collapse

Autor Tópico: Cana para lançar 180gr  (Lida 3383 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #15 em: 04:52 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »

Sei k a gravidade é sempre igual, sempre me referi ao alcance conseguido e não à queda. Mas, contra factos tão reais e científicos apresentados nada tenho a opor e vou estuda-los com rigor. A luta por vencer esses tremendos e complicados desafios e equilíbrios vem de mto longe e continuará (creio), principalmente noutro aspeto que é o formato aerodinâmico para conseguir chegar longe versus a necessária estabilidade da chumbada no local da queda com mares e correntes mais fortes. Qto ao peso, sempre constatei na prática q tinha maior dificuldade em alcançar + longe (quando é preciso) com chumbadas mais pesadas, talvez por falta de força p as impulsionar em q.b.. Na pesca estamos sempre a aprender (crendo, claro) e temos k estar de mente aberta para experimentar novas técnicas e procedimentos e evoluir cada vez mais. Adoro surfcasting e tudo q com ele se relaciona, o desafio pessoal, emotividade, criatividade, imprevisibilidade, aventura de vencer obstáculos e "manhas" do peixe e a camaradagem verdadeira de longos anos que por vezes se cria à borda de água. Como diz o fantástico José Afonso, "o que mais gosto é de estar à pesca" mas acrescento "mas no lugar certo, na altura certa e apenas o tempo necessário" que cantam já 66 primaveras e as costas não ajudam. Obrigado pelo esclarecimento, vou ler com max. atenção. Saudações desportivas 
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #16 em: 10:34 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Neste assunto o A_G_A está correto, a gravidade em nada influencia a distância variando o peso da chumbada. Os fatores a ter em conta é o atrito e a velocidade inicial.
Relativo ao atrito se o formato e material for o mesmo, quanto maior (e logo mais pesado) o objeto, melhor. A razão é que o atrito cresce com a área (depende das dimensões ao quadrado) enquanto que a massa cresce com o volume (dimensões ao cubo).

E chegamos à velocidade inicial e essa é a questão principal. A força e velocidade de movimentos de um humano são limitadas, e a inercia é tramada. Uma chumbada de 180g requer um maior esforço para atingir a mesma velocidade que uma de 120g. E depois há outros factores como amortecimento das linhas e das canas que ajudam a aplicar a força brusca do lançamento de forma gradual na chumbada por forma a sair o mais rápido possível do lançamento, e estão otimizadas para a força e gostos dos pescadores comuns e não de halterofilistas :)

Se vires resultados de campeonatos de casting, as diferenças entre 125 e 150g são mínimas, caindo a distância nas 100g e nas 175g.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. Diria que as 100g sofrem pelo atrito, e as de 175g pelas capacidade do ser humano.

 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #17 em: 13:58 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Adorei a troca de impressões do fisherman e do A_G_A. Bela aula. :aplau:
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fisherman

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #18 em: 14:56 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Boa, na mouche e... touché! Concordo em pleno com o companheiro Zé Maria e também com o A_G_A. Modestamente, quando referi a influência da força da gravidade no lançamento, lembro k também referi "entre outros fatores" e claro que, de entre esses fatores, a força necessária teria que aumentar exponencialmente e não sou nenhum Hércules .. anyway. Envio-lhes o tal estudo do docente da Un. Minho k achei interessante sobre este assunto:https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/23542/1/Lancamento%20de%20Projeteis.pdf
Companheiro Nelson Peres, é para isto mesmo k participamos neste Fórum (k Bem Haja!), se bem k neste caso nos perdemos demasiado em detalhes mto técnicos. Há tanto para falar sobre surfcasting (como eu adoro isso) e de lançamentos, desde influência dos passadores, off-the-ground e pendular, canas, linhas, chumbadas, carretos, etc... Isso sim, questões práticas e experiências pessoais que penso seriam bem mais do interesse geral, acho eu... Obrigado a todos pela excelente e saborosa discussão destes sempre maravilhosos temas. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #19 em: 15:00 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Gostei da aula,  ;D ;D ;D, mas a gravidade não é sempre igual...varia com o local onde estamos. Mas podemos considerar sim o seu valor médio de 9,8 m/s2.
há xarroco a montes....
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #20 em: 15:03 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Nelson, o Zé Maria "remata" em grande... estou de acordo com tudo.

Depois de arrumado o assunto da gravidade, só ficam as questões do atrito e velocidade inicial.

É de reforçar a ideia que o Zé Maria deixa: o aumento da massa da chumbada faz aumentar o atrito, mas esse "prejuízo" é menor do que a vantagem que advém do aumento da inércia, precisamente pela relação que ele refere entre aumento da área e aumento da massa (podemos resumir que a inércia aumenta mais do que aumenta o atrito).
(Também podemos dizer que quanto maior a inércia, maior é a resistência à alteração de velocidade e aí dá para perceber que uma chumbada com maior massa sofre menos com o atrito - isto se o formato for igual, claro).

Mas depois fica a questão da velocidade inicial e aí é que está o grande "problema" das chumbadas mais pesadas...

Por isso é que eu escrevi: Se eu tiver capacidade de lançar uma chumbada de 180g à mesma velocidade que lanço uma de 140g, garanto-lhe que vai mais longe (desde que as restantes condições sejam iguais - a gravidade é sempre igual, por isso não estou a falar da gravidade (a variação da gravidade com a altitude é ínfima e continua a ser igual para todos os corpos).

Mas eu não consigo... não tenho força nem técnica para o conseguir.

É que se é verdade que a chumbada de 180g vai resistir mais à alteração de velocidade (perder velocidade), quando está em voo, também acontece o mesmo na aceleração, quando está a ganhar velocidade... necessitamos de mais força ou mais tempo a acelerar essa chumbada.

Daí a técnica de lançamento que implica movimentos com rotação... o lançador está mais tempo a aplicar força, vai conseguir, com a mesma força (vamos admitir o máximo que consegue aplicar), uma velocidade de saída maior.

Portanto, a partir de um certo ponto, não adianta (a não ser pelas condições de mar e, eventualmente, de vento) aumentar o peso da chumbada, dado que vamos diminuir a velocidade de lançamento.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #21 em: 15:06 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Gostei da aula,  ;D ;D ;D, mas a gravidade não é sempre igual...varia com o local onde estamos. Mas podemos considerar sim o seu valor médio de 9,8 m/s2.

Mário, "cagagésimos" de diferença, algo ínfimo para as nossas condições.

Já agora, quando estás a lançar estás no mesmo local... logo estás sempre nas mesmas condições.

No mesmo local a variação é com a altitude (e ambas as chumbadas sobem). Mas reforço, a variação é ínfima e completamente irrelevante face aos outros fatores.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #22 em: 15:15 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Eu sei que sim, não podemos é afirmar que é igual. Para as nossas condições nada disso interessa.. nem o mesmo pescador por mais lançamentos que faça consegue a mesma velocidade inicial e mesmo que o conseguisse, o isco, o vento...são tantos os factores envolvidos que nunca irias atingir a mesma distancia.

Qualquer dia andamos todos assim....

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
há xarroco a montes....
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #23 em: 15:21 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Então mas se estás no mesmo local não é igual porquê?
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #24 em: 17:59 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Ena, pá onde já vamos, um canhão de ar comprimido (já conhecia) para chegar mais longe (Lol)!!!!! Isso não retira todo o desportivismo e a essência básica do surfcasting? Q tal centrarmos atenção no lançamento OTG (off-the-ground) ou pendular para ganhar a tal potência extra? Lançar + longe não é para mim obsessão mas (por vezes ) necessidade de "meter" o isco bem atrás da rebentação para a chumbada não correr como maluca e estragar logo a pescaria, quando apanhamos mares poderosos de "robalões" e sargos de dentes gastos e amarelos. Geralmente, só consigo isso (a custo) com chumbadas de 160 ou 170 grs, mto mais não vai lá e...ai, as costas!! Foi o que quis transmitir e deu tanta discussão (da boa, claro) de detalhes técnicos, pouco interessante talvez ao comum dos mortais (Lol). E sobre a importância dos passadores ou do line tangle (chato!!), montagens, canas, fios e (importante) tipos de chumbadas e a (r)evolução de tudo isso no alcance do lançamento? Isso sim, cá estarei modestamente ao dispor para falarmos e aprender e tentar evoluir (sempre!) neste fantástico desporto k tanto adoro desde longa data. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #25 em: 18:50 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lançar com 180 grs e iscos volumosos e pesados não vai chegar mto longe pela certa! Não é questão de mais ou menos força, mas de Física pois quanto maior o peso lançado menor é a distância atingida devido à força da gravidade. Penso que não será sua preocupação principal mas a robustez da cana, pelo que aconselho para essas pescas pesadas a cana Sert Sunset G-Force, 4,50 mts - 3 partes - 100 -400 grs com acessórios todos da Fuji e carbono technifibre reforçado. É uma besta de força isso pode crer, mas é uma cana mais sobre o rijo q trabalha de ponteira, ideal para mares bem fortes em que a ponteira se mantém quieta sem estar sempre a mexer e pode visualizar bem toques de peixes, que sendo robalões (com esses mares + prováveis) puxam 1º forte e metem a cana toda direita correndo depois para terra. O representante em Portugal agora é a Mundináutica q tb representa a Vega e outras marcas. Se falar na sua loja de pesca devem saber. Mtos tentam logo impingir-lhe o "barrote" q tiverem mais à mão com ajuda dos "craques" q estiverem à volta sempre à espera de ficar bem vistos para o futuro favorzinho. Saudações desportivas
Companheiro, sobre a sua questão das canas em geral do Mário Barros tem toda a razão, razoáveis, honestas e + ou - baratas, mas nunca são topo de gama. A maioria das canas vem todas do mmo local (China, Taiwan, Coreia do Sul...) sob as especificidades de quem as encomenda. O q as encarece é a qualidade e características das mantas ou blanks de carbono, a dos passadores (Fuji, Seyma, American Tackle (Micro Wave Guide), Alps, Sea Guides, Ti-Lite, Pacific Bay) e os acabamentos q nas do Barros o conjunto é (qto a mim) relativamente fraco. O Barros é uma pessoa interessada, conhecedora e honesta, mas as canas são (acho) apenas "razoáveis", daí o preço poder acompanhar essa realidade. Saudações desportivas.


Eu tenho uma sert furia surf 4.50mts -100-200gramas, Lança 150 na perfeiçao, já exprimentei 190 e lança, eu é que tenho medo de ''ferir'' ou até mesmo partir a cana. Até gosto da cana, já me deu umas alegrias.
Se fosse eu a comprar talvez opta-se pela que referiste a sert sunset G-Force . Preço relativamente acessível  e fica bem servido.

Agora aproveitando o tema ser canas, tenho uma questao para fazer, é um ligeiro offtopic mas peço desde já as minhas desculpas.

Porque razao as canas da barros, aliás o material em geral é tao barato?Gosto bastante da qualidade da barros se calhar deve-se ao facto de nunca ter usado canas top de gama.Material barato, e bom.
Se alguem me souber esclarecer agradecia.

Abraço
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Entre a daiwa kastzim kw e a shimano super aero technium qual me aconselham, para lançar até 180gr com iscos volumosos.
Agradeço as vossas opiniões.

Gosto mais da aero techium cinza, mas a cast izm é uma cana super poderosa tb e está em catálogo.
Fisherman
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #26 em: 19:42 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Quanto ao tópico...

Eu não conheço a aero techium cinza, mas tenho a cast'izm híbrida, LR, que aguenta as 180g sem qualquer problema.

Se a kw tiver o mesmo blank , não se nega a essas chumbadas.

Da última vez que vi a kw estava a preços bem superiores à LR, mas isto nas canas é quase como na moda...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline marciobarrosao

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 348
  • Agradecido: 38 vezes
    • Parchal/Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 15 de Outubro de 2015
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #27 em: 22:21 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Eu tenho 2 cast’izm 33-425 hibridas o máximo que lancei com ela foi 165g , lancei sem medo e ela ainda aguentava mais.
Daiwa Tournament Masterise 425/35h - Shimano Super Aero kisu Special CE 2011
Daiwa Tournament Masterise 425/35h - Shimano Super Aero Kisu Mg 2008
Daiwa Tournament Caster I 425/33h - Shimano Fliegen Sd
Daiwa Liberty Surf 425/33h
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #28 em: 23:34 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Da última vez que vi a kw estava a preços bem superiores à LR, mas isto nas canas é quase como na moda...


E os passadores KW são mais baratos do que os LR :).
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline MATATAINHAS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:22 Segunda, 20 de Novembro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #29 em: 22:09 Terça, 21 de Novembro de 2017 »
Tenho uma AMORIM Fatalik, e não se nega a nada. Aconselho!
Quando encontrares alguém com fome dá-lhe a comida e ensina-o a pescar! Pois com Fome ninguém Pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]