collapse

Autor Tópico: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?  (Lida 1698 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Pereira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 2 vezes
    • Fazendas de Almeirim
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:51 Segunda, 09 de Outubro de 2017
Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« em: 18:03 Segunda, 23 de Outubro de 2017 »
Boa tarde a todos
Comecei muito recentemente a praticar pesca de mar (embarcada), e as dúvidas não param de surgir, ainda mais estando na fase de aquisição dos primeiros materiais.

Qual a vossa opinião em termos de fio para chicote de amortecimento para o multifilar? Um bom nylon ou fluorcarbono? Se a ideia é servir de amortecimento para a eventualidade de um peixe maior, não fará sentido usar um bom nylon (uma vez que tem maior elasticidade)?

Abraço
 

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #1 em: 18:17 Segunda, 23 de Outubro de 2017 »
Eu uso o Flomax Tekline. Acho o fio muito bom para o efeito.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Pereira

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #2 em: 20:12 Segunda, 23 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso o Flomax Tekline. Acho o fio muito bom para o efeito.

Tambem uso essa marca,  fio é relativamente bom e barato, uso para a boia e em medidas maiores uso para o piao.Nunca fiquei mal por causa do fio.

Em relaçao á pergunta lê isto:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

É o maximo de ajuda que posso oferecer , visto nunca ter ido de barco.

Espero-mos que o nosso grande companheiro Ernesto apareça e te elucide

Abraço
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Pereira

Offline pantao

Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #3 em: 11:12 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Depende do que queiras gastar. e como gostas de pescar.
Se for fluorcarbono tem que ser próprio para chicotes (leader), o fluorcarbono para estralhos tem uma elasticidade quase nula.
Em nylon tens por exemplo a uc4 muito utilizada.
Eu pessoalmente gosto de maior rapidez na ferragem dai utilizar fluor devido a menor elasticidade.
Em contrapartida tenho que utilizar mais a embraiagem do carreto para compensar as "cabeçadas" dos peixes.
O nylon permite mais erros na recolha.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Pereira

Offline Ernesto Lima

Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #4 em: 14:48 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Boa tarde João Pereira

Pessoalmente costumava e ainda uso o Gorila UC-4, em 0,45 para as ponteiras quando a pescar ao fundo com estralhos, 0,50 a 0,70 para Jigging.

Mas para a embarcada estou agora a usar um fio que acho excelente e em conta: Sufix Calema

Uma bobina de 300m à volta dos 16.00€

Pena só haver até 0,45.

Um único cuidado..., quando fizer os nós aperte bem, pois o fio, não sendo rijo, é muito compacto e se não der um aperto suplementar, tendo a desfazer alguns nós.

Quanto ao comprimento da ponteira, pode ler algumas opiniões que já emiti, aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Pereira

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #5 em: 16:16 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Olá Ernesto.
Pretendo encher uma bobine para pescar na praia directo ( +/- 0.40 ) será que esse fio ( Sufix Calema ) é bom para o efeito. Ainda não encontrei o fio ideal para esse fim.

Desculpem o off topic.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ernesto Lima

Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #6 em: 17:08 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Boa tarde Rider

O fio parece-me muito bom, macio, tem alguma memória pois é um fio de nylon, vem muito bem enrolado na bobina o que normalmente indica que não sofreu torções a bobinar em fábrica. Agora se é bom para pescar na praia..., não é a minha praia :(, não faço ideia do que possa fazer após lançamentos, recuperações e etc..
Pesco com bocados de 10, 12, 15 metros dele, em carretos com bobinas relativamente estreitas, a subir e descer continuamente. Uma coisa é certa, enquanto não acama tende a sair sózinho do carreto quando se liberta, o que pode talvez indicar que é um bom lançador.

O fio parece rijo, mas não é bem..., é compacto..., não sei bem explicar, porque quando fiz os primeiros nós com o 0,45, apercebi-me que tendia a escorregar, como se não fosse muito fácil de marcar.

Já capturei alguns peixes maiores com ele (0,45) e nem se mexeu, nem marcou as voltas em dias de pouco esforço, como é tendência do Gorila UC-4.

O preço é muito bom para a qualidade que parece ter.

Só mesmo testando.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline J.Manuel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 4 vezes
    • quinta do conde, sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:46 Segunda, 10 de Outubro de 2016
Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #7 em: 11:01 Quarta, 01 de Novembro de 2017 »
Bom dia a todos e boas pescarias. Se me é permitido gostava que o amigo Ernesto informa-se se esse fio sufix calema tambem é adequado para utilizar na técnica da pesca á chumbadinha, ou se de facto um outro é mais indicado, por exemplo um fluor coated.
Obrigado um abraço,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pjr66

Offline Ernesto Lima

Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #8 em: 12:00 Quarta, 01 de Novembro de 2017 »
Bom dia J.Manuel.

É o fio que estou agora a usar como chicote para a chumbadinha e não me tenho dado mal.

No passado Domingo, tirei um Safio com 10kgs, dos 57m, com aguagem significativa, sem stress. Claro que o anzol vinha preso na ponta da boca e o fio não vinha em contacto com os dentes.

No entanto, atendendo a que na chumbadinha é o fio que mais perto está da isca, para quem ache, e eu ainda não sei se acho, que pela resistência à abrasão e pela invisibilidade seja preferível um coated ou um fluorocarbono 100%..., não será um fio indicado. Digo isto porque estou a usá-lo há pouco tempo e, à chumbadinha, ainda não capturei com ele Pargos grandes. Pargos pequenos, douradas e sargos de bom tamanho, isso sim.

Estou à espera de um peixe grande que o faça roçar nas pedras, algo relativamente frequente na pesca à chumbadinha, para ver como reage nessa situação.

Gostaria de lhe poder responder de forma mais concreta, mas não sou homem de certezas.

Agora, quanto a resistência, qualidade e preço, acho-o mesmo muito bom..., tão bom que, no material que uso, já substituiu completamente o Gorila UC-4 na mesma medida (0,45), muito por o Sufix se apresentar com menos memória.

Poderão perguntar-me: para que é que arrisca? Porque não usa logo um coated ou fluorocarbono com resistências reconhecidas?

Ao que responderei: acho que vale a pena correr o risco, atendendo à resistência, à qualidade e ao preço.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 12:07 Quarta, 01 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline J.Manuel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 4 vezes
    • quinta do conde, sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:46 Segunda, 10 de Outubro de 2016
Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #9 em: 13:07 Quarta, 01 de Novembro de 2017 »
Amigo Ernesto,muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou comprar o fio e vou testá-lo á chumbadinha em data breve em Mil fontes. Espero que um pargo grande e zangado o possa pôr á prova e me faça aqui vir fazer o relato do sucedido. Um abraço e mais uma vez obrigado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pjr66

Offline Ernesto Lima

Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #10 em: 17:20 Quarta, 01 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amigo Ernesto,muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou comprar o fio e vou testá-lo á chumbadinha em data breve em Mil fontes. Espero que um pargo grande e zangado o possa pôr á prova e me faça aqui vir fazer o relato do sucedido. Um abraço e mais uma vez obrigado.

O fio é um pouco rijo, pelo que os nós devem ser bem apertados e testados..., tanto os nós de empate dos anzóis, quanto os de ligação do mono ao multifilar.

Que corra tudo o melhor possível.

Abraço
« Última modificação: 17:28 Quarta, 01 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline José Presumido

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Agradecido: 28 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:25 Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #11 em: 18:04 Quarta, 01 de Novembro de 2017 »
Amigo Ernesto, pela descrição que dá parece ser um excelente fio. Eu também uso bastante o Gorilla UC-4 nas montagens. Já agora, esse Sufix Calema é o PRO ou o EXTREME?

Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pjr66

Offline Ernesto Lima

Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #12 em: 18:15 Quarta, 01 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amigo Ernesto, pela descrição que dá parece ser um excelente fio. Eu também uso bastante o Gorilla UC-4 nas montagens. Já agora, esse Sufix Calema é o PRO ou o EXTREME?

Cumprimentos,

Boa tarde José Presumido.

Vi o fio, e testei-o em loja, pela 1.ª vez, na PráPesca, em Setúbal. e agora que falou no assunto, após consulta na net, para ver as bobinas, posso afirmar que é o Xtreme. Muito sinceramente não me tinha apercebido que existia o PRO.

Quanto ao PRO, ainda não o vi ao vivo e a cores, fora o preço, não faço ideia das diferenças.

Abraço
« Última modificação: 18:23 Quarta, 01 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline José Presumido

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Agradecido: 28 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:25 Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Re: Chicotes para embarcada: nylon ou fluorcarbono?
« Responder #13 em: 18:35 Quarta, 01 de Novembro de 2017 »
Muito obrigado Ernesto. Parece tratar-se de um nylon de gama alta Sufix. Encontrei informação no site da Normark espanhola que diz o seguinte:

"Monofilamentos Sufix Calema han sido creados bajo una nueva fórmula NX NANO RESIN que les proporciona una suavidad única. Esta línea tan suave es excepcional para el casting, ofreciendo una baja memoria y una resistencia difícilmente comparable.
Este hilo está recomendado para la pesca en cualquier ambiente, tanto en aguas saladas como dulces".

Bate certinho com o que diz, e boa para lançar.

Quem sabe, sabe.

Abraço Ernesto
« Última modificação: 18:47 Quarta, 01 de Novembro de 2017 por José Presumido »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]