collapse

Autor Tópico: Pesca ao Sargo - Camarão  (Lida 4646 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge Manuel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 21
  • Agradecido: 2 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 19 de Setembro de 2017
Pesca ao Sargo - Camarão
« em: 15:00 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Habitualmente pesco ao Sargos com bóia do tipo peão e utilizo como isco o casulo, coreano e camarão descascado. procurando sempre usar iscos o mais frescos possível.

Nestas coisas da pesca cada um tem os seus hábitos e segredos, e há coisas que por vezes nos surpreendem e que eu diria que nem lembram ao diabo e é mesmo por essa razão que eu gostaria de saber a vossa opinião.

Na pesca de água doce é habitual o uso de aromas e essencias para activar os iscos e engodos, tais como azeite, aniz, groselha etc., mas no que refere a água salgada, nunca tinha ouvido falar em coisas desse género.

Um destes dias encontrei alguém numa falésia que me disse que aromatizava o camarão descascado com caramelo de culinária, daquele que se usa nos pudins e que esse produto activava o aroma do isco, deixando os sargos completamente loucos.

Será que é mesmo verdade ou o homem estava a gozar comigo?

Há por aqui alguém que já tenha feito a experiência?
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 393
  • Agradecido: 72 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #1 em: 19:00 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
e com maionese com uns bocadinhos de alho e coentros . ;)
José L. Guerreiro

team surfcasting
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #2 em: 20:12 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Não é uma pesca que eu faça, mas a respeito desse tipo de coisas em que se crê que deixa o peixe louco.... Eu acredito que se façam experiências do género e que hajam dias em que essas coisas misturadas no isco sejam efectivas.

Já vimos iscar em embarcada com chouriço com  sucesso, já li numa revista de pesca capturarem grandes robalos com carne de porco, temos uma receita no forum com produtos caseiros que alguem diz que utiliza com sucesso, etc, etc...

Mas o facto de um dia isso ser efectivo não quer dizer que seja sempre, como acontece com todos os outros iscos que usamos. Têm dias que nada funciona, fresco que seja, com creme ou sem creme, temperado ou não  ;D...

De resto...eu não sou muito de experiências a esse nível. Pesco com os iscos normais e prefiro que sejam SEMPRE frescos.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Davidsntos30, Jorge Manuel

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #3 em: 21:25 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Não acredito em nada disso já fiz varias esperiencias e quase sempre sem sucesso, não adianta inventar ou tem peixe ou não tem, quando tem muito come qualqer me*** que caia na agua, quando não tem ou tem pouco esquece podes inventar o quiseres que é igual
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joao99, Jorge Manuel, Serveginho

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 393
  • Agradecido: 72 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #4 em: 22:05 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
e com maionese com uns bocadinhos de alho e coentros . ;)

Agora fora de brincadeiras em tempos quando fiz pesca embarcada havia umas ampolas de feromonas que se juntava a uma pasta gelatinosa e aí mergulhava-se o camarão , houve dias que deu resultado mas lá está é porque havia peixe!
José L. Guerreiro

team surfcasting
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline Jorge Manuel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 21
  • Agradecido: 2 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 19 de Setembro de 2017
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #5 em: 02:01 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Pelo que tenho visto e experimentado, depende muito do local onde se pesca, pois conforme o local assim é a dieta alimentar do peixe.

Há zonas onde se pescam sargos com sardinha e outras onde ele simplesmente nem lhe toca.

Por exemplo na zona do Cabo Sardão e Odeceixe utilizam o ralo e agora aqui na zona centro estão a usar muito um verme a que chamam o cagão.

Eu ultimamente tenho-me dado bem a iscar com casulo, só é penha  que os sargos grandes andem um pouco escassos.

Na pesca embarcada uso preferencialmente a ameijoa branca, o camarão descascado e de quando em vez a sardinha e a lula.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #6 em: 08:09 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pelo que tenho visto e experimentado, depende muito do local onde se pesca, pois conforme o local assim é a dieta alimentar do peixe.

Há zonas onde se pescam sargos com sardinha e outras onde ele simplesmente nem lhe toca.

Por exemplo na zona do Cabo Sardão e Odeceixe utilizam o ralo e agora aqui na zona centro estão a usar muito um verme a que chamam o cagão.



É verdade. Mas também é verdade que a sardinha não funciona sempre nos sítios onde utilizam com alguma efectividade, e igual com os ralos em odeceixe. Tudo tem dias...

Se fosse fácil e mecânico apanhávamos peixe com fartura todas as vezes que fossemos.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline Jmiguel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 50 vezes
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:00 Quinta, 06 de Julho de 2017
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #7 em: 11:40 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pelo que tenho visto e experimentado, depende muito do local onde se pesca, pois conforme o local assim é a dieta alimentar do peixe.

Há zonas onde se pescam sargos com sardinha e outras onde ele simplesmente nem lhe toca.

Por exemplo na zona do Cabo Sardão e Odeceixe utilizam o ralo e agora aqui na zona centro estão a usar muito um verme a que chamam o cagão.



É verdade. Mas também é verdade que a sardinha não funciona sempre nos sítios onde utilizam com alguma efectividade, e igual com os ralos em odeceixe. Tudo tem dias...

Se fosse fácil e mecânico apanhávamos peixe com fartura todas as vezes que fossemos.

Em cheio... por vezes até de um dia para o outro mudam o chip. E o engraçado é que são todos os sargos, agem em conjunto. Nas últimas duas pescas que fiz na Costa Vicentina, em Junho estavam malucos pelos ralos, e agora há 2 semanas atrás estavam malucos pelo mexilhão, comendo pior nos ralos.

Tendo em conta estas variações de humor, para mim a melhor opção é sempre usar 2/3 iscos diferentes e ver o que funciona melhor, sendo que, de uma forma geral, iscos que fazem parte da alimentação natural do sargo num determinado ambiente (marisco em zonas de pedra, anelídeos em zonas de areia, por exemplo) talvez sejam boas ideias. O que não quer dizer que qualquer outra escolha não funcione igualmente bem ou até melhor num determinado dia.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline abrbb

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 6 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:37 Terça, 29 de Agosto de 2017
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #8 em: 10:26 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não é uma pesca que eu faça, mas a respeito desse tipo de coisas em que se crê que deixa o peixe louco.... Eu acredito que se façam experiências do género e que hajam dias em que essas coisas misturadas no isco sejam efectivas.

Já vimos iscar em embarcada com chouriço com  sucesso, já li numa revista de pesca capturarem grandes robalos com carne de porco, temos uma receita no forum com produtos caseiros que alguem diz que utiliza com sucesso, etc, etc...

Mas o facto de um dia isso ser efectivo não quer dizer que seja sempre, como acontece com todos os outros iscos que usamos. Têm dias que nada funciona, fresco que seja, com creme ou sem creme, temperado ou não  ;D...

De resto...eu não sou muito de experiências a esse nível. Pesco com os iscos normais e prefiro que sejam SEMPRE frescos.
Acho que é mais, se o peixe tiver fome vai comer tudo.

Num dos pesqueiros que costumo frequentar com regularide, o segurança da Marina pescou um peixe porco à linha a iscar gordura de galinha :D

Já vi muita coisa como a do chouriço, salsicha, peito de frango ou quem simplesmente goste de passar o isco por sal.
« Última modificação: 10:29 Terça, 24 de Outubro de 2017 por abrbb »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #9 em: 10:59 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Há uns anos, tinha-me esquecido de uma dose de casulo que sobrou, junto do material de pesca, na arrecadação.
Quase uma semana depois, ao preparar o saco para ir aos sargos na Galiza, reparei no casulo.
Como ia sair para pescar, achei que faria melhor levá-lo comigo que deitá-lo fora.
Em boa hora tomei essa opção, pois, quando a navalha terminou (havia muita actividade e o isco fez-se pouco), lembrei-me do casulo, já com uma semana. Ainda saíram 4 sargos bons, com esse casulo.
 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline Jorge Manuel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 21
  • Agradecido: 2 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 19 de Setembro de 2017
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #10 em: 22:26 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Hoje levantei-me cedo e fui até à Nazaré com o propósito de pescar uns sargos.

Levei casulo para iscar e camarão descascado e congelado, mas como tinha uma caixa com camarão a marinhar em  caramelo, levei-a também.

Resultado!... Se7e sargos!... Alguns com casulo, outros com camarão e os dois maiores de todos com camarão marinado em caramelo.

Só pesei o maior e tinha 684 gr.

Não imaginava que os sargos fosse gulosos.

 ;D ;D ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline johnteixeira

Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #11 em: 22:38 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Belo sargo o do meio fogo

Bela pescaria. ;)

Cumps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #12 em: 22:55 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Bela sargalhada...

Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline abrbb

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 6 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:37 Terça, 29 de Agosto de 2017
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #13 em: 23:06 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Boa pescaria!

Cada um tem as suas crenças.

O que é preciso é experimentar e ver com o que nos damos melhor e ter bons resultados para matar o vício.

Abraço.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #14 em: 06:58 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
Cuidado com os diabetes do peixe. Mas parabéns pelos sargos que apanhaste.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #15 em: 09:24 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
Parabéns pela pescaria.
Obrigado pela partilha.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Manuel

Offline Jorge Manuel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 21
  • Agradecido: 2 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 19 de Setembro de 2017
Re: Pesca ao Sargo - Camarão
« Responder #16 em: 10:11 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
Obrigado a todos.
 :aplau:
Depois de ter passado mais de sete anos afastado destas coisas, é realmente bom ter a sorte de fazer pescarias assim.
 :301:
Regressei às "lides" há cerca de dois meses e para além daqueles que se vão comendo, já tenho um stock razoável no congelador e até começo a pensar substituir o bacalhau da ceia de Natal, por uns belos sargos no forno.
 :hahaha:
Já repararam como os gajos estão gordinhos?!... Será que é por andarem a comer muito caramelo?
 :shock:
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]