collapse

Autor Tópico: Cana para lançar 180gr  (Lida 3382 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Cana para lançar 180gr
« em: 17:23 Segunda, 13 de Novembro de 2017 »
Necessito adquirir uma cana que lance bem 180gr, aqui para os mares da costa oeste no inverno. Agradecia opiniões.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 566
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #1 em: 19:59 Segunda, 13 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Necessito adquirir uma cana que lance bem 180gr, aqui para os mares da costa oeste no inverno. Agradecia opiniões.

Nbs fujika bliss 4.50 m
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #2 em: 20:07 Segunda, 13 de Novembro de 2017 »
E qual é o orçamento!? Híbrida ou tubular !?

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11185
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #3 em: 21:11 Segunda, 13 de Novembro de 2017 »
Se tiveres orçamento compra uma CastÍzm
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #4 em: 08:22 Terça, 14 de Novembro de 2017 »
Aconselhas a kw tubular??
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #5 em: 04:42 Quarta, 15 de Novembro de 2017 »
Entre a daiwa kastzim kw e a shimano super aero technium qual me aconselham, para lançar até 180gr com iscos volumosos.
Agradeço as vossas opiniões.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #6 em: 18:07 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Lançar com 180 grs e iscos volumosos e pesados não vai chegar mto longe pela certa! Não é questão de mais ou menos força, mas de Física pois quanto maior o peso lançado menor é a distância atingida devido à força da gravidade. Penso que não será sua preocupação principal mas a robustez da cana, pelo que aconselho para essas pescas pesadas a cana Sert Sunset G-Force, 4,50 mts - 3 partes - 100 -400 grs com acessórios todos da Fuji e carbono technifibre reforçado. É uma besta de força isso pode crer, mas é uma cana mais sobre o rijo q trabalha de ponteira, ideal para mares bem fortes em que a ponteira se mantém quieta sem estar sempre a mexer e pode visualizar bem toques de peixes, que sendo robalões (com esses mares + prováveis) puxam 1º forte e metem a cana toda direita correndo depois para terra. O representante em Portugal agora é a Mundináutica q tb representa a Vega e outras marcas. Se falar na sua loja de pesca devem saber. Mtos tentam logo impingir-lhe o "barrote" q tiverem mais à mão com ajuda dos "craques" q estiverem à volta sempre à espera de ficar bem vistos para o futuro favorzinho. Saudações desportivas
 
Fisherman
 

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #7 em: 18:36 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lançar com 180 grs e iscos volumosos e pesados não vai chegar mto longe pela certa! Não é questão de mais ou menos força, mas de Física pois quanto maior o peso lançado menor é a distância atingida devido à força da gravidade. Penso que não será sua preocupação principal mas a robustez da cana, pelo que aconselho para essas pescas pesadas a cana Sert Sunset G-Force, 4,50 mts - 3 partes - 100 -400 grs com acessórios todos da Fuji e carbono technifibre reforçado. É uma besta de força isso pode crer, mas é uma cana mais sobre o rijo q trabalha de ponteira, ideal para mares bem fortes em que a ponteira se mantém quieta sem estar sempre a mexer e pode visualizar bem toques de peixes, que sendo robalões (com esses mares + prováveis) puxam 1º forte e metem a cana toda direita correndo depois para terra. O representante em Portugal agora é a Mundináutica q tb representa a Vega e outras marcas. Se falar na sua loja de pesca devem saber. Mtos tentam logo impingir-lhe o "barrote" q tiverem mais à mão com ajuda dos "craques" q estiverem à volta sempre à espera de ficar bem vistos para o futuro favorzinho. Saudações desportivas
 


Eu tenho uma sert furia surf 4.50mts -100-200gramas, Lança 150 na perfeiçao, já exprimentei 190 e lança, eu é que tenho medo de ''ferir'' ou até mesmo partir a cana. Até gosto da cana, já me deu umas alegrias.
Se fosse eu a comprar talvez opta-se pela que referiste a sert sunset G-Force . Preço relativamente acessível  e fica bem servido.

Agora aproveitando o tema ser canas, tenho uma questao para fazer, é um ligeiro offtopic mas peço desde já as minhas desculpas.

Porque razao as canas da barros, aliás o material em geral é tao barato?Gosto bastante da qualidade da barros se calhar deve-se ao facto de nunca ter usado canas top de gama.Material barato, e bom.
Se alguem me souber esclarecer agradecia.

Abraço
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11185
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #8 em: 21:58 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Entre a daiwa kastzim kw e a shimano super aero technium qual me aconselham, para lançar até 180gr com iscos volumosos.
Agradeço as vossas opiniões.

Gosto mais da aero techium cinza, mas a cast izm é uma cana super poderosa tb e está em catálogo.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #9 em: 22:30 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lançar com 180 grs e iscos volumosos e pesados não vai chegar mto longe pela certa! Não é questão de mais ou menos força, mas de Física pois quanto maior o peso lançado menor é a distância atingida devido à força da gravidade. (...)
 
Isso não é bem assim, aliás, não é assim... as leis da física não se ficam pelas leis da gravidade. (e mesmo as leis da gravidade indicam que corpos sob ação apenas de campos gravitacionais caem com igual velocidade, independentemente da sua massa).
Para além disso, há mais razões para se lançar 180 g sem ser pela distância de lançamento.
« Última modificação: 22:42 Quinta, 16 de Novembro de 2017 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #10 em: 23:50 Quinta, 16 de Novembro de 2017 »
Sobre sendo a chumbada mais atingir menos distância quando lançada, que me desculpe mas não posso concordar com o companheiro que duvida. O lançamento de um projetil rege-se pelas regras da Balística cujos estudos foram iniciados por Aristóteles (384 -322 A.C.) onde é demonstrado que, entre outros fatores, que enquanto o impulso exercido se mantiver superior à massa da chumbada esta continua a avançar no espaço, mas perdendo a força acaba por parar e começar a cair por ação da gravidade atingido no final a mesma velocidade inicial, logo maior peso mais depressa cai. É Física pura, não são palpites! Daí a necessidade que descreva uma parábola na trajetória para chegar mais longe. Quanto mais pesada maior a força  exercida e cana e linha tinham q a aguentar  k seria quase monstuosa. A menos que seja um "Hulk n consegue nem conheço material k aguente tanta. Veja concursos de casting e os pesos que utilizam para chegarem a mais de 250 mts (100,125 a 150). Claro k nem sempre há k lançar tão longe (às vezes é aos pé k anda o peixe) e não m pareceu a maior preocupação do companheiro k pôs a questão, mas a resistência da cana pelo k mantenho ser a Sert Sunset G-Force a melhor opção pelo peso e volume dos iscos k ele indicou. Saudações desportivas
Fisherman
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #11 em: 00:05 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Meu caro, depois de Aristóteles muitos outros vieram.

O que escreve não demonstra nada, exceto que não tem conhecimentos de física (pelo menos pela forma como escreve).

O que é isso do impulso ser superior à massa da chumbada? O que é perder força? O que é parar?

Logo, maior peso mais depressa cai, para uma chumbada, está mais errado do que certo... (isso era até Galileu... com ele deixou de se pensar assim).

Qualquer chumbada é atraída pela gravidade, com a mesma aceleração gravítica.

Há outros fatores a ter em conta, claro, nomeadamente a velocidade com que se consegue lançar a dita chumbada, o atrito do ar e o arrasto do fio (estes dão vantagem a chumbadas com maior massa, ainda mais com isco volumoso).

Se fosse como diz, os tais lançamentos de casting eram feitos com chumbadas de 10 gramas...

« Última modificação: 00:07 Sexta, 17 de Novembro de 2017 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #12 em: 02:12 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Caro companheiro, claro que não sou Físico não leciono  cadeira de Física e Dinâmica, nem sou cientista (nem tenho pretensões a tal), mas mantenho o q disse baseado em factos reais da minha experiência e comprovados pela ciência e não em " acho que" ou "parece-me que" que não é o seu caso, claro. É evidente que tb depende de outros fatores como formato aerodinâmico da chumbada, vento, potência e eficiência do lançador, tipo de cana, etc.. Qto à linha qto mais fina mais longe vai desde q aguente o esticão, isso é mmo certinho! Mas o peso da chumbada no seu alcance será sempre mais importante, quer queiramos ou não acreditar. Impossível negar o demonstrado na prática e em todos os tratados de Balística (lançamento de projétil) com ou sem Aristóteles ou Galileu. A realidade nos concursos de casting é só ir ver à Net, mas 10 grs (?) de chumbada que cana vergaria o suficiente para a lançar longe? Essa...??!!  "Qualquer chumbada é atraída pela gravidade, com a mesma aceleração gravítica", nada mais certo, mas a relação entre maior massa do projétil e atração da gravidade não existe? Se estiver interessado há na Net um excelente estudo sobre Balística de um professor da Un. do Minho. Só uma pergunta, pratica mesmo surfcasting? Saudações desportivas
Fisherman
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #13 em: 02:50 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Ah, e ainda há outra questão que é o volume da chumbada versus sua eficiência aerodinâmica, pois quanto maior o seu peso (falamos de Chumbo - Pb) maior terá que ser o seu corpo e menor será a sua eficiência a "cortar" o ar provocando um maior atrito. Por isso se criaram chumbadas feitas de Tungsténio porque tem peso específico (Y) maior que o do Chumbo o que permite criar uma chumbada com o mesmo peso mas um corpo bem menor que cria menos atrito e como tal chega um pouco mais longe no lançamento. Espero k não me leve a mal sobre o que descrevo nesta matéria, mas senti-me forçado pelo que pratico, conheço e estudo sobre o tema desde longa data a discordar da sua opinião, afinal isto é um Forúm sobre a nossa querida pesca aberto à discussão de todos (Graças a Deus k existe em Portugal, abençoado seja!). Contudo, tendo conhecimentos diversos e paciência de me fazer o favor de me mostrar k estou errado, agradecia-lhe imenso uma explicação científica, lógica e prática sobre a matéria. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #14 em: 02:52 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Não necessito de ver o tratado de balística para reafirmar que a gravidade tem exatamente a mesma influência numa chumbada de 10g como numa chumbada de 150g ou num projétil de 1 tonelada!

A diferenciação faz-se por outros fatores e não pela gravidade.

Mas não se preocupe, 90% dos "mortais" pensa como o caro companheiro!

Sim, pratico surfcasting e uso chumbadas com massas de acordo com as circunstâncias e com a minha capacidade de lhes conferir velocidade inicial.

Se eu tiver capacidade de lançar uma chumbada de 180g à mesma velocidade que lanço uma de 140g, garanto-lhe que vai mais longe (desde que as restantes condições sejam iguais - a gravidade é sempre igual, por isso não estou a falar da gravidade (a variação da gravidade com a altitude é ínfima e continua a ser igual para todos os corpos).

Mas digo-lhe mais... se estivermos a falar exclusivamente de gravidade, a influência desta num martelo ou numa bola de bowling ou numa pena de ave é exatamente a mesma... caem à mesma velocidade.

Se não acredita, veja, uma imagem vale mais do que mil palavras:

Local: Lua, ano 1972, "ator principal": Astronauta David Scott, sem efeitos especiais, martelo a cair à mesma velocidade que uma pena de falcão:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Local: Terra, instalações da NASA em câmara de vácuo (portanto apenas sobre a influência da gravidade) - bola de bowling a cair à mesma velocidade que uma pena

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Portanto, dizer que é a gravidade a responsável pela diferença na distância a que se consegue lançar chumbadas diferentes, é um erro.


EDIT: Já publiquei depois do seu último post, aqui estão as provas... posso passar às equações do movimento, quer na horizontal, quer na vertical, mas acho que as imagens são suficientes...

Neste momento já está a falar de atritos... eu não contestei nada disso, contestei as afirmações sobre gravidade, que justificava "Não é questão de mais ou menos força, mas de Física pois quanto maior o peso lançado menor é a distância atingida devido à força da gravidade".

Com a sua referência ao tungsténio acaba por me ajudar, pois "caminha" na direção certa... o tal atrito. Repare que faz a referência ao tunsténio não para reduzir a massa (vulgo peso) mas sim o volume, mantendo a massa.

Já agora, uma chumbada tem pelo menos uma diferença relativamente a um projétil de um morteiro, por exemplo. A chumbada tem que "carregar" fio. Para isso é importante outra "Lei", a da inércia (primeira lei de Newton). Quanto mais pesada for, mais difícil é alterar a sua velocidade. Logo, à mesma velocidade, o efeito do fio (da força que este faz) é menor numa chumbada mais pesada. Se conjugarmos essa ideia com a segunda lei de Newton, podemos até calcular a aceleração (ou desaceleração) que determinada força feita pelo fio vai provocar na chumbada e quanto maior for a massa, menor vai ser essa desaceleração.
« Última modificação: 03:08 Sexta, 17 de Novembro de 2017 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #15 em: 04:52 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »

Sei k a gravidade é sempre igual, sempre me referi ao alcance conseguido e não à queda. Mas, contra factos tão reais e científicos apresentados nada tenho a opor e vou estuda-los com rigor. A luta por vencer esses tremendos e complicados desafios e equilíbrios vem de mto longe e continuará (creio), principalmente noutro aspeto que é o formato aerodinâmico para conseguir chegar longe versus a necessária estabilidade da chumbada no local da queda com mares e correntes mais fortes. Qto ao peso, sempre constatei na prática q tinha maior dificuldade em alcançar + longe (quando é preciso) com chumbadas mais pesadas, talvez por falta de força p as impulsionar em q.b.. Na pesca estamos sempre a aprender (crendo, claro) e temos k estar de mente aberta para experimentar novas técnicas e procedimentos e evoluir cada vez mais. Adoro surfcasting e tudo q com ele se relaciona, o desafio pessoal, emotividade, criatividade, imprevisibilidade, aventura de vencer obstáculos e "manhas" do peixe e a camaradagem verdadeira de longos anos que por vezes se cria à borda de água. Como diz o fantástico José Afonso, "o que mais gosto é de estar à pesca" mas acrescento "mas no lugar certo, na altura certa e apenas o tempo necessário" que cantam já 66 primaveras e as costas não ajudam. Obrigado pelo esclarecimento, vou ler com max. atenção. Saudações desportivas 
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #16 em: 10:34 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Neste assunto o A_G_A está correto, a gravidade em nada influencia a distância variando o peso da chumbada. Os fatores a ter em conta é o atrito e a velocidade inicial.
Relativo ao atrito se o formato e material for o mesmo, quanto maior (e logo mais pesado) o objeto, melhor. A razão é que o atrito cresce com a área (depende das dimensões ao quadrado) enquanto que a massa cresce com o volume (dimensões ao cubo).

E chegamos à velocidade inicial e essa é a questão principal. A força e velocidade de movimentos de um humano são limitadas, e a inercia é tramada. Uma chumbada de 180g requer um maior esforço para atingir a mesma velocidade que uma de 120g. E depois há outros factores como amortecimento das linhas e das canas que ajudam a aplicar a força brusca do lançamento de forma gradual na chumbada por forma a sair o mais rápido possível do lançamento, e estão otimizadas para a força e gostos dos pescadores comuns e não de halterofilistas :)

Se vires resultados de campeonatos de casting, as diferenças entre 125 e 150g são mínimas, caindo a distância nas 100g e nas 175g.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. Diria que as 100g sofrem pelo atrito, e as de 175g pelas capacidade do ser humano.

 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #17 em: 13:58 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Adorei a troca de impressões do fisherman e do A_G_A. Bela aula. :aplau:
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fisherman

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #18 em: 14:56 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Boa, na mouche e... touché! Concordo em pleno com o companheiro Zé Maria e também com o A_G_A. Modestamente, quando referi a influência da força da gravidade no lançamento, lembro k também referi "entre outros fatores" e claro que, de entre esses fatores, a força necessária teria que aumentar exponencialmente e não sou nenhum Hércules .. anyway. Envio-lhes o tal estudo do docente da Un. Minho k achei interessante sobre este assunto:https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/23542/1/Lancamento%20de%20Projeteis.pdf
Companheiro Nelson Peres, é para isto mesmo k participamos neste Fórum (k Bem Haja!), se bem k neste caso nos perdemos demasiado em detalhes mto técnicos. Há tanto para falar sobre surfcasting (como eu adoro isso) e de lançamentos, desde influência dos passadores, off-the-ground e pendular, canas, linhas, chumbadas, carretos, etc... Isso sim, questões práticas e experiências pessoais que penso seriam bem mais do interesse geral, acho eu... Obrigado a todos pela excelente e saborosa discussão destes sempre maravilhosos temas. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #19 em: 15:00 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Gostei da aula,  ;D ;D ;D, mas a gravidade não é sempre igual...varia com o local onde estamos. Mas podemos considerar sim o seu valor médio de 9,8 m/s2.
há xarroco a montes....
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #20 em: 15:03 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Nelson, o Zé Maria "remata" em grande... estou de acordo com tudo.

Depois de arrumado o assunto da gravidade, só ficam as questões do atrito e velocidade inicial.

É de reforçar a ideia que o Zé Maria deixa: o aumento da massa da chumbada faz aumentar o atrito, mas esse "prejuízo" é menor do que a vantagem que advém do aumento da inércia, precisamente pela relação que ele refere entre aumento da área e aumento da massa (podemos resumir que a inércia aumenta mais do que aumenta o atrito).
(Também podemos dizer que quanto maior a inércia, maior é a resistência à alteração de velocidade e aí dá para perceber que uma chumbada com maior massa sofre menos com o atrito - isto se o formato for igual, claro).

Mas depois fica a questão da velocidade inicial e aí é que está o grande "problema" das chumbadas mais pesadas...

Por isso é que eu escrevi: Se eu tiver capacidade de lançar uma chumbada de 180g à mesma velocidade que lanço uma de 140g, garanto-lhe que vai mais longe (desde que as restantes condições sejam iguais - a gravidade é sempre igual, por isso não estou a falar da gravidade (a variação da gravidade com a altitude é ínfima e continua a ser igual para todos os corpos).

Mas eu não consigo... não tenho força nem técnica para o conseguir.

É que se é verdade que a chumbada de 180g vai resistir mais à alteração de velocidade (perder velocidade), quando está em voo, também acontece o mesmo na aceleração, quando está a ganhar velocidade... necessitamos de mais força ou mais tempo a acelerar essa chumbada.

Daí a técnica de lançamento que implica movimentos com rotação... o lançador está mais tempo a aplicar força, vai conseguir, com a mesma força (vamos admitir o máximo que consegue aplicar), uma velocidade de saída maior.

Portanto, a partir de um certo ponto, não adianta (a não ser pelas condições de mar e, eventualmente, de vento) aumentar o peso da chumbada, dado que vamos diminuir a velocidade de lançamento.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #21 em: 15:06 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Gostei da aula,  ;D ;D ;D, mas a gravidade não é sempre igual...varia com o local onde estamos. Mas podemos considerar sim o seu valor médio de 9,8 m/s2.

Mário, "cagagésimos" de diferença, algo ínfimo para as nossas condições.

Já agora, quando estás a lançar estás no mesmo local... logo estás sempre nas mesmas condições.

No mesmo local a variação é com a altitude (e ambas as chumbadas sobem). Mas reforço, a variação é ínfima e completamente irrelevante face aos outros fatores.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #22 em: 15:15 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Eu sei que sim, não podemos é afirmar que é igual. Para as nossas condições nada disso interessa.. nem o mesmo pescador por mais lançamentos que faça consegue a mesma velocidade inicial e mesmo que o conseguisse, o isco, o vento...são tantos os factores envolvidos que nunca irias atingir a mesma distancia.

Qualquer dia andamos todos assim....

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
há xarroco a montes....
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #23 em: 15:21 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Então mas se estás no mesmo local não é igual porquê?
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #24 em: 17:59 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Ena, pá onde já vamos, um canhão de ar comprimido (já conhecia) para chegar mais longe (Lol)!!!!! Isso não retira todo o desportivismo e a essência básica do surfcasting? Q tal centrarmos atenção no lançamento OTG (off-the-ground) ou pendular para ganhar a tal potência extra? Lançar + longe não é para mim obsessão mas (por vezes ) necessidade de "meter" o isco bem atrás da rebentação para a chumbada não correr como maluca e estragar logo a pescaria, quando apanhamos mares poderosos de "robalões" e sargos de dentes gastos e amarelos. Geralmente, só consigo isso (a custo) com chumbadas de 160 ou 170 grs, mto mais não vai lá e...ai, as costas!! Foi o que quis transmitir e deu tanta discussão (da boa, claro) de detalhes técnicos, pouco interessante talvez ao comum dos mortais (Lol). E sobre a importância dos passadores ou do line tangle (chato!!), montagens, canas, fios e (importante) tipos de chumbadas e a (r)evolução de tudo isso no alcance do lançamento? Isso sim, cá estarei modestamente ao dispor para falarmos e aprender e tentar evoluir (sempre!) neste fantástico desporto k tanto adoro desde longa data. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #25 em: 18:50 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lançar com 180 grs e iscos volumosos e pesados não vai chegar mto longe pela certa! Não é questão de mais ou menos força, mas de Física pois quanto maior o peso lançado menor é a distância atingida devido à força da gravidade. Penso que não será sua preocupação principal mas a robustez da cana, pelo que aconselho para essas pescas pesadas a cana Sert Sunset G-Force, 4,50 mts - 3 partes - 100 -400 grs com acessórios todos da Fuji e carbono technifibre reforçado. É uma besta de força isso pode crer, mas é uma cana mais sobre o rijo q trabalha de ponteira, ideal para mares bem fortes em que a ponteira se mantém quieta sem estar sempre a mexer e pode visualizar bem toques de peixes, que sendo robalões (com esses mares + prováveis) puxam 1º forte e metem a cana toda direita correndo depois para terra. O representante em Portugal agora é a Mundináutica q tb representa a Vega e outras marcas. Se falar na sua loja de pesca devem saber. Mtos tentam logo impingir-lhe o "barrote" q tiverem mais à mão com ajuda dos "craques" q estiverem à volta sempre à espera de ficar bem vistos para o futuro favorzinho. Saudações desportivas
Companheiro, sobre a sua questão das canas em geral do Mário Barros tem toda a razão, razoáveis, honestas e + ou - baratas, mas nunca são topo de gama. A maioria das canas vem todas do mmo local (China, Taiwan, Coreia do Sul...) sob as especificidades de quem as encomenda. O q as encarece é a qualidade e características das mantas ou blanks de carbono, a dos passadores (Fuji, Seyma, American Tackle (Micro Wave Guide), Alps, Sea Guides, Ti-Lite, Pacific Bay) e os acabamentos q nas do Barros o conjunto é (qto a mim) relativamente fraco. O Barros é uma pessoa interessada, conhecedora e honesta, mas as canas são (acho) apenas "razoáveis", daí o preço poder acompanhar essa realidade. Saudações desportivas.


Eu tenho uma sert furia surf 4.50mts -100-200gramas, Lança 150 na perfeiçao, já exprimentei 190 e lança, eu é que tenho medo de ''ferir'' ou até mesmo partir a cana. Até gosto da cana, já me deu umas alegrias.
Se fosse eu a comprar talvez opta-se pela que referiste a sert sunset G-Force . Preço relativamente acessível  e fica bem servido.

Agora aproveitando o tema ser canas, tenho uma questao para fazer, é um ligeiro offtopic mas peço desde já as minhas desculpas.

Porque razao as canas da barros, aliás o material em geral é tao barato?Gosto bastante da qualidade da barros se calhar deve-se ao facto de nunca ter usado canas top de gama.Material barato, e bom.
Se alguem me souber esclarecer agradecia.

Abraço
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Entre a daiwa kastzim kw e a shimano super aero technium qual me aconselham, para lançar até 180gr com iscos volumosos.
Agradeço as vossas opiniões.

Gosto mais da aero techium cinza, mas a cast izm é uma cana super poderosa tb e está em catálogo.
Fisherman
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #26 em: 19:42 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Quanto ao tópico...

Eu não conheço a aero techium cinza, mas tenho a cast'izm híbrida, LR, que aguenta as 180g sem qualquer problema.

Se a kw tiver o mesmo blank , não se nega a essas chumbadas.

Da última vez que vi a kw estava a preços bem superiores à LR, mas isto nas canas é quase como na moda...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline marciobarrosao

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 348
  • Agradecido: 38 vezes
    • Parchal/Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 15 de Outubro de 2015
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #27 em: 22:21 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Eu tenho 2 cast’izm 33-425 hibridas o máximo que lancei com ela foi 165g , lancei sem medo e ela ainda aguentava mais.
Daiwa Tournament Masterise 425/35h - Shimano Super Aero kisu Special CE 2011
Daiwa Tournament Masterise 425/35h - Shimano Super Aero Kisu Mg 2008
Daiwa Tournament Caster I 425/33h - Shimano Fliegen Sd
Daiwa Liberty Surf 425/33h
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11185
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #28 em: 23:34 Sexta, 17 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Da última vez que vi a kw estava a preços bem superiores à LR, mas isto nas canas é quase como na moda...


E os passadores KW são mais baratos do que os LR :).
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline MATATAINHAS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:22 Segunda, 20 de Novembro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #29 em: 22:09 Terça, 21 de Novembro de 2017 »
Tenho uma AMORIM Fatalik, e não se nega a nada. Aconselho!
Quando encontrares alguém com fome dá-lhe a comida e ensina-o a pescar! Pois com Fome ninguém Pesca.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #30 em: 14:25 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Tenho um plafon de 300/350€ para gastar na cana, que tenha uma best performance 160/180gr. Boa lançadora Tenho preferência por canas de 4.20/4.30m híbridas se possível.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #31 em: 15:55 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
O mais importante é a velocidade que atinge o projectil. Quando maior a massa maior a inércia a vencer, ou seja é mais difícil acelerar um peso maior assim como é mais difícil parár. Mas quando maior o volume maior o atrito com o ar. Não uso mais de 160 gr, pois não tenho cabedal para mais. Torna-se necessário o uso de dedeira. Se o lançamento falhar a cana leva um esticão valente.
Amar o mar é amar a vida
 

Offline joseferreira77

Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #32 em: 16:21 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Adorei a troca de impressões do fisherman e do A_G_A. Bela aula. :aplau:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Neste assunto o A_G_A está correto, a gravidade em nada influencia a distância variando o peso da chumbada. Os fatores a ter em conta é o atrito e a velocidade inicial.



quase correcto.

lançados a mesma velocidade vão ao mesmo local em vácuo, embora o mais pesado faça uma mossa bem mais gira.

o único factor que influencia a distancia é a velocidade inicial de projéctil na sua forma vector, ou então a velocidade horizontal + a velocidade vertical partido em pedaços e imaginando alguém que consegue meter a coisa num plano apenas :-P

agora a velocidade é determinada por um conjunto de factores. no caso mais simples seria a velocidade da ponta da cana (estralho a 0) e para o efeito seria a energia que conseguem por na cana em lançamento.

para o efeito de ganhar algo na velocidade de  lançamento a malta mete pendulo na coisa, e até lançamentos pendulares como o otg e coisas assim, que visam apenas minimizar o impacto do peso do projectil na velocidade de lançamento.  a única coisa que nos impede de lançar até a lua é o peso da cana e nossa capacidade de faze-la rodar.

se parares o lançamento em movimento, para determinar a velocidade de projetil, tens que saber quando ele sai da cana, e somar as equações de energia nesse ponto. o que meteste no sistema (simples ou pêndulo, e subtrair as resistências). o vector  resultante da soma de energia  diz-te a velocidade do projéctil naquele momento.

para simplificar, sem falar dos componentes angulares, que nos obrigam a saber fazer matemática maluca e que já não sei fazer (laplace transform), nesse ponto, haverá sempre uma que é a energia potencial gravítica (E= Peso da massa * acelaração da gravidade (9.8m/s/s) * altura do objecto.

as resistências e atritos que o zé maria fala são poucas em diferença. se formos a comprar entre 100g e 180g na mesma cana pouca diferença fazem pois o objecto não é muito maior no caso do pesado.

mas a resistência devido à gravidade  no caso citado é de 80% superior no caso dos 180g! é uma diferença enorme de energia que temos que superar.  Multiplicando pelo comprimento da cana começam a ser "pounds" de força a meter na vara.

o grego mais indicado aqui para falar da coisa  seria o Archimedes que documentou as alavancas.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #33 em: 17:17 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho um plafon de 300/350€ para gastar na cana, que tenha uma best performance 160/180gr. Boa lançadora Tenho preferência por canas de 4.20/4.30m híbridas se possível.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Se possível gostava de saber as vossas opiniões.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 566
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #34 em: 20:18 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Canas hibridas para esses pesos!!!
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #35 em: 20:23 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Que cana tubular aconselham?
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5055
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #36 em: 20:53 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho um plafon de 300/350€ para gastar na cana, que tenha uma best performance 160/180gr. Boa lançadora Tenho preferência por canas de 4.20/4.30m híbridas se possível.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Se possível gostava de saber as vossas opiniões.

Daiwa Cast Izm.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline maximus11

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 90
  • Agradecido: 10 vezes
    • sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Domingo, 04 de Setembro de 2016
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #37 em: 21:13 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
eu adquiri a pouco tempo uma daiwa cast izm , e por vezes utilizo 180g  e acho que os suporta perfeitamente,ate talvez mais,a minha e a tubular.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #38 em: 23:51 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 »
Tenho uma cast Izm híbrida, de 4,25, e aguenta-se com 180 sem problemas (eu é que não  :mrgreen:).

Quanto às discussões da física levantadas pelo José Ferreira:

José, se leres bem o que eu e o Zé Maria escrevemos, levantamos claramente o "problema" de colocar a chumbada de 180g com a mesma velocidade de saída do que a de 150, 130... eu deixo isso bem claro, até uso o negrito. (por exemplo no post 20)

Aliás, na minha opinião, a grande vantagem do lançamento em rotação é precisamente para lidar com essa limitação de força (ainda mais com as questões de alavanca que referes). Com rotação, temos a chumbada a percorrer uma distância maior, logo estamos a aplicar o limite da nossa força durante mais tempo, logo aceleramos mais tempo e conseguimos uma velocidade maior do que se conseguiria num "arranque" mais curto (precisamente porque estamos limitados ao nível da força). (também refiro isso nesse post)

Já o pêndulo vou colocar uma hipótese muito mais sujeita a discussão (quero com isto dizer que posso estar a cometer erros, até porque não conheço bem o lançamento). Parece-me que o lançamento pendular é feito precisamente devido a um efeito contrário. Com chumbadas mais leves é possível que o lançador tenha "força a mais", ou seja, não a consiga aplicar eficientemente, já que a inércia da chumbada é muito menor (podemos rapidamente atingir uma velocidade elevada, que já não conseguimos superar, porque não conseguimos mover o conjunto mais rapidamente, e não porque não temos força para isso). Vamos admitir que não conseguimos fazer com que o conjunto se movimente a mais de 150 km/h (ponteira)... vai ter muito menos energia cinética a chumbada mais leve (estamos a desperdiçar a possibilidade de fazer sair a chumbada com mais energia, dado que a limitação não foi a nossa força).

Para contrariar esse efeito, coloco a hipótese de ser vantajoso aplicar força quando a chumbada se desloca em sentido contrário ao do movimento, conseguindo-se aplicar mais força (de forma eficiente) e armazenar mais energia na cana. A malta que conhece bem o lançamento pendular poderá comentar se faz sentido.

Quanto à diferença de atrito ser pouco significativa... até pode ser, mas se somares o "arrastamento" do fio (atrito do fio + peso do fio e respetiva inércia) aí a inércia da chumbada mais pesada tem vantagens claras (desde que lançadas à mesma velocidade, o que é, como já se disse "uma dificuldade"). Uma "mariquice"... devido a esse facto (existência de um fio para "rebocar"), no tal vácuo, a mais pesada iria mais longe, pois tem inércia maior... o efeito do fio afeta menos (proporcionalmente)  ;)

No entanto, a massa "ideal" de chumbada resulta precisamente deste equilíbrio entre vários fatores: Força do lançador e seus limites, técnica do lançador e se consegue ou não estar mais tempo a aplicar a força (com movimento de rotação) e o limite da velocidade a que conseguimos lançar uma chumbada mais  leve (esse limite também existe, como já tentei defender).

Em conclusão... não há propriamente discordância.  :fixe:


« Última modificação: 23:56 Segunda, 08 de Janeiro de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline joseferreira77

Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #39 em: 07:35 Terça, 09 de Janeiro de 2018 »
é na boa A_G_A

eu só queria que entendessem que a gravidade não afecta o projéctil em voo, mas sim afecta a velocidade obtida no lançamento e em proporção com o peso.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #40 em: 14:40 Terça, 09 de Janeiro de 2018 »
Boas,

Depois de ler isto tudo, quem me passa o diploma?! ;D

O peso ideal de chumbada vai sempre variar de pessoa em pessoa e consoante a cana em uso, isso é certo não são precisos grandes cálculos ;) da mesma forma que um atleta não lança sempre a mesma distância mesmo em condições iguais.

Por acaso a diferença entre o lançamento de pêndulo e OTG sempre me fez alguma confusão...
Pensava que o objectivo era o mesmo, aumentar a resistência inicial do lançamento para poder tirar o maior partido da força residual da elasticidade da cana, no entanto, após ler a opinião do A_G_A, faz bastante sentido que o OTG aumente o tempo de lançamento mais do que a resistência inicial e o pêndulo aumente mais a tal resistência inicial (aumentando também o tempo de lançamento mas numa proporção inferior)...
Se o meu raciocínio estiver correcto, haverá uma massa ideal de chumbada que, na mesma cana e mesmo lançador, será diferente para cada um dos tipos de lançamentos...
Não sei se estou a usar os termos mais correctos mas penso que dá para perceber o raciocínio ;)

Em relação ao tópico, tive uma Fujika, a antiga LR em 4.75, e aquilo era um poço de força mas também bastante pesada...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20045
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #41 em: 14:51 Terça, 09 de Janeiro de 2018 »
Eu tenho essa Fujika 4.75 com 2 ponteiras, 1 hibrida e outra tubular.
Nunca usei a tubular.
A ponteira hibrida aguenta sem qualquer problema até 160/170 grs. A tubular é para 180/200 grs.
A cana é grande e pesada, e requer algum tempo para se ganhar o jeito.
No inicio é bom para partir as costas e braços.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Sinupe

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 2 vezes
    • Montijo
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:40 Domingo, 20 de Agosto de 2017
Re: Cana para lançar 180gr
« Responder #42 em: 22:09 Quarta, 31 de Janeiro de 2018 »
Cast Izm 33 Híbrida

Força e marcação fenomenais.

Precisa de técnica extrema ou força imensa para realizer todo o potencial da cana.

Eu tenho uma e um amigo lançou uns meros 220m (bobine nova de nylon 0,16) com 150gr sem isco - só não ficou sem a linha porque o nó e a linha eram bons...

Já eu não consegui mais de 160m (com 0,18 multi) com 150gr sem isco e após cada sessão de pesca ficava com as costas todas partidas :(
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por FilipePC [20:47 Quarta, 27 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]

Cana Spinning Amostras 18gr a Zagaias +/- 40gr - Praia - Pelos 100€ por Alexandre81 [17:56 Segunda, 25 de Março de 2024]