collapse

Autor Tópico: Escolha cana para profundo  (Lida 1377 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pantao

Escolha cana para profundo
« em: 16:21 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
Venho pedir a vossa opinião acerca destas canas

Colmic Furya 2.70 ou 3m

Tica Goraz Electra 3.10m

Ou sugestões de outras  canas para pescar no profundo.

Obg.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Escolha cana para profundo
« Responder #1 em: 18:46 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
Boa tarde Pantão

Há uns 17 anos, quando ainda pescava em Setúbal, fiz alguma pesca desse tipo, entre os 150 e 300 metros, na altura com os Penn 8500SS, as mais baixas, e também com os  Penn Senator, de tambor móvel, as mais fundas. Nunca utilizei carretos eléctricos. É uma pesca que sinceramente não me diz muito. Preferia procurar os atuns e espadartes nesses mesmos mares, fundeado, com engodo, com balões e isca morta e viva, como fazem os espanhóis no estreito e em outros locais. Na verdade, capturei alguns anequins, algumas tintureiras, mas os tais atuns e espadartartes nunca saíram.

Na pesca com isca aos Gorazes e Chernes, apanhei a alteração de materiais, inicialmente as canas eram mais para o grosso e curto e carretos montados com o Dacron (um multifilar que ensopava muito). Mais tarde, mesmo para carretos eléctricos, entraram em cena os multifilares, então da sufix, as canas fortes, mas mais compridas e mais macias, muito idênticas às que referes, que me parecem muito boas. Estas canas mais compridas e menos rijas permitiam uma luta mais suave, diminuindo as perdas de capturas na subida.

Hoje em dia, é um tipo de pesca que deixei de acompanhar e, para além de estar a leste dos actuais materiais, não tenho noção se entretanto houveram alterações de conceito relativamente às canas.

Para todos os efeitos, com base no referido, se hoje pensasse em reiniciar esse tipo de pesca, essas canas seriam certamente o tipo que escolheria, antes de melhor me informar.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 18:50 Sexta, 10 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pantao

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Escolha cana para profundo
« Responder #2 em: 18:12 Sábado, 11 de Novembro de 2017 »
Eu não tenho grande experiência, pratico pesca da profundidade desde o inicio do ano.
Saímos de Sesimbra e pescamos a 250/350 metros, e todas as canas do barco, são canas de rolamentos. Mas atenção só usamos carretos eléctricos, Alias, tenho a sensação que em Sesimbra só usam esse tipo de canas/carretos. Nota que para essa profundidade usamos 1500 gr de chumbada.
Mas digo-te, pesquei no outro dia aos pargos a 135 metros, com um Stella 8000 e chumbadinha de 90 e no final do estava a rasca do braço.
 

Offline pantao

Re: Escolha cana para profundo
« Responder #3 em: 13:37 Domingo, 12 de Novembro de 2017 »
Obg Ernesto é sempre com atenção que leio o que escreves. N desprezando ninguém!
Eu estou numa fase em que está pesca me alicia cada vez mais já ando farto do Pica Pica. É um pouco ingrata pk há dias em que n da nada, mas os dias que o peixe colabora é espetacular.
Na minha zona faço 14 a 17 milhas para chegar a pesqueiros para os diversos. O talude continental começa nas 23 e estou a preferir ir para lá.
Tenho uma velhinha Shimano antares que dificilmente se encontra melhor na recolha do peixe mas perde em sensibilidade e comprimento. Conheço quem faça um acrescento nestas canas e n queira outra mas continua o problema de sensibilidade.
Sei que perco peixe por mts vezes não o detetar.
Vou tentar a colmic, mas não a encontro a venda em Portugal e dps deixo o feedback
 

Offline fvarejao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 20 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:29 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Re: Escolha cana para profundo
« Responder #4 em: 23:28 Segunda, 30 de Abril de 2018 »
Boas pantao, provavelmente já está servido com cana para o profundo, no entanto, tendo em conta que me estou a iniciar na pesca ao profundo, fui aconselhado pelo pessoal da loja de pesca  a adquirir uma Tubertini, Sailtech, médium action. Ainda não consegui ter uma saída pois as condições de mar não permitem, pelo não posso dizer como trabalha. Ficam as fotos da cana. [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Existem 3 tipos de homens:
Os vivos,
Os mortos e
Os que andam no mar.
(Platão)
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto PENN SARGUS II 4000 por Joaquim Alves [Hoje às 09:13]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por MMagalhães [23:40 Segunda, 22 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]