collapse

Autor Tópico: mono vs coated vs fuorcarbon  (Lida 2522 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
mono vs coated vs fuorcarbon
« em: 14:45 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Naturalmente que cada um terá os seus gostos, antes só havia monos e os peixes vinham cá para fora na mesma, agora com este leque variado  torna-se dificil escolher.A maior parte naturalmente irá dizer que os fluorcarbonos são o melhor, e a pergunta que eu faço, na vossa experi~encia na pesca á noite, acham  que os fluorcarbonos conseguem  ter mais vantagens que um mono ou coated?? Falo em termos de invisivilidade pois tá claro. E já agora em termos de resistencia á abrasão e força de peixe??? Digam de vossa Justiça :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #1 em: 14:53 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Se falasses menos de futebol e pescasses mais, já tinhas opinião... :LooooL: :LooooL: :LooooL: :LooooL:
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #2 em: 15:02 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Na minha perspectiva, falando dos estralhos, de noite, só uso fluorcarbono quando é lua cheia e naquelas alturas quando a visibilidade é maior .. nas outras alturas, a visibilidade é menor tanto uso fluorcarbono como coated ..
Mono não uso ..

Abraço
« Última modificação: 15:16 Quinta, 09 de Novembro de 2017 por Peko »
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #3 em: 15:14 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Eu só uso fluorcarbono nos estralhos.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #4 em: 15:46 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Mas  acham que justifica  fluor á noite?? é que estamos a falar do dobro do preço.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #5 em: 16:18 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Só uso fluorcarbono. Mas a pescar á noite qualquer fio apanha peixe, se ele por lá andar.
A característica que dou mais importância é á memória.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #6 em: 21:32 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Eu não uso fluorocarbono e continuo a apanhar peixe e grades quando tem que ser  ;D
Nelson Peres
 

Offline johnteixeira

Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #7 em: 21:37 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Eu só uso flouro 100% actualmente quando o mar está picado e quero um 0.30 a 0.35 de estralho que não enrole.

Ou seja, não uso pela questão do "invisível" mas sim pelo facto de ter um estralho mais rijo sem ir para os 0.40 de nylon.

Cumps
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #8 em: 08:34 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
Eu uso coated na madre/carreto e fuorcarbono para os estralhos.
 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #9 em: 10:27 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Naturalmente que cada um terá os seus gostos, antes só havia monos e os peixes vinham cá para fora na mesma, agora com este leque variado  torna-se dificil escolher.A maior parte naturalmente irá dizer que os fluorcarbonos são o melhor, e a pergunta que eu faço, na vossa experi~encia na pesca á noite, acham  que os fluorcarbonos conseguem  ter mais vantagens que um mono ou coated?? Falo em termos de invisivilidade pois tá claro. E já agora em termos de resistencia á abrasão e força de peixe??? Digam de vossa Justiça :)

Pela experiência que tenho de muitas noites seguidas de pescarias ainda hoje me questiono porque as vezes a pesca surpreende-nos , então é assim vou esplicar por partes que acho mais importante, não enrolar e resistência abrasão muito superior isto para mim é fundamental ha boia, pescar em paredões com muita pedra ha frente ou no fundo com mono não vingas um peixe grande, este é o ponto numero 1 fundamental, outra coisa que já notei muitas vezes é que por exemplo quando tem muito peixe no pesqueiro eu faço muitas experiências tanto anzóis como linhas para ver as diferenças e o que eu já notei foi que um 0.26 ou 0.28 (fluorcarbono)tira mais peixe que um 0.30 ou 35 (fluorcarbono mesma marca) isto ve-se na rapidez com que o peixe  ataca ao isco, mas isto só se consegue ver quando tem muito peixe no pesqueiro,( eu ouço alguns dizer eu uso 37 e tiro peixe a mesma, pois tira só que enquanto tira 1 eu tiro 10) já fiz também varias vezes experiência flúorcarbono vs mono na mesma medida (0.28 ou 0.26) quando tem peixe e não notei grandes diferenças no ataque ao isco (Na pesca nocturna) tem é a grande desvantagem no abrasão e encaracolar...
 Na pesca diurna é uma diferença abismal, caso em que eu tiro 15ou 20 peixes e o k ta lado tira 1 ou nenhum já me aconteceu, agora não é por isto que o mono não deixa de ser útil para alguns pesqueiros acessesiveis com pedra ou nenhuma e principalmente que permitam tirar um peixe com facilidade da agua, ha pesqueiros que eu uso o 0.22 ou 0.25 trabuco t force que é uma linha que gosto bastante pela sua elasticidade e boa resistência contudo so uso pelo seu baixo custo em pesqueiros acessesiveis e onde não tenha necessidade de estar a gastar fluorcarbono outra questão eu não uso coateds....
 

Offline joseferreira77

Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #10 em: 10:35 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
adiciona outro fator Nuno.

a que espessura é que se torna o fluorocarbono essencial?

abaixo de ,16 é pesca directa como mono...hoje em dia tá lá o tekline em 0,16 e 0 ,14 e a pescar de dia, 150m para dentro  da bobine e na ponta tá o anzol.

acima disso estralho de fluorocarbono em ,16 decathlon (que até já pensei ser bom mas é uma treta), 0,18 seaguar red label (preço qualidade muito bom mesmo), e ,24 daiwa (raro chegar a tão alto hoje em dia...tenho que ir lá mais vezes de noite).


tem sido as minhas combinações.   até para o carapau de noite  pesco com estralho de 0,18 fluorocarbono por causa das bogas que aparecem pelo meio.
isso aí é que é o verdadeiro teste de fluorocarbono vs mono nas mesmas espessuras. 

 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #11 em: 11:02 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
Eu pergunto isto, pois pesco alguns anos e não uso fluorcarbonos e é mesmo pelo preço deles, a maioria das vezes pesco á noite, acredito que de dia a diferença seja abismal, mas de noite não acredito, mas com a vossa experiencia e testemunho é mais facil saber se tenho ou não de tb aderir á moda dos fluores :) obrigado a todos.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #12 em: 11:32 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
Faz-me confusão o pessoal pescar com estralhos tão finos, tipo 0.16 até 0.20, acima disso já acho aceitável, a não ser que seja para o carapau.
Pesco 90% das vezes á noite, e não facilito. Fios bons e o mínimo é 0.25.
Nunca sabemos o que nos vai tocar, e do outro lado da linha pode estar o tal peixe de uma vida. A pescar com esses diâmetros, e com mares mais batidos e mexidos, grandes escoas, dificilmente se cobra um bom peixe.
Depois lê-se comentários do tipo " perdi um grande peixe".
Prefiro 1 peixe de Kg do que 1 Kg de peixe.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline joseferreira77

Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #13 em: 11:49 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Faz-me confusão o pessoal pescar com estralhos tão finos, tipo 0.16 até 0.20, acima disso já acho aceitável, a não ser que seja para o carapau.
Pesco 90% das vezes á noite, e não facilito. Fios bons e o mínimo é 0.25.
Nunca sabemos o que nos vai tocar, e do outro lado da linha pode estar o tal peixe de uma vida. A pescar com esses diâmetros, e com mares mais batidos e mexidos, grandes escoas, dificilmente se cobra um bom peixe.
Depois lê-se comentários do tipo " perdi um grande peixe".
Prefiro 1 peixe de Kg do que 1 Kg de peixe.


no meu caso os estralhos finos (ou directa fina) é uma pesca de bóia ligeira ao nível da agua de dia. a maior parte dessas vezes assim fina é para as tainhas e quando é directa não é fluoro mas mono. na mesma espessura o mono aguenta muito mais que o fluoro (pelo menos dentro da minha carteira). 

mas fáz diferença em ferragens rider, se bem que como dizes depois o que acontece ao peixe é outra história.  tenho um camaroeiro que é uma besta para se manobrar para ajudar, e tive que abandonar as minhas pequenas bestas que éram os Penn 103 para ter drags mais discriminantes para matar o peixe.

quando é para os sargos  e outros, numa pesca mais relaxada, aí as coisas engrossam um bocado e entram os fluoros já que a espessura aí acomoda mais a coisa.

mas nos meus pesqueiros ainda estou para ter um peixe que me parta a linha na agua sejam os 0,16 ou os ,24.   também ainda estou para ter um peixe brutamontes, mas ainda só ando nisto há 2 anos! :-P


o consenso é de longe que mais fino influencia as capturas, mas depois se conseguimos fazer alguma coisa com as linhas mais finas é para cada um aprender e adaptar.

há outro factor aqui que é eu estar relativamente perto dos pesqueiros da marginal em Oeiras, e que não é dos locais onde a malta se pode ir abastecer de robalos de 2kgs facilmente, mas pode ir descomprimir depois do trabalho e trazer dois ou tres sarguitos com 500-600 gramas para o jantar.


 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: mono vs coated vs fuorcarbon
« Responder #14 em: 12:04 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
Inserir Citação (seleção)
mas nos meus pesqueiros ainda estou para ter um peixe que me parta a linha na agua sejam os 0,16 ou os ,24.   também ainda estou para ter um peixe brutamontes, mas ainda só ando nisto há 2 anos! :-P

Assim dificilmente terás. Podes é depois ter uma historia para contar " Uma vez tive um peixe enorme engatado e não o consegui tirar".

Para o pessoal que faz competição e/ou entra num concurso, compreendo esse tipo de pesca. Bem como ir fazer 1/2 horas para um local onde só exista tainhas para descontrair um bocado. Normalmente quando não posso ir ao mar, entretenho-me a apanhar carpas. Mas mesmo essas pesco para o grosso, porque me interessam as de 5 kg para cima. Prefiro apanhar 1 de 5kg que 20 de 1 kg.

Já passei a fase das tainhas, sarguetas, etc... Sempre que pesco, seja em que local for, o objectivo é sempre peixe grande. Tudo o que for abaixo de kg é grade.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos