collapse

Autor Tópico: Marés - Cheia ou vazante!  (Lida 2806 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

filga

  • Visitante
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #15 em: 11:21 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então aquele site das «Marés» na parte da actividade dp peixe, é para esquecer. Nunca apanhei peixes naquelas horas de maior actividade, pura treta, na minha opinião. É estar lá na hora certa. E no local. Eu nunca apanho mais do que 2 ou 3 e nada de grandes, tudo palmeiro.

Na semana passada uns poucos de tipos à pesca à noite. Um apanhou 50 e tal peixes, os outros meia duzia, só esse apanhou mais do que todos os outros juntos. Mesmos iscos todos próximos uns dos outros, era aos 2 de cada vez!!! Foi uma galhofa.



Boas,
onde foi este pesqueiro, Na linha de Cascais? Já agora qual é o site das Marés?
 

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #16 em: 11:34 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Deve ser este:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Por acaso, já identifiquei um padrão relativamente a este site: as expectativas que cria na ida raramente batem certo com os resultados no regresso.

Continua a ser util por alguma da informação que tem, mas essa coisa da actividade é para ignorar ou para consultar com a mesma postura com que ouve o Centeno ou se lê o signo  ;D

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Roxo

Offline luisrds

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:15 Sexta, 07 de Outubro de 2016
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #17 em: 11:52 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
O site é esse sim. O pesqueiro é em Aveiro e até num sitio que já me têm dito que nem vale a pena lá pescar, entre os molhes norte e sul da entrada da barra, praia velha.
Tenho a certeza que o que fugiu era o maior de todos!!! Palavra de pescador.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #18 em: 12:06 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então aquele site das «Marés» na parte da actividade dp peixe, é para esquecer. Nunca apanhei peixes naquelas horas de maior actividade, pura treta, na minha opinião. É estar lá na hora certa. E no local. Eu nunca apanho mais do que 2 ou 3 e nada de grandes, tudo palmeiro.

Na semana passada uns poucos de tipos à pesca à noite. Um apanhou 50 e tal peixes, os outros meia duzia, só esse apanhou mais do que todos os outros juntos. Mesmos iscos todos próximos uns dos outros, era aos 2 de cada vez!!! Foi uma galhofa.



Claro... o "tal site" diz que há atividade e apresenta lá uns 6 peixes desenhados... se um pescador apanha 5, só sobra 1 peixe para os restantes...  :o
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #19 em: 12:25 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nas horas da viragem da maré,qualquer que ela seja. isto na pesca ao fundo, se bater com o pôr do sol ou com a alvorada melhor.
É a minha convicção.

Também me sigo muito por isto e escolho o pesqueiro sempre em função da altura da maré, para mim um dos factores que mais influência no sucesso ou insucesso, eu dou preferência ao preia mar ao nascer do dia se tiver peixe no pesqueiro essa hora é fatal inclusive para o peixe grande, se não sinto nada essa hora nem perco mais tempo
 

filga

  • Visitante
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #20 em: 12:26 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então aquele site das «Marés» na parte da actividade dp peixe, é para esquecer. Nunca apanhei peixes naquelas horas de maior actividade, pura treta, na minha opinião. É estar lá na hora certa. E no local. Eu nunca apanho mais do que 2 ou 3 e nada de grandes, tudo palmeiro.

Na semana passada uns poucos de tipos à pesca à noite. Um apanhou 50 e tal peixes, os outros meia duzia, só esse apanhou mais do que todos os outros juntos. Mesmos iscos todos próximos uns dos outros, era aos 2 de cada vez!!! Foi uma galhofa.



Claro... o "tal site" diz que há atividade e apresenta lá uns 6 peixes desenhados... se um pescador apanha 5, só sobra 1 peixe para os restantes...  :o


É verdade... Mas um amigo, pescado experiente, disse-me uma vez que "pescar não é só meter a minhoca n'agua, tem muito mais..."
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #21 em: 13:15 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Eu não ligo a isso, vou quando arranjo um bocadinho de tempo e a meteorologia favorável.
E são poucas as vezes  :'( :'( :'( :'( :'(
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #22 em: 16:41 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Estou como o Pedro Tordo.

Quando dá vamos até lá.
Desde que não esteja mar bruto é sempre boa a hora.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Marco Rocheta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quarteira/Loulé
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:59 Domingo, 01 de Novembro de 2015
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #23 em: 17:41 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Boas, aqui no Algarve vou em qualquer maré, pessoalmente prefiro a vazar, maré cheia tenho a sensação que morre um pouco a actividade, e os maiores exemplares tirei com maré baixa. Quanto ao site que falam, aquilo refere-se a actividade do peixe, eles estarem activos não significa que andem na costa, normalmente é actividade em alto mar. Tudo influenciado pela lua, eu gosto dos dias de lua nova.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #24 em: 19:08 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Prefiro o dia anterior á viragem de fase lunar.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Roxo

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #25 em: 19:22 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
Boas...

Essa dos 6 peixes, está demais... boa piada! :)

Pessoalmente acho que varia muito do tipo de pesqueiro. Do estado do mar. E do tipo de peixe que pretendemos capturar.
Claro que existem outros factores a influir, mas estes três são na minha opinião os principais.

Na pesca ao fundo, atenção, que é a que mais pratico.. e já lá vão uns anos.

Pesca às douradas é coisa que por aqui não faço. São raras as vezes que compensa essas investidas.

Os robalos são cada vez menos, mas continua compensar investir quando a ondulação "roça" o fundo, independentemente do estado da maré. O que interessa é avaliar a altura/profundidade da ondulação, o tipo de fundo, e a cota de água que tem o pesqueiro. Quando a onda "roça" o fundo, ou parte com relativa violência no início duma coroa recente, é nessas alturas, e nesses locais, que devemos investir. Não falo de mar com muita força de fundo, atenção. Já os pesquei , nas acima condições, em qualquer estado da maré.

Quanto aos sargos, eles querem, na minha opinião,  mar mais bruto que os robalos (que se podem mais facilmente pescar com mar manso se rodearem a zona). Na praia, areias a levantar atrás ou à frente da ondulação, agueiros com acesso a fundões, mar com força de fundo média/forte (é sobretudo quando aparecem os maiores). Já apanhei mais sargos com mares barrentos que robalos (sei que os robalos são mais escassos, mas falo sobretudo de peixe grande). Nas pedras, mar rijo, mesmo rijo, é também quando aparecem os maiores, independentemente de ser na vaza ou não, com alguma cota de água, é o que eles querem.

Claro que os iscos têm que ser a condizer com os locais.

Boas pescas :)



Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline DiogoV95

Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #26 em: 11:20 Quarta, 22 de Novembro de 2017 »
Nos pesqueiros para onde vou (Apúlia, A-VER-O-MAR, Santo André, Aguçadoura) ainda só tirei peixe na maré vaza e pessoalmente não gosto de pescar na maré cheia, talvez porque nunca apanhei nada com a maré assim.
Mas pessoalmente, para spinning a minha preferencia são as 2 a 3 ultimas horas de subida e 2 a 3 primeiras horas de vazante
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #27 em: 12:14 Quarta, 22 de Novembro de 2017 »
Inserir Citação (seleção)
pessoalmente não gosto de pescar na maré cheia, talvez porque nunca apanhei nada com a maré assim.
Mas pessoalmente, para spinning a minha preferencia são as 2 a 3 ultimas horas de subida e 2 a 3 primeiras horas de vazante

Se gostas da maré vazia, está a confundir a malta. Com a preferência que colocaste, estás a pescar com a maré cheia. Deveria ser 2/3 ultimas da vazante  e 2/3 primeiras da enchente. Assim pescavas na vazia.

Acho que está ao contrário.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline florindo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 240
  • Agradecido: 39 vezes
  • mais vale um dia de pesca do que dez a trabalhar
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:22 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #28 em: 12:41 Quarta, 22 de Novembro de 2017 »
Os últimos peixinhos que apanhei foi sempre na preia mar ou nas primeiras 2-3 horas da vazante,mas também vou sempre quando posso desde que não  faça muito vento...
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Marés - Cheia ou vazante!
« Responder #29 em: 12:56 Quarta, 22 de Novembro de 2017 »
Bom na praia de santo Amaro os pescadores preferem a vazante, eu gosto também aparece mais peixe, mas as corvinas apanhei principalmente nas primeiras horas da enchente. Em Melides, estive lá a pescar nas férias, já os pescadores preferem a enchente. Mais importante que isso na pesca ao fundo são os factores que mexem com o fundo, pois isso aumenta o alimento disponível e lá aparece o peixe. O coeficiente das marés acima de 100 é muito bom, e é mais por este que me guio. a ondulação, a direção do vento,  tudo o que mexe o mar influencia. Depois á a luminosidade (ex lua), temperatura, etc  também são factores importantes. Também vou a pesca quando as condições são fracas, e.apesar de aparecer menos peixe alvo, lá se apanha qq coisa. Além disso, nunca se sabe quando se tem uma surpresa ;D
Amar o mar é amar a vida
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joseferreira77

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]