collapse

Autor Tópico: Ajuda - fio para carreto de casting  (Lida 3079 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Ajuda - fio para carreto de casting
« em: 12:02 Quinta, 02 de Novembro de 2017 »
Viva!

Estou com sérias dúvidas que fio devo colocar num carreto de casting... sei que para as distintas técnicas se deve utilizar fios de composição diferentes (multifilar, nylon ou fluorcarbono)... nem sei o que pensar!...

Será que colocar multifilamento é muito errado (para a maioria das técnicas)? ou opto por um fio "hibrido" nylon com revestimento de fluorcarbono?... As técnicas que mais vou utilizar agora são as de meias águas ou profundidade (vem aí o inverno!... Se for multi sei que custa a afundar, mas é sensível porque tem pouca elasticidade...

O que me aconselham? Não queria muito perder a sensibilidade e queria um fio resistente a abrasão (zona de estruturas e pedras)... Qual o diâmetro que me aconselham? - é para um carreto de casting (Curado)...

Obrigado por toda a ajuda que me possam dar!...
Afonso
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #1 em: 13:56 Quinta, 02 de Novembro de 2017 »
Boas Afonso.

Se for para surfcasting puro, recomendo só nylon.  Para o inverno nos dias mais fortes uso 0.22 ou 0.24 dependendo da Gr a usar no chumbo, mais que 0.24 não, pois só vejo desvantagens.

Multi absorve agua e tornasse pesado e arrasta-se com enorme facilidade na corrente.

Flurocoated foi feito para estralhos, o uso do mesmo no carreto vai descascar o coated da linha nos passadores ao fim de 2 pescas quase pela certa, ou seja, danificar o fio.

Cumps.
 

Offline João Pinto

Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #2 em: 15:36 Quinta, 02 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Afonso.

Se for para surfcasting puro, recomendo só nylon.  Para o inverno nos dias mais fortes uso 0.22 ou 0.24 dependendo da Gr a usar no chumbo, mais que 0.24 não, pois só vejo desvantagens.

Multi absorve agua e tornasse pesado e arrasta-se com enorme facilidade na corrente.

Flurocoated foi feito para estralhos, o uso do mesmo no carreto vai descascar o coated da linha nos passadores ao fim de 2 pescas quase pela certa, ou seja, danificar o fio.

Cumps.
acho que o companheiro se estava a referir a casting, é um tipo de cana/carreto usado em rio na pesca com amostras
 

Offline João Pinto

Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #3 em: 15:36 Quinta, 02 de Novembro de 2017 »
já te ajudo, estou no trabalho
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #4 em: 15:45 Quinta, 02 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Afonso.

Se for para surfcasting puro, recomendo só nylon.  Para o inverno nos dias mais fortes uso 0.22 ou 0.24 dependendo da Gr a usar no chumbo, mais que 0.24 não, pois só vejo desvantagens.

Multi absorve agua e tornasse pesado e arrasta-se com enorme facilidade na corrente.

Flurocoated foi feito para estralhos, o uso do mesmo no carreto vai descascar o coated da linha nos passadores ao fim de 2 pescas quase pela certa, ou seja, danificar o fio.

Cumps.
acho que o companheiro se estava a referir a casting, é um tipo de cana/carreto usado em rio na pesca com amostras

Por ter ficado na dúvida é que referi surfcasting puro :D
 

Offline João Pinto

Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #5 em: 20:12 Quinta, 02 de Novembro de 2017 »
Boas Afonso

Penso que tenha já o carreto pelo que disseste acima, se ainda não o compraste pensa primeiro se necessitas, ainda á pouco tempo vi um wokshop do Moio (campeão do mundo de pesca ao Achigã embarcado e é tuga ) em que ele referia que as pessoas tendem a complicar e que se ele tivesse que escolher então usava spining em vez de casting, no entanto tem havido a moda do Casting e ando a ver pessoas a usar conjuntos de casting em drop shot, o que tens que te perguntar é como vais pescar, a que distancias, tem ervas? pedras? espécies? técnicas?

Basicamente o Casting é usado com amostras mais pesadas e eu partir do principio que já sabes isso e então vou dar-te umas razões para te deixar a pensar e te ajudar a decidir.
 
Primeiro pensa a que distancia vais cravar o peixe e se precisas de fazer grandes lançamentos ou não, isto porque se pescares perto um monofilamento é excelente mas se tiveres que lançar longe para conseguires cravar um peixe deves de usar um multi porque essa linha não estica, no entanto consegues uma melhor apresentação com monofilamento se estiveres a pescar com uma amostra de vinil, pelo contrário se tiveres a pescar com uma amostra dura queres ter percepção do ataque na hora para o poderes cravar, vais reparar que muitas vezes o peixe leva o vinil pela boca e muitas vezes até o leva até ao estômago pelo que um mono ajuda aí na apresentação.

Consegues também melhores lançamentos com o monofilamento além de que com multi tens o problema de se fazer mais ninhos, agora imagina o dinheiro que vais perder nos backlash, já imaginaste ter que desenrolar isso? vai ser tesoura sempre á mão e uma carteira cheia de notas a voar...

Obviamente terás que pensar na visibilidade da linha e entre multi e mono o mono será muito mais subtil, outra coisa que tens que ter em atenção é que se o fundo for rocha o teu multi vai depressa ao ar, no entanto existem vantagens no multi, se pescares em zonas cheias de vegetação o multi faz toda a diferença na hora de cobrar o peixe pois corta a erva.

Pensa nestes factores e se realmente precisas de um conjunto de casting apenas porque usas amostras maiores ou técnicas especificas como Texas por exemplo e não porque é muito "porreiro" porque todos os prós usam então recomendo-te a usar o que eu uso, monofilamento de diâmetro 0.30, para ser mais concreto D-Okuma Allround Spin da Okuma tal como o nome indica.

Tem as seguintes caracteristicas:
Medium density NT-L Co-Polymer
Ceramic outer treatment
Zero Friction construction
Slow sinking
Low stretch
No memory
Good abrasion resistance
Clear color
Special lure fishing

No entanto não sei onde poderás encontrar, eu tenho pela marca, o que tens que ter em atenção na linha que comprares  é que não estique muito, além das outras características mas esta é das principais.

Qualquer coisa diz aqui e se eu não responder manda mensagem depois de perguntares em publico que eu venho cá e respondo
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #6 em: 11:13 Sexta, 03 de Novembro de 2017 »
Olá João

Sim comprei um conjunto de casting  ::) por diversos motivos...  ;)

Quero começar a pescar com amostras como dizes mais pesadas (inclusivê tenho algumas que inicialmente comprei por engano... não li as especificações delas e mandei vir  ??? coisa de novato!  ^-^), pesco em zonas com estruturas e vegetação e o casting parece-me mais indicado para essas zonas visto que o carreto me parece ser mais robusto e a força que é exercida na cana é feita de forma diferente de traz para a frente (lado mais grosso, para o lado mais fino)- não esforço tanto a cana de spinning e o carreto; posso fazer mais rapidamente lançamento e de uma forma mais precisa (assim espero eu!!! - treinar x treinar - acertar com a amostra dentro do balde) ... e quero evoluir como pescador!!!  :P
Se me vou adaptar não sei, porque sempre pesquei com canas de spinning  >:D e gosto bastante ...
Irei tentar adaptar a cana mais apropriada as técnicas que vou utilizar... Spinning - finesse, casting - + duro. Mas não vou negar que as modas também me influenciaram na decisão, até pela curiosidade (como evolução)  8)

Como deves saber para pescar ao achegã tenho que me deslocar alguns bons quilómetros para a fazer (é apenas um hobbie - aquisição de conhecimentos como pescador porque faço sempre pesca/liberta)... tudo começou porque vou diversas vezes para o interior do País e gosto de estar ocupado nos tempos monótonos e gosto da envolvência... agora passou a um "vicio" saudável  >:D

Obrigado pela explicação... mas continuo com dúvidas que tipo de fio devo utilizar... vi a tua explicação que mais reforça a ideia que tinha!... mas continuo indeciso... quero força, resistência e sensibilidade no fio... sei que não posso ter isso tudo, daí a minha indecisão!!! mas talvez vá optar para o nylon inicialmente porque me estou a iniciar e para me aperfeiçoar na técnica (talvez seja a melhor aposta qualidade/preço)... depois quem sabe mudo! Obrigado pela ajuda.

Estou a pensar no diâmetro entre o 0,28 e o 0,31...

Vou optar pelo melhor preço/qualidade/metros...

Não me sabes dizer quanto me poderá custar o fio que falas? Será que a Reparadouro tem?

Afonso
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #7 em: 00:02 Domingo, 05 de Novembro de 2017 »
A ASSO tem um flourcoated muito bom. Uso em 0,33mm.
Foi o que tirou este pequenino no inicio de setembro a drop shot no mdio e muita pedra e lenha.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #8 em: 13:02 Domingo, 05 de Novembro de 2017 »
Bem bom Carlos.

Já tem um bom calibre.
Belo bicho.
E bem nutrido,bonito mesmo. Fome não tem passado.

Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #9 em: 13:37 Domingo, 05 de Novembro de 2017 »
Belo peixe!
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #10 em: 14:56 Domingo, 05 de Novembro de 2017 »
Continua a crescer e espera por mim para o verão que vem.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5055
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #11 em: 15:33 Domingo, 05 de Novembro de 2017 »
Eu colocava mono. Os carretos de casting têm mais tendência a fazer cabeleiras principalmente no início.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #12 em: 18:57 Domingo, 05 de Novembro de 2017 »
Se vais pescar em zonas de muita lenha ou muita pedra o meu conselho é não baixares do 033mm.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline DiogoJ

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 56
  • Agradecido: 3 vezes
    • Barcouço
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 23 de Julho de 2016
Re: Ajuda - fio para carreto de casting
« Responder #13 em: 14:15 Segunda, 06 de Novembro de 2017 »
Conheço quem pesque com fio entre 0,23 e 0,26 fluor e com multi 0,13/1,15 em locais cheios de estruturas e lixo e não tem tido problemas. Tem é de ser um bom fio.
Aqui na zona onde pesco quanto mais grosso o frio menos interesse tem o peixe.
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]