collapse

Autor Tópico: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada  (Lida 5115 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Monteiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:57 Terça, 17 de Outubro de 2017
Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« em: 14:28 Quinta, 26 de Outubro de 2017 »
Boa tarde

Alguem costuma utilizar em zonas de areia, estralhos de multifilamento na pesca á dourada? Podem falar da vossa experiência, sff.
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #1 em: 15:17 Quinta, 26 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde

Alguem costuma utilizar em zonas de areia, estralhos de multifilamento na pesca á dourada? Podem falar da vossa experiência, sff.

Boas,

Já tenho visto,  não o estralho completo de multi, mas sim um palmo de multi no final após a metragem que cada um quiser utilizar para o estralho de nylon/fluor , basicamente com a montagem de 2/3 anzóis a casca do ligeirão inteiro não danifica facilmente o multi, já os nylon/fluor começam a desfiar, pessoalmente não faço pois os fluor tem resistido bastante bem e até agora nunca partiu, tenho é de a cada pesca ou subir os anzóis ou fazer de novo, pois nota se bem o desgaste principalmente onde fica o topo do ligueirao.
« Última modificação: 15:20 Quinta, 26 de Outubro de 2017 por Rodolfo Rocha, Motivo: erro »
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline Monteiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:57 Terça, 17 de Outubro de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #2 em: 15:28 Quinta, 26 de Outubro de 2017 »
Obrigado Rodolfo, vi num video, e achei a ideia interessante, para substituir estralhos de aço. A dourada terá mais dificuldade em partir o multi...não sei é se empatar com o multi é seguro, ...talvez anzois de argola e também se não irá ensarilhar tendo em conta que são linhas muito finas, tipo 0.16...
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #3 em: 15:53 Quinta, 26 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado Rodolfo, vi num video, e achei a ideia interessante, para substituir estralhos de aço. A dourada terá mais dificuldade em partir o multi...não sei é se empatar com o multi é seguro, ...talvez anzois de argola e também se não irá ensarilhar tendo em conta que são linhas muito finas, tipo 0.16...

Boas,

O multi trabalha diferente de um nylon/fluor ainda para mais estralhos 1,5/2 mt, o multi é muito mais mole e dobra mais facilmente, no inicio quando me iniciei reparei que fazia bastantes nós e desisti.
Quanto a empatar anzóis na minha opinião acho que ficam melhor empatados, nos mais perfeitos e mais justos, prefiro os sem ser de argola pessoalmente, inicialmente quando tentava aprender os nós primeiro tentava com o multi pois era um pouco mais fácil por ser mais macio .

O único caso que sei e que faz sentido é o que te expliquei em cima devido ao desgaste de estarem sempre a morder e a casca do ligueirao é tipo faca, ao raspar está sempre a ferir o fio, com o multi resiste mais , mas 0,16 acho muito fino para o que te estou a indicar mesmo para fazer a união do palmo de multi com o restante estralho, ai 0,25 0,30 era o que eu colocava caso optasse.

Eu sei que a chumbadinha de barco já vi algo do género, mas como nunca fui e nem tento perceber o melhor é esperares que alguém mais entendido apareça.
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #4 em: 17:02 Quinta, 26 de Outubro de 2017 »
Não faço esta pesca, mas conheço quem faz é utiliza mesmo multi para fazer terminal de estranho. Aprox 20 cm com 2/3 anzóis empatados. Multi barato 0.25-0.30 se não me engano. Sei que apanha sargos e douradas boas.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline José Presumido

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Agradecido: 28 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:25 Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #5 em: 16:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017 »
No que diz respeito à resistência a abrasão, do menos resistente para o mais resistente: (Multifilar; nylon; Fluorcoated; Fluorcarbono 100%; aço ou outros metais). Pelo que tenho visto, e pelo feedback dos materiais existentes no mercado, o fluorcarbono 100% ou alguns fluorcoated (nylon com revestimento de fluorcarbono) demonstram ser mais eficazes do que qualquer outro fio nas montagens. Os motivos são óbvios e os resultados assim o dizem. Não quero dizer com isto que não se façam empates diretos ao multifilar, mas na maior parte dos casos não se justifica e não se recomenda. No entanto cada pesca é uma pesca, e se for necessário adaptar, então lá terá de ser. Desde que seja para melhorar a eficácia, tudo bem. A pesca é assim mesmo. No caso específico das douradas, seja ao fundo, à bóia ou embarcada, não vejo necessidade de empatar diretamente ao multi, antes pelo contrário. Com o fluorcarbono ganha-se alguma invisibilidade e a resistência do fio continua a ser bastante boa. O multi tem dois problemas, é um fio sem transparência e é o menos resistente à abrasão. Claro que não falo de diâmetros iguais, mas mesmo assim é preciso ter muito cuidado com o multififilar. Eu só uso o multifilar exclusivamente para linha principal do carreto na pesca embarcada. As vantagens são enormes para as pescas que pratico. No surfcasting não uso, basta apanhar uma pedra ou concha afiada e lá se vai a pesca. Prefiro o nylon e o fluorcarbono no surcasting. Cumps.
 

Offline abrbb

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 6 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:37 Terça, 29 de Agosto de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #6 em: 10:09 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
ico caso que sei e que faz sentido é o que te expliquei em cima devido ao desgaste de estarem sempre a morder e a casca do ligueirao é tipo faca, ao raspar está sempre a ferir o fio, com o multi resiste mais , mas 0,16 acho muito fino para o que te estou a indicar mesmo para fazer a união do palmo de multi com o restante estralho, ai 0,25 0,30 era o que eu colocava caso optasse.
Boas,
Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão.
Como é que se mete apenas um pouco de multi no fim do estralho? Que tipo de ligação/nó fazem com o multi ao outro fio do estralho?
Já agora dando a minha opinião, eu uso estralhos 100% de fluorcarbono de 0.28/0.30mm para peixes pequenos e 0.40/0.45mm para peixes maiores. O de 0.40/0.45 mm tambem se dá bem com peixes pequenos, pois suporta o peso e o fluor mantem a sua invisibilidade.
Abraço.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #7 em: 10:29 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Que tipo de ligação/nó fazem com o multi ao outro fio do estralho?

Não há razão para fugir aos melhores nós já conhecidos para ligar multi a mono. Para esse fim e para não complicar, acho que um Albright modificado é a melhor opção.
(aqui chamam-lhe "Alberto" mas é o mesmo nó)


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: abrbb

Offline Ernesto Lima

Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #8 em: 11:05 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Boa tarde a todos

Face às várias razões já aqui faladas sobre o multifilar, nomeadamente: a questão da invisibilidade, a fraca resistência a cortes e abrasões e a facilidade no que respeita a empachanços, pessoalmente também só o uso como base no carreto.

Mas é como tudo, pode ser uma boa solução para quem o use.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #9 em: 11:18 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Também sou da opinião que os estralhos devem ser com um bom fluor, multi so na madre  :fixe: :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #10 em: 11:43 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Boas,


Quanto ao nó para unir no meu caso multi 0.20 com mono 0.50, de todos os que experimentei , o que ficou melhor e mais resistente foi o que mosto na imagem em baixo, isto com diferente diâmetros de fio, se fosse medidas proximas já não fazia este .

O multi utilizo Shimano Multifilamento Kairiki , o mono nem consegui achar o gajo tal treta não deve ser mas é um da barros inferior ao titanus, mas por ser mais elástico é mais fácil dar o nó , com um bom fluor já deve custar a apertar o nó um bocado .
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #11 em: 11:49 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Para unir linhas de diâmetro muito diferente e/ou mono com multi, o melhor nó é o mostrado pelo Zé Maria, Albright modificado.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Alexdrp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 144
  • Agradecido: 11 vezes
    • Lisboa e Mg Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:27 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #12 em: 12:07 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Eu sempre fiz como o Rodolfo, e nunca partiu até hoje...

De qualquer forma, na próxima embarcada, vou experimentar o Alberto.

Quanto a linhas, eu pesco com um multi na madre de 0,17 e com um estralho em flúor de 0,38-0,40.
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #13 em: 12:11 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu sempre fiz como o Rodolfo, e nunca partiu até hoje...

De qualquer forma, na próxima embarcada, vou experimentar o Alberto.

Quanto a linhas, eu pesco com um multi na madre de 0,17 e com um estralho em flúor de 0,38-0,40.

Boas,

A diferença é que eu dou o nó para unir a ponteira de shock, com passadores low rider o Alberto faz um barulhao nos passadores e para quem não se preocupa com o lançamento e passadores não tem problema, no meu caso tem de ser como indiquei , nunca parti a shock apesar do fio não ser grande coisa , parto sempre é os destrocedores do urfe (asari) .

Para unir estralhos não vejo qualquer problema , ambos são bons .
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #14 em: 13:06 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para unir linhas de diâmetro muito diferente e/ou mono com multi, o melhor nó é o mostrado pelo Zé Maria, Albright modificado.

Concordo.

Sobre o restante, eu prefiro e só uso mono no surfcasting.
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 22:31]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [Hoje às 19:18]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 17:52]

Robalo de Primavera por Zagaia [Hoje às 16:48]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [Hoje às 14:35]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]