collapse

Autor Tópico: Sequência de amostras  (Lida 1622 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Sequência de amostras
« em: 07:31 Terça, 03 de Outubro de 2017 »
Boas , tenho uma dúvida, existe uma sequência que se use na pesca ao achiga, e com sequência domino exemplo

Quando lá chego, começo sempre pelo fluke , vejo se tenho atividade, senão dou mais uns passos e tento o que me vier a cabeça desde cranks jerks jigs, mudo novamente de sítio ou de amostra para um texas e repito o processo até não ter pesqueiros e topwater só uso mesmo se vir alguma atividade na superfície poppers, passeantes e rã


A minha pergunta e está, existe alguma sequência a usar quando se chego ao local ou temos sempre ou quase sempre de usar o que nos parece bem sem regra.


Outra delas é, vocês tentas as diversas técnicas em todos os peaqueiros ou mudam de pesqueiro e só ao mudam de amostra? Uma pessoa deve sempre insistir com todas as formas até ter atividade e só depois mudar caso não resulte?

Abraço e boas pescas
João Ferreira
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Sequência de amostras
« Responder #1 em: 08:48 Terça, 03 de Outubro de 2017 »
Tens aqui uma excelente resposta do Quantum (como nos tem habituado) relacionada: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Agora reparei, até foste tu que começaste esse tópico ;)
 

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Re: Sequência de amostras
« Responder #2 em: 09:57 Terça, 03 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tens aqui uma excelente resposta do Quantum (como nos tem habituado) relacionada: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Agora reparei, até foste tu que começaste esse tópico ;)

Ehehe mas como o tópico não tinha a ver com isso nem me lembrei. Foi alguém que perguntou lá :)

Não deixa de ser um bom tópico visto não haver nenhum sobre isto
João Ferreira
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sequência de amostras
« Responder #3 em: 13:54 Sexta, 13 de Outubro de 2017 »
 Boas, sim, nesse tópico já tens uma ideia de como abordar a escolha de amostras. Pura e simplesmente não existe uma sequencia "pré-progamada" das amostras que devas usar sempre, a sequencia é sempre ditada pelas circunstâncias!

 É impossível estar aqui a dizer-te:

 "Ah e tal...  no próximo dia que fores começa com isto e depois passa para isto e depois para isto... "

 Essa é uma decisão que só se consegue tomar no local, depois de veres quais são as condições do mesmo, de veres como o peixe está a comer. Esse é um tipo de conhecimento que apenas com o tempo vais adquirir. Começa a prestar atenção ao que te rodeia quando estás a pescar, existem sempre pequenos sinais que te ajudam a desvendar o "mistério"... queres exemplos que coisas que possivelmente nunca reparaste e que te podem ajudar?

-Presta sempre atenção ao que as aves andam a fazer! Se vires um bando de corvos marinhos num determinado local da barragem esse bando está lá por uma razão...  está lá porque é ali que anda um cardume de peixes presa. E onde andam peixes presa anda sempre peixes predadores perto! Guarda rios e garças na margem servem o mesmo propósito, se os vês a mergulhar/atacar num determinado sitio é pela mesma razão...

-Presta SEMPRE atenção á agua em si! Se tem corrente ou está parada, clara ou barrenta, alterações no seu tom, ou seja, se de repente vires um sitio onde a agua parece um pouco mais escura isso é sempre um excelente indicador de estrutura! Normalmente grandes obstáculos como grandes pedras ou lenha mas principalmente declives acentuados, onde o fundo em pouco tempo passa de uma fundura para outra.

-Presta sempre atenção á margem nas tuas costas! Sim, á margem, na esmagadora maioria das vezes o melhor indicador daquilo que tens á tua frente é aquilo que tens nas tuas costas. Se a margem atrás de ti é muito inclinada é um bom indicador que a agua á tua frente afunda depressa, se a margem atrás de ti é muito espraiada é um bom indicador de que a agua á tua frente terá pouco fundura, se a margem atrás de ti tem muita pedra e lenha é um bom indicador de que a agua á tua frente vai ter muita estrutura, se a margem atrás de ti é um extenso areal descoberto é um bom indicador de que a agua á tua frente vai ter pouca cobertura etc etc...

-Presta SEMPRE atenção ao peixe em si! O que está ele a fazer, qual o seu comportamento etc etc...  se vires constantemente achigãs a saltarem á superfície esse é possivelmente o melhor indicador de que se estão a alimentar á superfície. Se vires constantemente cardumes de Alburnos ou outros peixes presa a saltarem fora de agua é um excelente indicador de andam predadores a ataca-los lá em baixo etc etc...

-Presta sempre atenção ao céu e ao vento! Sim, ao céu e ao vento! Muitas vezes basta uma pequena mudança no vento, seja de intensidade ou direção, ou uma mudança no céu, de claro para nublado ou vice versa, para despoletar (ou parar por completo) a actividade do peixe nesse dia. Exemplos disso? Um vento que se levanta de repente e empurra insectos para a agua. Nuvens que se formam num quente dia de verão criando sombra de um momento para o outro e com isso trazendo o peixe para aguas menos fundas etc etc...

 Porque são este tipo de circunstâncias e suas mudanças ao longo do dia que vão ditar com que amostra começas o dia e quais vais usar a seguir!

 Apesar disso existem algumas dicas gerais que te posso dar:

-Se a agua onde vais pescar tem estrutura visível (pedras, lenha, erva etc etc) começa sempre por bater essa estrutura primeiro com recurso a amostras que possam pescar em estrutura (vinis á texas, jigs, drop shot etc etc)... e só depois passa para uma amostra para bateres a agua aberta entre as estruturas (um crank, um jerkbait, um passeante de superfície etc etc)...

-Se a agua onde vais pescar é agua aberta sem estrutura visível começa sempre por amostras de movimento! Amostras que cubram muita agua em pouco tempo (mais uma vez cranks, passeantes de superfície, grubs, swimbaits etc etc...), e só depois de achares o peixe é que podes explorar essa zona mais a fundo com amostras e apresentações mais lentas.

-O conceito do "follow up lure"! Existem situações em que teres um tipo de amostra completamente diferente preparada para lançar de imediato a seguir a um ataque falhado pode render-te muito peixe! Um exemplo claro disto? quando estás a pescar com amostras de superfície!
 
 Toda a gente adora pescar com amostras de superfície! É impossível não adorar! Os ataques fantásticos com o peixe a saltar muitas vezes totalmente fora da agua para atacar a nossa amostras, aquela expectativa, quando estamos a trabalhar a amostra, de que a qualquer momento podemos ter um desse ataques...  enfim, é impossível não adorar! Contudo, um dos grandes problemas de pescar com amostras de superfície é que se perdem muitos ataques, pois muitas vezes o peixe ataca a amostra com tanta violência que chega a lança-la fora de agua!

 Ora este comportamento tem uma razão de ser! O peixe ao atacar uma presa tem duas maneiras de fazer a captura, a maneira mais obvia, que consiste em simplesmente engolir a presa logo á primeira, mas tem também a maneira menos obvia, que consiste em atordoar a presa numa primeira investida e depois sim a engolir! E rapazes...  deixem-me que vos diga...  o achigã faz isto com uma frequência assustadora!

 Ora voltando á questão das amostras de superfície, a minha amostras de superfície favorita de todos os tempos é uma passeante de superfície! Normalmente uma Heddon Zara Spook (em qualquer uma das suas variantes) mas um passeante no geral. Geralmente em aguas claras, céu limpo, gosto de usar uma branca ou com padrão claro pois é a cor que melhor se assemelha a um Alburno (a principal espécie de peixe presa na minha zona) visto de baixo:



 Ora, ao pescar este tipo de passeante, quando se tem um desses ataques "falhados", entre aspas pois lá está, só pelo facto do peixe não ter engolido a amostra á primeira não significa que tenha desistido do lance, a esmagadora maioria das pessoas limitar-se-ia a lançar novamente o passeante para essa zona e esperar que o achigã ataque novamente, contudo, muitas vezes (na esmagadora maioria aliás) o achigã não vai voltar a atacar o passeante. Porquê? Ele ainda estará lá no local, contudo estará muito menos disponível a despender novamente calorias num novo ataque a uma presa que está lá a passar á mesma velocidade que a primeira passou.

 E é aí que entra a "follow up lure"! Eu, ao ter um ataque falhado num destes passeante de superfície a amostra que lanço de imediato a seguir é uma destas:



 Um Senko! Todo branco ou numa cor tipo Shad. E lanço-o para o sitio onde foi o ataque e simplesmente deixo afundar. E deixem-me que vos diga...  9 em cada 10 vezes ( e não estou a exagerar) capturo o peixe! Porquê? Porque esse achigã, como referi acima, ainda lá está, e lá por ter falhado o lance á primeira não desiste logo, e fica na zona á espera para ver se o peixe que ele acabou de atacar com tanta violência não ficou atordoado com o ataque...  e é aí que entra o senko! A afundar lentamente... com as extremidades a abanar muito lentamente (USEM YAMAMOTO!!!)....  um pobre alburnozinho atordoado, derrotado, sem mais nenhuma possibilidade de fugir... que predador consegue resistir a isso?  :)

 Claro que para quem pesque de margem é chato ter que andar com duas canas ( 1 com o passeante outra com o senko) mas acreditem... é assustadoramente eficaz.
 
 E este conceito do "follow up lure" não se limita a funcionar apenas para quando se pesca á superfície, dá para tudo, pois como referi são varias as ocasiões em que o achigã ataca com o sentido de atordoar.

 Posto tudo isto, e recapitulando, não existe uma sequencia de uso de diferentes tipos de amostra que se possa considerar pré-estabelecido! Deixem que sejam sempre as circunstâncias a ditar o que devem usar a seguir, pois aquele que melhor, e mais rapidamente, se consegue ajustar ás circunstâncias será sempre aquele que ao fim do dia terá melhores resultados...   ;)








« Última modificação: 13:58 Sexta, 13 de Outubro de 2017 por Quantum »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zé Maria, Nelson Peres, kalvas, Peko

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Re: Sequência de amostras
« Responder #4 em: 18:38 Sexta, 13 de Outubro de 2017 »
   Quantum como sempre a esclarecer e alem disso a ensinar! amanha de manha vou por isto tudo em pratica! e se vieres aqui para o norte avisa me que acompanho te numa pescaria, melhor que ler o que escreves é ver , obrigado!
João Ferreira
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Sequência de amostras
« Responder #5 em: 18:46 Sexta, 13 de Outubro de 2017 »
Top!!!

Um grande obrigado mesmo !

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sequência de amostras
« Responder #6 em: 18:51 Sexta, 13 de Outubro de 2017 »
Grande esclarecimento Quantum, FABULOSO momento, adorei ler !!!
Nelson Peres
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sequência de amostras
« Responder #7 em: 19:39 Segunda, 16 de Outubro de 2017 »
Muito bom  ;D ...
Afonso
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sequência de amostras
« Responder #8 em: 18:14 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Ainda existe malta que diz que o Chartreuse é para os lúcios-percas...   8) este devia pensar que era lúcio!!!  O0 [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Afonso
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Sequência de amostras
« Responder #9 em: 18:42 Terça, 24 de Outubro de 2017 »
Isto tudo para dizer... tenho ido algumas vezes a uma barragem perto da minha zona, nunca tinha tido um único toque... apesar de desmotivado com aquela barragem, pensei, vou lá insistir novamente!!! é perto e bom caminho!, pelo menos treino as diversas animações (wacky, texas, jerks e cranks)...

Fui no pico do sol... mas para um local à sombra (até para mim estava bastante sol e calor!!!), com algumas pedras (sempre dá para me sentar! e eles se refugiarem) e alguns trocos... (caso prenda alguma, talvez dê para ajudar a recuperar  :P)...

Comecei pelo mais fácil (o meu habitual  :P super fluke, depois os bate palmas em texas sem peso e com peso (utilizei duas cores - watermelon e tomatoo), depois fui para o senko discreto yamamoto ... NADA, nem um toque para animar! Mas continuei no mesmo sitio  >:( , troquei para jerks ... cor natural, dourados, cor bass (a água estava quase límpida) e não corria vento nenhum... nada; passei para o crunks para varrer a zona mais facilmente e porque sei que aqui não existem muitas prisões!!! cor vermelha (o meu preferido - deve parecer um lagostim! o que é certo é que me tem dado alegrias)  népia ... nem um toque!!! epá se eles estão cá e não querem comer, é porque provavelmente estão cheios... Vou colocar um que não tenho fezada nenhuma, cor que chama a atenção, mas não se parece com nada!... e com esta água límpida não faz muito sentido... mas se não querem comer, podem querer que não os incomodem, podem achar que é uma visita estranha, quem sabe dão-lhe um achega para lá  ::) ... ao segundo lançamento zauuuu, achegã para fora... lançei novamente, toque!... lançei novamente, toque... epá andam aí! Vou passar perto do tronco, passei e lá se ficou o crunk... Qual foi o resultado que retive?!... as coisas que para nós são por vezes improváveis, também resultam!, nós é que não estamos a perceber!!! e crunks ao pé de estruturas, muito cuidado!!!  ^-^
Lição: insiste e persiste... algo vais sempre aprender!!!
« Última modificação: 18:50 Terça, 24 de Outubro de 2017 por Afons0 »
Afonso
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto PENN SARGUS II 4000 por Joaquim Alves [Hoje às 09:13]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por MMagalhães [23:40 Segunda, 22 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]