
 
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #14 em: 14:33 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já perdi uma montagem inteira por não verificar o nó entre a madre e o chicote cónico...  :'(
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quink podes explicar melhor essa técnica de ligação ao metal  ::)

A questão é que eu verifiquei na prática que os metais estragam completamente os fios e, para mim, o pior de tudo e onde eu tirei a prova dos nove são as partes metálicas dos buldos brancos. Invariavelmente a linha partia nessa ligação, praticamente verificava o nó antes de cada lançamento e era fatal, estava sempre a partir por ali... Resolvi fazer uma laçada de 0.80 e prender o fio a essa linha e não ao metal e nunca mais deu problemas. A partir daí comecei a experimentar soluções e a que gostei mais foi essa, fica assim: multi 0.18 - baixada de 0.48 80/100 cm - ponta de 0.80 mono ou 0.50 multi (como está na imagem) nunca mais tive problemas e passei a usar essa técnica com bons resultados em todas as montagens que faço...
 


E qual o fio que estavas a usar??

Em tempos fiz umas montagens para surfcasting com 2 anzois, e ao 3/4 lançamento a montagem partia ao meio. E o fio até é um que se usa bastante em estralhos, mas para madre das montagens não dá.
« Última modificação: 17:46 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 por Costa, Motivo: Corrigir citação »
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #15 em: 17:38 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
O fio que uso nos carretos é o power pro8 slik e o mono é Trilene da Berkeley 0.48, os grossos são Durlon e JOF
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #16 em: 18:40 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 »
boas

chamei-lhe urfe porque o conceito é o mesmo, não me lembrei de lhes chamar zingarelhos :D :D

quanto aos nós se não perder nenhum por quebra da madre ou por enferrujamento de algum destrocedor de olhal estes zingarelhos duram meses a fio sem nenhuma alteração do nylon de 1mm
para mim tem vantagem na pesca ao fundo em fundos mistos ao contrario dos urfes de metal não prendem tão facilmente e quando acontece são mais fáceis de soltar por serem mais maleaveis outra das vantagens é que são muito mais baratos que os de metal
« Última modificação: 18:42 Quinta, 28 de Dezembro de 2017 por ze carlos »
Abraço
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: bricolage urfe de nylon
« Responder #17 em: 13:46 Quarta, 24 de Janeiro de 2018 »
Já tenho o stock completo para as urfes, agora que chegaram as missangas. São de plástico duro, e têm fluorescência após exposição a luz forte . São melhores que as compradas na loja local pois são mais móveis no fio, e cerca de 10x mais baratas.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Só tenho pontos positivos a dizer das urfes, são práticas de colocar na madre e tornam o estralho móvel, deixa de enrolar e trabalha melhor o isco em águas mexidas. Para a minha pesca fazem uma grande diferença.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Amar o mar é amar a vida
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]