collapse

Autor Tópico: Chumbadas com palitos  (Lida 2314 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline manelze88

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 1 vezes
    • anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Segunda, 19 de Junho de 2017
Chumbadas com palitos
« em: 10:09 Domingo, 17 de Setembro de 2017 »
Boas pessoal,
Hoje acordei e lembrei-me de experimentar fazer uma coisa que tinha pensado algum tempo atrás. Como a época balnear está a terminar podem começar a dar jeito no surfcasting.

Ainda não as experimentei portanto não sei se funciona ou não mas se alguém já tiver experimentado que diga da sua justiça

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

A ideia é o palito aguentar a corrente mas ceder ao puxar. Os contras é que muito provavelmente vai ser uma chumbada "nova" por lançamento. Os prós é que fica barato e os palitos partidos são de fácil substituição bem como o preço dos materiais!

Abraço
« Última modificação: 13:16 Domingo, 17 de Setembro de 2017 por Zé Maria »
 

Offline nelson sampaio

Re: Chumbadas com palitos
« Responder #1 em: 10:26 Domingo, 17 de Setembro de 2017 »
acredito que funcione
e sempre é uma chumbada hibrida
da com palitos ou sem palitos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manelze88

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #2 em: 11:26 Domingo, 17 de Setembro de 2017 »
Os palitos foram colocados quando deitas-te o chumbo? Ou furas-te depois e colocas-te o palito?
Imagino que a cada recolha tenhas de retirar os palitos partidos!
Desta forma artesanal creio que te safas melhor com os palitos dos "chupa-chupa".
Eu até já quase apanhei um peixe!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manelze88

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #3 em: 11:35 Domingo, 17 de Setembro de 2017 »
Nunca tinha pensado em tal coisa, mas concordo com os palitos de chupa-chupa; cotonetes e esse tipo de coisas a experimentar até se chegar ao desejado, dão para mais utilizações... 8)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manelze88

Offline manelze88

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 1 vezes
    • anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Segunda, 19 de Junho de 2017
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #4 em: 12:52 Domingo, 17 de Setembro de 2017 »
Sim muito provavelmente vao partir a cada puxada hehehe. Mas a ideia é essa para evitar prisoes... as chumbadas usadas nao sao as ideais... foi so para experimentar... o ideal seria aquelas torpedo com haste! ... eu fiz os furos com uma broca de 2mm que deixa um buraco bem apertado para os palitos.
Com os palitos dos chupa chupa ou cotonetes eles vao torcer eventualmente tambem obrigando á sua substituicao nao?
E se nao torcerem vao forçar prisoes nao?
Mas ainda vou experimentar com esses tambem a ver o que resulta melhor. Obrigado pelas dicas!!
Isto a meu ver pode ser uma dica boa no sentido de que nao consigo arranjar chumbadas com garras a menos de 2 euros e assim "consigo-as" por uns 51 centimos talvez
 

Offline manelze88

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 1 vezes
    • anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Segunda, 19 de Junho de 2017
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #5 em: 12:56 Domingo, 17 de Setembro de 2017 »
Ps: os palitos foram colocados depois num buraco feito com uma broca de 2mm. Sao de encaixe mas ficam bem presos. Caso o palito parta retira-se o excesso com um alicate ou assim e mete-se um palito novo (meio palito alias). Caso parta muito rente e nao dê para retirar arruma-se essa chumbada e mete-se uma "nova". E em casa com a ajuda da broca volta-se a abrir o buraco moendo a nadeira que la ficou!
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #6 em: 12:57 Domingo, 17 de Setembro de 2017 »
Se a ideia é bricolar um pouco para tornar mais barata a chumbada com haste, o propósito está atingido.

E como referes o plástico também irá prender ou até torcer, mas creio que as substituições serão menores.

Experimenta e colocar aqui o feedback.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manelze88

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #7 em: 13:21 Domingo, 17 de Setembro de 2017 »
Os palitos não vão durar e a trabalheira de estar a trocar a cada lançamento vai fartar depressa.
Um solução que vi, experimentei e funciona é usar nylon grosso das roçadoras de relva. É muito resistente mas dobra bem se prender e fizermos força, e é fácil de arranjar em medidas grossas.

Encontrei esta foto de quando a fiz: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


PS: nos atalhos de imagens não é preciso meter o [ img], o fórum até se baralha um bocado com isso. Já corrigi na mensagem inicial.
« Última modificação: 13:30 Domingo, 17 de Setembro de 2017 por Zé Maria »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manelze88, Sansoni7

Offline manelze88

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 1 vezes
    • anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Segunda, 19 de Junho de 2017
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #8 em: 15:12 Domingo, 17 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os palitos não vão durar e a trabalheira de estar a trocar a cada lançamento vai fartar depressa.
Um solução que vi, experimentei e funciona é usar nylon grosso das roçadoras de relva. É muito resistente mas dobra bem se prender e fizermos força, e é fácil de arranjar em medidas grossas.

Encontrei esta foto de quando a fiz: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


PS: nos atalhos de imagens não é preciso meter o [ img], o fórum até se baralha um bocado com isso. Já corrigi na mensagem inicial.

Obrigado pela dica das fotos!!
Sim o facto de ter que andar sempre a substituir vai tornar-se chato! Essa ideia do nylon parece-me bem!
« Última modificação: 15:14 Domingo, 17 de Setembro de 2017 por manelze88 »
 

Offline Jorge Ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Stª Mª Feira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:02 Segunda, 28 de Agosto de 2017
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #9 em: 19:14 Segunda, 18 de Setembro de 2017 »
Zé Maria, mas a chumbada ao lado da de nylon não é mais eficaz ao recolher?
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #10 em: 19:22 Segunda, 18 de Setembro de 2017 »
Foi uma experiência. Eu gosto mais da de arames, mas quando há pedra às vezes custa a desarmar ou se houver lixo também pode "embrulhar". Com nylon não há tanto esse problema que cede de qualquer maneira, mas tem o defeito que nunca desarma e vem em esforço constante.
Isto foi a minha sensação das poucas vezes que a usei, e em resumo perfeita não é nenhuma, é também um pouco no feeling como é normal na pesca ;)
 

Offline Alejandro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 108
  • Agradecido: 5 vezes
    • SEIA
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Domingo, 31 de Julho de 2016
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #11 em: 17:12 Sexta, 03 de Agosto de 2018 »
Boa tarde pessoal, penso que devia-se evitar a utilização de plástico preparação destas chumbadas, tendo em conta o problema que existe com o plástico (Não só no mar mas em todo lado)


Cumprimentos
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #12 em: 17:39 Sexta, 03 de Agosto de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nunca tinha pensado em tal coisa, mas concordo com os palitos de chupa-chupa; cotonetes e esse tipo de coisas a experimentar até se chegar ao desejado, dão para mais utilizações... 8)


Mais plástico??!!!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #13 em: 19:24 Sexta, 03 de Agosto de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde pessoal, penso que devia-se evitar a utilização de plástico preparação destas chumbadas, tendo em conta o problema que existe com o plástico (Não só no mar mas em todo lado)
Estás a trollar, mas sendo um fórum de pesca eu mordo o isco.
 Entendi  que te estejas a referir aos 20cm de nylon usado nas chumbada de garras alternativa , que como disse serve mais para fundos mistos ou quando há lixo, ou seja em situações muito particulares de pesca. Só fica no mar se for perdida, e como disse pela minha experiencia é dificil acontecer porque cede melhor que a de arames. Ainda tenho a das fotos que fiz para experimentar.

Mas se estamos a ser mais papistas que o Papa, tens de me dizer que fio é que usas nos teus carretos. É que nylon,  fluorcarbono e multifilamento são todos plásticos.

O problema dos plásticos na natureza não é dos plásticos em si, mas a inconsciência das pessoas que não usam os caixotes do lixo quando deviam. É mais fácil demonizar e proibir do que ensinar e consciencializar as pessoas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Alejandro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 108
  • Agradecido: 5 vezes
    • SEIA
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Domingo, 31 de Julho de 2016
Re: Chumbadas com palitos
« Responder #14 em: 14:42 Segunda, 06 de Agosto de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estás a trollar,
Não sei o que é trollar, não me estava a referir ao nylon da roçadora mas sim aos palitos dos chupa-chupa que devem ficar na agua cada vez que a chumbada é recolhida.
« Última modificação: 14:45 Segunda, 06 de Agosto de 2018 por Alejandro »
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]