collapse

Autor Tópico: Estreia embarcada às douradas  (Lida 2235 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline adgomes87

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:51 Sábado, 03 de Outubro de 2015
Estreia embarcada às douradas
« em: 19:02 Domingo, 19 de Novembro de 2017 »
Boa noite.

Vou no próximo mes de Dezembro fazer a minha estreia na pesca embarcada às douradas.

Como sendo uma novidade para mim todas as sugestões e opiniões são bem vindas, essencialmente a nível de montagens.

A cana vou utilizar uma de spinning de 3metros, um carreto também de spinning ou um shimano xsc 4500 que utilizo para o corrico. A linha será uma 0,18 multifilamento. O que acham?

Que concelhos e dicas me dão para que esta estreia corra o melhor possível?

Obrigado
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3312
  • Agradecido: 396 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #1 em: 19:32 Domingo, 19 de Novembro de 2017 »
olá

dependendo de quantos  companheiros vão no barco
usa estralhos compridos empatado com  fluorcarbono de preferencia

que isco costumam usar por essas bandas?

 se puderes leva uns linguerões/canivetes e isca com casca e caranguejo vivo
Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11252
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #2 em: 19:53 Domingo, 19 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite.

Vou no próximo mes de Dezembro fazer a minha estreia na pesca embarcada às douradas.

Como sendo uma novidade para mim todas as sugestões e opiniões são bem vindas, essencialmente a nível de montagens.

A cana vou utilizar uma de spinning de 3metros, um carreto também de spinning ou um shimano xsc 4500 que utilizo para o corrico. A linha será uma 0,18 multifilamento. O que acham?

Que concelhos e dicas me dão para que esta estreia corra o melhor possível?

Obrigado



Para que zona vais?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline adgomes87

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:51 Sábado, 03 de Outubro de 2015
Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #3 em: 20:31 Domingo, 19 de Novembro de 2017 »
Vamos para Sesimbra.

Sao 8 pessoas no barco.

O isco é caranguejo.

Cumprimentos
 

Offline adgomes87

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:51 Sábado, 03 de Outubro de 2015
Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #4 em: 19:04 Quarta, 22 de Novembro de 2017 »
Boa noite

Sobre as montagens, alguém me pode dizer como são feitas?

Cumprimentos
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #5 em: 20:21 Quarta, 22 de Novembro de 2017 »
boas.
já alguma vez pescaste de barco?

se vais pescar com montagem,   aconselho montagem com dois anzois, 2/0 ou 3/0, fio 0,35 a 0,40 fluorcarbono de preferência com 50 a 60 no primeiro estralho, 70 a 90cm no segundo. dependendo da aguagem podes encurtar um pouco.
mas o pessoal em sesimbra pesca muito à chumbadinha também. 
se quiseres pescar à chumbadinha, chumbadinhas de 40 a 70 gramas e um anzol fixo ou dois, com um a correr, normalmente  4/0 a 6/0. podes usar um pouco mais pequenos também,dependendo se queres quantidade ou qualidade.

em relação à cana, desaconselho vivamente a que estás a pensar usar. se para chumbadinha ainda pode ser que te safes, com montagem é para esquecer, se é a primeira vez então nem pensar.
tens aqui muitos tópicos no pesqueiro de canas adequadas a esta pesca, é só procurares... uma cana de spinning de 3 metros não estará certamente entre elas
« Última modificação: 20:23 Quarta, 22 de Novembro de 2017 por carlos filipe »
 

Offline Ernesto Lima

Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #6 em: 21:30 Quarta, 22 de Novembro de 2017 »
Boa noite Adgomes.

Sobre o que referiu o Carlos Filipe no tópico anterior, concordo plenamente.

Pessoalmente gosto de usar estralhos mais potentes, normalmente 0,45 em fluorocarbono.

Sobre a questão das canas de spinning, sei que há pessoal que para pescar à chumbadinha, principalmente na vertical e quando as Douradas estão a pegar acima do fundo, têm tido excelentes resultados com elas. Para todos os efeitos terão de ser canas sensíveis e obrigam a alguma adaptação, principalmente nos dias em que as Douradas estão difíceis.

Pessoalmente também lhe digo que já capturei e vi capturar Douradas de modos diversos e por vezes sem que consigamos explicações concretas, por exemplo:

Quarta Feira passada, dia 15, fui sózinho para o mar, em Sines, às 3 da tarde, e até ao cair da noite, a pescar ao fundo, com estralhos e anzóis nas medidas mais altas referidas pelo Carlos Filipe e com caranguejo, capturei os peixes que se vêem na imagem abaixo, só na última hora de pesca:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

No dia a seguir, 16, fui o dia todo, tentei fundo e chumbadinha, caranguejo e sardinha como isca, Sargos, entraram uns cinco; pargos, nem um e Douradas só 3, todas ao fundo com estralhos.

No dia 17, fui outra vez com um amigo..., chumbadinha, 0; ao fundo com estralhos, 9 Douradas, sendo que com estralhos compridos e anzóis grandes cheios de caranguejo, tirei 3 e o meu amigo, com anzóis n.º 2/0, iscados com meio caranguejo, montados em estralhos de 45cm, capturou 6 também já ao fim da tarde.

Dia 19, fui outra vez, às 3 da tarde com o pessoal que fez comigo a formação de sonda, emprestei a um deles a minha cana com estralhos compridos (60 em cima e 90cm em baixo), anzóis grandes (5/0 em cima e 6/0 em baixo) e, lembrando-me do que tinha acontecido no dia 17, montei, para outros dois, canas com estralhos de 45 a 50cm e anzóis 2/0, e, outro deles trazia cana própria e pescou à chumbadinha, sendo que os resultados foram os seguintes:

- Chumbadinha: 0
- Estralhos curtos e anzóis pequenos, iscados com meio caranguejo descascado: 1 sargo para aí com umas 900gr
- O companheiro que pescou com a minha cana, com estralhos compridos e anzóis grandes, ou seja, a mesma montagem que tinha usado no dia 17 com parcos resultados, foi o único que capturou 3 Douradas, com pouco intervalo de tempo e também já o Sol caía no horizonte.

Considerando o descrito, na pesca em geral e na das Douradas, em particular, cada dia é um dia, sendo necessário experimentarmos e adaptarmos conforme nossa observação do que vai acontecendo.

Hoje em dia, nesta pesca das Douradas, verifica-se uma tendência enorme para usar essencialmente a técnica da chumbadinha.
Quando a pescar ao fundo com estralhos, usam-se tendencialmente estralhos mais compridos e anzóis maiores.

As formas de pescar acima têm sido as mais fiáveis, mas na verdade, muitas vezes falham, dando lugar a sucessos com medidas diversas.

Toda a conversa acima desfiada pretende unicamente fundamentar que, havendo processos tendencialmente com maior sucesso, nenhum deles, por si só, resolve todas as situações que se possam vir a apresentar. Portanto há que ir o maior número de vezes possível, com um mínimo de informação, materiais mais ou menos indicados, iscas adequadas (principalmente o Caranguejo costuma resultar e por vezes também a sardinha) e mente muito limpinha, aberta e concentrada.

Certezas..., não vale a pena tê-las, antes tentar encontrar tendências.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 21:35 Quarta, 22 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Barril

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 482
  • Agradecido: 33 vezes
    • Leiria_Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Segunda, 13 de Janeiro de 2014
Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #7 em: 07:17 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Olá,

Excelente peixe vermelho.

Boas Pescarias
«Se queres ser feliz, aprende a pescar», diz um antigo provérbio chinês...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #8 em: 09:39 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Viva Adgomes

Estou completamente de acordo com os comentários anteriores,

em relação ao material é aconselhável uma cana de acção de ponteira super sensível, nunca canas de spining, se não vais passar o dia sem veres um toque que seja, é um peixe muito complicado,

em relação aos fios tenta levar de qualidade é que faz uma diferença tremenda, uma coisa que ainda ninguém referiu é o multifilar, arranja um de varias cores, é que nem sempre as Douradas estão no fundo, por vezes apanhamos a meia água e tendo o multi de cores é muito mais fácil parar-mos a pesca na profundidade certa

pesquisa um pouco que vais encontrar vários tópicos e vídeos na net a falarem desta pesca

alguma duvida é só perguntares

abraço
 

Offline adgomes87

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:51 Sábado, 03 de Outubro de 2015
Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #9 em: 17:17 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Boa tarde.

Obrigado a todos pelos comentários.

Sim de facto é a primeira vez que vou pescar de barco. Se nao enjoar ja será bom ;D

O tipo de pesca que a malta que vai comigo é à chumbadinha.

O fio que me aconselheram é um multifilamento 0,18 as cores. É o adequado?

Quais são as canas que são mais adequadas para esta pesca?

Tenho tambem outra cana que utilizo para corricar que é uma barros cabo raso II de 3,9metros. Acham que será mais adequada em vez da cana de spinning de 3metros?

Cumprimentos

 

Offline Ernesto Lima

Re: Estreia embarcada às douradas
« Responder #10 em: 18:46 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Boa noite Adgomes

Não conheço a Cabo Raso II 390, mas, pelo que li sobre a dita, parece-me ser bem mais pesada que uma de spinning de 3 metros, o que não ajuda. Resta saber se sentirá melhor, mas sendo uma cana indicada para uso de cabeçotes pesados, não sei se será sensível.

Veja qual delas lhe parece mais sensível, considere as diferenças de peso e opte pelo mal menor. Face ao meu desconhecimento sobre as canas que refere, acho que é a melhor opinião que lhe posso dar sem o induzir em erro.

Sobre o 0,18 de multifilar, atendendo a que a maioria dos pescadores que vão em MT, usam fios finos e tentam pescar à chumbadinha com chumbadas muito leves, acho que o melhor é usar também o fio fino e adequar-se ao grupo, sob pena de, caso haja corrente, começar a empachar-se com quem estiver ao seu lado, pois a corrente pegará mais no fio se for mais grosso e este tenderá a ir para cima das linhas adjacentes.

Cumprimentos

Ernesto

 
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por soparameenterter [Hoje às 11:55]

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 10:56]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]