collapse

Autor Tópico: Sonda para barco/kayak  (Lida 4889 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Sonda para barco/kayak
« em: 21:05 Quarta, 15 de Novembro de 2017 »
Viva malta,

Vou passar a fazer umas pescas de barco que se vão resumir a umas pescas no Arade e concerteza que irei tambem muitas vezes fora da barra mas sempre para andar ali por perto, nada de aventuras, não tenho estomago nem cabeça para balouçar  >:D.

O barquinho é este para terem noção.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

No verão tirei a carta de patrão local, sem duvida com um excelente profissional, muitas horas numa sala mas em termos práticos foi quase zero, de forma a que estou a receber instrução do meu velhote, a minha experiência é zero e apesar de me dizerem que é muito fácil eu gosto de me preparar bem, perceber as manhas do barco, do motor, do rio, do mar porque quero em breve fazer umas pescas com amigos. Tenho feito treinos e tudo :D

Estou a pensar em comprar uma sonda para andar a «brincar» nada top, que sirva apenas para me entreter. É a primeira vez que estou a pesquisar sobre isto, não tenho noção sequer de nada mas acredito que alguns de vós me irão me dar algumas luzes sobre hipótese, aceito dicas também :). Só não quero comprar uma sonda que me dê utilidades a mais que eu não vá utilizar, não valerá a pena. :)

A malta dos Kayak´s com certeza que dará boas sugestões tambem, conto com isso. :)


« Última modificação: 19:49 Quinta, 23 de Novembro de 2017 por Nelson Peres, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline Psequeira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 32
  • Agradecido: 4 vezes
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:24 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Sonda
« Responder #1 em: 15:36 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Amarelo......linde du munde O:-) O:-) O:-) O:-)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Sonda
« Responder #2 em: 16:08 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Nelson felicidades com a embarcação.
Que te traga muita alegria.

Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline pantao

Re: Sonda
« Responder #3 em: 16:18 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Boas Nelson

Já devias saber como a coisa funciona! :-)

Até quanto pensas gastar?
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Sonda
« Responder #4 em: 17:18 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O barquinho é este para terem noção.

dá para subir até silves :)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda
« Responder #5 em: 20:35 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Nelson

Já devias saber como a coisa funciona! :-)

Até quanto pensas gastar?

Viva pantao, é uma pergunta para a qual não tenho resposta. É evidente que não quero gastar muito dinheiro porque não vou fazer da pesca de barco a minha pesca preferida. Eu gosto de fazer o meu surfcasting com os meus amigos. O uso que lhe vou dar é o mesmo que a malta dos kayaks dá. Eu não quero saber de ir para o mar e ir aumentando a minha exigencia. Nada disso. A minha onda não é embarcada. Volto a referir isto para terem noção que eu não vou querer depois comprar isto melhor, ou aquilo melhor.

O barco é do meu pai, é o mesmo que ser meu. Se o meu pai não o tivesse eu de certeza que não pensaria em ter um. Já foi insistente que chegue para dar a entender que qualquer coisa com os minimos serve sem ser das piores. Tambem mais valia não comprar nada. Imaginem a malta dos kayak´s. Faz de conta que tenho um. Mas sem querer gamas boas e caras. Razoáveis está bom.
Nelson Peres
 

Offline Ernesto Lima

Re: Sonda
« Responder #6 em: 20:54 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Boa noite Nelson

Só lá para 2.ª feira estarei em condições de o aconselhar, se entretanto não houver pessoal que o faça.

Mas digo-lhe já que as gamas baixas a cores da Humminbird, da Lowrance, da Garmin..., têm coisas muito boas e em conta para colocar nessa embarcação.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda
« Responder #7 em: 21:31 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite Nelson

Só lá para 2.ª feira estarei em condições de o aconselhar, se entretanto não houver pessoal que o faça.

Mas digo-lhe já que as gamas baixas a cores da Humminbird, da Lowrance, da Garmin..., têm coisas muito boas e em conta para colocar nessa embarcação.

Abraço

Ernesto
Concerteza que seja uma opinião a ter em conta. Obrigado
Nelson Peres
 

Offline pantao

Re: Sonda
« Responder #8 em: 10:22 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Boas Nelson
Há uns anos a sonda era um investimento bastante elevado, uma boa sonda com bom transdutor, com varrimento lateral era algo que praticamente só estava ao alcance dos profissionais.
Felizmente os preços foram caindo, pelo menos nas gamas acessíveis a maior parte dos pescadores lúdicos.
Por um preço muito acessível tens a Garmin Striker 4, já com gps e software básico.
Podes dizer que não precisas de gps, tenho no telemóvel e até instalo a navionics  e não preciso.
Mas acredita que ha sempre um dia em que cai nevoeiro, te esqueçes do telemóvel ou acaba a bateria e estas enrascado.
Tens uma avaria e ligas a um amigo, estou na coordenada tal, é sempre uma mais valia.
Esta Garmin já é de duplo feixe, apresenta te um gráfico de mt fácil leitura  e faz tudo que precisas sem floreados. Tem o inconveniente do mostrador não ser muito grande, mas n se pode ter td
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda
« Responder #9 em: 14:04 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Ora aí  está já uma excelente dica pantao  ;) e que vêm ao encontro de uma opinião qie já me deram tambem, a mesma sonda. E claro, esses factores que falas são de extrema utilidade, aí já é segurança e tudo o que implique segurança vale todo o dinheiro do mundo.

De resto, ainda tenho que entender melhor o que é um transdutor, varrimento lateral, duplo feixe, etc.... Ainda estou numa fase embrionária :)
Nelson Peres
 

Offline pantao

Re: Sonda
« Responder #10 em: 10:27 Segunda, 20 de Novembro de 2017 »
Boas Nelson
A sonda funciona por emissão de um feixe numa determinada frequência e no tempo do seu retorno quando bate num objeto.
O transdutor é o sensor que emite e recebe o sinal, tem que ser instalado preferencialmente numa zona com pouca turbulência abaixo da linha de agua.
Existem frequências que nos dão certos pormenores consoante aquilo que queremos ver.
Existem transdutores de uma só frequência ou de 2, neste caso vamos ter mais definição, ainda dentro dos de 2 frequências estes podem ter frequências diferentes.
Imagina o radio do carro, em FM tens melhor qualidade mas menor distancia e AM o contrario. FM e AM não são a frequência mas a modulação, mas dá para entenderes.
O modelo que te indiquei tem como upgrade  outro transdutor que opera noutras frequências para mais detalhe.
O varrimento lateral é o melhor, mas já esta noutro patamar. Lembraste quando caiu o autocarro em Entre-Rios veio a marinha com uma sonda de varrimento lateral, na altura eram aparelhos com tecnologia mt cara, hj em dia já é quase banal na pesca embarcada de alto mar até uma certa profundidade.
Outra coisa para mim importante que deve ter a sonda é a apresentação do Thermo Clima, zona de transição de temperatura, mts vezes o peixe ataca ai, e se souberes a que profundidade esta umas amostras a trabalhar nessa zona dão bons resultados.
Outra coisa boa que esta Garmin tem para mim é a apresentação do peixe, não ser so feita por o eco, o software apresenta o resultado com a variável eco/temperatura, o que ajuda mt a distinguir um peixe de um monte de algas ou lixo. Nem sempre funciona, mas ajuda.
Na imagem que anexo tens uma imagem de sonda normal e varrimento lateral para veres a diferença. Sinceramente e de acordo com o que dizes querer esquece o varrimento lateral.
Não sei em que zonas vais pescar, mas presumo que te aventures na ria, aqui em Aveiro tb temos ria e cada vez mais assoreada, dai o gps ser fundamental. 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda
« Responder #11 em: 19:59 Segunda, 20 de Novembro de 2017 »
É para andar na ria sim, basicamente para esse fim.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JORGE RODRIGUES

Offline MATATAINHAS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:22 Segunda, 20 de Novembro de 2017
Re: Sonda
« Responder #12 em: 20:33 Segunda, 20 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Nelson
A sonda funciona por emissão de um feixe numa determinada frequência e no tempo do seu retorno quando bate num objeto.
O transdutor é o sensor que emite e recebe o sinal, tem que ser instalado preferencialmente numa zona com pouca turbulência abaixo da linha de agua.
Existem frequências que nos dão certos pormenores consoante aquilo que queremos ver.
Existem transdutores de uma só frequência ou de 2, neste caso vamos ter mais definição, ainda dentro dos de 2 frequências estes podem ter frequências diferentes.
Imagina o radio do carro, em FM tens melhor qualidade mas menor distancia e AM o contrario. FM e AM não são a frequência mas a modulação, mas dá para entenderes.
O modelo que te indiquei tem como upgrade  outro transdutor que opera noutras frequências para mais detalhe.
O varrimento lateral é o melhor, mas já esta noutro patamar. Lembraste quando caiu o autocarro em Entre-Rios veio a marinha com uma sonda de varrimento lateral, na altura eram aparelhos com tecnologia mt cara, hj em dia já é quase banal na pesca embarcada de alto mar até uma certa profundidade.
Outra coisa para mim importante que deve ter a sonda é a apresentação do Thermo Clima, zona de transição de temperatura, mts vezes o peixe ataca ai, e se souberes a que profundidade esta umas amostras a trabalhar nessa zona dão bons resultados.
Outra coisa boa que esta Garmin tem para mim é a apresentação do peixe, não ser so feita por o eco, o software apresenta o resultado com a variável eco/temperatura, o que ajuda mt a distinguir um peixe de um monte de algas ou lixo. Nem sempre funciona, mas ajuda.
Na imagem que anexo tens uma imagem de sonda normal e varrimento lateral para veres a diferença. Sinceramente e de acordo com o que dizes querer esquece o varrimento lateral.
Não sei em que zonas vais pescar, mas presumo que te aventures na ria, aqui em Aveiro tb temos ria e cada vez mais assoreada, dai o gps ser fundamental. 


sempre a aprender!!! Muito fixe!
Quando encontrares alguém com fome dá-lhe a comida e ensina-o a pescar! Pois com Fome ninguém Pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Sonda
« Responder #13 em: 23:58 Segunda, 20 de Novembro de 2017 »
Boas

O pantao já ajudou mais do que eu poderia ;)
Mas vou só dizer o que se passou comigo, apesar dos nossos objetivos serem diferentes.
Quando comprei o barco, estava como tu, não fazia ideia do que comprar e acabei por comprar um com o tal varrimento lateral, cheguei ao mar e não lia nada abaixo dos 40m, felizmente a malta da loja (garraio) foram impecáveis e deixaram me trocar o equipamento mesmo depois de usado...
Agora tenho um com 2 feixes, também faz varrimento lateral, mas nunca uso essa função, porque no mar, digamos que abaixo dos 20m, já não tem potência (velocidade de leitura) para me dar uma imagem boa.
Se soubesse o que sei hoje, tinha investido num ainda melhor, porque abaixo dos 20 ou 30m tenho de baixar a velocidade do barco para 5 nós para ter uma leitura sem ruídos...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Sonda
« Responder #14 em: 00:32 Terça, 21 de Novembro de 2017 »
É pá... não percebo nada de sondas e barcos...

Mas queria desejar-te boa sorte com o barco! :com:
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #15 em: 19:50 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Venham lá mais sugestões, é um tema muito pouco debatido e pelo que vejo, mesmo nas redes sociais, é difícil de encontrar opiniões.
Nelson Peres
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #16 em: 21:17 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Que te dê muitas alegrias!

Se um dia eu voltar para Timor meto um desses num contentor e vai comigo :)
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Ernesto Lima

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #17 em: 23:15 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Boa noite a todos e particularmente ao Nelson, iniciador do tópico.

As minhas desculpas por só agora cumprir o prometido, mas não me foi possível fazê-lo antes, muito por achar que devo explicação fundamentada.

Pegando nas boas orientações sobre sonda já fornecidas e tentando ser o mais breve possível..., vejamos:

Constituição da sonda:

- Corpo / ecrã
- Transdutor

O transdutor é a alma da sonda pois é ele que envia sinais e recebe respostas, transmitindo-as ao corpo da sonda que, através do ecrã  nos fornece as imagens figuradas que nos permitem interpretar o que temos por baixo do barco, como por exemplo: texturas e configurações do fundo, organismos vivos e suas posições face às profundidades a que se encontram, assim como se estão debaixo do barco ou já passámos por cima deles.

O que procurar para aquisição duma sonda:

- A potência do transdutor em wats (W)..., quanto maior a potência, maior a fiabilidade possível da imagem transmitida, assim como maiores as profundidades a que podemos actuar com fiabilidade e boa visualização de fundo.
Poderão os transdutores ser ainda: passa cascos, normalmente em bronze e para sondas de gama média alta; ou de popa, normalmente em sondas de gama média baixa. Verdade também que certas sondas são compatíveis com vários tipos de transdutores e vice versa.

- As frequências possíveis em kilohertzs (Khz)..., no mínimo com dupla frequência - baixa e alta - sendo que a baixa andará em torno dos 50khz e a alta pelos 200khz.
Ainda relativamente às frequências, tem sondas de gama alta que poderão ter baixas frequências perto dos 30khz, assim como tem sondas de gama média que para além de vários feixes direccionados na vertical e para as laterais, com frequências diversas, têm ainda o, relativamente recente, sistema Chirp que permite trabalhar em frequências baixas, altas e médias, sendo que, em cada um destes modos, por sua vez, usa várias frequências, permitindo uma maior nitidez na separação dos alvos em que os diversos feixes tocam.

- Tipo de ecrã..., a cores ou a preto e branco, com mais ou menos pixels, sendo que os a cores, e com mais pixels, terão definição superior.

Vamos falar um pouco sobre a questão das frequências:

As frequências estão directamente relacionadas com o tipo de feixe de sinais enviados / recebidos. Consideremos, como exemplo, uma frequência baixa de 50khz e uma frequência alta de 200khz.
Ambas as frequências acima referidas enviam feixes cónicos, tendo o vértice origem no transdutor e batendo a área da base na profundidade em que estejamos a sondar. Tal quer dizer que quanto mais fundo, mais alto o cone, mais larga a base, consequentemente, maior área de fundo estaremos a ver e maior será a dificuldade em perceber, daquilo que vemos, o que de facto estará debaixo do barco.
Ainda relativamente às frequências referidas, a baixa (50khz) emite um feixe com um ângulo médio de 60º e a alta (200khz), um feixe com ângulos entre os 22 e os 26º. Tal quer dizer que, sendo o feixe da alta mais estreito e concentrado permite uma melhor percepção do que está debaixo do barco, assim como maior definição de fundo sem grandes exigências relativamente à potência do transdutor em uso, se a usarmos entre os 0 e os 120 metros de profundidade ou até um pouco mais. Isto porque para ir bem mais fundo (800..., 1000...) devido ao tipo de sinais enviados pela alta, acaba por se perder o fundo, e, caso usemos a baixa, ela poderá ir mais fundo devido ao tipo de sinais que envia, mas perdemos a definição nomeadamente com transdutores pouco potentes.

Para vos dar exemplos mais concretos..., mesmo em transdutores muito potentes (profissionais com 1000 e mais Watts), trabalhando em alta frequência nunca se conseguirá ver o fundo à profundidade a que poderemos ir com baixas frequências, que, embora o vendo, oferecem pouca definição.

De tudo o atrás referido importa retirar algumas ilações práticas:

Uma sonda com um transdutor de 300W de potência, a trabalhar em alta frequência (200khz) com um feixe em ângulo de 24º, a 50 metros de profundidade, vê com excelente qualidade tudo o que está na cónica coluna de água que abrange e um círculo de fundo, sua base, com um diâmetro de mais ou menos 20m, com o centro no local onde o transdutor está aplicado. Quer isto dizer que se estivermos num barco com 4 metros e transdutor na popa, o que vemos aparecer no lado direito do ecrã da sonda estará a 6m da proa do nosso barco. Estas contas permitem-nos uma fiabilidade significativa no que respeita ao fundeio, entre outras opções.
Se no limite quisermos ver o fundo muito baixo, para aí até 10 metros, podemos trabalhar com baixa frequência. a qual, tendo um feixe com um ângulo mais aberto, e a pouca profundidade, permitirá ver mais fundo sem ultrapassar a zona por baixo do barco e com qualidade.

Portanto, no caso do Nelson, bastará uma sonda, de preferência a cores, com um transdutor de 300W de potência (quase já não se vêem inferiores), a trabalhar em alta frequência para fundos até aos 120 metros, e, em baixa, quando a sondar no rio a baixa profundidade, já que em alta frequência, e em pouca profundidade, o feixe de 20 a 26º é muito estreito e vê uma área muito diminuta do fundo.
Já agora sugiro ainda que escolhida a frequência, em função da profundidade, e adequada a velocidade de passagem das imagens no ecrã à velocidade de sondagem, trabalhe em modo automático. Não precisa de complicar nesta fase inicial e este modo trata de tudo sem que necessite de andar continuamente a mexer em botões, libertando-se assim para outros trabalhos.

Sei que este texto poderá ser um pouco complexo e, mesmo lido atentamente, vai suscitar dúvidas a que responderei de bom grado.

Outras notas:

Quanto maior o ecrã melhor visualização, nomeadamente se for um combo sonda / GPS

Aqui no Sul, as marcas distribuídas pela Nautel têm tido um melhor suporte pós venda que as de outros distribuidores, não colocando em causa a qualidade destas últimas.

Quanto ao aparelho a escolher, face ao que referi, a escolha é imensa e os preços variados e adequados a várias bolsas. É só escolher.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 23:21 Quinta, 23 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, Nelson Peres, Paulo Frias

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #18 em: 13:28 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Muito grato pela ajuda Ernesto, sempre bom conselheiro e muito bem fundamentado. Um abraço.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JORGE RODRIGUES

Offline pantao

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #19 em: 17:05 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Nelson o modelo que te indiquei conheço quem tenha e gosta mas sinceramente deveria ter um écran um pouco maior.
Imagina um telemóvel de 3.5 polegadas e um de 5, a diferença gráfica é muita.
Estive a ver o que o mercado oferece dentro da faixa dos 150-250 euros e aparecem 2 que penso serem interessantes.
Tenho um amigo que vende artigos náuticos com loja física em Portugal e Espanha e ele só está cá no próximo Domingo e vou estar com ele e ver a sua opinião.
Depois digo te.
Valores abaixo dos 150 penso que não compensa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #20 em: 17:29 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
ora boas a todos
aproveitando o topico tenho um garmin echo 151 dv á qual estou satisfeito mas persiste me a duvida quanto ao numero que me aparece no visor no canto inferior direito do ecra, sera o diametro de leitura do fundo?
alguem sabe?
« Última modificação: 17:32 Sexta, 24 de Novembro de 2017 por pedro.pmm »
 

Offline Ernesto Lima

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #21 em: 19:11 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Boa tarde Pedro.ppm

Segundo consulta ao manual do utilizador (owners manual) da sua sonda, que pode ver aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, na página 1, em baixo, à direita, tem uma imagem da sonda, com o título "Sonar Display". Esta imagem tem por baixo uma legenda e o número que refere (3) indica em inglês que corresponde à profundidade, não do fundo, mas do que vai aparecendo na totalidade da altura do ecrã. Supostamente para dar uma ideia sobre a penetração dos sinais para além do fundo que aparece.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #22 em: 19:32 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
obrigado sr Ernesto
no manual proprietario aparece a legenda como: profundidade do ecra enquanto o ecra se desloca da direita para a esquerda, um bocado confuso na minha opiniao
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #23 em: 20:32 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson o modelo que te indiquei conheço quem tenha e gosta mas sinceramente deveria ter um écran um pouco maior.
Imagina um telemóvel de 3.5 polegadas e um de 5, a diferença gráfica é muita.
Estive a ver o que o mercado oferece dentro da faixa dos 150-250 euros e aparecem 2 que penso serem interessantes.
Tenho um amigo que vende artigos náuticos com loja física em Portugal e Espanha e ele só está cá no próximo Domingo e vou estar com ele e ver a sua opinião.
Depois digo te.
Valores abaixo dos 150 penso que não compensa.

Obrigado pantão.
Nelson Peres
 

Offline Ernesto Lima

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #24 em: 21:37 Sexta, 24 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
obrigado sr Ernesto
no manual proprietario aparece a legenda como: profundidade do ecra enquanto o ecra se desloca da direita para a esquerda, um bocado confuso na minha opiniao

Boa noite Pedro..., de facto é um pouco confuso por incompleto em termos de informação / tradução.

A questão é que não é o ecrã que se desloca da direita para a esquerda, mas sim as imagens que a sonda vai repetindo. Aquela informação vai variando conforme a profundidade que vai aparecendo no fim do ecrã enquanto as imagens passam da direita para a esquerda, permitindo ver até onde, no limite inferior do ecrã, e no seu canto inferior direito, os sinais se repercutem para baixo da linha de fundo.
As tonalidades de cor, numa sonda a cores, ou dos cinzentos, uma sonda a preto e branco, que aparecem abaixo da linha de fundo, permitem ter uma noção da dureza do terreno abaixo da linha de fundo, indo de cores mais intensas ou cinzentos mais escuros, para cores menos intensas e cinzentos mais claros, respectivamente se o terreno abaixo do fundo for mais rijo ou mais macio.

Importa referir que, sondando em alta frequência, o que vai estar logo à proa do barco e por baixo dele é o que se vê na linha de fundo, à direita do ecrã. A restante imagem que se vai deslocando para a esquerda, se o barco estiver em andamento..., já passou.

Cumprimentos

Ernesto

« Última modificação: 21:55 Sexta, 24 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #25 em: 15:35 Domingo, 25 de Março de 2018 »
Já passaram alguns meses, ainda não comprei a sonda mas já não posso adiar mais porque o tempo vai melhorar e o verão está aí á porta.

Para alem das indicações todas dadas tenho 2 hipoteses em carteira:
A sonda que o pantao referiu, a Garmin Striker 4 e a Lowrance Hook2 4GPS para a qual estou mais inclinado, um pack que julgo ser um preço muito interessante.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson Peres
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #26 em: 19:48 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Que acham a 190.45 euros ?!


[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #27 em: 21:28 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Boas

Não conheço esse equipamento mas pelas características parece ser um bom preço ;)
Precisas da bateria?
Não tens bateria no barco?
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline pantao

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #28 em: 22:31 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Boas Nelson
Esse equipamento também não conheço.
Não me parece mau de todo, senão precisares de bateria e carregador fica por um preço mt simpático.
Estive a ler alguns reviews são unanimes, simples de usar.
Tem Gps que é importante, confirma se o transdutor vem incluído
 

Offline Ernesto Lima

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #29 em: 09:39 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Para o efeito, parece-me bem.

Acho que serve lindamente.

Abraço
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #30 em: 10:05 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Não conheço esse equipamento mas pelas características parece ser um bom preço ;)
Precisas da bateria?
Não tens bateria no barco?
Viva Beto. Para mim é tudo novo, não tenho experiência nem conhecimentos que me permitam chegar a conclusões que para vocês são básicas. O meu pai tem uma bateria que usa quando vai á lula. Acho que de 70ah que utiliza com projetores de 100w mas nao tem carregador. Nao faço ideia se essa bateria serve para a sonda, eu so quero é comprar uma coisa que venha com tudo o qie preciso para fazer funcionar a sonda, claro que se puder utilizar o que tenho melhor...
Nelson Peres
 

Offline pantao

Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #31 em: 12:30 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Se tiveres bateria, só a sonda custa 131, poupas uns trocos.
Os motores que tens tem arranque elétrico ou manual?
Mas olha que nao sei, a Garmin eu sei que é boa...conheço varias pessoas que as utilizam na Ria de Aveiro ao rolado aos robalos.
Nessa que indicas não vejo nada alusivo ao transdutor, confirma bem antes pois senão vir incluido são mais uns euros
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #32 em: 12:49 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Claro, vou confirmar embora ache que o transdutor faz parte. Os motores são de arranque manual  :D
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #33 em: 16:40 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Boas

Se é de arranque manual, sai um bocado do meu conhecimento, mas julgo haver forma de por esse mesmo motor a carregar a bateria.
Essa bateria de 70ah suponho que seja do tamanho convencional que usamos nos carros, isso é pesadíssimo para andar a transportar a mão, como fazem para a carregar? Está sempre no barco?
Se tiveres de andar a tirar do barco para carregar, essa que vem incluída na sonda é uma boa solução desde que aguente a jornada toda se pesca ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nuno Vareda

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 165
  • Agradecido: 16 vezes
    • Póvoa Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:10 Domingo, 14 de Maio de 2017
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #34 em: 17:05 Quinta, 08 de Novembro de 2018 »
 Boas Nélson, no sentido de perceber como correu a tua experiência...

 > Qual a sonda que acabaste por comprar e qual a tua opinião sobre a mesma.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #35 em: 19:55 Quinta, 08 de Novembro de 2018 »
Ola Nuno,

Eu acabei por comprar online a que falei aqui a Lowrance Hook2 4GPS por pouco mais que 190€ 

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Montei a sonda com mais um amigo, mas se queres que te diga, só foi a uso uma vez e nem fui eu que a usei porque eu estava á proa do barco, o meu amigo é que ia vendo a sonda. Ainda nem mudei para Português  ???

Daqui a um mês, quando tiver a certeza que as douradas já abandonaram a zona é que vou começar a investir tempo na pesca de barco, de momento não consigo ajudar.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nuno Vareda

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Sonda para barco/kayak
« Responder #36 em: 11:39 Quinta, 15 de Novembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ola Nuno,

Eu acabei por comprar online a que falei aqui a Lowrance Hook2 4GPS por pouco mais que 190€ 

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Montei a sonda com mais um amigo, mas se queres que te diga, só foi a uso uma vez e nem fui eu que a usei porque eu estava á proa do barco, o meu amigo é que ia vendo a sonda. Ainda nem mudei para Português  ???

Daqui a um mês, quando tiver a certeza que as douradas já abandonaram a zona é que vou começar a investir tempo na pesca de barco, de momento não consigo ajudar.


 E com o Brco vais te dedica a que exemplares??
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]