collapse

Autor Tópico: Sonda para barco/kayak  (Lida 4890 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #15 em: 19:50 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Venham lá mais sugestões, é um tema muito pouco debatido e pelo que vejo, mesmo nas redes sociais, é difícil de encontrar opiniões.
Nelson Peres
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #16 em: 21:17 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Que te dê muitas alegrias!

Se um dia eu voltar para Timor meto um desses num contentor e vai comigo :)
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Ernesto Lima

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #17 em: 23:15 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Boa noite a todos e particularmente ao Nelson, iniciador do tópico.

As minhas desculpas por só agora cumprir o prometido, mas não me foi possível fazê-lo antes, muito por achar que devo explicação fundamentada.

Pegando nas boas orientações sobre sonda já fornecidas e tentando ser o mais breve possível..., vejamos:

Constituição da sonda:

- Corpo / ecrã
- Transdutor

O transdutor é a alma da sonda pois é ele que envia sinais e recebe respostas, transmitindo-as ao corpo da sonda que, através do ecrã  nos fornece as imagens figuradas que nos permitem interpretar o que temos por baixo do barco, como por exemplo: texturas e configurações do fundo, organismos vivos e suas posições face às profundidades a que se encontram, assim como se estão debaixo do barco ou já passámos por cima deles.

O que procurar para aquisição duma sonda:

- A potência do transdutor em wats (W)..., quanto maior a potência, maior a fiabilidade possível da imagem transmitida, assim como maiores as profundidades a que podemos actuar com fiabilidade e boa visualização de fundo.
Poderão os transdutores ser ainda: passa cascos, normalmente em bronze e para sondas de gama média alta; ou de popa, normalmente em sondas de gama média baixa. Verdade também que certas sondas são compatíveis com vários tipos de transdutores e vice versa.

- As frequências possíveis em kilohertzs (Khz)..., no mínimo com dupla frequência - baixa e alta - sendo que a baixa andará em torno dos 50khz e a alta pelos 200khz.
Ainda relativamente às frequências, tem sondas de gama alta que poderão ter baixas frequências perto dos 30khz, assim como tem sondas de gama média que para além de vários feixes direccionados na vertical e para as laterais, com frequências diversas, têm ainda o, relativamente recente, sistema Chirp que permite trabalhar em frequências baixas, altas e médias, sendo que, em cada um destes modos, por sua vez, usa várias frequências, permitindo uma maior nitidez na separação dos alvos em que os diversos feixes tocam.

- Tipo de ecrã..., a cores ou a preto e branco, com mais ou menos pixels, sendo que os a cores, e com mais pixels, terão definição superior.

Vamos falar um pouco sobre a questão das frequências:

As frequências estão directamente relacionadas com o tipo de feixe de sinais enviados / recebidos. Consideremos, como exemplo, uma frequência baixa de 50khz e uma frequência alta de 200khz.
Ambas as frequências acima referidas enviam feixes cónicos, tendo o vértice origem no transdutor e batendo a área da base na profundidade em que estejamos a sondar. Tal quer dizer que quanto mais fundo, mais alto o cone, mais larga a base, consequentemente, maior área de fundo estaremos a ver e maior será a dificuldade em perceber, daquilo que vemos, o que de facto estará debaixo do barco.
Ainda relativamente às frequências referidas, a baixa (50khz) emite um feixe com um ângulo médio de 60º e a alta (200khz), um feixe com ângulos entre os 22 e os 26º. Tal quer dizer que, sendo o feixe da alta mais estreito e concentrado permite uma melhor percepção do que está debaixo do barco, assim como maior definição de fundo sem grandes exigências relativamente à potência do transdutor em uso, se a usarmos entre os 0 e os 120 metros de profundidade ou até um pouco mais. Isto porque para ir bem mais fundo (800..., 1000...) devido ao tipo de sinais enviados pela alta, acaba por se perder o fundo, e, caso usemos a baixa, ela poderá ir mais fundo devido ao tipo de sinais que envia, mas perdemos a definição nomeadamente com transdutores pouco potentes.

Para vos dar exemplos mais concretos..., mesmo em transdutores muito potentes (profissionais com 1000 e mais Watts), trabalhando em alta frequência nunca se conseguirá ver o fundo à profundidade a que poderemos ir com baixas frequências, que, embora o vendo, oferecem pouca definição.

De tudo o atrás referido importa retirar algumas ilações práticas:

Uma sonda com um transdutor de 300W de potência, a trabalhar em alta frequência (200khz) com um feixe em ângulo de 24º, a 50 metros de profundidade, vê com excelente qualidade tudo o que está na cónica coluna de água que abrange e um círculo de fundo, sua base, com um diâmetro de mais ou menos 20m, com o centro no local onde o transdutor está aplicado. Quer isto dizer que se estivermos num barco com 4 metros e transdutor na popa, o que vemos aparecer no lado direito do ecrã da sonda estará a 6m da proa do nosso barco. Estas contas permitem-nos uma fiabilidade significativa no que respeita ao fundeio, entre outras opções.
Se no limite quisermos ver o fundo muito baixo, para aí até 10 metros, podemos trabalhar com baixa frequência. a qual, tendo um feixe com um ângulo mais aberto, e a pouca profundidade, permitirá ver mais fundo sem ultrapassar a zona por baixo do barco e com qualidade.

Portanto, no caso do Nelson, bastará uma sonda, de preferência a cores, com um transdutor de 300W de potência (quase já não se vêem inferiores), a trabalhar em alta frequência para fundos até aos 120 metros, e, em baixa, quando a sondar no rio a baixa profundidade, já que em alta frequência, e em pouca profundidade, o feixe de 20 a 26º é muito estreito e vê uma área muito diminuta do fundo.
Já agora sugiro ainda que escolhida a frequência, em função da profundidade, e adequada a velocidade de passagem das imagens no ecrã à velocidade de sondagem, trabalhe em modo automático. Não precisa de complicar nesta fase inicial e este modo trata de tudo sem que necessite de andar continuamente a mexer em botões, libertando-se assim para outros trabalhos.

Sei que este texto poderá ser um pouco complexo e, mesmo lido atentamente, vai suscitar dúvidas a que responderei de bom grado.

Outras notas:

Quanto maior o ecrã melhor visualização, nomeadamente se for um combo sonda / GPS

Aqui no Sul, as marcas distribuídas pela Nautel têm tido um melhor suporte pós venda que as de outros distribuidores, não colocando em causa a qualidade destas últimas.

Quanto ao aparelho a escolher, face ao que referi, a escolha é imensa e os preços variados e adequados a várias bolsas. É só escolher.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 23:21 Quinta, 23 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, Nelson Peres, Paulo Frias

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #18 em: 13:28 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Muito grato pela ajuda Ernesto, sempre bom conselheiro e muito bem fundamentado. Um abraço.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JORGE RODRIGUES

Offline pantao

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #19 em: 17:05 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Nelson o modelo que te indiquei conheço quem tenha e gosta mas sinceramente deveria ter um écran um pouco maior.
Imagina um telemóvel de 3.5 polegadas e um de 5, a diferença gráfica é muita.
Estive a ver o que o mercado oferece dentro da faixa dos 150-250 euros e aparecem 2 que penso serem interessantes.
Tenho um amigo que vende artigos náuticos com loja física em Portugal e Espanha e ele só está cá no próximo Domingo e vou estar com ele e ver a sua opinião.
Depois digo te.
Valores abaixo dos 150 penso que não compensa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #20 em: 17:29 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
ora boas a todos
aproveitando o topico tenho um garmin echo 151 dv á qual estou satisfeito mas persiste me a duvida quanto ao numero que me aparece no visor no canto inferior direito do ecra, sera o diametro de leitura do fundo?
alguem sabe?
« Última modificação: 17:32 Sexta, 24 de Novembro de 2017 por pedro.pmm »
 

Offline Ernesto Lima

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #21 em: 19:11 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Boa tarde Pedro.ppm

Segundo consulta ao manual do utilizador (owners manual) da sua sonda, que pode ver aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, na página 1, em baixo, à direita, tem uma imagem da sonda, com o título "Sonar Display". Esta imagem tem por baixo uma legenda e o número que refere (3) indica em inglês que corresponde à profundidade, não do fundo, mas do que vai aparecendo na totalidade da altura do ecrã. Supostamente para dar uma ideia sobre a penetração dos sinais para além do fundo que aparece.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #22 em: 19:32 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
obrigado sr Ernesto
no manual proprietario aparece a legenda como: profundidade do ecra enquanto o ecra se desloca da direita para a esquerda, um bocado confuso na minha opiniao
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #23 em: 20:32 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson o modelo que te indiquei conheço quem tenha e gosta mas sinceramente deveria ter um écran um pouco maior.
Imagina um telemóvel de 3.5 polegadas e um de 5, a diferença gráfica é muita.
Estive a ver o que o mercado oferece dentro da faixa dos 150-250 euros e aparecem 2 que penso serem interessantes.
Tenho um amigo que vende artigos náuticos com loja física em Portugal e Espanha e ele só está cá no próximo Domingo e vou estar com ele e ver a sua opinião.
Depois digo te.
Valores abaixo dos 150 penso que não compensa.

Obrigado pantão.
Nelson Peres
 

Offline Ernesto Lima

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #24 em: 21:37 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
obrigado sr Ernesto
no manual proprietario aparece a legenda como: profundidade do ecra enquanto o ecra se desloca da direita para a esquerda, um bocado confuso na minha opiniao

Boa noite Pedro..., de facto é um pouco confuso por incompleto em termos de informação / tradução.

A questão é que não é o ecrã que se desloca da direita para a esquerda, mas sim as imagens que a sonda vai repetindo. Aquela informação vai variando conforme a profundidade que vai aparecendo no fim do ecrã enquanto as imagens passam da direita para a esquerda, permitindo ver até onde, no limite inferior do ecrã, e no seu canto inferior direito, os sinais se repercutem para baixo da linha de fundo.
As tonalidades de cor, numa sonda a cores, ou dos cinzentos, uma sonda a preto e branco, que aparecem abaixo da linha de fundo, permitem ter uma noção da dureza do terreno abaixo da linha de fundo, indo de cores mais intensas ou cinzentos mais escuros, para cores menos intensas e cinzentos mais claros, respectivamente se o terreno abaixo do fundo for mais rijo ou mais macio.

Importa referir que, sondando em alta frequência, o que vai estar logo à proa do barco e por baixo dele é o que se vê na linha de fundo, à direita do ecrã. A restante imagem que se vai deslocando para a esquerda, se o barco estiver em andamento..., já passou.

Cumprimentos

Ernesto

« Última modificação: 21:55 Sexta, 24 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #25 em: 15:35 Domingo, 25 de Março de 2018 »
Já passaram alguns meses, ainda não comprei a sonda mas já não posso adiar mais porque o tempo vai melhorar e o verão está aí á porta.

Para alem das indicações todas dadas tenho 2 hipoteses em carteira:
A sonda que o pantao referiu, a Garmin Striker 4 e a Lowrance Hook2 4GPS para a qual estou mais inclinado, um pack que julgo ser um preço muito interessante.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson Peres
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #26 em: 19:48 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Que acham a 190.45 euros ?!


[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #27 em: 21:28 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Boas

Não conheço esse equipamento mas pelas características parece ser um bom preço ;)
Precisas da bateria?
Não tens bateria no barco?
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline pantao

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #28 em: 22:31 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Boas Nelson
Esse equipamento também não conheço.
Não me parece mau de todo, senão precisares de bateria e carregador fica por um preço mt simpático.
Estive a ler alguns reviews são unanimes, simples de usar.
Tem Gps que é importante, confirma se o transdutor vem incluído
 

Offline Ernesto Lima

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #29 em: 09:39 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Para o efeito, parece-me bem.

Acho que serve lindamente.

Abraço
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]